Novelas insólitas

Novelas insólitas Stefan Zweig

Resenhas - Novelas insólitas

Francisco240 29/04/2021

Insólito sim, mas fissurante com uma potência destruidora!
Não pretendo me estender muito, logo já falei um pouco sobre algumas novelas.
É um livro de uma potência desnoteadora sem a menor dúvida; logo sua escrita é diferente de tudo o que eu já li em toda a minha vida.
Stefan Zweig. Guardarei esse nome em minha psique.

arthur966 29/12/2022

a obra crescia, crescia ao meu redor como uma floresta, com sua sombra, cerrando aos poucos a vista do mundo exterior; eu somente vivia no interior, na penumbra da casa, sob as ramagens sonoras cada vez mais intrincadas da obra em expansão.

Caroline 26/05/2018

Cinco contos que te fazem rir e chorar ao mesmo tempo
Este livro contém 5 histórias: "Segredo Ardente", "Confusão de sentimentos", "Coleção Invisível", "Júpiter // Foi ele?" e "Xadrez, uma novela".
"Segredo Ardente" e "Xadrez, uma novela" (o primeiro e o último contos) são meus favoritos. No primeiro você se diverte com toda a história contada do ponto de vista da criança, o que traz ao leitor uma série de momentos entre a mãe e o amante em que você entende coisas que o protagonista não entende. Não tem como não rir da inocência da criança e das situações que ele não consegue compreender.
O último conto, por sua vez, também é muito divertido e dramático. Na parte central da história, jogadores de xadrez amadores se unem para tentar derrotar um campeão de xadrez misterioso. É bem divertido ver que 20 senhores juntos se empenham contra o camponês na tentativa de quebrar sua invencibilidade. Mas também é muito interessante (e sensível) a história do jogador misterioso que pode ajudá-los nessa missão. A escrita do autor nessa história remonta os horrores da 2ª Guerra Mundial e as torturas psicológicas de presos políticos valiosos e te faz quase vivenciar a situação contada pelo enxadrista misterioso. Muito, muito bom!
"Confusão de sentimentos" também é bastante interessante e a escrita e o desenrolar da história vai lhe prendendo até o momento da revelação (que mesmo sendo bastante previsível desde a metade da história) lhe faz acompanhar a angústia do aprendiz, tão dedicado ao mestre e aos seus ensinamentos.
"Coleção Invisível" é um conto tão curtinho, mas bem prazeroso também. Como em todos os contos, durante a leitura você se divide entre rir e chorar com as histórias.
"Júpiter // Foi ele?" são dois contos que na verdade são a mesma história com finais diferentes. De todos, os que menos gostei por achar um pouco cansativos e longos, mas que mantém, como os outros, a maestria de uma escrita que nos envolve nos problemas enfrentados pelos personagens.
Li todos durante viagens que fiz e achei excelente a experiência de contos tão envolventes: o tempo passa voando e você termina a viagem sem perceber.
Douglas 22/09/2020minha estante
Excelente resenha, Caroline. Pretendo ler em breve.

Carol 29/01/2022

Contexto e análise mais interessantes que as novelas
Algumas novelas são mais interessantes que outros, o que influenciou no meu ritmo de leitura - as vezes, fluía, mas noutras vezes, era bem lento (o que me incomodava).

Uma coisa que achei muito legal é a análise que vem depois de cada novela, contextualizando-a e analisando-a de acordo com o contexto. Prendeu mais minha atenção do que as novelas em si.

Pedro Oliveira 28/05/2021

Segredo Ardente - 4?
Confusão de sentimentos - 5?
A coleção invisível - 3,5?
Júpiter e Foi ele? - 3?
Xadrez, uma novela - 4.5?

Thais 21/12/2021

Ótimas novelas
Escrita fluida e bem detalhada.
Amei conhecer um pouco de Zweig!
Minhas novelas favoritas foram:
??Confusão de sentimentos 5?
??Xadrez, uma novela 4?
??A colecao invisível 4? marcante tbm.