Um Novo Jeito de Trabalhar

Laszlo Bock

Resenhas - Um Novo Jeito de Trabalhar

Ana Cristina 07/01/2020

Um novo jeito de trabalhar
Lazslo Bock foi responsável pelas operações pessoais do Google, empresa que com frequência é citada entre as melhores para se trabalhar. Nesta obra, ele descreve algumas das origens, inspirações e estratégias utilizadas pelo Google para conquistar esse título e fazer do seu capital humano um dos mais eficientes e satisfeitos do mundo.

O autor traz exemplos de empresas diversas, não apenas do Google, de portes e ramos diversificados para explorar conceitos de liderança que fogem ao convencional, mas se provaram muito eficazes em termos de produtividade e sucesso corporativo. A leitura é inspiradora, realmente colocando o leitor para pensar em como é possível mudar o seu ambiente de trabalho para criar uma cultura corporativa mais agradável e eficaz.

A maior lição da obra é, sem dúvida, a valorização dos recursos humanos da empresa. A quebra de padrões tradicionais de liderança e hierarquia para favorecer o bem-estar no trabalho e a realização profissional. O autor dá exemplos que como o Google descentralizou a liderança para favorecer o trabalho em equipe e potencializar as competências de cada indivíduo dando mais liberdade criativa e autonomia aos funcionários.

Há ainda uma longa explicação sobre contratações. O autor explica como o método de contração do Google mudou desde a fundação da empresa, mas sempre ressaltando sua importância para o sucesso da empresa. Uma das maiores lições que ele nos oferece é priorizar uma boa contratação ao invés de gerar gastos em treinamentos. Segundo ele, uma entrevista bem estruturada e que avalie objetivamente as competências e potencialidades do candidato é um investimento melhor do que contratar um sujeito mediano e treiná-lo para excelência. No livro, ele ensina algumas técnicas de entrevista e demonstra porque os métodos ortodoxos não são tão eficazes.

O autor também enfatiza diversas vezes a importância de tomar decisões com base em dados objetivos e fazer pesquisas internas para entender o que e como melhorar. Ele dá exemplos de como o Google evita tomar decisões com base em apenas experiência e como a empresa utiliza dados para demonstrar aos seus funcionários o que embasa as decisões tomadas criando mais confiança por parte dos colaboradores e reforçando a postura ética da empresa.

NARRATIVA
Os capítulos são relativamente longos, uma média de 20 a 30 páginas por capítulo. Eu não sou muito fã dessa estrutura, pois desacelera a leitura. Ao demorar para terminar um capítulo a sensação do leitor é que se esforçou muito, mas não avançou tanto e isso desestimula a leitura. Além disso, há muitas explicações sobre decisões estratégicas, análise de resultados e pesquisas realizadas tornando a leitura ainda mais pesada.

O texto é um pouco saturado, ou seja, há informações que poderiam ser simplificadas ou ocultadas para encurtar o texto. Os dois ou três últimos capítulos são desnecessários, pois apenas retomam o que o autor já falou amplamente ao longo do livro tornando a leitura desinteressante e repetitiva. A leitura acaba sendo densa, cheia de informação e ainda mais pesada pela distribuição em capítulos longos. Em resumo, não é uma leitura tão tranquila quanto pode parecer, mas vale a pena o esforço.

Teixeira 04/05/2020

Livro muito bom e de fácil leitura. Acredito que todos os conceitos são aplicáveis, principalmente para quem trabalha com pessoas e recrutamento.

Vinícius 26/11/2020

Leitura válida!
Não é um primor de leitura, mas tem informações bem úteis pra todas as áreas de uma empresa privada ou repartição pública.

Gabe Feitosa 03/01/2021

Um Novo Jeito de Trabalhar
Livro Impressionante;
Laszlo conseguiu reunir incríveis dicas enquanto compartilhava momentos memoráveis e especiais da sua experiência no Google...

Leitura obrigatória para qualquer pessoa Inserida no Mercado de Trabalho!

Hannah.Andrade 21/06/2021

Ótimo
Livro muito interessante principalmente para lideres e profissionais de RH.
Leve, divertido, com conceitos bem interessantes e que podem ser aplicados nas organizações.

Isadora 04/11/2021

Um novo jeito de trabalhar
Uma leitura super válida, com ótimas dicas para aplicar no trabalho, além de trazer várias curiosidades sobre o Google.

Lucas.Panizio 04/03/2022

Operações de Equipe vs RH
Livro sobre a estrutura de RH do Google com detalhes sobre cada função como recrutamento, remuneração, retenção, benefícios e muito mais.

A proposta do livro não é somente dizer como é feito no Google mas também o por quê de ser feito assim. Laszlo revela que houveram muitos erros até que acertassem a cultura e todos esses procedimentos e, mesmo assim, continuam aperfeiçoando sempre com base em dados, não na opinião dos executivos que alias, no Google, não tem autonomia sobre as decisões, lá os colaboradores participam da grande maioria das decisões.

A leitura desse livro com certeza agrega ideias de RH que possam ser aplicáveis eficientemente em sua empresa também.

Frank Rayka 26/03/2022

Para Nerds do RH
Excelente título!
Reúne de forme bem explicativa as boas práticas da gestão de pessoas dentro do Google. Esclarecedor em alguns pontos e inovador em outros.
Recomendo se você tem curiosidade em saber como o Google desenvolve sua maior reiqueza, as pessoas!