Arcanista

Arcanista Joe de Lima
Joe de Lima

Resenhas - Arcanista

clubdol1vr0 01/09/2022

Uma narrativa sobre poder, meio ambiente e sobrevivência

Gostei muito dos conceitos apresentados no livro, todo o fato do exército ter patentes baseadas no xadrez e de ter gemas que dão poderes aos portadores

Achei os personagens bem desenvolvidos e bem interessantes

O futuro apresentado nesse livro aparenta ser bem violento e nada saudável, o povo come e bebe tudo sintético, pra saber o porque só lendo heheh não vou dar spoiler

A história em si é massa e faz sentido nesse mundo

Outra coisa legal é como os ecoterroristas são tratados na cidade da elite e como eles vivem

A única que me incomodou um pouco, mas não atrapalhou a experiência foi alguns errinhos de português aqui ou ali

O autor tá de parabéns pela criatividade, gostei e recomendo

Juliana 09/03/2022

Não gosto de fantasia, mas dos livros de Joe de Lima…
Amo.
Nunca gostei daquela história de que "o escritor não deve inventar gêneros". Ser artista, criar e inovar não é fácil, pois as pessoas têm receio de novidade, têm medo de experimentar. Claro que, tratando-se de mercado, tudo é imprevisível, e o improvável pode cair no gosto popular.
Só que é risco.
Esse chororô tem um propósito: enaltecer esse livro.
Vera Cruz está passando por uma séria crise política pós-conflito-nuclear de escala global. O cenário faz com que o país invista na extração de mana, substância encontrada no núcleo terrestre. Com sucesso, a matéria passa a ser usada como fonte de energia universal, elevando Vera Cruz a potência mundial. Porém a extração dessa nova fonte de energia começa a causar impactos negativos no meio ambiente, pondo a saúde do planeta em risco. Diante disso, o grupo "Voz verde" toma a frente de ondas de protestos violentos, com direito a ataques nas usinas de energia de mana. O quadro torna-se ainda mais animoso quando a filha Regente-General do país passa a correr risco de vida.
Quem se envolve com tudo isso é Marcel, um jovem estudante que está se preparando para se tornar um arcanista: um soldado que disponibilza seu corpo como canal de energia mana, tornando-se, também, fonte de força e poder.
Arcanista reinventa gêneros, criando um novo com sua narrativa que mescla o cenário catastrófico da distopia, o maravilhoso da fantasia e o esperançoso do sci-fi: o sci-fi fantasy. É impossível não identificar o mundo real no universo da trilogia Vera Cruz, a começar porque Joe de Lima cria personagens plausíveis em planos bem amarrados: todo o espectro político de Arcanista é possível se visto por uma perspectiva pessimista de futuro.
Destaque para a construção das cenas, descritas de modo a que planos fossem mudados a partir do ponto de vista do personagem em destaque, garantindo ao leitor uma perfeita visualização do ambiente.
Foi a fantasia mais realista que já tive o privilégio de conhecer. Sua crítica a como nos portamos em meio a crises e a como reagimos quando temos o poder nas mãos categoriza a leitura da obra como altamente relevante, ainda mais nos dias de Brasil atual. Recomendo a todos, amantes ou não dos gêneros mencionados acima.

thaaa 06/01/2022

O plot é bastante promissor, muitas reviravoltas e faz o leitor querer ler o proximo livro para saber o que vai acontecer a seguir. Mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura o que prejudicou bastante o andamento dela e, consequentemente, minha receptividade a ela

@juliusverse 30/12/2021

Um início de trilogia promissor e um ritmo muito gostoso de ler. Ansioso para ver como esses conceitos apresentados vão ser abordados nós próximos livros.

Olipe Sisão 23/09/2021

Distopia à vista
Todo mundo sabe que Vera Cruz nada mais é do que um dos primeiros nomes atribuídos às terras do novo mundo descoberto pelos navegadores portugueses entre os trópicos atlânticos mais ao oeste, as quais se conhece por Brasil. Mas isso foi no longínquo passado do século XV, hoje, Vera Cruz é o título da trilogia de ficção distópica do escritor Joe de Lima, atual expoente da literatura de fantasia e ficção-científica da antiga Ilha da Santa Cruz, ou Vera Cruz, já que estamos lembrando o passado. Uma obra recheada de cenários inspirados em nossa pátria-mãe, muita aventura, romance e toques de magia.

Você se lembra do período da regência trina? Do triunvirato que não era romano, e sim tupiniquim? Conhece Zumbi dos Palmares ou tem ciência de quem foram os Quilombos? Sabe por que muitas cidades brasileiras do período colonial possuíam a parte alta e a parte baixa? Ou não lembra mais? Já, de volta a modernidade, aquelas cenas da repressão aos protestos de rua durante a ditadura militar, alguma coisa você viu ou ouviu falar, certamente. A boa notícia é que você não precisará retornar às aulas de história para responder essas questões ou navegar no Wikipédia e procurar vídeos no Youtube; pelo contrário, viajará para o futuro pela jornada de ficção científica narrada por Joe, começando pelo primeiro episódio intitulado Arcanista.

A obra Arcanista delineia um cenário que se passa em um futuro cujas datas não são definidas, sabe-se apenas que se insere em um período posterior ao que descreve como Guerra Total. Um mundo que já não desfruta da beleza de nosso planeta atual, tão pouco dos recursos naturais que ainda dispomos. Um habitat sombrio cujas chuvas são de ácido e corrosivas, pior, destroem os frutos naturais da terra e releva seus sobreviventes a uma dieta artificializada de alimentos sintéticos. Por outro lado, um mundo que dispõe de recursos tecnológicos mais avançados do que o atual.

Para suprir a energia desse mundo, uma nova fonte é descoberta e explorada, o maná. Mas não aquele maná que Deus enviou dos céus para os seus mais ardorosos fiéis sobreviverem no deserto, e sim um maná que flui diretamente das entranhas do planeta e, além de servir como fonte energética, habilita o uso de uma pedra mágica que provê diferentes poderes para os fortes que conseguem superar o ritual de iniciação da instituição que controla o acesso a essa fonte, a Arcanum. Aqueles que logram capturar o poder da pedra se tornam arcanistas - que o fazem através de um estranho ritual. Os arcanistas compõem a força de elite incumbida de zelar pelo império de Vera Cruz e garantir o suprimento de maná, bem como o controle restrito de seu poder.

Todavia, assim como a extração de petróleo e seu uso combustível são prejudiciais ao meio-ambiente nos dias atuais, mais do que afetar o clima atmosférico, a extração do maná coloca em risco a integridade do núcleo e do planeta como orbe que depende de suas forças magnéticas para sustentar uma atmosfera habitável. Em oposição a esse risco, surge um movimento Verde, o qual é classificado como ecoterrorista pelos líderes da Arcanum, mas que, no decorrer da narrativa, compõem aqueles que se posicionam como os aliados do protagonista.

É nesse cenário que se insere o protagonista da história, Marcel, um jovem que está à beira de encarar o ritual de formação da Arcanum e obter o poder das pedras mágicas. Todavia, em seu contexto, se trata, talvez, do mais medíocre arcanista um dia já formado pela instituição. Um jovem que tenta seguir os passos do pai, um arcanista veterano já aposentado, mas cujo maior mérito na vida é cuidar de um aquário de peixes domésticos. Um rapaz tímido que nutre uma paixão platônica por uma de suas colegas e tem dificuldades para lidar com o bullying dos arcanistas mais qualificados, alguém que sequer consegue controlar o poder da pedra mágica que obteve com muita dor e sofrimento. Não obstante, será Marcel o herói improvável que, logo em sua primeira missão como arcanista, uma mera tarefa de rotina: ajudar na escolta da família imperial; descobrirá que nem tudo é o que aparenta ser, que o bom e o mau, às vezes, trafegam de um lado e de outro de uma mesma fronteira.

Nessa missão rotineira, algo dá extremamente errado e Marcel se vê perdido em uma cidade aparentemente abandonada ao lado da filha do regente, ninguém menos que a princesa de Vera Cruz. A partir daí, ele enfrenta vários obstáculos, vence alguns duelos e encara suas próprias limitações para tentar escoltar a princesa sã e salva de volta à segurança de sua família. No decorrer, ambos fazem descobertas nada confortáveis em relação aos bastidores políticos de Vera Cruz, e passam a lidar com um estranho sentimento que os proíbe desfrutar a vida como dois jovens o fariam em circunstâncias normais.

Serão essas circunstâncias e esse sentimento que redesenham o cenário da obra e preparam o palco para o episódio a seguir.

site: http://pedroomlanne.blogspot.com/2018/07/babaquice-vista.html

Driely Meira 13/08/2021

Uma maravilhosa surpresa!
Comecei a ler esse livro sem nem mesmo saber do que se tratava, pois a capa havia me deixado curiosa e eu estava querendo ler uma distopia, e algo me dizia que "Arcanista" seria bom para passar o tempo. Que grande surpresa!

Não só a história foi bem escrita (apesar de que algumas cenas de ação poderiam ter sido mais longas e com mais detalhes), como eu não conseguia parar de ler porque adorei o Marcel, o protagonista, e adorei mais ainda o cenário em que tudo se passa. Eu imaginei que algumas coisas poderiam acontecer, mas fui surpreendida pelo autor e terminei de ler com um sorrisinho no rosto, porque por mais que eu não tivesse gostado muito da Camille, eu adorei o final!

Estou muito curiosa E ansiosa para ler o segundo lvro, não consigo imaginar o que vai acontecer daqui para a frente, mas quero ver o Marcel deixar todo mundo no chinelo! Definitivamente uma surpresa maravilhosa, e estou com expectativas altas para a continuação.

Julia 03/11/2020

Não esperava por isso
O que falar desse livro? sinceramente, não sei. Mas eu não esperava gostar dele.

E não vou mentir: o início foi meio chato (os primeiros 10-20%), mas quando as coisas começaram a acontecer.... eu não consegui largar (tanto que terminei em um dia).

Contudo, teve algumas coisas que me incomodaram, frases e expressões que eu achei desrespeitosas (como ?a cima do peso?, que é usada muitas vezes), mas também gostei do fato de que pessoas gordas foram incluídas no livro (pelo menos até o momento em que isso parecia algo ruim), já que quase nunca vejo isso. E também adorei a diversidade que é mostrada, não existem apenas pessoas brancas nesse mundo. Mas assim..... o Marcel não é tímido, não viu? Nunca vi um tímido assim (falo isso com experiência, já que sou, e não me senti representada nesse aspecto).

Não vejo a hora de ler a sequência.

Eder.Machado 15/06/2020

Livro empolgante
Um enredo bem elaborado e uma história empolgante, passando por momentos de tensão e adrenalina. De leitura fácil e divertida, vale a pena pelos bons momentos...

Flor do Mandakaru 20/03/2019

Se você quer se amarrar a um livro, leia ARCANISTA!
Um livro que demorei pra ler porque pensei que não iria gostar. Não sei o porquê disso. Não meu perguntem. Haha. Às vezes eu cismo com alguma coisa no livro.
A parte boa dessa cisma, é que na maioria das vezes, eu aprecio a leitura! Com Arcanista não foi diferente!
Recebi muitas recomendações da livroníaca Priscila Gonçalves (Editora Pendragon) sobre a escrita do Joe de Lima e decidi, enfim ler!
Um adolescente (Marcel Seeder) determinado e decidido a fazer parte da maior academia de soldados especiais de sua região, tendo preparado-se para isso desde que se entende por gente, juntamente com seus colegas de turma, após a formatura recebem a missão de escoltar a família regencial.
O que parecia ser uma viagem simples e tediosa revelou-se o início de uma trajetória de aventuras, desafios, confrontos, resistência e sobrevivência. Marcel, ainda adolescente, se vê em situações críticas de vida ou morte. Sua mente sempre envolta por rótulos que recebeu durante seu tempo de preparo como Arcanista, o faz estar sempre em conflitos internos ... (continue lendo no blog cadernodalua)

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2019/02/28/opinando-arcanista-por-joe-de-lima-independente-ebook/

Jemilly 17/02/2019

A primeira impressão é a que fica
Sabe aqueles livros que te chamam desde a primeira vez que você coloca o olho nele? Esse foi o meu sentimento com ?Arcanista? do autor Joe de Lima, apesar de infelizmente ter adiado o início dessa leitura por motivo de ressaca literária (revirando os olhos).

E felizmente a impressão que tive que iria gostar desse livro foi muito acertada, entra na minha lista de melhores obras de ficção fantásticas/científicas nacionais que já li.

Aqui conhecemos a história de Marcel Seeder um garoto de 16 anos que se preparou desde a infância para seguir os passos do pai em uma carreira militar de Arcanista. Dentro desse universo construído existe Vera Cruz uma sociedade com um aparato tecnológico avançado que usa o ?mana" do núcleo da terra como principal fonte tecnológica, ela abastecesse basicamente tudo, meios de transporte, alimentos sintéticos, armamentos e etc.

Os Arcanistas fazem parte do exército independente chamado Arcanum, em que os alunos que conseguem passar nos testes para se tornar Arcanista tem a chance de conseguir ter uma ?gema" incrustada na mão que será sua fonte de poder de ?mana" (basicamente existe vários tipos de gemas com poderes diferentes). Mas além de Vera Cruz ser uma nação que é dividida pelo jogo de poder entre o Arcanum e o Estado, também tem um grupo ecoterrorista chamado Voz Verde que é contra o uso do ?mana" da terra pelo sociedade.

Resumindo existe muitos elementos nessa história que a deixa completamente fascinante e movimentada todo o tempo, Marcel tendo que lidar com suas limitações ao mesmo tempo que se vê no meio de uma conspiração que tenha assassinar a filha do Regente, Camilla Noble.

Os personagens principais são muito bem construídos e interessantes, além de ter encontrado várias críticas a sociedade atual nesse universo que mistura um mundo distópico científico com um vibe fantástica incrível, que não entrarei muito em detalhe por conta de spoilers.

Para quem ama assim como eu a literatura fantástica é quer ler mais autores nacionais indico muito começar por Arcanista, ele é o primeiro livro da ?Trilogia Vera Cruz? , que já tem todos os 3 livros lançados, estou ansiosa para começar a leitura de ?Armamentista?.

Resenhado por #Milly / Colunista @clubedofarol

Daniel.Martins 02/11/2018

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Se você está procurando um livro que reúna aventura, distopia, Ficção Científica, fantasia e muito mais, então corra para ler Arcanista, primeira parte de uma trilogia batizada de Vera Cruz e escrita pelo brasileiro Joe de Lima.
O livro narra a história de Marcel Seeder, um rapaz cujo maior objetivo é adentrar uma espécie de força policial conhecida como Arcanistas.

JORNADA DO HERÓI?: Parece, mas não é. Os primeiros capítulos mostram Marcel fazendo as provas para entrar no grupo dos Arcanistas, mas acabamos descobrindo que o rapaz não é exatamente um herói. Ele é falho, tem problemas familiares, é apaixonado por uma garota que não o corresponde, coleciona muitas derrotas e poucas vitórias.
O personagem é muito verossímil e interessante justamente por não seguir à risca a jornada do herói.

DISTOPIA?: Sim. Vera Cruz é o que sobrou após uma guerra onde bombas nucleares foram utilizadas e as sobreviventes vivem nas chamadas cidades altas. Durante o desenrolar da história descobrimos que muito não é o que parece, que governos e outras instituições podem estar corrompidas. São várias nuances bem exploradas nesse quesito.

Aqui uma nota sobre a escolha do nome. Vera Cruz já foi um dos nomes do Brasil e dessa forma sutil, percebemos que se passa em nossa terra.

FICÇÃO CIENTÍFICA?: Também... A utilização de certos equipamentos, armas e veículos bebe na fonte da ficção científica. Claro que não dá tempo de se aprofundar porque há muita coisa acontecendo, mas há traços sim do estilo.

FANTASIA?: O elemento fantástico surge na forma da mana. Mana seria uma fonte de energia encontrada no centro da terra e que passa a ser utilizada para fazer quase tudo em Vera Cruz. Os arcanistas utilizam cristais desse material para produzirem os seus poderes, como é o caso de Marcel, que consegue um poder, mas tem bastante dificuldades e problemas ao usá-lo.

Há um grupo chamado "Voz verde" que alega que a obtenção da mana está exaurindo o planeta e esse grupo também tem papel importante na trama.

AVENTURA: A história que começa com a formação de Marcel como Arcanista logo nos leva a sua primeira missão onde ele se encontra com Camila Noble, filha do regente de Vera Cruz e com dois garotos que se tornarão bastante importantes para a trama.

O grosso do livro se passa nessa aventura, quando os elementos que descrevemos acima já estão bem explicados e confortáveis para o leitor.
CONCLUSÃO: Arcanista se mostra um livro muito bem estruturado, com personagens críveis, reviravoltas, traições e surpresas.
Tudo está bem explicado, sem pontas soltas ou personagens inúteis. A leitura é prazerosa e fluida.
Achei uns errinhos de digitação aqui e ali, mas nada que atrapalhe, apenas uma das dificuldades de um autor independente.

Com certeza irei ler os outros dois livros da saga, pois o primeiro deixou uma ótima impressão.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

Ler é Literário 27/07/2017

"Nunca esqueço quem conhece meus segredos."

Após uma guerra que devastou o planeta, as pessoas abandonam suas casas fugindo da chuva ácida. Fontes de energia difíceis de achar. A tentativa de sobreviver e salvar o pouco que tem dar espaço à superlotação de espaços em que ainda podia-se viver. Em meio ao caos uma cientista descobre uma nova fonte de energia, o mana, que se bem utilizada, poderia ser a força motriz de tudo. As coisas aos poucos voltariam aos eixos.

Mas nem tudo parece resolvido, a extração de mana, que vem do interior do planeta vai acabar de destruí-lo. Ao menos é o que afirma a ONG Voz Verde. Claramente isso não daria certo, e depois de inúmeros esforços, a sétima passeata anual da ONG juntou cem mil pessoas. A mesma foi reprimida com violência resultando em pessoas presas, machucadas e até mortas.

Marcel Seeder vive alguns anos depois disso, onde uma "paz" está reinando nas cidades altas, superlotadas. Ele só tem um objetivo na vida: entrar pra empresa de segurança Arcanum e se tornar um arcanista como o pai. Ter uma gema movida a mana é a sua maior aspiração aos 16 anos, assim como conseguir um encontro com a sua melhor amiga e também aspirante a arcanista Beatrix.

Mas provavelmente sua vida como arcanista não será nada fácil, sua primeira missão acaba em uma catástrofe onde ele e a futura Regente-Geral Camille Noble acabam nas cidades baixas, que são o que sobrou das antigas cidades do Século 21. Marcel e a Camille correndo riscos de serem atacados não só por animais selvagens, irão descobrir nesse local que a chuva ácida é o menor de seus problemas.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com.br/2017/07/resenha-29-arcanista.html

Nathy 08/04/2017

O arcanista
"Nunca esqueço quem conhece meus segredos."

Após uma guerra que devastou o planeta, as pessoas abandonam suas casas fugindo da chuva ácida. Fontes de energia difíceis de achar. A tentativa de sobreviver e salvar o pouco que tem da espaço a a superlotação de espaços em que ainda podia-se viver. Em meio ao caos uma cientista descobre uma nova fonte de energia, o mana, que se bem utilizada, poderia ser a força motriz de tudo. As coisas aos poucos voltariam aos eixos.
Mas nem tudo parece resolvido, a extração de mana, que vem do interior do planeta vai acabar de destruí-lo. Ao menos é o que afirma a ONG Voz Verde. Claramente isso não daria certo, e depois de inúmeros esforços, a sétima passeata anual da ong juntou cem mil pessoas. A mesma foi reprimida com violência resultando em pessoas presas, machucadas e ate mortas.
Marcel Seeder vive alguns anos depois disso, onde uma "paz" esta reinando nas cidades altas, superlotadas. Ele só tem um objetivo na vida: entrar pra empresa de segurança Arcanum e se tornar um arcanista como o pai. Ter uma gema. movida a mana é a sua maior aspiração aos 16 anos, assim como conseguir um encontro com a sua melhor amiga e também aspirante a arcanista Beatrix.
Mas provavelmente sua vida como arcanista não será nada fácil, sua primeira missão acaba em uma catástrofe onde e ele e a futura Regente-Geral Camille Noble acabam nas cidades baixas, que são o que sobrou das antigas cidades do sec 21. Correndo riscos de serem atacados não só por animais selvagens, vão descobrir que a chuva ácida será o menor de seus problemas.
O Arcanista se passa em um mundo distopico recuperado em um pós guerra. Acompanhamos Seeder em sua primeira missão, trazendo revelações a cada página. Uma história cheia de aventuras, perigos e ação que te prende do começo ao fim. Personagens cativantes e fortes que evoluem junto com o decorrer do livro.

Adorei a temática do livro, atual e nos faz refletir sobre alguns pontos que pode acontecer a qualquer momento, vide Síria, O planeta é um ecossistema cada dia mais frágil e uma guerra quimica certamente o devastaria, e nós o que faríamos? E depois, como ficaria? Nos faz pensar sobre politica também e algumas organizações.
Apaixonei-me pela Camilla, personagem forte, de caráter e muito determinada. Vemos que é uma futura grande líder, por mais que mostre em alguns momentos que ainda é uma adolescente e mimada. Marcel é um personagem interessante que evolui muito a história e isso sempre me atrai nos livros, a evolução de cada personagem. Sedder não só cresce muito como se mostra cada vez mais centrado e focado nos seus objetivos.
Algo que não me agradou é que a história corre muito rápido, então algumas cenas foram pouco exploradas, como as cenas de ação por exemplo. Poderia ser mais detalhadas e trabalhadas dando uma impressão mais forte da ação que se quer passar.
Mesmo assim estou muito ansiosa para ler o próximo livro, e descobrir mais coisas sobre a Arcanum junto com Marcel. E estou torcendo pra que ele e Camilla se reencontrem novamente.

— Meu pai não é tão durão, foi meu avô. Ele costumava ficar sério quando me ensinava seus
truques — ela mostrou-se melancólica. — Uma vez ele disse: “Seja sempre forte, mesmo quando não se sentir forte, porque o mundo não tem pena dos fracos”.

Lilian 09/02/2017

Um livro surpreendente e cheio de ação
Um livro surpreendente e cheio de ação, você simplesmente não consegue parar de ler até descobrir o que está realmente acontecendo nesse emaranhado de mistérios e reviravoltas.

Começamos explicando que 'Arcanista' trata-se do primeiro livro de uma trilogia intitulada 'Vera Cruz'. Nessa distopia, a sociedade foi mudada após uma guerra e os jovens agora sonham em entrar para uma força militar, a Arcanum. Para entrar o aluno tem de passar por uma série de testes e por fim receber uma habilidade especial, aí se tornará um Arcanista.

Nosso personagem principal é Marcel Seeder, um jovem que está seguindo os passos do pai que fora Arcanista. Ele estuda desde muito novo para passar no exame, mas acaba sendo aprovado com uma nota considerada baixa, o que é estranho, pois baseado em sua nota nem passaria. Exatamente por isso ele se sente inferior aos outros, um retardatário. Não ajuda o fato de ele não controlar sua habilidade e sempre acabar machucado quanto tenta usá-la.

"— Seu corpo absorveu o cristal, você concluiu o processo — disse Cecil. — Forjou uma gematrovão.
— Você tem um relâmpago na mão esquerda — acrescentou o médico."

Marcel já começa sua carreira como Arcanista incumbido de proteger a família Noble, que são os líderes dessa sociedade. Camila Noble, a herdeira, é a futura líder e por isso deve ser protegida a todo custo.

Mas as coisas saem do controle quando eles são atacados e caçados, isso porque querem matar a jovem Camila. Mas quem será o autor desses ataques? Quem estaria por trás de toda essa armação? Em um dado momento a culpa é colocada no grupo Voz Verde, que são conhecidos por serem contra a sociedade imposta, mas essa seria a verdade?

Uma trama cheia de reviravoltas, surpresas e mistérios. Marcel se encontrará no meio de uma guerra política cujas consequências podem ser fatais. Onde pode se esconder o perigo? Ele poderá confiar em qualquer um?

Confesso que não esperava muita coisa dessa história, mas o autor conseguiu nos colocar em um mundo muito interessante. É incrível ver como Marcel consegue se superar a cada passo, mesmo achando que é inferior a todos, uma parte dele luta contra isso e ele busca mostrar seu valor.

"Vou fazer funcionar. De um jeito ou de outro, vou fazer isso de arcanista funcionar. E todos vão ser obrigados a reconhecer o meu valor."

Quando a ação começou, fiquei impressionada com a habilidade do autor em descrever as cenas, a história foi muito bem ambientada. Sua narrativa foi impecável e isso me agradou muito, nos deu informações suficientes para desenvolver a imaginação e detalhou de forma eficaz o ambiente, o que se passava ali.

Além disso conseguimos ver claramente o crescimento de Marcel e sua coragem, ainda que por vezes seus pensamentos tenham sido de fraqueza, ele nunca se deixou abalar e buscou salvar aqueles com quem se importava.

Enfim, realmente vale a pena a leitura para quem gosta do gênero, é uma aventura cheia de ação, suspense, reviravoltas e uma pitadinha de romance, porque não pode faltar né!

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2016/10/resenha-79-arcanista.html

Fernanda @condutaliteraria 30/01/2017

Arcanista, por Joe de Lima
Comecei a leitura do livro sem saber ao certo o que esperar. No começo demorei um pouco para engrenar na história - o protagonista não me conquistou de imediato.

Marcel é um rapaz de 16 anos que vive em Vera Cruz, seu sonho é seguir a carreira militar e ser um Arcanista, como seu pai, mas ao mesmo tempo ele se sente um pouco inseguro de sua capacidade.

Vera Cruz passa por momentos difíceis, a nação está dividida entre o governo, a Arcanum (um exército independente) e um grupo ecoterrorista, o Voz Verde.

O começo é morno e se passa no Instituto Beta, onde Marcel se prepara para entrar na Arcanum. Os arcanistas, juntamente com a Guarda Nacional, protegem a nação. Esses soldados possuem habilidades especiais e cada um tem a sua em particular.

A história começa a ficar mais eletrizante quando Marcel e outros arcanistas seguem em viagem com a família Regencial e sofrem um ataque.

A partir daí muitas coisas acontecem e Marcel precisará de toda sua força para sobreviver. Muitas reviravoltas e revelações recheiam o enredo.

Um ponto que achei bastante interessante na história do Joe foi que ele apresenta, acredito eu, um Brasil futurístico, utilizando um dos nomes antigos de nosso país. Achei uma boa sacada do autor.

Além disso, aborda temas bem atuais como segregação social e ecologia.

Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe durante a leitura ou sua compreensão.

A capa é interessante, bem alusiva à história, e traz um ar de mistério.

O Arcanista é uma distopia repleta de ação, com vários elementos tecnológicos e uma pitada de romance.

Recomendo!

"Nunca me esqueço de quem conhece os meus segredos."