Sétimo

Sétimo André Vianco

Resenhas - Sétimo

Clio0 12/01/2013

Sétimo é a sequência da história vampiresca Os Sete, de André Vianco. Mas diferente de sua predecessora, essa assumiu um tom mais adolescente, pendendo mais para a aventura do que para o terror.

Basicamente, todos os personagens retornam e são razoavelmente bem desenvolvidos: temos a reação do exército brasileiro contra a ameaça, as mudanças e adaptações de Tiago frente a sua nova condição, o contra-ataque de Lobo, além das ações do próprio Sétimo que é descrito como o mais temível vampiro.

Vianco, por sua vez, acerta a mão em dois pontos que são amplamente explorados em obras do gênero: a presença divina e a adaptação aos tempos modernos.

Ambas são desenvolvidas ao longo do texto. A primeira assume um caráter bem lusitano - seres amaldiçoados e esquecidos por Deus é um tema revisitado na cultura portuguesa; a segunda é justificada de forma simples e razoável - vampiros são prededadores supernaturalmente inteligentes, logo sua capacidade de aprender e imitar é igualmente superior.

A ação se desloca do Rio Grande do Sul para São Paulo, mas o autor segura a narrativa sem problemas. Também parece ter resolvido em parte seu problema com descrições, então não se preocupe, nada vai soar estranho aos seus ouvidos.

O estilo foi, portanto, levemente modificado - esse livro abarca uma faixa etária mais extensa que Os Sete, porém ainda é um interessante o suficiente para ser lido pela sua proposta e vai agradar como uma leitura mais pipoca.

Laurinha 21/04/2021

O livro se passa em um ambiente sobrenatural contudo muito atual. Em dado momento, é mostrado como a paixão pode nos levar a sucumbir. De escrita fácil e envolvente, não deixa a desejar.

Babi e Marcel 14/07/2010

Perfeito!!
Estou relendo toda a minha coleção de André Vianco. É a terceira vez que leio este livro e como sempre me deixou roendo as unhas de nervoso.
Sétimo é o melhor de todos os vampiros, é vampiro mesmo, é mau, gosta de caçar, é sensual, galanteador e no fundo uma criança que precisa de atenção, carinho e proteção neste novo mundo. Não nego torço por ele durante toda a narrativa!!!
Eis que após a morte de seus irmãos, Sétimo renasce e com eles sua sede de sangue. Tiago surge nesta história com novos poderes e confuso sobre como ser um vampiro e amar uma humana.
Lobo o único sobrevivente dos 6 irmãos sabe que mais cedo ou mais tarde irá se encontrar com Sétimo, sendo assim decide criar um exercito de vampiros-lobos.
Sétimo para se proteger das novas tecnologias e se cercar de súditos resolve criar um exercito de vampiros.
Eis que surge Tobias, o caçador de vampiros, e, seu fiel amigo Dimitri !!!
Muitas cenas de sexo, sangue e rock n´roll!!!
Não deixem de ler a continuação de Sétimo – O turno da Noite – Volume I, II e III.

Marct 08/05/2011minha estante
Eu achava que a continuação de "Sétimo" fosse "Bento."...

Sarinha 27/02/2014minha estante
Você pode me dizer a sequência dos livros dele, quero lê-los e preciso da sequência, desde já agradeço :3

Beijos :*

Babi e Marcel 13/03/2014minha estante
Marct, depois do sétimo, tem os livros dos filhos do sétimo. Bento é outra sequencia, inclusive foi lançado a pouco tempo o livro Noite Maldita que explica o que aconteceu no Bento...

Maria 13/12/2022

Sétimo - não prometeu nada e entregou tudo.
Adorei cada momento do livro, mesmo ele sendo mais voltado para a ação do que realmente o terror.

Esse livro me fez ter fortes emoções do começo ao final, sua escrita me cativou. Quando terminei o livro Os Sete, que é o livro anterior a esse, fiquei muito ansiosa e criei muitas expectativas para esse, e fico feliz que elas não tenham sido quebradas.

É um livro que recomendo, e que está na minha lista de favoritos.

Fred 25/02/2023

???
Se já não gostei muito do livro anterior, Os Sete, esse gostei um pouco menos.
O livro se resume a uma guerra muitas x sem fundamento entre vampiros e exército brasileiro, não há nenhuma ideia nova, nenhum mistério, nenhum suspense ou fascinação que muitos livros sobre o tema de vampiros nos fazem suspirar.
Sétimo, simplesmente, é um vampiro movido apenas pela vingança, pela imaturidade e pela vontade de impor sua vontade sobre o mundo. Se colocasse um bando de alienígena no lugar dos vampiros, a história seria a mesma, ou seja, o fato de ser vampiros não traz nenhum fundamento interessante a história. A leitura é fácil mas li muito lentamente pq não tinha nada que me prendesse, só não dropei pq não costumo fazer isso a não ser que a leitura fosse péssima.

Mau Uchikawa 14/07/2020

Continuação do livro Os Sete. Bem narrado e muito legal. Prende vc e vc quer saber o desfecho da história. André Vianco mandou muito bem nesses 2 livros. Recomendo.

Pedro 23/11/2010

Objetividade e precisão.
André Vianco gozou de muita objetividade e muita precisão para descrever tudo o que ocorria. Mas NADA, NADA ofuscou a brilhante e viciante estória escrita pelo brasileiro.
Cada encontro - dos poucos, porém precisos - entre inimigos era tão bem "relatado", que as imagens surgiam em minha cabeça, como se estivesse lembrando dos fatos.
Eu simplismente fiquei possuído pelos personagens, me senti muito próximo a eles, e, parece idiota, eu sei, eu torcia para todos os grupos rivais.
Amei, indico, ótimo desfecho para a pequena saga.
Alan Ventura 23/11/2010minha estante
Eu te disse que Sétimo era muito bom. =)

Jow 23/11/2010minha estante
Foi sensato nas palavras! Ese livro é muito foda.

Pedro 15/01/2011minha estante
Valeu aí, gente!

Monique 01/07/2012minha estante
Gostei da sua resenha, mas com muito fervor lhe comunico q nao é um desfecho este livro, ainda tem os livros O Turno da Noite I, II, III, q sao ótimos!

Sâmya Mesquita 27/10/2020

O primeiro foi melhor
Mas isso não quer dizer que é uma leitura indigna. Quer dizer que o primeiro livro, Os Sete, tem mais elementos que me cativaram: os vampiros do Rio D'Ouro e sua descoberta do Novo Mundo, os diálogos, os cenários, a própria história mais milimetricamente detalhada.
Mas ainda preciso dizer o PIOR ponto fraco: POR QUE HOMENS HÉTEROS NAO SABEM DESCREVER MULHERES SEM SEXUALIZÁ-LAS? As vezes tá lá, no meio da batalha, e fala: sensual, voluptuoso... A gente já sabe que as minas são gostosas. Mas a objetivação faz perder um pouco da graça. E nem falei ainda do papel secundario que as mulheres desempenham na obra!
Mas enfim. De qualquer forma, recomendo a leitura da saga como um todo.
piriquitaurbanah 13/07/2021minha estante
Que ódio, falou tudo e mais um pouco hahaha. Era possível prever que todas as cenas em que a Alexia aparecia o autor iria falar dos olhos esmeralda dela ou das suas curvas sensuais QUE ODIO EU JA ENTENDI, CREDO kkkkk eu até entenderia se a sedução/persuasão fossem algo notado e utilizado por todos os vampiros mas não, COINCIDENTEMENTE É SÓ NAS MULHERES QUE COISA NÃO???

_limamanu 11/01/2022

Achei melhor que o primeiro, mais ação e os vampiros mostraram mais os poderes, não ficou pulando tanto entre personagens que não tem muita graça.
Mas sei lá, parece que faltou alguma coisa, e também não consegui gostar do personagem principal e da namorada dele

pinguinha 04/03/2024

André Vianco, neste segundo livro, continua sua obra com maestría. A escrita é fácil, detalhada e imersiva. A história é repleta de ação e suspense sobrenatural. O melhor mesmo é ler algo dessa natureza se passando no Brasil, vampiros e lobisomens presentes na nossa realidade, sentimos que os acontecimentos estão próximos da gente.
jeanvitorac 04/03/2024minha estante

Vitor 27/09/2010

A saga dos vampiros nacionais continua!
Após a leitura de “Os Sete”, corri para ler logo a seqüência, “Sétimo”, ambos do escritor nacional André Vianco, o mais famoso no ramo da ficção fantástica no país. Geralmente não gosto muito de ler toda a série de um livro de uma vez só, mas abri uma exceção e li logo a seqüência do primeiro livro de Vianco.
“Sétimo” é a continuação imediata do primeiro, pois a narrativa se inicia até no mesmo dia de onde havíamos parado. O poderoso e vil vampiro Sétimo está novamente liberto, determinado a fazer do Brasil sua nova casa e subjugar a raça humana com seu exército vindouro. Para isso, nomeia Tiago (protagonista da série) o seu general e guia. Para azar do vilão, diversos inimigos surgirão para confrontá-lo, começando pelo vampiro Lobo (um dos irmãos da caixa de prata).
O estilo narrativo empregado por Vianco na obra difere-se em pontos importantes em comparação com “Os Sete”. Os capítulos são mais abundantes e mais curtos, há mais personagens, mais pontos de vista e, infelizmente, a novidade dos vampiros no Brasil já terminou. Vianco não pode mais contar com esse elemento para entreter o leitor. Precisa inovar, o que, de certo modo, ele faz. Enquanto que no primeiro livro o número de vampiros era bem escasso, aqui temos mais de uma centena das criaturas, com vários poderes diferentes, com diversas características.
Foi bacana ver a evolução dos personagens principais, como Tiago e Eliana, que ao decorrer da história largam de vez a inocência e tornam-se dispostos a tudo para sobreviverem. E ainda sobre os personagens, gostaria de destacar Dimitri, o Matador mercenário, e Tobia, o descendente caçador de vampiros. Esses foram as melhores adições para mim. Nem todos eles têm papéis realmente decisivos, mas se relevarmos o grande número destes, até que o escritor fez um bom trabalho.
A narrativa torna-se morna mais ou menos pela metade, o que prejudica um tanto a leitura. Mais adiante, o fôlego retorna, mantendo-se constante até o fim. O resultado do confronto final do livro pode ser considerado até como previsível, mas a maneira como a luta foi descrita por Vianco é competente. Infelizmente, alguns problemas do primeiro livro persistiram, como a repetição exagerada das características dos personagens. As vampiras, por exemplo, são dezenas de vezes rotuladas como sensuais e provocantes. Quem ler e se atentar vai concordar com o que digo.
Num balanço geral, Vianco conseguiu se intento: divertir os leitores de diversas idades, com aventura, ação, lutas, explosões, sangue e poderes sobre-humanos. Como anteriormente dito, há erros claros, mas pode-se também afirmar que houve uma melhora notável deste para o primeiro livro da série, tanto no estilo, na profundidade dos personagens quanto nas cenas de ação. Recomendado para qualquer um que aprecie o estilo.
Para quem acha que histórias fantásticas só podem ser bem feitas por estrangeiros, já passou da hora de dar uma chance para nossos próprios autores.

Pâmela 09/07/2021

Sangue, Vampiros e Lobisomens.
Sétimo é a continuação do livro "Os Sete", do escritor brasileiro André Vianco, que tem como pano de fundo a Osasco, São Paulo dos dias atuais. E na cidade fictícia de AMARRAÇÃO. Os vampiros de Portugal havia morrido mas são trazidos a vida de volta pelo "demônio" nesse livro, e o que eles mais querem é voltar ao castelo D'Ouro de Portugal deles do século XV, mas para isso eles primeiros tem que se aliar a Tiago, para destruir Sétimo, um dos vampiros que eles já haviam traído, e que por causa disso, quer o sangue deles e a vida deles. Quer construir um próprio exército de vampiros novos para matar OS SETE D'Ouro.
Há um caçador de vampiros, uma linhagem de Tobia's que existem desde os tempos remotos da Portugal desses vampiros. O Tobia atual se une a Dimitri, um mercenário que entra no caminho dele, para matar os vampiros.
Sétimo, vampiro que vira um morcego alado, é um dos que dá mais trabalho a Tobia. Sétimo foi o sétimo filho a nascer na vida humana que ele teve. Ele tem uma aparência jovem, loiro, e magro, e quer construir um exército para lidar com os inimigos que os traíram, um exército de vampiros novos. Graças a essa traição ele pode andar livremente ao sol, quando todos os outros vampiros duram no máximo uns 5 minutos.
Tiago e Eliana, que eram pesquisadores da USPA, e que estavam lá quando a caixa de metal foi encontrada, agora vampiros, tentam combater Sétimo junto aos vampiros D'Ouro, e usam uma Cherokee.
Os vampiros "Os Sete", exceto por Sétimo e Afonso, conseguem voltar para a terra deles em Portugal, tendo a caravela fantasma dirigida por Caronte. O livro acaba com Tiago e Eliana agora vampiros no LUXOR HOTEL, na cidade fictícia de Amarração.

PolyFlores 01/02/2010

Bom...
A continuação de "Os Sete" foi para mim mais interessante. O livro é legal, mas algumas coisas não me passaram despercebidas.
O autor se repete muito em algumas expressões, o que deixa a leitura cansativa e dá vontade de pular algumas linhas.
Erros de português em um livro que nem passou por tradução (por ex. "Benvindos")? Uma falha imperdoável na minha opinião.
Ainda assim, recomendo a leitura para quem gosta do gênero.

rangel.sardinha 26/06/2022

Boa continuação.
Não é tão fantástico quanto os sete, mas da um ótimos desfecho as histórias dos vampiros do rio d?ouro deixando ganchos para a continuação.