Como se apaixonar

Como se apaixonar Cecelia Ahern

Resenhas - Como se apaixonar

Igor249 21/02/2023

Terapia! Urgente!
A história é bem escrita o bastante pra nos manter entretidos, mas - apesar de possuir disclaimers - acaba por romantizar temas bem sérios.

gabiinm 27/04/2021

Começo a resenha dizendo que não indico esse livro para quem tem algum tipo de gatilho com o tema suicídio. Ele é citado algumas vezes no livro - e nem sempre como história de sucesso -. (Se estiver enfrentando qualquer dificuldade, procure ajuda.)
---
Christine, a rainha dos livros "How To" ("Como"), tenta desesperadamente achar seu lugar mágico/cantinho da felicidade, desde que sua mãe morreu (se eu não me engano, suicídio). Ela é a mais nova de três filhas e sempre foi mais parecida com a mãe - enquanto as outras se pareciam mais com o pai -. Então, ela sempre buscava um algo a mais e vivia com a sombra e o medo de ser como a mãe. Em sua empresa, estava sempre ajudando pessoas com medos e vícios a melhorarem e conquistarem um emprego bom.
Nessa sua busca pelo seu lugar mágico/cantinho da felicidade, ela conhece a primeira pessoa tentando se suicidar e não consegue evitar. Ela começa numa busca frenética para descobrir onde errou e querendo corrigir, sentindo-se culpada pela pessoa ter atirado em si mesma.
Esse primeiro evento, traz mudanças na vida dela e ela se liberta de coisas que não tinham futuro, como o ex-namorado, que acaba sendo mais um dos problemas que ela vai precisar enfrentar ao longo do livro.
Continuando sua busca pelo seu lugar mágico/cantinho da felicidade, ela acaba se deparando com a segunda pessoa tentando se suicidar. Dessa vez, ela não quer errar novamente. Dessa vez, ela luta com todas as forças para que a mesma cena não se repita. Mesmo que tivesse gente assistindo - alguns até incentivando Adam a se matar -, ninguém além de Christine tenta ajudar.
Christine então decide combinar com Adam um tempo para tentar ajudá-lo a encontrar a alegria em viver e impedir que ele se mate. Passam por muitos momentos juntos e eles acabam se ajudando mutualmente em pontos que eles precisavam de ajuda.
Com a parceria e a cumplicidade, eventualmente, eles acabam, como diz no próprio título se apaixonando (um pelo outro, por eles mesmos e pela vida).
Pontos que valem mencionar:
1 - Uma coisa que eu achei interessante foi que outros personagens também têm narrativas interessantes descritas, que acontecem em paralelo
2 - O livro tem um quê de romances Hallmark e Lifetime, com uma história profunda acontecendo ao mesmo tempo.

Não é o meu livro favorito da Cecelia Ahern, mas está entre os livros que li e gostei bastante, então, minha avaliação foi feita com base nisso. O jeito que a Cecelia escreve é muito gostoso de ler e você consegue entrar na história e entender o que os personagens sentiam.

Indico a leitura!

---

"Ela pode ter sido o motivo, mas você foi a causa."
ESTER 09/10/2022minha estante
Quero muito ler, e sua resenha me fez ter mais vontade ainda, acho que vou começar amanhã.

gabiinm 10/10/2022minha estante
tomara que goste também, Ester!

Dai 17/04/2020

Um livro gostoso
Bom, o livro tem uma história forçada com o intuito de criar um romance.
Mas o que realmente me incomodou foi a personagem principal, uma pessoa que se anula o tempo todo em prol de outras pessoas que não conhece. Isso não me permitiu me conectar a personagem.
Porém, a medida que o livro avança, a trama vai ficando envolvente. A escritora tem uma excelente escrita, fluída, o que faz a história ser leve (apesar de bem forçada), e gostosa de ler. Com certeza daria um ótimo filme.

Maria 10/04/2021

esse livro é um desserviço, sério! a mina salva ele de um suicídio e resolve mostrar como a vida é bonita e tudo mais, até aí tudo bem porque não tá errada, mas o cara começa a usar a "bad vibes" dele pra conseguir as coisas dela. ameaçando se jogar da ponte pra ela fazer as coisas E PASMEM: NO FINAL ELA SE APAIXONA POR ELE TIPO?????? A NOÇÃO PELO AMOR, a autora escreveu isso aqui e foi com deus, a noção passou muito longe.
IzzyCansada 10/04/2021minha estante
"Como se apaixonar"
KKAKAKAKA Preocupante

iarakessia 16/04/2021minha estante
engraçado como um livro pode ser visto de formas totalmente diferentes, pq tu não gostou e eu amei. não vi por esse lado, e mesmo tentando agora, não achei que o Adam foi tão horrível assim, dado que ele sofria com depressão

Maria 16/04/2021minha estante
acredito que cada um tenha a sua própria cruz para carregar, e com isso o adam interpretou que a christine seria a "luz" dele (de modo que ele se isente da responsabilidade sobre suas ações). Auto responsabilidade é importante, principalmente quando a christine da uma pausa na vida dela para ajudar ele em troca de nada. De fato, existem pessoas que somam, mas no caso do adam, eu não senti o desejo de mudar para viver.

Isabella.Andriele 02/03/2022minha estante
Seu comentário definiu o que eu senti com a leitura. Quase não consegui terminar de ler.

Vivi.Montarde 09/05/2021

A história é bonitinha e gostosa de ler, mas ao mesmo tempo aborda assuntos sérios como depressão e suicídio.

A protagonista Christine é uma fofa, quer abraçar o mundo e ajudar a todos, embora não consiga dar conta da própria vida. O livro traz personagens secundários interessantes também como o pai e as irmãs da Christine, que me divertiram bastante quando apareceram.

Esse livro foi o primeiro que li dessa autora e gostei. A história consegue prender e envolver e a escrita da autora é muito boa.
Dani 10/06/2021minha estante
Que legal vivi que você leu :)
Gostei dele também
Li rapidinho prende agente , nos diverte , tem uma excelente protagonista é fala sobre um assunto realmente sério.
Concordo em tudo com o que você disse;)
Se der lerei outros da escritora .

Vivi.Montarde 11/06/2021minha estante
Realmente prende, Dani. E tb fiquei com vontade de ler outros da autora ?

Vivi.Montarde 11/06/2021minha estante
Dani, procura o livro Os doces anos. Li recentemente e adorei. E é seu estilo, acho que tb vai gostar.

Dani 20/06/2021minha estante
Já procurei vivi
E já coloquei na lista de desejados
Obrigada pela indicação
Suas dicas sempre são perfeita:)

Vivi.Montarde 20/06/2021minha estante
Obrigada, Dani. Vc é um amorzinho ?

Deny.Gabriel 19/12/2021

"A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. E, embora possa ser da natureza humana ficar se prendendo a eles, não faz sentido, como acontece com muitas coisas naturais; não faz sentido permitir que um unico pensamento habite a mente porque pensamentos são como hóspedes ou aqueles amigos que só aparecem nos bons momentos. Assim que chegam, podem ir embora, e até mesmo aqueles que levam muito tempo para emegir por completo podem desaparecer em um instante. Momentos são preciosos; as vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, São passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar."

Esse livro é muito bom, Cristine e Adam tem uma Química incrível e, por mais que eles não tenham se conhecido em um momento bom, eles acabaram bem.
Tivemos uma grande evolução, nos dois personagens, perceberam seus problema e começaram a tentar ajeitar. E a vida é assim, altos e baixos, mas temos que continuar em frente.

Leila 05/04/2023

Como se apaixonar
Da mesma autora de "Simplesmente acontece", este livro conta a história de Christine e Adam, a partir de títulos de livros de auto-ajuda. "Como se apaixonar" é uma história clichê, que você já espera o final feliz...
Achei só meio cansativa a história, não fluiu como outros livros...

Mari 12/03/2021

Ameiiiii
***Por favor não façam igual ao Adam e em qualquer pensamento suicida, simplesmente procure por ajuda psicológica :(*** tirando esse "probleminha" grande, eu amei muito....

É um livro bonito e com o tema bem forte o suicídio. Depois de Christine presenciar um homem tirando a própria vida, ela se sente a pior pessoa do mundo e se culpa. Ao encontrar Adam, um desconhecido, prestes a se jogar de uma ponte, ela se vê dando um jeito de o impedir e faz um acordo com ele, ela precisa fazê-lo voltar a ter vontade de viver até seu aniversário que é em duas semanas.

Christine se esforça demais e se entrega inteiramente nessa missão de fazer o homem não se matar, e muitas vezes ela se vê sem forças por sentir que Adam não quer de jeito nenhum ela por perto, tenta fazer com que ele se encontre com algum terapeuta mas ao ver que não deu certo volta a se entregar pelo acordo.

Muito bonito o livro e muito triste também a temática totalmente atual. Os sentimentos que são expressados era como se tivesse acontecendo comigo, as dores e as alegrias são transmitidas. Eu realmente amei esse livro, acho que merece uma boa chance, apesar de a todo momento estar pensando "mds esse homem só precisa de uma ajuda psicológica" mas em algum momento tudo toma seus eixos.

Apaixonadinha e de coração bem aconchegado..... Porém da vontade de mais rs.
??????

Marília 17/08/2022

Leve
Um dos poucos livros que ganhei de presente S2

_________________________________________

Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.

Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.

Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?

liepparker 22/11/2022

eu me envolvi tanto com essa história, é linda demais! quando eu acabei, já me deu vontade de ler de novo. sofri muito com esse livro também ? !! valeu cada página.

Aione 28/10/2015

Considero Cecelia Ahern como uma das autoras que apenas me basta ver seu nome na capa de um livro para que eu me interesse por sua leitura. Com Como se apaixonar não foi diferente.

Aqui temos a história de Christine que, em primeira pessoa, nos narra os improváveis acontecimentos de sua vida. Após ter tentado impedir o suicídio de um homem, resolve terminar seu casamento por enfim aceitar que ele não a faz feliz. Enquanto enfrenta as consequências de sua escolha, conhece Adam em uma situação totalmente improvável: uma nova cena de suicídio. Assim, ela consegue convencê-lo a tentar recobrar a vontade de viver em duas semanas – prazo estipulado por ele -, enquanto precisa lidar com seus próprios fantasmas.

Não demorei a mergulhar na leitura, uma vez que a escrita da autora foi bastante envolvente. Ainda, a própria premissa me interessou, principalmente pela curiosidade sobre como a autora desenvolveria o enredo, afinal, um prazo de duas semanas me pareceu pouco para persuadir alguém nas condições de Adam a continuar vivendo, e temi por não conseguir ser convencida pelo livro. Felizmente, isso não aconteceu. A história, ainda que desenvolvida em um período cronológico relativamente curto, não me passou a sensação de inverossimilhança, sendo capaz de me encantar passo a passo, de forma que me vi compreendendo as situações de cada personagem e torcendo por elas.

Christine, aliás, me agradou, mesmo com algumas observações sobre ela. É notório que a personagem foque em Adam em uma tentativa de ignorar seus próprios problemas, algo trabalhado em seu amadurecimento ao longo da trama. Ainda, sua extrema passividade em alguns momentos chegou a me incomodar – no sentido de desejar que ela parasse de sofrer injustiças -, considerando-se tudo a que ela é obrigada a aguentar, principalmente de seu ex-marido, e acaba por suprimir. De qualquer forma, essa é uma característica intrínseca à personagem e necessária à maneira de como se dão os fatos. Christine é forte, acima de tudo, pela maneira de como é capaz de enfrentar as situações e de se colocar no lugar de outros. Adam, por sua vez, é encantador ao revelar seu lado mais vivo e sagaz, ao mesmo tempo em que desperta compaixão por suas provações internas. Merecem destaque, também, o pai e as irmãs de Christine, que cativam o leitor principalmente por seu peculiar humor.

Como pontos baixos, destacaria principalmente os relacionados a alguns momentos da narrativa e ao trabalho de tradução e revisão do livro. Sobre o primeiro caso, senti que, em alguns momentos, havia a criação de certa expectativa sobre a descrição de um momento que, logo em seguida, era quebrada ou pela ausência dessa narração ou por uma descrição mais superficial. Sobre a tradução, notei a presença de algumas construções de sentenças um pouco incomuns no português, que culminaram em frases estranhas e de compreensão dificultada, resultando em uma quebra de fluidez da leitura. Ainda, as falhas de revisão foram bastante frequentes, ficando um alerta à editora sobre isso – algo que, inclusive, já notei em outras publicações.

Em linhas gerais, Como se apaixonar é envolvente e de temática delicada sendo, por consequência, capaz de gerar reflexões importantes, ainda que singelas. Foi uma obra que conseguiu me emocionar em alguns momentos e me surpreendeu com algumas de suas revelações, algo mais do que positivo para o desenvolvimento da trama. Ainda que não tenha entrado para o meu hall de favoritos da autora e nem tenha me impactado como outras de suas obras, foi, certamente, uma leitura leve, proveitosa e sensível.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/10/27/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern/

LuccySwan 16/08/2023

Trata-se de um verdadeiro conjunto de advertências. Uma narrativa forçada, desprovida de tempero e doçura. Não se trata de uma escrita deficiente, mas sim de uma proposta que desperta interesse. Todavia, não figura entre as mais primorosas leituras. Pode-se enquadrar no clássico cenário do arrependimento: "Preferiria ter assistido ao filme estrelado por Pelé". Se o tempo estiver excessivamente livre, essa pode ser uma opção, mas se houver outras alternativas à disposição, sem dúvida há obras superiores a serem contempladas.

Anita Pêssego 13/11/2020

Ficou a desejar...
Christine basicamente passa o livro inteiro tentando convencer pessoas a não cometer suicídio, o que ela chama de eventos improváveis.
É o primeiro livro que leio que a protagonista é uma coadjuvante na vida de todos os personagens e não tem um final feliz arrebatador como eu esperava.

Jucy 14/08/2022

Livro que trata de um assunto pesado de uma forma mais leve
É um achado ele sem dúvidas, leitura gostosa, cheguei a querer chorar lendo... A gente vê algumas nuances dos personagens enquanto estão tentando salvar um ao outro, no fim a salvadora tbm precisava ser salva?

Danii 18/05/2016

A arte que é viver e se apaixonar pela vida
Quando se lê apenas o nome desse livro, você pode se perguntar: "Será que é um livro de autoajuda ensinando como se apaixonar por algum doido (ou doida) por aí? Parecido com aqueles de como conquistar um cara em três dias?" Bem, como você deve ter notado pela sinopse, não é. (Breve pausa para agradecimento à Cecelia Ahern por isso. "Obrigada Cecelia!!!" Pronto, agradecemos). E antes que alguém pergunte, sim, eu amo esse livro. Na verdade 80% de mim o ama, e os outros 20% tem uma bela paixão platônica por ele.
Bom, voltando a história, nada como salvar um estranho de se matar para ter coragem de se comprometer com o desafio quase impossível de fazê-lo amar a vida de novo em duas semanas, né? Hum, talvez tenha, nunca impedi um estranho de se matar para saber como é. Mas a Christine sabe! Já que ela impediu o Adam de pular da ponte e tudo. "Ponte? O cara ia pular de uma ponte?" Sim, ele ia, mas a Chris chegou antes de o mundo perder mais um cara lindo.
Enfim, o cara da ponte (também conhecido como o cara lindo, ou, simplesmente, Adam) nem é o primeiro suicida que ela encontra (Azar? Coincidência?). Antes de conseguir impedir que o Adam pule rumo à morte (ou à água mesmo), ela tenta impedir que um outro suicídio aconteça, mas infelizmente não se pode controlar as ações alheias e Simon (o primeiro suicida) atira na própria cabeça. E isso desperta em Christine a vontade de salvar a própria vida, então ela decide largar o marido para buscar uma vida mais feliz. "Ela larga o marido por que viu alguém atirar em si mesmo? Sério isso?" Em parte sim, mas essa “experiência” meio que abre os olhos dela. Como a própria Cecelia escreveu, às vezes, quando você presencia algo muito real, fica com vontade de se afastar de tudo o que é falso e parar de fingir, fica com vontade de querer ser verdadeiro e honesto com você mesmo... Então a Christine possivelmente pensa: "Por que continuar casada com alguém que não amo, sendo infeliz e fazendo o outro infeliz também? Com alguém que eu nem deveria ter me casado para começo de conversa?"
Infelizmente, as consequências dessa decisão não são nada fáceis já que todos acham que é apenas por causa do trauma e não por seu casamento ser infeliz; e o vingativo (frio, maldoso e amargo) do ex-marido, Barry, resolve tirar tudo que ela tem e infernizar a vida da pobre mulher, quando ela fez quase um favor para ele.

"Era quase como se a minha infelicidade não fosse o suficiente. Se ele não me traiu, não me bateu e não foi cruel comigo, ninguém parecia conseguir entender que eu não amá-lo e estar infeliz eram motivos suficientes."

Mas esses problemas não a impediram de certa noite, passeando por uma ponte, encontrar (e salvar) Adam que estava determinado a pular rumo ao desconhecido. Mas como nada na vida é fácil (tirando fazer miojo), o cara da ponte apenas concorda em prolongar sua vida até o dia de seu aniversário e nesse prazo ele permite que Christine tente ajudá-lo a voltar a amar a vida e a resolver os problemas que tem (como se ela já não tivesse os próprios), e se não conseguir, o desejo de morrer dele venceria ("uma solução permanente para um problema temporário").

"É um momento, isso é tudo. E momentos passam. Se você aguentar, esse momento vai passar e você não vai querer acabar com a sua vida. (...) Pode parecer que não há opções, mas há... Você pode superar isso. (...) O que quer que esteja acontecendo, você consegue superar."

Quantas pessoas você conhece que colocariam os próprios problemas em segundo plano para tentar salvar a vida de alguém desconhecido até então? Se não conhece, leia esse livro e conheça a Super-Christine, solucionadora de problemas e salvadora de suicidas por acaso (ou talvez nem tão por acaso assim). Para a senhorita conserta-tudo se algo não pode ser consertado pode ser mudado, melhorado, e para isso ela se inspira, e muito, em livros de autoajuda.
E com base nesses livros ela tenta ajudar Adam, que é um dos suicidas mais apaixonantes que eu já tive o prazer de conhecer por meio de um livro. Ele sabe ser gentil e educado, engraçado, romântico... Ah! Romântico! (Suspiros para esse ser apaixonante). "Adam faça um chocolate para mim também! Em formato de livro! Porque não estou ganhando nem a embalagem de um bombom!"
Com cenas que variam da comédia ao drama, em Como se apaixonar conhecemos melhor Christine e Adam (como alguns personagens secundários) que nos mostram que é preciso estar ao lado das pessoas dando apoio sim, mas as deixando viver a própria vida e tomar as próprias decisões; e que nos dão verdadeiras lições de vida, envolvendo depressão, suicídio, superação, generosidade, família, amizade, amor e, principalmente, sobre a arte que é viver e ser apaixonado pela própria vida.

"Onde estaríamos sem amanhãs? O que teríamos em vez disso seriam hojes. E, se esse fosse o caso, com você, eu esperaria que hoje fosse o dia mais longo. Eu encheria o hoje de você, fazendo tudo o que sempre amei. Eu riria, falaria, ouviria e aprenderia, eu amaria, amaria, amaria. Faria todos os dias serem hoje e passaria todos com você, e nunca me preocuparia com o amanhã, quando não estaria com você. E, quando aquele temido amanhã chegar para nós, por favor, saiba que eu não quis deixá-lo, ou ser deixada para trás, que cada momento que passei com você foram os melhores momentos da minha vida."
Mari 14/07/2016minha estante
Oi, eu queria mt ler o livro e adorei a sua resenha, mas estou com uma ressaca literária terrível, e queria ler um livro com final feliz hahahaha você poderia me dar uma dica se eu devo começa-lo agora ou devo esperar um pouquinho mais pra começar a ler?
Não gosto de largar livro pela metade e odiaria fazer isso com esta :(

Danii 14/07/2016minha estante
Olha, depende. Eu não lembro de ter chorado lendo ele nem nada, na verdade, até ri bastante, mas já li resenhas de pessoas que ficaram de ressaca literária por causa dele kkk
Então cada caso é um caso, mas para garantir leia um livro daqueles mais fofinhos (tipo "Namorado de Aluguel", "Três coisas sobre você", "Para todos os garotos que já amei"...) para ajudar na ressaca e depois leia ele sem pressão, sem expectativa... kkk

Mari 15/07/2016minha estante
Obrigada por responder e pelas sugestões Danii :)