D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Camila 13/03/2024

Que livro ! Senhores !
Conhecemos tão pouco os personagens de nossa história, D.Pedro I não seria diferente, esse livro traz em detalhes a história de um homem, que viveu várias vidas em uma, trouxe a liberdade para duas nações, amou demais e entrou para a história, tudo isso tendo vivido apenas 36 anos.
Um livro necessário, que traz uma história necessária!

Agata52 06/02/2024

Com certeza esse livro merece 5 estrelas! Sempre tive muito interesse pela história do Brasil e nada mais justo do que ir além dos livros escolares que escondem grandes detalhes.

Ler esse livro me trouxe ainda mais curiosidade pela época e ao mesmo tempo não pude sentir raiva de Domitila, a raiva que fora criada pelos livros escolares e as novelas. Domitila era uma mulher muito inteligente, isso é fato. E sua história é forte. Não estou a adorando ou algo do tipo, estou apenas falando o que percebi através desta leitura.

Se você deseja saber mais sobre a história do Brasil e em específico esse período, recomendo fortemente que leia esses livros pois eles trazem tudo, ou pelo menos quase, que você precisa saber para formular pensamentos e suas próprias opiniões sobre os períodos que o Brasil teve.

Para mim história é sobre isso. Eu sempre odiei o fato de sempre sermos impostos a histórias que já tinham opiniões, você simplesmente absorvia e levava a frente. Esse livro me fez observar e criar minhas próprias opiniões sobre o período do império português.
Nukes 06/02/2024minha estante
Amei sua resenha. Deu vontade de ler

Alanis Alvez 25/01/2024

É uma obra que busca trazer uma nova perspectiva sobre a vida e o reinado de Dom Pedro I, figura emblemática na história do Brasil. Rezzutti, conhecido por seu trabalho como historiador e pesquisador, mergulha em documentos e fontes históricas para apresentar uma imagem mais complexa e detalhada de Dom Pedro I, diferenciando-se de relatos tradicionais.

Um dos aspectos mais discutidos na obra é a relação de D. Pedro com a Imperatriz Leopoldina. Rezzutti descreve de maneira detalhada como as infidelidades e o temperamento volátil de D. Pedro causaram sofrimento a Leopoldina. A narrativa destaca o impacto emocional desses eventos na Imperatriz, pintando um retrato de uma mulher frequentemente angustiada e em sofrimento devido às ações de seu marido.

Ao meu ver teve uma romantização nesse ponto em que se faz presente na maneira como o autor às vezes justifica ou suaviza as ações de D. Pedro. Por exemplo, suas aventuras amorosas e decisões impulsivas são frequentemente enquadradas dentro de um contexto romântico ou heróico, o que pode dar a impressão de que suas falhas são minimizadas ou explicadas por um contexto maior de paixão e liderança.

Além disso, a obra explora a complexidade das decisões políticas de D. Pedro, mostrando como suas escolhas não eram apenas impulsionadas por questões de estado, mas também por suas emoções pessoais e relacionamentos. Isso, por um lado, humaniza a figura histórica, mas por outro, pode levar a uma percepção mais simpatizante de suas falhas e erros.

Rezzutti também explora detalhadamente eventos importantes como a Independência do Brasil, o Dia do Fico, e as relações de Pedro I com figuras importantes da época, como José Bonifácio e Marquesa de Santos. O autor não se limita a glorificar o imperador; ele também aborda controvérsias e aspectos menos admiráveis de seu comportamento e decisões.
O livro é enriquecido com documentos históricos, como cartas e diários, que fornecem uma visão íntima das motivações e pensamentos de Dom Pedro I. Este material ajuda a construir uma narrativa mais rica e fundamentada.

Em suma, "D. Pedro: A História Não Contada" de Paulo Rezzutti é uma leitura essencial para quem deseja uma compreensão mais profunda e matizada de uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Através de uma pesquisa rigorosa e uma escrita acessível, Rezzutti oferece uma visão renovada de Dom Pedro I, contribuindo significativamente para o estudo da história brasileira.

Corquiola 10/01/2024

Por que demorei tanto para ler?
Me sinto feliz por finalmente saber mais sobre nossa história, e principalmente sobre D. Pedro, muitas vezes caricaturado por atitudes que teve, mas que não são únicas em sua biografia. Muitas vezes se limitam vê-lo, apenas com o olhar superficial, e não o vêem como o homem que realmente foi, que não passou em branco pelas nações a que serviu e se dedicou.

Samuel Santos 09/12/2023

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!
Dom Pedro sempre será lembrado como uma figura controversa, a maior parte da sua vida foi insignificante para a sua memória, mas no pouco tempo que lhe antecedeu a morte realizou atos de bravura e que concretizou sua história entre grandes nomes que por este mundo passaram. Tão bem resumiu a vida desta figura o trecho encontrado na página 390 e transcrito a seguir:
?Tendo tomado uma resolução era firme e determinado, até mesmo obstinado; só a última extremidade o poderia ter induzido a abandonar a luta. Era mais facilmente inflamado com os bons sucessos, do que abatido pela adversidade; era franco e segundo julgo sincero, e o aborrecia tanto a intriga quanto a mentira. Era mau político e príncipe inexperto, porque, se não gostava de um indivíduo, não se dava ao trabalho de ocultar. Não perdoava facilmente aos seus inimigos, mas não era cruel para com eles, nem era muito benigno para com os seus amigos. Para fazer o resumo do seu caráter, as suas boas qualidades eram propriamente suas; as más, devidas à falta de educação; e homem nenhum conhecia mais esse defeito do que ele próprio.?
Traiu D. Leopoldina, traiu D. Amélia, ?traia? as amantes com outras amantes, era um pervertido e pervertedor. Vai saber se dele a nação herdou mais os defeitos do que as poucas virtudes.
O livro é muito bem escrito e motiva a leitura contínua, sendo difícil parar de ler quando se inicia. O autor não faz juízo próprio das situações ocorridas e não tenta julgar os fatos passados com a ótica atual dos costumes e práticas da sociedade. Na minha opinião, a parte da procura do culpado deveria ficar no Prólogo e o livro deveria ter acabado com a morte do Imperador, que é o personagem principal do livro, e que foi tão bem retratada que até deu pena deste pobre homem, que por falta do exemplo e direcionamento dos pais, viveu como se a vida não tivesse um amanhã e junto dele as suas consequências. D. Leopoldina foi uma heroína ao lado deste homem.

Lucas Lobo 19/11/2023

Independência ou Morte
Dom Pedro I é um dos grandes homens que tenho admiração e respeito, e depois de conhecer mais sobre sua história meu apreço por ele só aumentou.

A leitura dessa obra é fundamental para que possamos conhecer mais sobre a história do nosso país.

Natalia 16/11/2023

Um livro com muitas informações sobre a vida de Dom Pedro, incluindo o período da independência.
Bem escrito, leitura fácil.

Regine 15/11/2023

Uma boa surpresa - impressionante relato
Um excelente relato dos bastidores da indenpendência do Brasil, com a participação ativa e os detalhes da vida pessoais deles.

Recomendo.

Thiago662 24/09/2023

Bem escrito, leitura fluída, mas nada de novo! Não vi uma história não contada, como informa o título. Tudo àquilo que a historiografia já aborda sobre D. Pedro I e suas ambiguidades: "o liberal que gostava de mandar". Sempre importante destacar que as Constituições do Brasil e, depois, de Portugal foram impostas, sem discussão!

D. Pedro era um homem do seu tempo, criado num contexto absolutista, viu ruir o poder dos Reis com a Revolução Francesa, que afetou definitivamente a sua família e o nosso Brasil.

Capaz de trair a esposa e chorar a sua morte, preocupado com a educação dos filhos, já que não teve ele próprio uma educação adequada. Autoritário no Brasil, libertador de Portugal. Homem de várias faces, humano por natureza!

Igor13 21/09/2023

Superou e muito minha expectativa
O livro em si é bem resumido. Uma vida curta, mas intensa do D. Pedro I.

O autor fez um bom trabalho e concordo com suas avaliações.

Recomendo.

Mimi 29/08/2023

Leitura enriquecedora.

Fácil leitura .

O autor consegue fazer com que um calhamaço seja lido de uma forma prazerosa.

Adorei saber melhor sobre D. Pedro

Disponível KU.

Aline 06/08/2023

D. Pedro, realmente a história não contada.
Antes de qualquer coisa, para mim, o livro serviu para que me deparasse com a escassez do meu conhecimento sobre uma figura tão cara ao Brasil. Uma pessoa que não era brasileira, mas que se sentia mais brasileira do que diversas outras figuras históricas, um brasileiro por opção.

Assim como qualquer biografia de relevante figura histórica, creio que alguns fatos citados na obra sejam contestados por historiadores. Mas, para mim, ficou muito claro um pouco da personalidade de D. Pedro e seu amor pelo Brasil, sua luta contra o absolutismo e a escravidão, a importância que ele dava à educação, a assunção de responsabilidade por seus atos. Isto, meus amigos, eu realmente não aprendi na escola.

"D. Pedro seria, nas palavras de Martin Luther King, o homem digno de viver, pois esteve disposto como ninguém a morrer por uma causa."

O livro é de fato interessantíssimo. Mas, mais do que isso, é escrito de uma firma fluida e tranquila. Simplesmente, da vontade de continuar lendo! Reviravoltas e surpresas?! Bem... é difícil ter algo assim em uma obra bibliográfica, né?! E ainda assim me peguei com os olhos cheios de lágrimas ao ler sobre a morte de D. Pedro (quase como se eu não soubesse que ele ia morrer ?). Este, me parece, é um dos maiores pontos positivos deste livro; com a facilidade de leitura nos aproximamos da história de nosso país. E, afinal, a história jamais deve ser ignorada (seja para evitarmos repetições, seja para repetirmos atos cujos resultados serão bem vindos).

O livro traz também um apelo: como damos pouca relevância à nossa própria história, não?! Como deixamos que sejam vilipendiados nossos grandes símbolos. Por aqui ficou a mensagem: além de conhecer nossa história (que é, de fato, muito interessante!), devemos protegê-la.

Recomendo a leitura desta obra a todos os brasileiros. Agora, vamos à D. Leopoldina e D. Pedro II, do mesmo autor.

Erick.Jonathan 22/07/2023

Então eu li a biografia do Pedrão. Ótimo livro. Instigante. Fruto de um amplo trabalho de pesquisa do autor e de sua habilidade em contar histórias com leveza e informação que nos leva a querer ler mais e mais, simplesmente dá vontade de não mais largar o livro.

Conhecer as diversas facetas de D. Pedro ver o quanto era humano e a despeito de ter morrido jovem (36 anos) viveu intensamente e teve forte relevância para a história do Brasia e a de Portugal. As cerejas desse bolo são, a meu ver, as cartas, livro recheado de cartas, se fincam em nós como a leitura de uma história envolvente e as cartas e outros relatos escritos da época nos trazem as falas dos personsagens, suas angústicas, medos, alegrias, questionamentos. Tudo isso vivifica muito a narrativa, saber que foram personagens reais e atreladas ao passado de nosso país, deixa tudo muito mais interessante.

Como toda boa literatura, essa biografia nos faz refletir sobre nós mesmos, nossa própria trajetória de vida. Nos faz comparar nosso presente histórico, nossos avanços científicos com aquele vivido por nosso herói. Acompanhamos todas suas facetas, demasiado humanas, com falhas e glórias, desde o amante desmedido, mulherengo incurável, filho rebelde, político ambicioso, pai extremoso, marido redimido, a doença, a morte, os complôs, os inímigos entre os amigos, a ambição dos famíliares, o mundo num contexto de mudança, a busca pelo liberalismo e por consituições que contaminava a Europa e luta contra o absolutismo. Acompanhamos também um pouco da vida de vários de seus filhos, ficamos querendo saber o que aconteceu com cada um deles e no fim das contas o autor nos revela seus desfechos fatais. Enfim, leitura enriquecedora, vale muito a pena, Paulo Rezzutti está de parabéns! Que venha ?Dom Pedro II: a história não contada? pelo mesmo autor.

arqueofarias 19/07/2023

Despretensiosamente peguei esse livro e fiquei feliz em lê-lo. Escrita fácil e o mundo das fofocas da família imperial é o melhor. Ameiii !!!

Ansioso pra ler os demais de Paulo Rezzuti

Quincas Borba 13/07/2023

Independência ou Morte!
Dom Pedro I: A História Não Contada é uma biografia do titular Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, mais conhecido como Dom Pedro I, lançada em 2016 pelo historiador Paulo Rezzutti.

A forma que o livro é escrito é incrível. Primeiro, no prólogo, o autor fala de sua própria experiência com a exumação de corpos da família imperial. Em seguida, começando oficialmente a biografia, contextualiza o nascimento de Pedro, desde a ascensão da casa de Bragança, o palácio de Queluz (onde Pedro nasceria e morreria) e toda a intriga entre seus pais, D. João e D. Carlota Joaquina. O personagem titular não vira protagonista do livro até sua adolescência.

Dito isso, Paulo Rezzutti retrata um Pedro muito diferente do retrato caricato popular: alguém humano. Embora tenha cometido erros, Pedro tem características e efeitos de herói, e o autor lamenta no epílogo o quanto o Brasil maltrata sua história e seus heróis. Ainda falando na composição do livro, este é recheado de cartas e documentos, algo que me agrada muito; além de informações adicionais (principalmente sobre as amantes e filhos bastardos do imperador).

No fim, vemos um Pedro muito mais que o mulherengo estressado visto em novelas: vemos um Pedro, acima de tudo, humano, que é dividido entre o aspecto liberal e absolutista, mas que no final, sempre se sacrificava pensando no bem geral do povo, este que o tanto antagonizou. O livro também explica as amantes de Dom Pedro, porquê este morreu tão cedo e como influenciou a política brasileira mesmo depois de sua abdicação. Um retrato ótimo do Libertador.

Recomendo!