Coisas do coração

Coisas do coração Joana Amorim

Resenhas - Coisas do coração

Chris Silva 15/12/2020

Sinopse: Vivemos em uma época onde as pessoas não estão tendo tempo para o amor. Como se ele fosse dispensável e inacessível, quero que este pequeno projeto de amor ilumine sua vida assim como ilumina a minha e toda vez que você desfolhar uma página do meu pequeno tesouro, se identifique com ele, com a sensação maravilhosa de estar apaixonado ou até mesmo sofrendo por
amor. Sinta o amor, enfrente o amor sem escudo.

Larissa 16/03/2020

Muito bom.
Livro cheio de poemas e versos sobre amor, felicidade, dor, traição...
Muito bom e traz um sentimento nostálgico.

Desenhando em Letras 01/10/2015

Suavidade na vida
Poesias são simples, são suaves, são tudo o que as pessoas procuram quando precisam de conforto; ou seja, nada do que eu sou. Portanto, há de convir que a tarefa que a mim foi imposta não é fácil.

O que falar de algo que mal conheço? Como se iniciar uma avaliação de um livro cujo teor é o oposto de tudo o que constitui o meu ser? Bom, a resposta é simples: deixei meu preconceito de lado em relação a poesias. Acredite, não foi uma tarefa simples, afinal havia anos que não lia textos do gênero.

Coisas do Coração, a obra da Joana Amorim, reúne diversas poesias, umas mais curtas e outras mais longas, mas todas com a mesma essência. Todas se unem de maneira espetacular, pois retratam as angústias de um coração amargurado, mostram cotidianos e levam o leitor a pensar sobre algumas questões importantes, tais como o que julga ideal para a vida, o que preza em um relacionamento amoroso e, muitas vezes, apresentam breves explicações do porquê é bom estar sozinho. Claro que, aqui, algumas pessoas torcerão o nariz, porque quase ninguém é feliz sozinho, o que, além de admirável é estranho visto que a solidão é o único estado em que o ser humano pode realmente se encontrar, pode rever ideais, enfim, pode ser plenamente feliz.

Como todas as poesias, de uma maneira ou de outra, contêm ligações entre si, julgo desnecessário falar de cada uma separadamente, por isso optei por fazer uma análise completa do livro - não é novidade aqui no blog.

Coisas do Coração surpreende não somente pela sutileza empregada em cada palavra, mas também pelo impacto que cada poesia lhe causa após o término da leitura. Em suma, todas as poesias são suaves, mas que, no final, nos dão um choque de realidade. Isso não se deve necessariamente pelos textos, mas sim pela experiência de cada pessoa. A maneira com que o livro todo foi construído só comprova a minha teoria de que, ao escrevê-lo, a autora não tinha em mente determinado grupo de pessoas, e sim desejava atingir a todos por igual. As diferenças que você encontrará em determinadas poesias podem ser justamente o fator decisivo para que outro leitor aprecie a obra.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-coisas-do-coracao

Bells 04/12/2015

Resenha: Coisas do Coração
Este é um livro que têm uma linguagem simples e leve, e fala de sentimentos como o amor. São poemas que dizem o que sentimos. São sentimentos simples e profundos.

A escrita é muito boa, e pra quem tem receio de ler livros desse estilo com medo de uma linguagem complexa e difícil, pode ficar tranquilo, o livro possui uma linguem bem tranquila pra compreender. Eu não tive problemas nenhum com isso.

São muitos poemas e é até difícil escolher um preferido. Pra quem gosta de poemas e poesias essa é uma boa aquisição. Eu li e gostei.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2015/11/resenha-coisas-do-coracoa.html

Leonardo1316 13/12/2015

Esta é a primeira resenha que eu faço de um livro de poemas e poesias. Confesso a vocês que eu não tinha o hábito de ler esse gênero, pois eu sempre tinha dificuldades em interpretar esse tipo de texto. Mas com “Coisas do Coração” eu perdi esse medo. Joana Amorim conseguiu despertar em mim o gosto pelos poemas e poesias.

“Coisas do Coração” é um livro de pensamentos sentidos verdadeiramente, não só poesias mais todo sentimento que vem a tona quando se está verdadeiramente apaixonado. É um tornado de sentimentos que devasta a alma e depois pede perdão ao coração, que como sempre perdoa tudo. É um apelo pelo sentimento que já não se têm quase nenhum respeito humano por ele, e que muitas pessoas já desistiram de sentir e transformam suas vidas em um prático convívio por medo de amar, sim é o amor, é ele que move o mundo de todas as formas.

(...)

site: http://prafalarsobrelivros.blogspot.com/2015/12/coisas-do-coracao-joana-amorim.html

Priscila 17/12/2015

Coisas do Coração é um lindo livro de poemas de amor, para o nosso amor, ou desamor, tanto fala de alegria quanto de tristeza, a autora expressa em sua escrita o mais puro sentimento humano, todas as formas de amar, com poemas simples e singelos que mechem com nossos sentimentos...
tem poema pra mamãe, para o amor da sua vida(namorado, marido, mulher) ex-amor, amor não correspondido e assim vai.
Sei que nós mulheres (no caso eu) somos manhosas, românticas incuráveis, mas eu indico essa leitura para ambos homem ou mulher, leitura fácil e deliciosa super envolvente.
Eu no momento posso dizer que, muitos destes poemas me fez chorar... sim estou carente...sim preciso de um amor.
Fiz a leitura deste livro em vários momentos, podendo assim apreciar cada emoção que a leitura nos trás, degustando pouco a puco, por ser um livro poético, intercalei ele entre minhas leituras para que a cada dia eu refleti-se em alguns de certo tinha dias que minha vontade era ler todos, mas como disse ele meche com nosso sentimento, e a cada poema uma emoção diferente fazendo a leitura muito prazerosa
O livro foi muito bem elaborado, a capa é muito bonita e a diagramação muito bem feita, a autora Joana Amorim esta de parabéns

Quem nunca sofreu por amor?
Quem nunca teve palavras para expressar os sentimentos?

Acredito eu que todos em algum momento da vida passou por uma situação destas, é comum mesmo que muitas vezes soframos calados, querendo ser forte e fingindo para nós mesmos que não estamos nem ai.
Espero que gostem super indico e convido a todos os leitores a viajarem nas paginas de Coisas do Coração... boa leitura amores...

site: www.leituraecia.com.br

Keth | Parabatai Books 26/12/2015

Resenha: Coisas do Coração

Resenha:

Coisa do coração é um belo livro de poemas que vai te levar para um mundo de puro romance em versos de deixar seus olhos brilhando.

Neste livro o leitor terá a disposição uma obra repleta de amor, que traz os sentimentos da autora de uma forma simples e intensa. Cada poema contém a medida certa de encanto que vai deixar sua leitura leve e prazerosa.

[...]

Queria poder medir palavras

Para nunca magoar

Quero só passar amor,

Mas meu espírito só encontra mágoas.

Queria apenas a felicidade,

Buscar a paz e viver em harmonia comigo mesma."

Além de trazer o amor, traz sentimentos de quem ama...

[...]

Não quero mais este mundo

Prefiro viver dormindo

E para sempre sonhando."

Não são apenas palavras e sim lindos sentimentos colocados em um livro e aberto para o mundo da literatura pronto para te fazer sentir tudo que desejar, desde que abra seu coração para que cada palavras toque sua alma e faça seu ser apreciar cada linha nele escrita.

site: http://parbataibooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-coisas-do-coracao_26.html

desencaixados 27/12/2015

Simplesmente encantador ♥
Coisas do Coração trata-se de um livro com singelos poemas. São poemas de amor e desamor, a autora procura escrever sobre sentimentos e, ela conseguiu. Em cada verso, em cada palavra a autora procura manifestar os sentimentos do seres humanos, como toda forma de se apaixonar, mas também as formas de decepcionar.
Todos os poemas têm uma visão diferente do outro, alguns podem lembrar o assunto do anterior, mas é concluído de uma forma surpreendente. A cada poema, podemos notar como a autora os escreveu de coração aberto, como eu estava conversando com meus amigos esses dias “Realmente, esse livro foi escrito com o coração, para conquistar outros corações”.
Eu queria compartilhar com vocês, um poema, para demonstrar que todos eles são encantadores, mas compartilharei um trecho.

“Como pode se apaixonar
Duas vezes pela mesma pessoa?
Como se entende olhar a segunda vez?
É enxergar um novo amor
Aquele mais sereno, mais límpido...” - Dupla Paixão, página 6.

É nessa vibe que os poemas são escritos. Como eu disse, o livro foi escrito com o coração para conquistar outros corações. Então, se vocês, homens, mulheres, adolescentes, seja lá qual for o seu posicionamento, se vocês estão sentindo falta daqueles poemas que são capazes de encantar as pessoas com simples palavras, garanta já um exemplar dessa magnífica obra, eu tenho certeza, que vocês não irão se arrepender. Aproveite os poemas que falam de amor e, dê de presente para o seu companheiro/companheira, ou para aquela pessoa que você quer ter um relacionamento, eu tenho certeza que eles gostarão e, além disso, vão ter o coração conquistado por vocês.

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2015/12/resenha-coisas-do-coracao.html

Patrick Rosário 29/12/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: COISAS DO CORAÇÃO - Joana Amorim
Coisas do coração é um lindo livro com mais de 150 poemas. A autora Joana Amorim, dona de uma escrita leve e agradável, consegue transmitir seus mais poderosos e singelos sentimentos e visões.

Os poemas contém palavras enriquecedoras, inspiradoras e amorosas.
Respiramos o amor e seus benefícios ao folhear cada página. Encontramos, também, a realidade e pontos de vista sobre a vida.
Amei a proposta do livro em si. Realmente, nossa nação vive dias tristes, trágicos e hiperativos, onde as pessoas não conseguem arranjar tempo para amar e ser amado.
E os poemas cumprem essa função muito bem, de implantar sementes de esperança, amor e zelo no coração dos seres humanos. Desperta em nós os mais sinceros sentimentos. A mais linda e sofisticada forma de expressarmos quem somos e o que pensamos sobre o que nos rodeia, ou seja, sobre a vida.

VIVER
"Viver é estar sempre sorrindo
Mesmo quando a alma chora
É cantar sempre
Mesmo que a voz desafine
É não ter nunca medo de sofrer
Por amar demais
É conquistar outro coração
Com toda a pureza do seu
É ser livre
Das coisas ruins
Mesmo quando elas nos assustam
É querer tudo que há de bom
Para nós e para os outros
É estar sempre em harmonia com o coração e a razão
É preencher o vazio com lembranças boas
É caminhar passo a passo
Em direção ao horizonte
É saber que sempre quando uma porta se fecha
Muitas outras se abrem
É aproveitar o presente com toda intensidade
Até o futuro chegar."
(Páginas 84 e 85)

Me identifiquei muito com o poema "Seja você sempre". O fato de conviver com personagens, ao invés do verdadeiro ser é algo frustrante. Só resulta em fracasso e incertezas.

SEJA VOCÊ MESMO
"Quero que seja natural
Quero que sempre quando falar
Fale olhando direto para os meus olhos
Que não minta e não me magoe
Que diga o que sente sempre
E se algum dia sentir triste
E sentir que não há mais interesse em mim
Não me esconda nunca
Pois eu posso te odiar
Por não só mentir pra mim
Mas por estragar a nossa verdade mútua
Seja você e não alguém inventado."
(Páginas 134)

Por fim, amei o livro, me identifiquei com vários poemas e posso afirmar que a leitura foi muito prazerosa. Super recomendo "Coisas do coração" de Joana Amorim, e deixe os sentimentos expressados tomarem vez.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2015/12/resenha-coisas-do-coracao-joana-amorim.html

Michelle 17/01/2016

Coisas do coração - Joana Amorim
Coisas do Coração é um livro de poesias que vai ao seu mais intimo ser... Um livro que toca-lhe a alma. Um livro que lhe é apresentado pelos sentimentos mais simples e verdadeiros... Abordando poemas sobre amor, saudade, melancolia, alegria e tristeza.

A autora realmente escreveu com o coração. A cada poema você é embalado pelas palavras e é como se os poemas fossem feitos para você (parece até que a autora nos conhece). Joana tem uma escrita leve, tornando-nos capazes de interpretar cada poema sem dificuldade alguma. O livro Coisas do Coração realmente aborda "coisas" (sentimentos) do coração que cada um sente/sentiu ou com certeza vai sentir, pois são os mais simples para o ser humano.

A capa do livo é perfeita. Chamando atenção imediatamente para os românticos! ♥

Recomendo a leitura desse amor... livro. A leitura flui bastante, além de deixar extasiado ao final de cada poema.

Um poema para vocês se deliciarem com a escrita da Joana. ♥♥♥
Amo você

Amo você quando acordo
E quando vou me deitar.
Amo você quando fecho os olhos
E também quando os abro.
Amo você pela manhã
E também quando chega à noite.
Amo você por tudo
E também por nada.
Amo você sem sentido
Mas por algum motivo.
Amo você pelo que é
E pelo que pode ser.
Amo você por estar aqui
E também quando está longe.
Amo você por amar
E por ser você especialmente,
A melhor coisa que aconteceu por eu amar.

site: http://umaliteraria.blogspot.com.br/2016/01/resenha-coisas-do-coracao-joana-amorim.html

Suzana Linhares 23/01/2016

Sutil e doce
Me encantei pela escrita da Joana. É muito delicada, fluida e gostosa de se ler. A diagramação é muito boa, as páginas são brancas, mas não incomodam, devido o tamanho da fonte ser confortável aos olhos.

A capa é linda, achei bem romântica e condizente com toda a premissa do livro. É um livro de 190 páginas que pode ser lido em um belo fim de tarde, em uma tarde/noite chuvosa, deitada em uma rede...Ao lado de alguém que ama.

Posso, me atrever a comparar a sutileza de seus versos com as poesias de Vinícius de Moraes e Cecília Meireles, que tanto li na adolescência. Na verdade, assim que comecei a ler, me lembrei desse período de minha vida.

site: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

Edição: 1ª
Ano: 2015
Gênero: Poesias
Páginas: 190

Minha vida é uma cofusão!
Que nem eu mesmo entendia
Até encontrar amor
Pág. 87

Sinopse: Coisas do coração é um livro de pensamentos sentidos verdadeiramente, não só poesias mais todo sentimento que vem a tona quando se está verdadeiramente apaixonado. É um tornado de sentimentos que devasta a alma e depois pede perdão ao coração que como sempre perdoa tudo. É um apelo pelo sentimento que já não têm quase nenhum respeito humano por ele, e que muitas pessoas já desistiram de sentir e transformam suas vidas em um prático convívio por medo de amor, sim é o amor, é ele que move o mundo de todas as formas. Não tenha medo, ame incondicionalmente.

A narrativa é muito boa, ela flui e a autora escreve de uma maneira suave, doce e gentil, não tem como ler e não se emocionar, algumas poesias tocam o coração e te faz vagar em pensamentos e repensar muitas coisas, além de um grande amor, família e amigos que te cercam. Escrita e a revisão feita são boas.
Gostei muito do livro são poesias suaves para todos e para todos os gostos ouso escrever, pois para quem gosto sinta-se à vontade para ler e que não gosta, porém tem curiosidade, leia. Você irá se deleitar com tanto amor, alegria e tristezas descritas nas poesias da Joana. Uma mais bela que a outra.

Autora 26/01/2016

Lindo!
Esse é um livro de poesias intensas, que contam coisas do coração,onde a autora expõe seus sentimentos as vezes plenos outras mais perturbados.
Como a maioria das poesias esse livro fala do amor em seu estado mais apreciado, como os mais dolorosos que é o de amar e não poder/conseguir ser amado; da dor de seus sentimentos e a aflição que eles causam no peito.
As poesias são declarações de amor que também acabam tocando nosso coração e nos fazendo suspirar por aquele sentimento que fica guardadinho bem ali no coração, e de alguma forma nos faz ir longe com nossos pensamentos mais simples.

(Veja a resenha completa no blog!)

site: http://falandodiferentesobrelivros.blogspot.com.br/

Edição: 1ª
Ano: 2015
Gênero: Poesias
Páginas: 190

Depois dessa sinopse eu não tenho tanto a falar do livro, pois nela está perfeitamente descrito o que há nas páginas de Coisas do Coração. A Joana colocou em cada um de suas poesias os mais variados sentimentos, tais como; amor, dor, liberdade, tristeza, insegurança entre outros. A forma simples e que ela colocou cada um desses sentimentos em palavras me deixou apaixonado.

Um fato que influenciou bastante para eu gostar do livro foi a escrita da autora. Uma escrita leve, de fácil entendimento e que não possui palavras complexas, realmente simples e encantadora. Eu entendi muito bem o que a autora quis passar em cada um dessas poesias e isso é o que importa.

Nunca fui grande fã de poemas e poesia, mas vou ter que dar o braço a torcer por este livro, pois eu gostei muito. Como a autora bem disse na entrevista que ela concedeu ao blog, "Para os que acham que não gostam de poesia irão se surpreender." o livro me surpreendeu, não esperava gostar tanto.

E eu não seria justo com vocês se deixasse de indicar esse livro a todos os apaixonados, e que mesmo que você não goste de poesia assim como eu não gostava, dê uma chance a Joana, te garanto que não haverá arrependimentos.

- Ágno R. Vilar
Blog Book Bus

site: http://bookbus1.blogspot.com.br/2016/02/resenha-coisas-do-coracao-joana-amorim_8.html