O Enigma do Oito Katherine Neville

Resenhas - O Enigma do Oito

1 | 2 | 3 | 4

Giro Letra 24/06/2011

O Enigma do Oito
O enigma do oito é um livro fantástico, que fascina o leitor do início ao fim. Fui obrigada a ler aos poucos e sempre era um martírio interromper a leitura, pois é um daqueles livros que você quer ler todo de uma vez.

A trama se desenvolve em torno do lendário Xadrez de Montglane, que, no século VIII, teria sido dado de presente a Carlos Magno por um governador muçulmano de Barcelona. Logo se percebe que não se tratava de um xadrez comum: além de seu tabuleiro ser inteiramente confeccionado em ouro e prata e suas peças, de metais preciosos, terem incrustações de safiras, rubis, esmeraldas e diamantes, há uma fórmula secreta escondida no Xadrez.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2011/06/o-enigma-do-oito.html

Sil 03/01/2016

O Enigma do Oito
Eu li na minha adolescência e Nunca esqueci! Foi marcante! Me lembro ate hj, tenho ja quase 40.
Gostaria de reler!
Recomendo mto!

Ricardo657 28/08/2015

Xadrez
Esse livro é fantástico, um dos mais legais que já li, também falando sobre xadrez né rsrsrs, cada movimento do livro tentando mostrar as ações humanas como se fossem um jogo de xadrez na vida real, achei bastante bacana isso e nunca me esqueci do final desse livro que as últimas palavras nos fazem repensar em todo as mais de 600 páginas de leitura, recomendo bastante o livro

Rafael 14/06/2015

Fraco
Levei quase três anos p terminar de ler. achei muito fraco apesar do enredo ser atrativo. Contudo a autora se perde no posicionamento cansativo e arrastado em relação a descrição dos detalhes dos ambientes. Isso durante toda a narrativa, do início ao fim. Considerando que não é um livro pequeno, logo de início o cansaço na leitura começa a se fazer o que o torna complicado de finalizá-lo. Por fim, cabe somente um adendo quanto ao desfecho, apesar de saber que possui continuação (vol 2), decepcionante!

libela 04/01/2012

emoção
Emocionante do começo ao fim .Realmente de tirar o folêgo .Um suspense e aventura ,romance que não da vontade de parar de ler.

Ana Camila 05/06/2014

Lembro de algumas coisas do livro, principalmente que ele é muito bom, mas gostaria de relê-lo para poder entender melhor a continuação. Faz mais de 10 anos que o li.

Linda 15/02/2013

Inicio
Galerinha o livro esta bem legal começa meio chato falando das meninas que foram para no convento não por vontade propria mais devido a algumas circunstâncias... Mas com o desenrolar da trama cara fica muito interessante a lenda do xadrez perdido e que foi enterrado no convento... E agora a madre superior os desenterrou e entregou a oito freiras e mantem seus nomes em segredo, enfim ta muito bom em breve voltarei a resenhar e a contar-lhes cenas dos proximos capitulos.

Até mais pessoal!
daniel henrique 15/10/2013minha estante
´Resenha´ desnecessária.

Linda 23/10/2013minha estante
obrigada por expor a sua opinião, mais acho que cada um se expressa a sua maneira contando que não seja de maneira pejorativa nem depressiva tudo bem e também devemos reipeitar a opinião dos outros isso sem dúvida é bastante importante.

SERGIO 21/07/2014minha estante
Muito legal a sua resenha, já deu para ter uma noção da história. Fico no aguardo das cenas dos próximos capitulos.

Vanessa.Pitsch 02/08/2012

El ocho
Um livro interessante, com muitas referências histórias e que se passa em duas épocas diferentes. Muita ação, principalmente quando a protagonista é transferida para Argélia.
Vale a pena, apesar da história ter patinado em alguns momentos, tem um enredo bastante original. Vale à pena!

Mi 09/10/2012

22/06/2011
Sensacional. Mistura de Ken Follett num universo feminino, narrativa impressionante nos detalhes, ritmo e personagens. Um dos melhores que já li.Recomendo e aguardo ansiosamente o próximo.

Dani.Belo 07/07/2018

Gostei
Pelo Fato de trazer dados histórico ocultos, linkar passado e presente, com a ficção e suspense. Uma leitura que prende e dinâmica. Super indico pra quem curte Dan Brown, não deixou a desejar.

Psychobooks 02/06/2012

Uma mescla de passado (1790) e "presente" (1972), o livro narra sobre a história do Xadrez de Montglane, de Carlos Magno, que desde sua "descoberta", é um objeto de cobiça e extremo valor, pois trará um conhecimento e poder inigualáveis.
Cat Velis, uma jovem e promissora analista de dados em uma época e carreira predominantemente masculina, por ser extremamente legalista em sua profissão em uma empresa de auditoria, acaba desagradando os presidentes da empresa e com isso é transferida para uma empresa em ascensão do outro lado do mundo: a Argélia.
Mas Cat jamais imaginou que seu destino já estava pré-definido, pois graças a uma previsão de uma vidente no ano novo e alguns empurrãozinhos humanos, ela terá de não só desvendar todo o mistério por trás do xadrez, como também sair em busca das peças perdida a muitos séculos. Mesmo contra sua vontade, ela estará envolvida em conspirações e jogos de poder em que ela será apenas um peão, mesmo que isso signifique sua vida.
Bom, capa com um tabuleiro de xadrez, tema principal, xadrez, logo o livro só poderia tratar sobre isso. Até aí sem grandes novidades, o problema é que não entendo lufas de xadrez, nunca joguei e em algumas partes do enredo, são utilizados termos técnicos, próprios do jogo que necessitam algum conhecimento básico no assunto.
Outro ponto negativo, foi as intermináveis fórmulas de matemática, utilizadas como auxílio, ou mesmo a "chave", para desvendar parte dos mistérios. Tem de Einstein à teoria Fibonacci. Alouuuuu! mal me recordo como fazer uma equação de segundo grau. Nem preciso dizer o quanto fiquei perdida nessas partes.
A receita da história é boa, com mistério, ação e um quê de misticismo, mas algumas coisas poderiam ser dispensadas.
Catherine Velis é uma típica nerd e desconfiada, quer acreditar nas pessoas e nas coisas que acontecem a sua volta, mas desconfia, pois tudo parece impossível, muito maluco. O que gostei da personagem é que ela tem um toque de realidade em seu perfil, não é de hoje que alguns livros abusam do absurdo e ultrapassam o aceitável.
Como dito anteriormente, o livro se passa em duas épocas, Cat é a responsável pelo ano de 1972, enquanto os trechos de 1790 ficam a encargo das primas Meirelle e Valentine, duas noviças que são incumbidas de proteger algumas peças do jogo.
O livro é repleto de personagens inconstantes, ninguém é o que parece, quando você acha que há um inocente, ele é justamente o culpado.
A trama se desenvolve maravilhosamente bem, capaz de se perder algo entre um suspiro e outro, apesar de muitas resenhas negativas por aí, eu realmente gostei do livro, exceto as partes "nerdices matemáticas".
Não sei se é sinônimo, mas toda vez que um livro trata da igreja católica, algum objeto perdido, considerado até lenda, a maçonaria está envolvida. Fiquei meia perdida com alguns acontecimentos. Será que parte dos personagens citados como maçons, realmente são, ou é mito? Napoleão tinha uma irmã noviça e serviu o exército em meio a revolução francesa como soldado?

Acesse:

Caio César 26/07/2014

O Enigma do Oito - Katherine Neville
Um livro para quem gosta de História, Romance e Xadrez!

site: http://caiocesar5.blogspot.com.br/2014/06/o-enigma-do-oito-katherine-neville.html

Moonlight Books 15/07/2011

O enigma do Oito
Uma trama intrigante, vista através de duas mulheres,em épocas totalmente distintas, 1792 e 1972. O que ligaria duas mulheres, e tão grande intervalo de tempo. A resposta, o Xadrez de Montglane. A trama é extensa e bem engendrada, não conseguimos saber, em certas partes do livro, quem é amigo ou inimigo, e o final, surpreendente.

Muito bom livro.

Andrea 13/06/2020

Interessante
Duas jovens o?rfa?s sa?o confiadas a igreja ate? terem condic?o?es de administrarem a renda de suas propriedades. Mas durante a primavera de 1790 a vida das duas primas, assim como de todos os que moram na Abadia de Montglane, e? modificada radicalmente ao descobrirem que a lenda do xadrez de Carlos Magno e? real.
Em 1972, na cidade de Nova York, Cat Velis e? uma profissional da a?rea de TI, que apo?s contrariar o seu chefe, e? informada que sera? enviada para prestar servic?os por um ano na Arge?lia. Ao comunicar sua mudanc?a na casa de um amigo, um conhecido lhe faz um pedido: procurar pelo xadrez de Montglane. Em um primeiro momento ela pensa em ignorar o pedido, mas uma sequencia de estranhos acontecimentos despertam a sua curiosidade para as pec?as.

Katherine Neville utiliza o xadrez como base para criar um thriller cheio de miste?rio e perseguic?o?es. A autora se utiliza de duas narrativas onde a diferenc?a esta? ale?m dos duzentos anos de diferenc?a, mas tambe?m a forma, a histo?ria de Mireille e? narrado em terceira pessoa e cita muitas personalidades histo?rias, passando por Robespierre, Napolea?o e Catarina, a Grande. Ja? Cat narra a sua aventura em primeira pessoa, como que se convidasse o leitor a desvendar o jogo junto com ela.

Resenha completa no bloguinho:

Mari 27/09/2020

Esse livro é maravilhoso. Foi o primeiro livro que eu li, ele é muito bom

1 | 2 | 3 | 4