O Enigma do Oito

Resenhas - O Enigma do Oito

1 | 2 | 3 | 4

Isa 23/04/2011

O ENIGMA DO OITO
O ENIGMA DO OITO não valida sua proposta. Apesar de bem estruturada e do elaborado trabalho de pesquisa, a história se perde pelas voltas e meandros para se chegar ao seu cerne. A narrativa ocorre alternando cronologicamente em paralelo o passado e presente. Ambos os relatos carecem de objetividade excedendo em detalhes irrelevantes ao seu contexto. Todo apelo cênico é utilizado para rebuscar a trajetória épica do jogo de xadrez, o Xadrez de Montglane.
Em um fruir de conjunturas históricas, a primeira narrativa é ilustrada entre outros por Carlos Magno, Catarina a Grande, Marat, Rousseau, Robespierre e Bach em interação aos personagens, centrado na figurativa Mireille. O discorrer da trama é extenuado em sucessivos relatos, cansativos e maçantes.
A segunda história é narrada em primeira pessoa, da personagem Cat Velis, em um desenrolar que abusa da prerrogativa do enigma. Onde todos sabem tudo, menos a personagem centro e consequentemente o leitor.
A dinâmica desse acumulo de informações só ocorre a quase pouco do seu termino, com a convergência das histórias, o que não promove seu desenrolar. E ao final, a luz do dito enigma não revela nada de extraordinário. O mesmo mistério proposto por tantos outros livros do gênero: o elixir da vida.
Isabel 07/07/2011minha estante
Olhe, concordo com você.

No meu caso, não consegui me envolver com a história e nem com os personagens.

E quando chegou na parte onde a Cat e a Lily,americanas numa Argélia de 1973, tiram o maior sarro da cara do chefe da polícia secreta e não acontece NADA com elas...pra mim foi a gota d'água.

Leticia 04/04/2012minha estante
Olá Isa, também concordo com você. Achei a história enrolada, com narrativa extensa sem necessidade. É feito muito drama em cima do tal enigma, que na metade do livro o leitor já consegue descobrir qual é. Tem esses lados ruins, mas o lado bom é que a autora conseguiu misturar bem ação e história. Eu adoro história e, por conseguinte, romances históricos, por isso gostei dessa parte do livro. Mas estou na dúvida se leio a continuação, "Fogo".

Laris 27/07/2012minha estante
Concordo totalmente! O que menos gostei do livro foi que todo o mistério já estava resolvido e com respostas prontas, que variavam da filosofia pra química e astrologia e não restava ao leitor exatamente nada para tentar juntar uma coisa com a outra e descobrir por si mesmo. Não foi um mistério, foi um caso contado em partes.

Lud 10/12/2012minha estante
Concordo em algumas coisas do que você falou, o livro é um romance, é focado em sentimentos, porque mistério é Sherlock Holmes, em que você pode juntar as peças e formar algo inesperado... O mistério da Minnie esteve claro desde o princípio... Mas mesmo assim achei interessante. Mas deixo claro que não é perfeito, nem muuuito bom, porque da primeira vez que li, abandonei. Agora estou conseguindo terminar...

Rosane 01/07/2014minha estante
Hey, podia ter marcado que tinha spoiler, pois tem muitas pessoas que ainda não leram.

Isa 08/05/2018minha estante
undefined

fabio_g_oliver 19/08/2018minha estante
Concordo em muitas coisas. Apesar de ela escrever bem e a história ser interessante (achei a maioria das situações ótimas) faltou pra ficar realmente bom. E cai bastante perto do final.

Fimbrethil Call 19/03/2009

Espetacular
livro espetacular, que mistura história real com ficção, mistério, suspense e ação que te prende até o final. É a história de duas
mulheres, uma que vive em 1790 na França, durante a revolução, e outra
que vive em 1973, primeiro em Nova York e depois na Argélia, durante a
crise do petróleo. A história se passa em torno de um jogo de xadrez
que Carlos Magno ganhou de presente de um chefe Otomano depois que
ajudou dito chefe a derrotar não lembro quem na Espanha, e esse xadrez
tem uma maldição, mas é feito de ouro e pedras preciosas, então tem
gente que quer destruí-lo por causa da maldição, e gente que quer o
xadrez pelo valor inestimável, e por aí vai... É um livro maravilhoso,
e quando chega no final tem uma surpresa, mas EU não vou contar o fim!
fabio_g_oliver 19/08/2018minha estante
Eu já suspeitava da surpresa antes mesmo de ser revelada kkkk
Achei a história maravilhosa mas ficou faltando em alguns pontos.

Ptah 01/12/2009

Infinitas citações
Este livro me conquistou porque é cheio, qualhado mesmo, de citações e referências. Quem gosta de história (mas não é purista) vai se empolgar com as viagens de duas mulheres em épocas diferentes: presente e revolução francesa.

Personagens como Marat e sua assassina, Catarina da Russia e até o enxadrista Philidor entram como personagens nesse romance atras de algo que pode lhes dar poder.

Enfim, adoro romances hisóricos, mea culpa.
lu 11/02/2011minha estante
Agora eu vou querer ler o livro :)

Nivia.Oliveira 28/01/2022

El suspense, que ocurre en Francia, Argelia, Inglaterra y Estados Unidos entre 1790 y 1970, gira alrededor de un tablero de ajedrez. Así, se usted sabes jugar, creo que podrás aprovechar mejor la lectura porque cada pieza, cada movimiento vale una vida.
Me sorprendió la cantidad de personas históricas en este libro, incluso artistas que me encantan como Jacques-louis Davis, Delacroix y Willian Blake. Katherine Neville hizo una búsqueda rigurosa y logró encajar fatos reales en la ficción de forma genial, incluso creó explicaciones para algunas conspiraciones de la Revolución Francesa.
Las tramas amorosas no me convencieron y el exceso de superstición no me gustó, pero eso es personal. La gran jugada fue dividir el libro en dos tiempos, así como el juego tiene piezas blancas y negras y dejar, nosotros, lectores, como meros espectadores o jugadores listos para dar un jaque mate en la escritora y descubrir el misterio del ajedrez de Carlomagno.

20/09/2010

Duas épocas, uma fórmula e um jogo que já matou milhares. Uma história incrivelmente empolgante, que faz com que uma partida de xadrez se torne tão emocionante que fica impossível largar o livro. A autora trabalha com várias personalidades históricas dos fins de 1870 de forma enigmatica, ao mesmo tempo que desenvolve suas personegens de 1970. É praticamente impossivel escolher qual das duas épocas torna mais ávida a sede pela leitura. Um livro para se ter e reler várias vezes!

Isa 14/11/2011minha estante
Concordo plenamente..até que fim alguém coerente ao trama que deixa muito a desejar.
:D

Leticia 04/04/2012minha estante
Olá Passos.
Concordo com você. Assim como deixei um comentário semelhante numa resenha acima, deixo aqui também.
Achei a história enrolada, com narrativa extensa sem necessidade. Diversas vezes tive que voltar páginas para reler algo e entender melhor.
É feito muito drama sobre o tal enigma, que na metade do livro o leitor já consegue descobrir qual é. E como você disse, é um tema batido.
Mas a meu ver a autora conseguiu misturar bem ação e história. Eu adoro história e, por conseguinte, romances históricos, por isso gostei dessa parte do livro. Não sei se dar opiniões pessoais a personagens reais seja de todo um erro, especialmente quando se explicita que tudo é ficção. Dan Brown faz algo parecido nos livros dele. Mas concordo que não seja a melhor forma de se escrever sobre pessoas que deixaram seu nomes marcados na História.
Por tudo isso, estou na dúvida se leio a continuação, "Fogo".

Patty 23/09/2012minha estante
É exatamente o que penso; muito bem colocada a sua visão sobre livro!

Zana 21/02/2013minha estante
Com certeza nó lemos o mesmo livro! rsrs

Eduardo.Weiland 21/11/2023

Achei interessante. Me lembrou bastante dos livros de Dan Brown, um dos meus escritores favoritos, com várias referências a acontecimentos e personagens históricos reais, e toda a ação que envolve a busca pela solução do mistério.

Um dos aspectos que eu menos gostei na história foi que o xadrez parece ser "forçado" no assunto em alguns momentos. Lembro especialmente de um trecho em que Mireille e Valentine foram à ópera em Paris e Germaine comentou com elas que o compositor da ópera jogava xadrez 😑 Foi completamente desnecessário, sem nenhuma conexão com o resto da história naquele momento.

O final da história não foi muito impactante, como seria de se esperar com a revelação do segredo que foi buscado durante todo o livro, mas, ainda assim, eu achei bom. Deixa uma dúvida sobre o futuro e dá o que pensar. Recomendo a leitura.

Yasmin 25/10/2011

Perfeito

Ainda não sei como começar a resenha desse livro. Eu sabia que ia ser diferente de tudo o que já havia lido. A história transcorre em duas épocas diferentes e se complementam de maneira única. Enquanto a trama começa a se desenrolar em 1790 com a revolução francesa forçando o xadrez de Montglane a ser desenterrado da abadia e atraindo a atenção de todos em 1972 Catherine Ville é arrastada para o jogo por vários misteriosos acontecimentos.

Imagine um xadrez que esconde gravado em suas peças um segredo milenar. Um segredo que mudaria para sempre os rumos do mundo. É com essa trama que somos conduzidos pelas entranhas da história. Pulando de personagens a acontecimentos históricos mesclando realidade e ficção de maneira magistral a narrativa de Neville vai envolvendo página por página. O livro todo é uma grande batalha de xadrez, e os personagens estão divididos entre peças brancas e peças pretas.

Continue Lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-o-enigma-do-oito.html

Rafael Garibaldi 12/09/2021

Uma das melhores coisas que já li na vida
Poucos autores fizeram-me ficar tão atento às particularidades de escrita: intrínsecos detalhes harmônicos, que se encaixam perfeitamente e formam um mosaico. E Katherine Neville teve essa proeza. Ela tem extrema particularidade em sua escrita, tem familiaridade com o lápis, tem carisma, sabe escolher as palavras certas, é prolixa e ao mesmo tempo fluida. "Magnitude" é uma palavra que descreve bem o seu modo de escrever. Simplesmente, amei a escrita de Neville.

O enredo é complexo e inovador, não recordo-me de uma história com a premissa parecida. Capacidade criativa imensa.

Os personagens são todos importantes, a autora não os insere na narrativa por acaso do destino. Cada um tem um propósito e você sente isso. O aprofundamento dos personagens é legal, nada de outro mundo.

Não achei que a autora se estendeu muito em nenhum momento. Como eu disse dos personagens, tudo agrega para a história, e não há uma parte sequer que esteja ali por acaso. A coisa toda forma um belo de um quebra-cabeça perfeitamente encaixado, tudo é muito bem intrincado, não achei nenhuma ponta solta.

O Enigma do Oito é, sem sombra de dúvida, uma das melhores obras que eu já li.

Pietra.Malacrida 31/01/2022

Sendo sincera, apenas dei continuidade no livro pq tinha muita curiosidade de saber qual o desfecho da história.
O livro é uma grande enrolação, contém diálogos e descrições completamente desnecessárias e não agregáveis a narrativa, tornando o livro cansativo. Ele poderia ter facilmente umas 400 páginas ao invés de 700.
A protagonista é apenas uma boa companhia no decorrer da história por não ter personalidade, ela é só um narrador.
O livro é pesadamente carregado de referências históricas, deixando a premíssia com um aspecto de ser verídica, o que me lembrou muito o autor Dan Brown, que eu não gosto muito pois não deixa claro o que é fato e o que é ficção, gerando desinformação.
Apesar disso tudo, confesso que se não fosse pela enrolação, classificaria o livro com 4.5 estrelas.

Virgílio César 17/11/2014

Esperava bem mais deste livro. A forma da autora escrever é até agradável, mas a história começa a ficar mirabolante demais. Tem fantasma, vidente, apocalipse, uma pessoa que vai salvar o mundo. É demais! Para mim não deu para passar da página 200. Pensei que o livro seria mais real.

Sakoroll 04/03/2020

Achei um livro instigante. Na época em que li, não consegui parar. Simplesmente adorei.

Lilinha 15/12/2011

Esse livro me decepcionou um pouco. Sim a história tem mistério, tem ação, romances, enigmas, personagens históricos e tudo mais, porém em certos momentos a leitura se torna extremamente entediante, foi por pouco que não deixei o livro de lado.
Gosto de livros que misturam histórias passadas e recentes, trazendo revelações e um certo frio na barriga em ter que esperar para voltar à determinada época, entretanto, nesse livro, muitas das vezes em que a autora voltava ao passado a leitura se tornava menos dinâmica e mais cansativa,eram muitos personagens, que ao meu ver, contribuiam muito pouco para o desenrolar da história.
Me incomodou bastante também, a autora dar um super ênfase em determinado personagem nos primeiros capítulo e só utiliza-lo novamento nos últimos. Teve momentos em que eu realmente esqueci da existência de um dos mocinhos da história e isso, para mim, é algo que minimiza a qualidade.
Outro aspecto que não me convenceu: a personagem principal coloca a própria vida em risco diversas vezes por algo que ela não sabe o que é e que nunca se importou durante sua vida inteira! Toda trama rola em volta das peças de xadrez perdida e que todos afirmam possuir um grande segredo, capaz de trazer benefícios ou malefícios para toda a humanida: 1- a personagem principal pouco se importa com xadrez 2- quem colocaria a vida em risco por algo que nunca se interessou muito e que também não sabe o que é e nem pra que serve simplesmente por que outras pessoas flaram que era isso oq ela deveria fazer? A mim não convece.
Mais um fator, todos falam que a data de nascimento da personagem principal é importante para resolver o mistério pq ela é a escolhida e tudo mais, porém durante a narrativa vemos que isso não importa muito.
E o pior, o final é meio clichê.
Enfim, são alguns dos fatos que fizeram com que eu avaliasse o livro como regular.

Priscilla 05/09/2011

O "Enigma do Oito" é o tipo de livro que te obriga a ler com calma. Não se preocupe, não é do estilo que faça citações obscuras ou de difícil entendimento; ele não te obrigará a percorrer as páginas com um dicionário ao lado. Ele nem ao menos te fará enrrugar as sobrancelhas ao ler suas passagens. Mas você precisa ter calma. E paciência, porque ele é soterrado de conhecimento enciclopédico e variado, que se for levado de forma irreverente se tornará incompreensível no decorrer da história.

Digo isso porque, se você não tiver o básico do entendimento sobre ciências exatas, filosóficas e históricas, poderá ficar completamente perdido se não levar o conteúdo a sério - no fim, não entendendo nada da proposta. Um dos motivos pela qual não dou cinco estrelas para o "Enigma do Oito" é exatamente esse. Ele é tão cheio de conhecimento arbitrário não realmente relacionado com o desfecho da trama, que se torna um pouco maçante aos olhos dos menos motivados.

Ao ouvir falar de teorias musicais, física acústica, matemática avançada, história da Revolução, filosofia e seus acompanhantes, muitos leitores pouco aplicados podem se render. Simplesmente porque não possuem o afinco de cravar os olhos na leitura e tentar compreender o texto, o que leva ao não entendimento de metáforas como a da Rainha Branca, do Rei Preto, e assim por diante. Há, por esse fato, certo distanciamento do leitor em relação aos personagens e suas lutas, como, principalmente Mireille. É difícil entrar na pele dela, porque sua história é soterrada de passagens de difícil acesso, e há uma difícil identificação com ela, fazendo com que só a compreendamos realmente no final; assim como Solarin, Talleyrand, Nim, e etc.

Mas o livro é bem escrito. Possui diálogos inteligentes, personagens interessantes e descrições bonitas. Me pego envolvida por Catherine, Lily e até Carioca, me pego finalmente compreendendo Mireille e toda sua jornada, me pego ansiando pelo Xadrez de Montglane e seus mistérios. Me pego imaginando como deve ser o futuro de Charlot, como devem ser as montanhas do Tassili, de como a Argélia é um país singular (apesar de antes nem ao menos poder precisar com exatidão seu lugar no mapa), e em como uma partida de xadrez pode ser muito mais do que um mero jogo.

Me pego ansiando por cada movimento, do menor dos peões ao maior dos reis. E é. Querendo saber exatamente onde o jogo termina. E que venha "O Fogo".
fabio_g_oliver 19/08/2018minha estante
Concordo demais. Eu vou ler de novo pra ver se entendo certas paradas históricas que apareciam no livro a ligação delas com a história. Os diálogos, a escritas, os lugares, as situações... Também me ganharam.

Pollyanna.Rigon 19/06/2021

Que história!
Eu fiquei apaixonada pela história desde a primeira página!
O livro é bastante extenso, mas acho que faz sentido pela riqueza da história, dos detalhes da mesma e também dos detalhes históricos em meio à trama principal.
Como pessoa de exatas e como Cat, trabalhando com ?dados? (inclusive essa diferença tecnológica da época do livro pra hj em dia, adorei), não poderia ter lido uma história mais enigmática e gostosa que essa.
Pra quem gosta de história, vários países e paisagens e bons enigmas a serem resolvidos esse livro é o Match perfeito

1 | 2 | 3 | 4