A Gênese da doutrina

A Gênese da doutrina Alister McGrath




Resenhas - A Gênese da doutrina


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Felipe 10/01/2022

Qual a autoridade do passado?
Reflexão muito necessária para os teólogos contemporâneos. McGrath faz vigorosas contribuições para o estudo da crítica doutrinária, apresentando com clareza as principais teorias e sugerindo uma reapropriação criativa do passado.

Ao ler esse livro você pode ter certeza que não encontrará reducionismos baratos, uma vez que sua argumentação tem como característica a apresentação das muitas possibilidades ao redor de um assunto, principalmente em temas tão complexos como a crítica doutrinária.

Perguntas como "Quais critérios devem ser utilizados na avaliação do passado?", "Qual a autoridade do passado no presente?", "O que é a doutrina cristã?", "Qual o papel da doutrina?" e "Seria a doutrina cristã um empecilho para a continuidade do cristianismo?" norteiam a investigação de McGrath.

O resultado é uma postura que nega tanto a apropriação acrítica do passado quanto o desprezo completo pelo passado. Não se trata de mero equilíbrio, mas de uma proposta que ofereça a possibilidade de uma reapropriação criativa do passado a fim de resguardar o significado da história de Jesus Cristo para as comunidades cristãs do mundo contemporâneo.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR