Problema no paraíso

Problema no paraíso Slavoj Žižek

Resenhas - Problema no paraíso

vicareno 19/05/2020

Talvez o intelectual de leitura mais aprazível.
Zizek é brilhante porque consegue articular diferentes áreas do conhecimento em sua argumentação, algo cada vez mais raro em nossa sociedade líquida. Na exposição e defesa de seus pontos de vista, são profusas as citações literárias, as menções e análises cinematográficas e, é claro, o revolvimento histórico dos fatos, analisando-os sociologicamente e com certo distanciamento - que reputo à humildade intelectual comum às pessoas inteligentes e seguras. É despiciendo falar que se trata de um intelectual "de esquerda", mas seria imprudente reduzi-lo apenas a isto. O viés ideológico, nesse caso, serve como régua para criticar o que vem dando errado na sociedade capitalista nos moldes em que a vivemos hoje, sem desprezar, a priori, outros formatos que poderiam dar certo (ou "menos errado") mesmo sob a égide desse sistema econômico - nada obstante isso pareça uma contradição em si, cujas razões o autor discorre na obra.