O Cidadao De Papel

Gilberto Dimenstein

Resenhas - O Cidadao De Papel

Luiza 02/09/2016

Educativo
Ensina sobre nós mesmos e a sociedade de maneira que não enxergamos normalmente

Dioguinho 28/01/2020

Um livro excelente!
Trás no final de seus 10 capítulos uma ótima amostra do caos social brasileiro, além de ter uma didática incrivelmente simples e dinâmica. Em alguns momentos se torna redundante, como nos capítulos 4 e 5, entretanto, ainda trás uma ótima reflexão que nós faz pensar nas inúmeras mazelas da nossa sociedade. Recomendo para pessoas que tem interesse em iniciar leituras sobre a sociedade e sobre os seus mecanismos!

dudapappi 13/12/2020

educativo
muito bom, excelente! mostra tudo o que não "vemos" e reparamos no cotidiano. todos deveriam ler e se educar com esse livro!

Dan 04/03/2021

Depois de ler este livro, fiquei estupefato por ele não ser um livro obrigatório em escolas de todo país.
Neste pequeno livro Gilberto Dimenstein consegue percorrer sobre as engrenagens da crise social que o país vive e como elas se iniciam e os impactos para todos do país (sim, aquele menino que vc vê vendendo bala , e vc acha super normal , talvez um dia vc se cruze com ele mais uma vez, mas não vendendo balas, mas sim cometendo algum delito, pois não teve oportunidades ) . Depois de ter lido esse livro, eu me pergunto ? Como uma pessoa como autor desse livro nunca se candidatou a presidência ? Tenho certeza que o Brasil seria um país melhor hoje em dia !
Obrigado Gilberto Dimenstein por abrir meus olhos .

Raqs 30/12/2021

Desigualdades
Esse livro, considero-o didático, ensina muito sobre cultura, educação, arte, fome e a desigualdade no nosso país. Ensina e abre a compreensão da realidade, principalmente das minorias.
Destaca-se o importante papel do educador, e pela exigência de medidas a serem feitas pelos políticos, tanto economicamente, quanto no social.

Kelly 31/12/2022

Gilberto Dimenstein, jornalista brasileiro, aborda neste livro a questão de todos nós sermos cidadãos de papel por só possuir os direitos no papel, e nunca são efetivados.

É um livro imprescindível para qualquer adolescente, fala sobre meio ambiente, direitos e deveres, educação, mobilidsde urbana, tudo! ele escreveu certamente para destruir a bolha na qual todos estão inseridos, muito bom e bastante didático, muito intrigante.

Fuzue 16/05/2023

Retrato do Brasil
Cidadão de Papel é um livro de jornalismo educativo que destaca direitos fundamentais do brasileiro que existem apenas no papel. Fazendo um panorama amplo de diversas áreas essenciais da sociedade (como a educação, cultura, economia, entre outros), Gilberto Dimenstein amplia a visão do leitor para às deficiências encaradas no dia a dia pelo cidadão.
São 10 capítulos. Cada um discorre sobre uma área específica, trazendo textos com dados e informações sobre o Brasil e, quase sempre, comparando com os dados do passado brasileiro e do Mundo. Nos capítulos estão também presentes depoimentos de pessoas comuns que tiveram de encarar e superar o problema ali exposto. Repleto de pílulas de pensamento e imagens fotojornalísticas, os capítulos conseguem imprimir uma leitura fluida e didática. Outra característica marcante é a presença de recomendações de filmes e sites sobre os assuntos abordados, criando uma atmosfera completa de estudo sobre o caso lido e encaminhando o público a um aprofundamento maior nos temas de mais interesse.
No geral, Dimenstein não faz grandes críticas aos responsáveis diretos das causas dos problemas, em contrapartida, traz a responsabilidade da mudança para as mãos do leitor, vendo-o como um agente transformador do meio em que vive.
O livro é super bacana, principalmente para quem está começando a desenvolver uma visão crítica sobre o mundo - que é o público alvo do mesmo. As imagens e as recomendações expõem a preocupação do autor em fazer com que o livro também saia do papel e faça parte da vida de quem lê. Não à toa são os prêmios recebidos pela obra.