O Enigma do Oito

O Enigma do Oito Katherine Neville

Resenhas - O Enigma do Oito

1 | 2 | 3 | 4

Eduardo.Weiland 21/11/2023

Achei interessante. Me lembrou bastante dos livros de Dan Brown, um dos meus escritores favoritos, com várias referências a acontecimentos e personagens históricos reais, e toda a ação que envolve a busca pela solução do mistério.

Um dos aspectos que eu menos gostei na história foi que o xadrez parece ser "forçado" no assunto em alguns momentos. Lembro especialmente de um trecho em que Mireille e Valentine foram à ópera em Paris e Germaine comentou com elas que o compositor da ópera jogava xadrez 😑 Foi completamente desnecessário, sem nenhuma conexão com o resto da história naquele momento.

O final da história não foi muito impactante, como seria de se esperar com a revelação do segredo que foi buscado durante todo o livro, mas, ainda assim, eu achei bom. Deixa uma dúvida sobre o futuro e dá o que pensar. Recomendo a leitura.

Carolina2149 21/02/2023

Então , é um livro bem escrito mais é muito arrastado , a história demora muitos capítulos para desenvolver, muita enrolação, muito rodeio.
Para tudo se desenrolar nos últimos 3 capítulos.
Livro cansativo de ler, demorei meses para ler, achei chato , gira em torno do xadrez, os capítulos são nomeados por peças ou jogadas do mesmo.
O início tem bastante emoção , mudanças de vida, mais tudo gira em torno do Xadrez de Montglane.
Para no final de tudo existir muitas dúvidas e uma virada sem resposta.

Raq 15/06/2022

O livro prende bastante, intercala entre "passado" e "futuro" de personagens diferentes...tudo está interligado e te faz querer mais, contudo chega em um ponto que a história se torna arrastada demais e um pouco cansativa...mas apesar de tudo, vale muito a pena para fãs do gênero. O final não é tão impactante, mas deixa um ar querer saber o qual seria a ação final das personagens...

Giaquelli 21/04/2022

O melhor livro da minha vida
Pra qualquer um que goste um pouco de história, nesse caso super focado na revolução francesa, e de um livro q te instiga a sempre querer ler o próximo capítulo com um final surpreendente, leia!

Pietra.Malacrida 31/01/2022

Sendo sincera, apenas dei continuidade no livro pq tinha muita curiosidade de saber qual o desfecho da história.
O livro é uma grande enrolação, contém diálogos e descrições completamente desnecessárias e não agregáveis a narrativa, tornando o livro cansativo. Ele poderia ter facilmente umas 400 páginas ao invés de 700.
A protagonista é apenas uma boa companhia no decorrer da história por não ter personalidade, ela é só um narrador.
O livro é pesadamente carregado de referências históricas, deixando a premíssia com um aspecto de ser verídica, o que me lembrou muito o autor Dan Brown, que eu não gosto muito pois não deixa claro o que é fato e o que é ficção, gerando desinformação.
Apesar disso tudo, confesso que se não fosse pela enrolação, classificaria o livro com 4.5 estrelas.

Nivia.Oliveira 28/01/2022

El suspense, que ocurre en Francia, Argelia, Inglaterra y Estados Unidos entre 1790 y 1970, gira alrededor de un tablero de ajedrez. Así, se usted sabes jugar, creo que podrás aprovechar mejor la lectura porque cada pieza, cada movimiento vale una vida.
Me sorprendió la cantidad de personas históricas en este libro, incluso artistas que me encantan como Jacques-louis Davis, Delacroix y Willian Blake. Katherine Neville hizo una búsqueda rigurosa y logró encajar fatos reales en la ficción de forma genial, incluso creó explicaciones para algunas conspiraciones de la Revolución Francesa.
Las tramas amorosas no me convencieron y el exceso de superstición no me gustó, pero eso es personal. La gran jugada fue dividir el libro en dos tiempos, así como el juego tiene piezas blancas y negras y dejar, nosotros, lectores, como meros espectadores o jugadores listos para dar un jaque mate en la escritora y descubrir el misterio del ajedrez de Carlomagno.

aninha590 10/12/2021

mediocre (no maximo)
não consegui simpatizar com nenhum personagem que não fosse a mirelle, a protagonista é entediante, o plot massante e o romance sem nexo nenhum que se fodaaaaaaaaaa

Rafael Garibaldi 12/09/2021

Uma das melhores coisas que já li na vida
Poucos autores fizeram-me ficar tão atento às particularidades de escrita: intrínsecos detalhes harmônicos, que se encaixam perfeitamente e formam um mosaico. E Katherine Neville teve essa proeza. Ela tem extrema particularidade em sua escrita, tem familiaridade com o lápis, tem carisma, sabe escolher as palavras certas, é prolixa e ao mesmo tempo fluida. "Magnitude" é uma palavra que descreve bem o seu modo de escrever. Simplesmente, amei a escrita de Neville.

O enredo é complexo e inovador, não recordo-me de uma história com a premissa parecida. Capacidade criativa imensa.

Os personagens são todos importantes, a autora não os insere na narrativa por acaso do destino. Cada um tem um propósito e você sente isso. O aprofundamento dos personagens é legal, nada de outro mundo.

Não achei que a autora se estendeu muito em nenhum momento. Como eu disse dos personagens, tudo agrega para a história, e não há uma parte sequer que esteja ali por acaso. A coisa toda forma um belo de um quebra-cabeça perfeitamente encaixado, tudo é muito bem intrincado, não achei nenhuma ponta solta.

O Enigma do Oito é, sem sombra de dúvida, uma das melhores obras que eu já li.

Larissa 04/08/2021

Livro de início e meio envolventes e muito interessantes. Com fatos históricos e personagens que de fato existiram. Enfim o tipo de livro que eu normalmente amo!!! Porém que final péssimo, horrível, inexistente!!! Eu esperava muitíssimo mais deste final!! Me decepcionei! E o pior descobri que tem continuação, sério?!

Pollyanna.Rigon 19/06/2021

Que história!
Eu fiquei apaixonada pela história desde a primeira página!
O livro é bastante extenso, mas acho que faz sentido pela riqueza da história, dos detalhes da mesma e também dos detalhes históricos em meio à trama principal.
Como pessoa de exatas e como Cat, trabalhando com ?dados? (inclusive essa diferença tecnológica da época do livro pra hj em dia, adorei), não poderia ter lido uma história mais enigmática e gostosa que essa.
Pra quem gosta de história, vários países e paisagens e bons enigmas a serem resolvidos esse livro é o Match perfeito

Karolina 28/01/2021

No início achei meio parado e com muitas questões abertas, mas no decorrer da leitura, vai ficando muito bom, mesmo com alguns pontos sendo BEM exagerados.

No geral, a narrativa é envolvente e é difícil parar de ler. Super recomendo.

Vinícius.Dennys 20/10/2020

Muito surpreendente, adorei o contexto histórico. Me prendeu do início ao fim.

Mari 27/09/2020

Esse livro é maravilhoso. Foi o primeiro livro que eu li, ele é muito bom

Andrea 13/06/2020

Interessante
Duas jovens o?rfa?s sa?o confiadas a igreja ate? terem condic?o?es de administrarem a renda de suas propriedades. Mas durante a primavera de 1790 a vida das duas primas, assim como de todos os que moram na Abadia de Montglane, e? modificada radicalmente ao descobrirem que a lenda do xadrez de Carlos Magno e? real.
Em 1972, na cidade de Nova York, Cat Velis e? uma profissional da a?rea de TI, que apo?s contrariar o seu chefe, e? informada que sera? enviada para prestar servic?os por um ano na Arge?lia. Ao comunicar sua mudanc?a na casa de um amigo, um conhecido lhe faz um pedido: procurar pelo xadrez de Montglane. Em um primeiro momento ela pensa em ignorar o pedido, mas uma sequencia de estranhos acontecimentos despertam a sua curiosidade para as pec?as.

Katherine Neville utiliza o xadrez como base para criar um thriller cheio de miste?rio e perseguic?o?es. A autora se utiliza de duas narrativas onde a diferenc?a esta? ale?m dos duzentos anos de diferenc?a, mas tambe?m a forma, a histo?ria de Mireille e? narrado em terceira pessoa e cita muitas personalidades histo?rias, passando por Robespierre, Napolea?o e Catarina, a Grande. Ja? Cat narra a sua aventura em primeira pessoa, como que se convidasse o leitor a desvendar o jogo junto com ela.

Resenha completa no bloguinho:

1 | 2 | 3 | 4