Como Adam Smith Pode Mudar Sua Vida

Como Adam Smith Pode Mudar Sua Vida Russ Roberts

Resenhas - Como Adam Smith Pode Mudar Sua Vida

Helen Dreher 23/02/2023

?Consumo é a única finalidade para a produção?
Aprender sobre a moral e a constante quebra de expectativas "perfeitas" impostas de forma regular na sociedade atual sempre forá algo que moldou não somente a visualização que temos de nós mesmo mas também a idealização que temos de outras pessoas.
O fato de Adam Smith ser um economista e quebrar a ideia perfeita de idolatração de ricos e poderosos e ao mesmo tempo negligencias pobres de uma forma universal é a parte mais excepcional do livro em si!
Não é uma leitura facil, de fato o livro quebra "paredes" da sua realidade que basicamente deviamos ouvir porém não queremos. A desmentificação do homem em sí
Recomendo totalmente e fielmente esse livro para aqueles que buscam respostas dentro da sociedade atual, leiam e devorem essa obra prima.

Felipe770 26/10/2022

Excelente livro sobre o livro Teoria dos Sentimentos Morais, o menos conhecido do pai da economia Adam Smith. O autor torna as ideias de Smith (que são usada até hoje na filosofia moral) palatáveis, com citações e contextualização. Um belo estímulo para ler o original.

Esteyse 24/09/2020

Interessante
Fiquei curiosa em ler o original do Smith. Um filósofo conhecido por suas reflexões sobre economia que era famoso em vida pela sua filosofia dos sentimentos morais. Interessante também como muito do que ele escrevia ainda é atual.

Paulamarins 06/09/2019

Simplesmente incrível
Comprei esse livro esperando algo completamente diferente, em uma promoção numa livraria na rodoviária. Encontrei um livro simplesmente incrível! Sério! Vale a leitura, a releitura e transformar em livro de cabeceira!! Traz questões muito relevantes, necessárias e imediatas. Aconselho a leitura.

Marcelo.Avila 04/11/2018

Grata surpresa
Russ Roberts ao escrever ?Como Adam Smith Pode Mudar sua Vida? faz um excelente trabalho ao expor ?A Teoria dos Sentimentos Morais? discutindo seus tópicos com comentários que atualizam a produção de Smith na compreensão da vida humana em sociedade.

De quebra, ele oferece o insight de que o que se expõe é uma análise do mundo familiar - e de como bem viver nele, ao compreendê-lo - em contraposição à análise do mundo de estranhos - feita em ?A Riqueza das Nações?.

A genialidade de Adam Smith, assim como sua dignidade e virtude, são um tempero na leitura, ajudando-nos no propósito de Smith: nos tornarmos pessoas realizadas, felizes.

Vale cada página, talvez até como antessala para ler as duas obras primas de Adam Smith.

Paulo 05/04/2016

Regular
O livro começa ruim, mas os três últimos capítulos são bons.

Mauricio.Alcides 05/02/2016

O lado humano de Adam Smith
Aquele momento que você se depara com uma obra de uma escola bastante divergente da sua e mesmo assim você levanta e aplaude.

Russ Roberts é um economista formado em Chicago e com um posicionamento austríaco já previamente declarado. Ao contrario da maioria dos seus pares Roberts não parece nem um pouco radical trabalhando em sua obra para demonstrar o lado mais humano e filosófico do mestre Adam Smith, para isso ele apresenta a obra “Teoria dos sentimentos morais” que foi escrita por Smith em 1759. A partir desse ponto Robert passa a transcrever os principais ensinamentos por Adam Smith em exemplos atuais mas sempre referenciando o mestre.

O trabalho é intrigante e eu saio da leitura com muita vontade de pegar a obra base para me aprofundar nesse lado mais humano do pai da economia moderna.

Nota 8,7

PS: Em muitos momentos parece um livro de auto-ajuda.

Marcelo 27/10/2015

Livro atemporal, necessário e escrito numa linguagem bem acessível.
Livro excelente. Tudo o que parecia tão óbvio, mas que, aos poucos, está sendo esquecido pela cultura moderna, valores que vão se dissipando lentamente e cujo enfraquecimento nos surpreende quando nos chocamos com o atual "status quo". Desde a importância da prudência, da justiça e da benevolência (a exaltação da virtude) até a reprovação dos vícios e da má-conduta. A necessidade intrínseca do ser humano de amar e ser amável, enfim, todas as bases sociais de interação mútua entre os indivíduos, construídas e solidificadas ao longo de séculos de experiência, referências sem as quais a civilização entraria em colapso, tudo isso é abordado e analisado de forma simples, clara, objetiva, numa linguagem fácil e esclarecedora nesse livro, que tem como referência "A teoria dos sentimentos morais", de Adam Smith, economista e filósofo escocês. Uma grande lição de um grande homem que nos foi deixada, mas que, infelizmente, estamos desaprendendo e que não podemos deixar morrer jamais. Recomendo.