Moreninha Casimiro de Abreu

Resenhas - Moreninha

1 | 2 | 3 | 4

Nathi 04/05/2020

Muitooo bom!!
A forma que Casimiro de Abreu narra o poema é tão simples e envolvente, me senti na narrativa e cantando junto ao ritmo da leitura.
Foi uma leitura rápida que me deixou com um sorriso no rosto!

Francisco240 15/06/2021

Continuo sem ser grande fã de poesia...
Bem... Não há muito que falar desse poema curto; o autor vai unicamente descrever seu amor por uma moreninha que não revela quem é.

Ana Correia 09/04/2021

Leitura rápida. O autor consegue trazer em poucas linhas muitos significados! Confesso que fiz a compra do ebook achando que era outro! Mas valeu muito a pena pela leveza de uma poesia bem escrita!

Queila9 14/01/2021

Pude entender por que se trata de um clássico da literatura brasileiro. Realmente um belo livro, com uma escrita belas. Suas rimas tão singelas. Que despertaram cada vez mais meu amor por poemas.

Carlos.Junior 09/10/2021

Nota: 7/10
‘’Moreninha’’ é uma breve experiência curta, de só 4 páginas, que mostra um amor que um homem apaixonado sente ao olhar quem ele idealiza: Sua amada. Com palavras volutuosas e rimas ornamentais e líricas, Casimiro consegue transpor com uma fidelidade absurda e assustadora como amar é um torpe de emoções e uma overdose de mentiras. Em que a visão só se permite observar os movimentos e sutilizas que ela produz, os ouvidos se fecham para defeitos ou palavrões e só permitem a entrada da voz dela, o tato só se ativa e ferve com o toque da pessoa predestinada, o paladar só sente a alegria em seu gosto comendo junto a ela e o olfato se decide em relembrar cada gota de perfume doce que só ela possui.
‘’Moreninha’’ é uma obra prima, narrada em 1° pessoa, que exprime bem o movimento literário do movimento literário português e brasileiro que aconteceu na segunda metade do século XIX. Nas 3 primeiras páginas somos apresentados a palavras doces e suaves vindas do narrador, que de repente toma uma postura mais obsessiva e ríspida contra a Moreninha na quarta página. Pode ser um chamado ou crítica do autor contra as descrições românticas e sobre relacionamentos da época ou só uma forma deturpada de mostrar um interesse fidedigno ao amor que ele sentia pela amada.

Iasmin 09/12/2023

Moreninha...
Eu amei cada verso desta poesia, cada detalhe que ele conta como se eu já conhecesse está moreninha..

Moreninha você me ganho em cada verso.

Deéh 27/11/2021

Amo poesia
O poema ?Moreninha? é sobre uma bela morena que possui a profissão de jardineira.
Enquanto cuida de suas flores, fica cercada de homens que morrem de amores por sua beleza, dentre eles aquele que narra o poema.
Este poema foi escrito no ano de 1857 e teve sua publicação no livro ?As primaveras? no ano de 1859.

Marcela.Correia 07/11/2021

A alma de quem lê
Aiii onde se foi parar
A beleza desses amores

Dudu 01/11/2022

Um texto maravilhoso de se ler...
Casimiro José Marques de Abreu (1820-1882), foi um poeta brasileiro da segunda geração romantismo. Filho do fazendeiro português José Joaquim Marques de Abreu e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira de Silva Jardim, viúva do primeiro casamento.

? "Morena, minha Morena, És bela, mas não tens pena De quem morre de paixão! - Tu vendes flores singelas E guardas as flores belas, As rosas do coração?!..."

A Moreninha é um romance de sua autoria publicado em 1844. A obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje. É considerado o primeiro romance tipicamente nacional, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.

Existem muitos significados dentro desse poema, e por ser tão curto, te convido a ler e se emaranhar na meiguice, beleza e sutileza dessa deusa da praça. Como tudo que a literatura brasileira produz, Moreninha de Casimiro de Abreu, mexe com o imaginário popular. Um conto em forma de prosa escrito de forma magistral.

Em homenagem ao escritor, existe a Estátua - Casimiro de Abreu - RJ - Brasil
A sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-101, principal rodovia do norte do Estado do Rio de Janeiro. Antes de ser elevada à categoria de cidade, abrigou a fazenda Indaiaçu, pertencente ao pai do poeta Casimiro de Abreu.

Curtiu o post?
Conhecia o poeta?
Deixa aquele comentário ?

Acsa Micaela 20/01/2021

Moreninha
Sorri a todo tempo enquanto lia ;)
Adorei as rimas e toda a leveza.

Jéssica Dutra 01/05/2021

Entendi nada, baixei na Amazon achando que era "A moreninha", quando eu achei que iria começar acabou.

Enfim... Baixei o livro errado.

Taís 25/05/2021

Resenha de Moreninha
     Moreninha trata-se de um poema romântico escrito por Casimiro de Abreu.

O autora utiliza-se da primeira pessoa para narrar seus sentimentos e falar sobre a sua moreninha.

Eu achei simplesmente incrível a forma como o autor expressa os seus sentimentos. A maneira como ele fala da Moreninha é bastante envolvente e nos cativa a ler linha após linha.

Eu imaginava que Moreninha fosse uma extensa obra literária, mas trata-se de apenas quatro páginas contendo um único e belo poema. Não é de modo algum uma obra ruim, pelo contrário, é surpreendente.

Casimiro José Marques de Abreu, nascido em 1839, foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo.

Este livro é direcionado ao público jovem e adulto.

Edilinda 14/08/2020

Um poema tão bonito , nunca havia lido algo nesse tipo, mas simplesmente a literatura brasileira é linda.

? minha sereia, tu és a rosa dá aldeia, mulher mais linda não há;?
Que apaixonante

Ester 07/08/2022

Não foi uma das melhores obras que já li do artista, mas por não ser o meu tipo de leitura preferida eu meio que nem ouso julgar tanto. Foi um poema curto e de fato intrigante. Gostei, mas tenho que consumir mais esse tipo de livro para poder opinar com mais veemência.

1 | 2 | 3 | 4