The King Slayer

The King Slayer Virginia Boecker

Resenhas - The King Slayer

Nati 26/12/2016

“I think, in time, you’ll either be my greatest mistake or my greatest victory.”
Primeiramente, obrigado ao Netgalley e à editora por ter me fornecido um ARC antecipado desse livro para ler e resenhar!

The King Slayer é o segundo livro e o final da duologia da Virginia Boecker, The Witch Hunter. Após os eventos do livro anterior, Elizabeth está morando em Harrow junto com Peter e John, aguardando o julgamento do conselho sobre suas ações e se recuperando dos eventos do baile de Yule, onde Blackwell prendeu o rei Malcon, se revelou bruxo e assumiu o trono à força. Sem seu stigma, Elizabeth se recupera mais lentamente e toda a sua agilidade como caçadora de bruxas foi por água abaixo, justo quando ela irá mais precisar dela - no dia da sua audiência, caçadores de bruxa e soldados mandados por Blackwell atacam Harrow e o conselheiro-mor só não a exila com a promessa de que ela terá que matar Blackwell. John também tem seus próprios desafios para enfrentar - a magia de Blackwell, presente no stigma, está entrando em conflito com sua própria magia e isso o está afetando. A guerra se aproxima de Harrow e o resultado vai definir o destino de Anglia.

Eu gosto muito da Elizabeth como protagonista, ela é muito forte e determinada e não esconde quem ela era ou o que ela fez, ao contrário, ela busca mais que tudo se redimir e se vingar do que foi feito a ela. Ela é bem cabeça-dura e teimosa às vezes, além de explosiva, mas isso a torna mais interessante e divertido de acompanhá-la. O desenvolvimento dela neste livro não foi tão notável quanto no anterior, o plot dela teve um pouco mais a ver com John e com a perda do stigma, mostrar do que ela ainda era capaz a todos que a subestimavam (inclusive John, Peter e Nicholas). Eu adoro que ela não tem receio de fazer o que acha certo e tentar proteger as pessoas com quem ela se importa, independente dos outros, e inclusive mesmo que isso vá trazer sérias consequências para ela.

Já o romance dela com John....não sei se é porque não consigo gostar do personagem, ainda mais neste livro, que ele estava bem insuportável durante boa parte e até mesmo não aparece durante algum tempo (mesmo atuando como personagem principal), mas o romance deles não me convence e não acho a química interessante. Até com Schuyler a Elizabeth consegue ter um relacionamento mais interessante do que com o par amoroso dela. Pelo menos aqui não temos aquela dependência física e/ou psicológica do casal, por que senão eu acho que não ia aguentar, principalmente os dramas que todo YA tem.

Esse livro infelizmente não foi tão bom quanto o primeiro, senti falta da ação que tomou conta do livro 1, das reviravoltas interessantes (algumas coisas nesse volume ainda me deixaram sem chão, mas não foi tão 'CARAI, COMO ASSIM PRODUÇÃO?' quanto no anterior) e dos personagens marcantes. A maioria dos personagens que deram vida ao livro passado não estavam tão presentes neste, foram subutilizados para dar lugar à crise interna de Elizabeth e John, que aqui teve um papel mais proeminente, chegando até a ser personagem principal, e mesmo aqueles personagens introduzidos aqui não foram tão bem explorados - o que é uma pena, porque Malcom e a mercenária (que eu não vou lembrar o nome agora) foram dois personagens que conseguiram render bem e acrescentar ao livro, porém que se fossem mais explorados, seriam excelentes. Apesar disso, amei como foi construída a relação entre Elizabeth e Malcom e como o relacionamento deles terminou ao fim da série. Ponto para o desenvolvimento da mitologia dos revenants, que neste livro também ganham destaque.

Achei as explicações meio confusas e até meio soltas, poderia ter sido melhor desenvolvido e a batalha final também deixou um pouco a desejar. Como recebi uma cópia adiantada, não sei se um ARC ou não, pode ser que na versão final alguma coisa tenha sido mudada e esteja melhor do que li. No geral, é um bom livro, mas não acho que foi à altura do primeiro ou o suficiente para concluir a saga. Deixou um pouco a desejar.