Querido Jaime Eduardo Lages

Resenhas - Querido Jaime

Karin Cristine 19/08/2019

Querido Jaime
Olá meus amores tudo bem com vocês??
Querido Jaime é um livro muito triste de um senhor chamado Jaime de 72 anos, que passa todo o seu tempo em casa e só sai para receber seu pagamento.
Até que algo muito ruim o acontece e o senhor Jaime repensa sobre seus pensamentos e ações.
É um livro que te faz até quando suas ações podem mudar o seu futuro, a sua vida.
Super recomendo !!!
Tristeza, solidão, arrependimento, escolhas como eu disse e um livro muito triste com uma grande história!!!

? O homenzinho que vive dentro de minha cabeça, pensava.

? Eu ainda me aguento em cima dos meus sapatos, ah se me aguento!

? No final das contas tenho ainda o que mas vale, que é a vida.

? A vida é muito difícil, sabe como é meu amigo? Olhe só pra você, o que fizeram com você não foi justo. Da mesma maneira pra mim rapaz, da mesma maneira pra mim...

? Utilizava da segunda maior função da geladeira, que depois de gelar, é nos fazer pensar na vida.

? O silêncio era tão grande que quase tinha forma.

Já leu?? me conte o que achou!!
Ainda não ?? Leia você vai amar !!! Porém é beem triste.

Espero que tenham gostado super beijão
Kah?

carolina.trigo. 04/09/2018

Querido Jaime - #OlharNosNacionais
Comprei esse livro dois anos atrás, enquanto estava passeando na Paulista. Para quem não sabe, o Eduardo vendia os seus livros na Avenida Paulista, junto com os camelôs e artesãos. Até recentemente ele vivia da venda dos exemplares de "Querido Jaime".
Já conhecia o trabalho do Eduardo por causa do Facebook e dos diversos grupos literários que participo, e aproveitei a oportunidade de encontrá-lo e, como uma boa leitora compulsiva, não me aguentei e tive que comprar. O Eduardo foi super simpático - além de que a sua assinatura é a melhor!
Aqui em "Querido Jaime", acompanhamos a rotina do solitário Jaime, um senhor de 72 anos que se sente oprimido dentro da sua própria casa. No dia em que vai pegar a sua aposentadoria, enquanto está voltando para casa, um grupo de jovens tenta roubá-lo e na ação, além de perder todo o dinheiro que ele tinha, ele bate a cabeça e desmaia.
Ao acordar, ele dá de cara com um morador de rua que está tentando ajudá-lo, mas como Jaime está um pouco confuso, ele tenta atacá-lo e acaba fugindo.
Enquanto tenta se lembrar, Jaime vai caminhando por São Paulo, principalmente na região central, em uma jornada de autoconhecimento. E, nas suas andanças, Jaime descobrirá uma cidade diferente, pois agora ele não estará observando por cima, mas sim por baixo, pois ele viverá com os moradores de rua e verá que pessoas que estão nas ruas não são tão ruins como muitas vezes imaginamos, e verá um lado ruim do ser humano.
Entre memórias da infância e da época em que era casado, Jaime nos mostrará que ele não é daqueles velhinhos dos filmes de Hollywood e ao tentar consertar os erros do passado, ele irá perceber que nossos atos têm consequências sérias e que não será tão fácil recuperar o que ele perdeu.
E o final... que final! Não esperava, mas que foi chocante e triste, foi!
A escrita do Eduardo é excelente e sua narrativa é uma delícia de se ler. Em alguns momentos, ele vai pedir licença ao leitor para apresentar algum momento do passado de Jaime e isso dá um diferencial para o enredo.
A história é muito realista e representa muito bem o dia-a-dia de uma cidade. Essa construção talvez tenha ficado tão boa pelo fato do próprio autor vivenciar isso em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, enquanto vendia o seu livro.
A edição, apesar de não ter nenhuma editora por trás, está maravilhosa, com ilustrações do próprio autor no começo dos capítulos. Provavelmente um dos melhores livros independente que já li no quesito edição e revisão.
O Eduardo, além de ter escrito essa excelente história, ainda fez a capa e todas as ilustrações. Detalhe: esse livro era para ter sido um quadrinho, por isso todas as ilustrações - que são belíssimas, por sinal! O livro que eu tenho é a segunda edição, no qual ele acrescentou os primeiros quadrinhos e desenhos, além de algumas fotografias que imagino que ele que tirou de moradores de rua, que devem ter inspirado bastante a sua história.
Um livro que é bem rapidinho de ser lido por causa das suas 110 páginas (e como vocês já sabem, novamente demorei mais do que devia - mas podem colocar a culpa no final de semestre da faculdade, rsrs) e que tem uma história muito realista e sincera, e que por causa disso, deveria ser lido por todos.
Novamente me surpreendo com os nossos autores, que muitas vezes são menos conhecidos e lidos do que deveriam. E ainda não tive nenhuma decepção com o desafio! Estou escolhendo bem!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/07/resenha-querido-jaime-olharnosnacionais.html

Alokadabea 05/01/2018

Querido Jaime eu sinto muito.
Você , assim como muitos, se tornou pedra . Não é novidade que a vida se encarrega de nós bater e abandonar na estrada. Mas o que você faz após cada tombo é o que determina a pessoa que você será no futuro.
Espero que eu nunca erga a "fale a verdade" e a deixe "falar".

Querido Jaime toca a alma dos mais duros e transborda na alma dos mais sensíveis. É um livro para se levar para a vida.

Liana 03/12/2017

Vida e memórias
Achei interessante o protagonista ser um idoso.
Interessante também perceber que a cidade fere e a cidade, de certa forma, cura.
Jaime não era um daqueles velhinhos fofos. Era sim um senhorzinho muito rabugento e extremamente preconceituoso.
Em suas andanças, mesmo involuntárias, na cidade de São Paulo, Jaime vê o filme de sua vida, revive suas dores e tenta aproveitar as chances do encontro com o que há de bom em si mesmo.
O livro é bem legal, leitura muito fluida e rápida, linguagem "de rua", que esta leitora aqui, particularmente, gosta bastante num livro.
Contudo, achei que algumas vezes o narrador endossava falas preconceituosas de Jaime e isso me deixou bem incomodada.

Paula- 21/05/2017

Jaime amargo
Querido Jaime

Jaime é um senhor nada simpático, triste e abalado com as consequências de suas decisões na vida.
Não gosta muito de sair de casa, e o dia que não teve opção lhe acontece inúmeras coisas, menos o planejado.

Querido Jaime se iniciou em formato de quadrinhos, mas o autor Eduardo Lages, resolveu terminar somente com as palavras, o que na minha opinião ficou bem melhor.

O que eu tirei da história do antipático Jaime, foi que em algumas situações, muitos o julgaram pela aparência e não perceberam que ele estava em uma situação desesperadora.

O final?
Realmente não achei que iria terminar de tal maneira. Gostei muito, mas acho que vocês, assim como eu, também vão querer saber o que ele falou no final.

Leituras do Sam 08/05/2017

O velho passado.
Jaime é um senhor de 72 anos que podia ser facilmente encontrado em qualquer esquina de SP, São Paulo essa que tem alguns dos seus aspectos retratados neste livro, a fria, agitada, violenta e cheia de contrastes socioeconômicos cidade cinza.
Eduardo Lages se vale da perda de memória e os lampejos de lembranças do velho para nós mostrar que todo velhinho "fofo", "frágil" e aparentemente vulnerável tem um passado que nem sempre é tão louvável como seu corpo físico debilitado possa aparentar.
Gostei da leitura, é fluida e sem atropelos, mas não gostei de alguns recursos usados na narrativa (por exemplo, uma súbita conversa do narrador com o leitor- poderia ter sido construída desde o início), mas isso não compromete o todo do livro.
A edição é linda, com ilustrações bacanas que servem para mostrar um pouco do processo de criação pelo qual o livro passou. Vale a leitura.

@leiturasdosamm

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/04/2017

Querido Jaime , gostei li em 2 dias...minha 1ª resenha!
Eu comecei ontem e terminei hoje na sinopse conta sobre um idoso mas nem dá para imaginar que ele perde a memória e no início começa numa parte do meio e volta no passado este conto nas partes deste livro mostra sobre a história de Jaime de quando era criança , adulto e idoso aleatoriamente achei o autor de muita criatividade e este livro possui palavrões eu indico muito pois foi uma leitura fácil, agradável e instigante...
O livro contém ótimas ilustrações a história do idoso Jaime que perde a memória e se confunde um mendigo com um monstro... e o final inesperado E INACREDITÁVEL...

"(...) o inesperado acontece e o idoso é lançado em uma jornada de autoconhecimento onde o palco é a selvagem cidade de São Paulo."

site: https://www.youtube.com/watch?v=EyaZ-rNbxuo

Eduardo.Costa 10/04/2017

Leitura incrível!
Uma triste história que me prendeu da primeira até a última frase. Não consegui parar de ler do início ao fim. O primeiro livro que faz isso comigo!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/01/2017

Quão triste é uma vida de solidão
Querido Jaime conta a história de um homem já velho, solitário e recluso. Sentia-se seguro na solidão das suas paredes brancas e vazias. É... Mas de vez em quando era necessário sair de casa para resolver as burocracias da vida. E foi justamente num desses dias que ele teve que sair que tudo deu errado. E na sequência de erros do dia, saltavam-lhe na memória os erros que o levaram àquela vida apática e antissocial.
Seria possível, agora na velhice, corrigir esses erros do passado? Seria possível recomeçar? Você vai ter que ler pra descobrir.
Querido Jaime é o livro de estreia de um autor contemporâneo brasileiro, Eduardo Lages, que escreve e vende seus livros em plena Avenida Paulista. O que li hoje foram páginas de pura sensibilidade. Gostei.
Cássio Costa 22/01/2017minha estante
Tenho que ler mais literatura nacional, sei que os autores brasileiros são ótimos e não deixam nada a desejar a nenhum outro. Parabéns Aline.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/01/2017minha estante
Eu também leio poucos nacionais. Esse ano pretendo ler mais, inclusive alguns clássicos, que na época de escola eu não tinha maturidade suficiente para absorver a história. Tem muita coisa boa por aqui.

Aster Verbatim 06/11/2016

Recomendadíssimo!!!
Jaime é um homen solitário, de 72 anos, que se sente oprimido pelo vazio de sua casa. No dia em que é forçado a deixar seu lar, o inesperado acontece. O idoso é lançado em uma jornada de autoconhecimento, cujo palco é a selvagem cidade de São Paulo.

Depois de um dia de trabalho, estava indo para o ponto de ônibus e me deparo, na esquima da Av. Paulista, uma bicibleta, toda decorada, divulgando o livro de Eduardo Lages. Fui e comprei o livro e, primeiramente, agradeço a atenção e carinho e pelo presente que é a leitura desse livro.
Uma leitura rápida e que passa tantos sentimentos e acontecimentos em poucas páginas. Conta a história de Jaime, que depois de ser 'forçado' a sair de casa, acontecimentos inesperados surgem na vida desse idoso solitário. Nos depramos com o modo como a sociedade tratam os idosos e os preconceitos vividos por eles. São situações que todos passamos no nosso dia-a-dia, mas que por mínimo que seja, podem mudar drasticamente a vida das pessoas.
Um cénário perfeito para refletir sobre o modo como levamos as nossas vidas e o que damos importância e prioridade.

Sinceramente, não esperava um final desses. Recomendadíssimo e com uma observação: é um livro independente, produzido e ilustrado pelo autor (que me contou que é Design Gráfico). Surpresas ao Extra no final do livro...

Não deixem de ler, se você está procurando uma leitura rápida e com muito conteúdo.... ;)

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br
Eduardo 06/11/2016minha estante
Muito obrigado pela sua leitura, Camila! :)

Nane 14/08/2016

Lindo demais!!!
Que livro! Envolvente do inicio ao fim, como não se emocionar. Seu Jaime nos leva a uma triste realidade, que muitas vezes acontece bem embaixo dos nossos olhos, e nem damos atenção. Ótimo investimento!
Eduardo 15/08/2016minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário, Nane! :)

Patty 25/07/2016

Gostei
Esse é um livro de leitura simples e rápida, porém, encantador.
Eduardo consegue passar os sentimentos de um idoso de uma maneira sensível e profunda.
Querido Jaime poderia ser a história de muitos senhores q existem nesse mundo.
Eduardo 25/07/2016minha estante
Obrigado por ter lido, Patty! Que bom que gostou :)

Bruna 18/07/2016

Os velhinhos são todos inocentes?
Essa foi uma das leituras mais "pesadas" desse ano. O livro é pequeno mas o que não tem em tamanho tem em importância. Com uma escrita tão fácil de acompanhar, o autor destaca a fragilidade que um idoso pode ter, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E eu achei que essa pequena história foi de uma sensibilidade impressionante.
Os capítulos são curtos mas que passam a essência para o leitor. Diz o que precisamos saber e só. É muito direto sobre o que Jaime está pensando ou sentindo. Mas ao mesmo tempo você desvenda aos poucos a vida dele. Você descobre a razão dele estar sozinho e não com a família. E uma coisa que chamou muito a minha atenção é a dúvida que me causou. A gente sempre acha que todos os idosos são bonzinhos e inocentes, mas o quê eles eram quando novos? Eram bonzinhos como parecem ser agora que são frágeis? Ás vezes o rosto enrugado e frágil mascara o que são por dentro. Mas isso traz uma pergunta sobre Jaime: ele é mal? Você tirará sua conclusão ao ler. A minha é que eu não consegui ter raiva dele por tanto tempo. Senti que o isolamento dele e a solidão, que ele diz gostar, eram como um castigo e ele pagou por suas decisões.
Então no final tem uns "rabiscos" de como era pra ter sido Querido Jaime. Começou como quadrinho e então transformou-se em livro. Mas acho que seria tão impactante quanto foi como livro. Ver as expressões que ele fez durante a história ajudaria mais ainda a história a ser sensível e chocante.
Eduardo 18/07/2016minha estante
Gostei muito desta resenha! Beijos, Bruna!