A Menina da neve

A Menina da neve Eowyn Ivey

Resenhas - A menina da neve

Victor Dantas 30/07/2020

Já leu algo que se passa no Alasca? Não?
Qual seria a maior aventura que você gostaria de realizar, para sair da zona de conforto?

Mabel e Jack, foram morar no Alasca.

Mabel e Jack, é um casal norte-americano que vive no Alasca, em meados dos anos 1920.
O casal leva uma vida bem tranquila e confortável em um interior do frio e misterioso Alasca, conquistaram tudo o que sempre quiseram com muito esforço, no entanto, existe algo que eles infelizmente não puderam ter.

Esse fato, causou uma instabilidade na relação do casal, que até então nunca se estranharam, sempre foram parceiros um do outro. E, é nesse ponto da história, que o leitor entra em contato com os personagens.

A convivência do casal está para piorar quando uma seca atinge o Alasca, e Jack, que cultivava hortaliças em sua roça para vender, acaba sendo prejudicado, e isso, afeta toda a condição econômica do casal.

Mas, estamos falando do Alasca, um lugar onde os habitantes caçam para sobreviver a certos períodos difíceis, e, um desses habitantes, é o casal Ester e George, qual Mabel e Jack acabam se tornando amigos.

Ao chegar o inverno, Mabel e Jack, acabam tendo uma surpresa no primeiro de neve em seu quintal. Eis que aparece uma menina acompanhada de uma raposa, na frente de sua casa, mas, não demora muito e ela vai embora.
No entanto, no dia seguinte, ela retorna para o mesmo lugar, e assim, por vários dias, mas, quando o inverno cessa, ela desaparece, e, volta no inverno seguinte.

Assustados com a situação, o casal, começam a se perguntar se aquela menina está perdida, precisando de ajuda, e, onde estão seus pais. Decididos a descobrir o motivo, eles a convidam a entrar em sua casa, e, ao passar dos dias começam estabelecer uma amizade com a garota para descobrir de onde ela veio.

Um dia, em visita a cidade, Jack relata o ocorrido para alguns colegas, só que ninguém na cidade conhece ou já viu a menina além dele e Mabel, e, Jack acaba descobrindo que na floresta de onde a menina sempre surge, não vive nenhuma família.

A partir daí, o leitor vai acompanhar a relação entre Mabel, Jack e a menina, sendo construída aos poucos, e, essa relação, vai interferir de algum jeito na vida do casal, a ponto de eles pensarem que talvez ter conhecido a menina não tenha sido um acaso, e, que ela não esteja perdida...

Talvez tenham sido eles que provocaram de alguma forma essa situação, afinal, por que só eles conseguem vê e falar com a menina?

A narrativa da autora é bem fluída, os capítulos são curtos, cheios de diálogos, e, além disso, os protagonistas, Mabel e Jack são uns fofos, que faz o leitor se apegar a eles já nas primeiras páginas. A autora, desenvolveu muito bem eles, são personagens que possuem passado, traumas, conflitos, e, isso o tornam palpáveis e bem reais.

Tanto a Mabel quanto o Jack, são fortes, pacientes, admiráveis em todos aspectos, e, o relacionamento deles é um dos mais lindos que eu já vi em livros.
Os personagens secundários, a Ester, o George e Garret, também foram bem apresentados na trama, e, acrescentaram muito ao enredo.

A ambientação do livro é encantadora, as descrições e a geografia do local foram bem executadas, o leitor consegue visualizar o Alasca, a neve, o interior que os personagens vivem, as casas, as comidas, com muita facilidade.

Foram esses os pontos positivos que me fizeram gostar tanto da história, no entanto, o desfecho não me agradou. A forma como a autora conduziu os últimos capítulos, fez com que um personagem muito importante tivesse sua identidade totalmente mudada por uma situação bem conveniente. Pareceu que autora quis forçar a situação para escrever o final escolhido, mas, talvez o final possa agradar você. Por isso, recomendo que leia.

A história de Mabel e Jack, vale a pena!

Jaguatirica 30/07/2020minha estante
Suas resenhas são incríveis, sério

Victor Dantas 30/07/2020minha estante
Obrigado bia :)

Leandro M. 30/07/2020minha estante
Concordo com tudo! Se o final da história tivesse tomado outro rumo, esse livro mereceria as 5 estrelas sem sombra de dúvida. Achei bem forçado mudar a linha que remetia mais à fantasia por algo mais real. Mas cada autor sabe o que faz, né?

Victor Dantas 30/07/2020minha estante
Sim Leandro, exatamente, era o diferencial da história, e foi desperdiçado..

Wallace.Santos 30/07/2020minha estante
Já li. Minha ultima leitura se passou por lá, depois continuo pelas ilhas após ela, como Attu, Aleuta, Adduk.

Kath 31/07/2020minha estante
Comecei a ler esse livro e abandonei. Tava achando tão arrastado. Mas a sua resenha ficou tão incrível que acho que vou dar outra chance, se não esse ano, mas ano que vem.

mat 23/10/2020

execução ruim
A menina da neve
Autora: Eowyn Ivey ??

Nota: ? (1/5)

Um casal na faixa dos 50 anos se muda para o Alasca por não saber lidar com a falta de filhos e o impacto disso nas convenções sociais dos Estados Unidos no início do século XX, a partir dessa mudança eles encontram novas dificuldades, até o surgimento de uma garotinha, que fica sozinha na floresta com sua raposa.

Eu não gostei desse livro, ele tem uma ideia não convencional, que por outro escritor poderia ser desenvolvida melhor. O enredo não convence,  mesmo sendo uma escrita de muito fácil compreensão,  metade do livro foi muito chato. Personagens contraditórios e sem carisma, além de não conseguir entregar o que o livro se propõe, que é causar emoção e reflexão, ao enredo principal eu só senti indiferença, alémé claro, das dezenas de clichês literários que são irritantes. Um dos poucos pontos interessantes é as narrações da cultura de caça no Alasca, o que no meu caso, causou muito desconforto o modo como os animais são vistos e a normalização do ato de matar variados animais nessa área.

Alessandra 15/04/2020

A história se passa no Alasca, e é sobre um casal querendo recomeçar, depois de ter perdido um filho, longe da pressão e das expectativas da família.

Um certo dia decidem fazer um boneco de neve, uma menininha e neve, que aparentemente ganha vida, pois no dia seguinte eles encontram uma garotinha correndo entre as árvores, próximo de sua fazenda, que ninguém nunca viu nem ouviu falar. Um mistério é criado em torno da menina: seria ela uma fada do inverno ou apenas uma criança órfã?

Apesar de toda enrolação, até a metade do livro a história estava incrível, envolvente, adorei o clima frio de inverno, a solidão dos personagens deixava tudo mais tocante, mas, então, a autora muda o percurso da história bruscamente, o que comprometeu toda a magia criada em torno da protagonista da neve, ficou totalmente desconexo em relação ao enredo criado, com um romance forçado, perguntas sem respostas, um final muito frustrante para um livro com uma premissa fascinante.
Rubia 16/07/2020minha estante
Acabei abandonando o livro quase no final, justamente por ter ido por um caminho que me frustrou.

Natália 12/01/2021

Ambientação perfeita!
*Comecei a ler o livro achando q seria suspense sobrenatural sksksks sla, mas ñ passou de um mistério com uma pitada de fantasia
* Eu lia e conseguia imaginar a paisagem perfeitamente
* Sensação de coração quentinho??
* Contém mta emoção e mensagens lindas!
* A escrita da autora é tão poética q a leitura passa voando.
* Li quando estava no ar condicionado e parecia q estava na neve junto com a Mabel e o Jack, e claro, com a menina da neve.?
12/01/2021minha estante
Ahhhh, deu vontade de ler ele!

Natália 12/01/2021minha estante
Aaah leia? é mto lindo, li pelo kindle unlimited

Morott1nha 05/03/2023

QUE LIVRO FODA
Entrou pra lista de meus livros favoritos fácil, o final me fez chorar e a história me prendeu... Simplesmente, perfeito.
Morott1nha 05/03/2023minha estante
amigos do skoob, eu não vou superar esse livro NUNCA

Yasmim Braga 05/04/2020

mágico, delicado e tocante!
Confesso que não esperava NADA do que encontrei aqui. Eu esperava uma leitura totalmente diferente e estava sem expectativas. Acho que por isso me surpreendi.

Aqui vamos conhecer Mabel e Jack, um casal nos seus cinquenta anos que moram isolados numa cabana no Alasca. Eles estão cansados e sofreram muito já. Ambos gostariam de ter tido filhos, porém a vida não os presenteou com isso, infelizmente. Mabel é infeliz e faz tudo mecanicamente. Jack está ficando com dores pois vai trabalhar na fazenda deles todos os dias, sozinho e no frio. Eles não fazem ideia de como será o futuro.

Um dia, uma faísca de alegria surge e eles brincam na neve como duas crianças. Mabel decide montar uma boneca de neve e Jack lhe ajuda. Orgulhosos com o feito, eles entram e dormem. No dia seguinte, a boneca sumiu e, nos próximos dias eles começam a se deparar com uma garotinha loira correndo pela fazenda. Muito parecida com a boneca que criaram. Eles não entendem nada, porém, passam a dar amor à aquela criança.

Temos outros personagens também, porém os três são os mais importantes. A história vai acontecendo sempre com uma aura de mistério e suspense, onde você se sente preso ao livro, querendo saber o que vai acontecer, como os personagens vão agir e vão se sentir.

A escrita da autora é poética e envolve com muita facilidade. Parecia que eu estava lendo um conto de fadas. Teve um dia que li antes de dormir, bem tarde e uma cena específica me deixou tensa. Essa autora escreve bem!

Me encantei pela história e pela mensagem que ela passa sobre amor, amizade, esperança e fé. Eu faria uma releitura com toda certeza! Achei tudo muito mágico e encantador! Indico muito! Diferente de tudo que já li!

EduardaMariaGG 11/11/2020

Caramba!
sem palavras pra esse livro! recomendo bastante pra quem gosta de uma pegada de mistério+fantasia+drama, o livro é repleto disso! A história é sensacional e me prendeu em todos os capítulos.

E até agora não consigo acreditar no final, é de se esperar, mas quando acontece...! leria de novo com toda certeza!

Carla.Marian 15/09/2020

Adorável
Simplesmente adorei conhecer Faina que carrega em toda sua história um mistério, Mabel e Jack, personagens incríveis com histórias também incríveis! Super recomendo a leitura desse livro!

Sil 26/09/2020

Achei a estória diferente, gostei bastante dos personagens é o cenário meio sombrio.
Só não curti muito o desfecho mas também não sei dizer porque.

Macys 31/03/2020

A criação do amor
É uma ficção bem fofa e boa para passar tempo, porém não recomendo esperar grandes coisas do final

anarontani 25/03/2020

Daquelas histórias que vc torce para tudo dar certo!!

Hayra.Oliveira 30/07/2020

Tive uma grata surpresa ao ler esse livro, pois estava com expectativas bem baixas quando o peguei.

Achei a história delicada, pura e intensa, de certa forma aproximando a minha mente de um inverno que chega imponente.

Em vários momentos da obra eu me emocionei com a delicadeza que a autora nos apresenta essa história e nos enche de expectativas com o seu desenrolar.

Gostei dos ensinamentos que esse livro nos traz, pois ao mesmo tempo que representam uma fábula, nos remete a realidade da nossa vida.

Entretanto a vida é isso mesmo, né? Há dias tristes, dias que a esperança perece e dias que somos agraciados com presentes inexplicáveis, mas que trazem todo o sentido que buscávamos... talvez essa seja a verdadeira magia.

null 09/08/2020

Foi muito bom ler esse livro, eu adorei a forma como a autora misturava fantasia com a realidade

Amanda Ferreira 20/07/2016

Um pouco decepcionada :(
Talvez eu tenha criado muita expectativa em ler este livro, mas a sinopse inicialmente me chamou atenção. O livro em si é bem chatinho, poderia ser resumido em menos páginas. Mabel e Jack são os personagens principais sem contar é claro, com a menina da neve, o enredo narra a história do encontro e da convivência dos três personagens principais. A menina da neve é um livro que poderia ser resumido em menos páginas, o mesmo enrola demais para na parte 3 começar aser interessante. No final das contas, não foi um livro proveitoso e nem é lá essas coisas que eu imaginava, esperava bem mais dele.
Tchamilla 07/11/2016minha estante
Concordo com você! No final achei apenas um livro chatinho.

Priscila.Valentim 19/06/2018minha estante
Super concordo pra mim este livro não teve de especial,final totalmente sem graça não senti nada pela história nem apego pelos personagens.

Tania 16/01/2020minha estante
achei muito sem graça. um livro que poderia ser resumido em menos páginas. um final decepcionante, personagens rasos que você não se envolve na trama e nem torce pelos personagens.Fiquei decepcionada.