Como se apaixonar

Como se apaixonar Cecelia Ahern

Resenhas - Como se apaixonar

Danii 18/05/2016

A arte que é viver e se apaixonar pela vida
Quando se lê apenas o nome desse livro, você pode se perguntar: "Será que é um livro de autoajuda ensinando como se apaixonar por algum doido (ou doida) por aí? Parecido com aqueles de como conquistar um cara em três dias?" Bem, como você deve ter notado pela sinopse, não é. (Breve pausa para agradecimento à Cecelia Ahern por isso. "Obrigada Cecelia!!!" Pronto, agradecemos). E antes que alguém pergunte, sim, eu amo esse livro. Na verdade 80% de mim o ama, e os outros 20% tem uma bela paixão platônica por ele.
Bom, voltando a história, nada como salvar um estranho de se matar para ter coragem de se comprometer com o desafio quase impossível de fazê-lo amar a vida de novo em duas semanas, né? Hum, talvez tenha, nunca impedi um estranho de se matar para saber como é. Mas a Christine sabe! Já que ela impediu o Adam de pular da ponte e tudo. "Ponte? O cara ia pular de uma ponte?" Sim, ele ia, mas a Chris chegou antes de o mundo perder mais um cara lindo.
Enfim, o cara da ponte (também conhecido como o cara lindo, ou, simplesmente, Adam) nem é o primeiro suicida que ela encontra (Azar? Coincidência?). Antes de conseguir impedir que o Adam pule rumo à morte (ou à água mesmo), ela tenta impedir que um outro suicídio aconteça, mas infelizmente não se pode controlar as ações alheias e Simon (o primeiro suicida) atira na própria cabeça. E isso desperta em Christine a vontade de salvar a própria vida, então ela decide largar o marido para buscar uma vida mais feliz. "Ela larga o marido por que viu alguém atirar em si mesmo? Sério isso?" Em parte sim, mas essa “experiência” meio que abre os olhos dela. Como a própria Cecelia escreveu, às vezes, quando você presencia algo muito real, fica com vontade de se afastar de tudo o que é falso e parar de fingir, fica com vontade de querer ser verdadeiro e honesto com você mesmo... Então a Christine possivelmente pensa: "Por que continuar casada com alguém que não amo, sendo infeliz e fazendo o outro infeliz também? Com alguém que eu nem deveria ter me casado para começo de conversa?"
Infelizmente, as consequências dessa decisão não são nada fáceis já que todos acham que é apenas por causa do trauma e não por seu casamento ser infeliz; e o vingativo (frio, maldoso e amargo) do ex-marido, Barry, resolve tirar tudo que ela tem e infernizar a vida da pobre mulher, quando ela fez quase um favor para ele.

"Era quase como se a minha infelicidade não fosse o suficiente. Se ele não me traiu, não me bateu e não foi cruel comigo, ninguém parecia conseguir entender que eu não amá-lo e estar infeliz eram motivos suficientes."

Mas esses problemas não a impediram de certa noite, passeando por uma ponte, encontrar (e salvar) Adam que estava determinado a pular rumo ao desconhecido. Mas como nada na vida é fácil (tirando fazer miojo), o cara da ponte apenas concorda em prolongar sua vida até o dia de seu aniversário e nesse prazo ele permite que Christine tente ajudá-lo a voltar a amar a vida e a resolver os problemas que tem (como se ela já não tivesse os próprios), e se não conseguir, o desejo de morrer dele venceria ("uma solução permanente para um problema temporário").

"É um momento, isso é tudo. E momentos passam. Se você aguentar, esse momento vai passar e você não vai querer acabar com a sua vida. (...) Pode parecer que não há opções, mas há... Você pode superar isso. (...) O que quer que esteja acontecendo, você consegue superar."

Quantas pessoas você conhece que colocariam os próprios problemas em segundo plano para tentar salvar a vida de alguém desconhecido até então? Se não conhece, leia esse livro e conheça a Super-Christine, solucionadora de problemas e salvadora de suicidas por acaso (ou talvez nem tão por acaso assim). Para a senhorita conserta-tudo se algo não pode ser consertado pode ser mudado, melhorado, e para isso ela se inspira, e muito, em livros de autoajuda.
E com base nesses livros ela tenta ajudar Adam, que é um dos suicidas mais apaixonantes que eu já tive o prazer de conhecer por meio de um livro. Ele sabe ser gentil e educado, engraçado, romântico... Ah! Romântico! (Suspiros para esse ser apaixonante). "Adam faça um chocolate para mim também! Em formato de livro! Porque não estou ganhando nem a embalagem de um bombom!"
Com cenas que variam da comédia ao drama, em Como se apaixonar conhecemos melhor Christine e Adam (como alguns personagens secundários) que nos mostram que é preciso estar ao lado das pessoas dando apoio sim, mas as deixando viver a própria vida e tomar as próprias decisões; e que nos dão verdadeiras lições de vida, envolvendo depressão, suicídio, superação, generosidade, família, amizade, amor e, principalmente, sobre a arte que é viver e ser apaixonado pela própria vida.

"Onde estaríamos sem amanhãs? O que teríamos em vez disso seriam hojes. E, se esse fosse o caso, com você, eu esperaria que hoje fosse o dia mais longo. Eu encheria o hoje de você, fazendo tudo o que sempre amei. Eu riria, falaria, ouviria e aprenderia, eu amaria, amaria, amaria. Faria todos os dias serem hoje e passaria todos com você, e nunca me preocuparia com o amanhã, quando não estaria com você. E, quando aquele temido amanhã chegar para nós, por favor, saiba que eu não quis deixá-lo, ou ser deixada para trás, que cada momento que passei com você foram os melhores momentos da minha vida."
Mari 14/07/2016minha estante
Oi, eu queria mt ler o livro e adorei a sua resenha, mas estou com uma ressaca literária terrível, e queria ler um livro com final feliz hahahaha você poderia me dar uma dica se eu devo começa-lo agora ou devo esperar um pouquinho mais pra começar a ler?
Não gosto de largar livro pela metade e odiaria fazer isso com esta :(

Danii 14/07/2016minha estante
Olha, depende. Eu não lembro de ter chorado lendo ele nem nada, na verdade, até ri bastante, mas já li resenhas de pessoas que ficaram de ressaca literária por causa dele kkk
Então cada caso é um caso, mas para garantir leia um livro daqueles mais fofinhos (tipo "Namorado de Aluguel", "Três coisas sobre você", "Para todos os garotos que já amei"...) para ajudar na ressaca e depois leia ele sem pressão, sem expectativa... kkk

Mari 15/07/2016minha estante
Obrigada por responder e pelas sugestões Danii :)

rejamile 15/01/2022

bom
Me disseram bastante que ele tem uma vibe " por lugares incríveis" então c vc já leu e gostou, provavelmente, irá gostar desse também, eu achei ele um bom livro, mas ainda assim sinto que faltou algo, no fim eu queria mais, queria saber oq aconteceu depois e tudo, então deixou a desejar um pouco. Ele tem inúmeros assuntos problemáticos como: depressão, suicídio, cyberbullying... então c vc tem algum gatilho, recomendo que não leia, pois na maioria dos casos não foram de sucesso. LINHAS A SEGUIR CONTÉM SPOILERRRR Mas fora isso, cara, sinceramente, a gente acaba literalmente sentando e assistindo eles se apaixonarem, cada coisinhas aí... e sério, q vontade de ter um adam romântico daqueles na minha vida kkk :(.

Luciene 22/09/2022

Recomeçar e encarar seus medos podem fazer você se apaixonar
Se você gosta de romances em meio à dificuldades, esse é o livro. ???
Curti, achei leve , e no início achei chata a leitura, mas depois me apaixonei pelas fragilidades da vida de cada um e fui me identificando a cada capítulo.
Acho até oportuno ter lido ele no Setembro amarelo.???
Christine é uma jovem que vivenciou o suicídio da sua mãe e têm medo de não conseguir "consertar" as coisas e pessoas à sua volta, como se a responsabilidade fosse dela. Quando resolve pela primeira vez tomar as rédeas da sua vida, pensando nela mesma e não nos outros, resolve se separar em apenas 9 meses de casada, um casamento infeliz para ela.
Afinal, ela não era apaixonada por Barry, seu ex marido.
E é aí que tudo muda de repente, e em questão de dias ela se depara com 2 homens que tentam suicídio, e é com um deles ela faz um acordo de buscar razões e prazer de viver, mal sabia que era ela que ia se apaixonar e ver o prazer que a vida tinha a oferecer.

Beatriz880 03/01/2022

Deveriam prescrever você para depressão em vez de comprimidos.

não foi o que vc disse? fique comigo e eu vou mostrar como a vida é maravilhosa?

liaâ¤ï¸âð¥ 16/02/2024

Gostei muito, muito mesmo.
Confesso que as primeiras 50 páginas são bem chatas e que às vezes passei muita raiva com a Christine, mas eu geral, o enredo é ótimo, muito criativo, personagens com personalidade e bons plot twists.
Gostei muito do desenvolvimento do casal, algo que é muito importante pra mim nos livros.
Cecelia, você arrasou, coloquei na lista de favoritos ??

@leitora.si 10/12/2021

Achei o tema abordado muito massante, muito repetitivo 3 personagens suicidas em um único livro! Ficou enjoativo de ler, quase abandonei a leitura. O livro tem hot.

VitAria1253 03/09/2023

Alguém me paga uma terapia?
Não vou negar que enrolei MUITO pra ler esse livro porque no começo ele era bem chato(na minha opinião)mas depois de um tempo ele começou a me prender demais,por algum motivo é bem estranha a relação deles e eu acho que até um certo ponto eles não tinham nenhuma química,e o fato do Adam depender de um amor pra viver é meio preocupante mas apesar de tudo é um livro maravilhoso,e se você é uma pessoa sensível(eu sou bastante)não leia,apesar de eu recomendar.Estou muito abalada e precisando urgentemente de uma terapia.

Ahna Jehsk 11/12/2023

Como não se apaixonar por Christine Rose?
O começo do livro foi difícil pra mim mas no correr das páginas Adam e Christine foram me encantando enquanto se descobriam e eu fui me apaixonando enquanto eles se apaixonavam!!!
O casal me ganhou mesmo quando ele conheceu a familia dela e adorou, eu teria corrido na mesma hora, que delícia acompanhar os esforços dela para trazer vida a vida dele para então descobrir que ele trouxe vida para a vida dela!
Mesmo falando sobre as dores e consequências da depressão e do suicídio, essa história é encantadora, bonita e muito viciante.
Quero ter no mundo mais Christines Roses.

Duda 22/08/2023

Tema muito sério para ser levado como romance clichê
Esse livro é meio sus?. Mas a leitura é até legal, eu fiquei com aflição o livro inteiro com medo que o pior acontecesse com ele e até mesmo com ela, se vc tem GATILHOS com depressão e suicídio por favor não leia! Eu achei a relação deles fofas em algumas partes mas em outras me trouxe muito um sentimento de dependência emocional que era muito angustiante. Os outros personagens são bem legais, são um conforto para temas tão pesados. Essa autora tem livros melhores acredite.

Any 02/02/2016

Só é feliz quem não tem medo de abrir mão do passado e mergulhar de cabeça no presente!
Cecilia Ahern é aquela autora detalhista que não se preocupa em narrar uma história de amor arrebatadora ou uma tragédia. Ela vai além e com uma escrita unificada nos prende do primeiro ao último capitulo.
Antes de iniciar a leitura de seus livros, imagino sempre que vou encontrar emoção, fantasia e no meio de tudo isso lições para vida. Neste me surpreendi, porque além de ter tudo o que falei acima, havia uma pitada de humor coisa que quase não se vê nas suas obras anteriores, mas que neste deu um sabor todo especial. No decorrer da leitura de “como se apaixonar” é inevitável não sorrirmos e ao mesmo tempo não nos mantemos situados na seriedade dos fatos que se desenrolam.
A história é sobre Christine, uma mulher recém separada que tem sua vida virada de ponta a cabeça quando a mesma tenta impedir um homem de cometer suicídio e fracassa. Dizem que “Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, no entanto, novamente ela se vê outra vez vivendo esse pesadelo. Adam é um homem de seus 30 e poucos anos que não conseguindo lidar com a dor de ver sua namorada trocá-lo pelo melhor amigo, tenta tirar sua vida. Mas ele é impedido por Christine que em um curto tempo terá que demonstrar para Adam porque viver vale a pena.
Você enquanto leitor vai descobrir duas coisas básicas: 1) Nós não temos o poder de mudar ninguém. 2 ) Não podemos dizer como o outro deve viver a própria vida.
Dizer que eu amo a forma como Cecelia Ahern escreve é suspeito. Mas confesso que chego na última página e peço para que ela não pare nunca de criar belas histórias. Que essa mente brilhante não se canse e que essas mãos não tardem em escrever de maneira tocante novamente. Desejo que ao chegar ao final deste livro você descubra assim como eu que: A FELICIDADE NÃO CHEGA A NOSSA MÃO PRONTA. É necessário construí-la.

Adrielle 16/02/2016minha estante
Amo os livros da Cecelia,você soube definir do que tratam seus livros, a principal característica é ter uma lição de vida,transmitir uma mensagem sobre a qual possamos refletir. E não tinha reparado, esse foi o livro que mais ri com a história, apesar da seriedade do tema. Nos outros também tem situações engraçadas, mas não como nesse. Maravilhoso esse livro,não conseguia parar de ler!

Miriam 22/03/2021

Um livro surpreendente!
Uma história linda de superação, ajuda ao próximo e amor. É cheia de gatilhos e trata de assuntos sérios como depressão, divórcio, suicídio porém de forma leve e com toque de humor! Como todo livro da Cecelia trás uma lição valiosa pra gente levar pra vida!

Kecia Jolie 27/06/2021

Que livro maravilhoso. Ler Cecelia Ahern sempre aquece meu coração. Cada página, cada capítulo é um aprendizado e um conforto ao coração. Amei a leitura e super recomendo aqueles que gostam de histórias de amor e superação.

Elis 29/09/2020

Simplesmente perfeito
Não posso negar que senti receio em ler porque aparenta ser O clichê e por mais que eu ame, estava começando a me cansar, porém ainda assim ele me surpreendeu. Sou suspeita para falar que me apaixonei pelo livro porque sou uma fã irremediável do gênero.
Só tenho a dizer que a evolução das personagens é o que mais me impressiona no livro, realmente apaixonante!

MateusSilva 11/10/2020

Um romance bonzinho!
A história é boa, os personagens são um pouco meio clichê a história também é, algumas passagens da história eu achei muito mesmisse e lenta, o final eu já praticamente sabia desde o começo, parece um filme que passaria na sessão da tarde, mas o livro traz uma trama bem leve pra pessoas que gostam desse coisa de romance e finais felizes.

Bruna 21/10/2023

Uma ficção de romance, com um pouco de comédia e drama. Gostei da forma leve que a autora tratou de um tema tão profundo.

Dos livros que li da autora, esse foi o mais simples, mas gostei. As vezes só precisamos de um romance clichê para aliviar nossos dias.