A arte de dar limites

A arte de dar limites Luiz Hanns

Resenhas - A arte de dar limites

Claudio 08/10/2017

Uma educação pensada
Como mudar a atitude de crianças e adolescentes? Em sua obra “A Arte de Dar limites” o psicólogo Luiz Hanns aponta algumas questões com as quais pretende ajudar principalmente os pais a saber como educar e colocar limites a seus filhos de uma maneira sábia e construtiva.

Baseado em mais de 20 anos de aplicação do conceito de educação pensada Hanns propõe como fundamental aquilo que ele denomina de diálogo em conexão. Mas para mostrar essa prática o autor dividiu o livro em quatro capítulos.

“Muitas vezes é preciso ensinar seu filho a mudar o modo de pensar, sentir
e agir para que ele consiga mudar de comportamento.” Pg 122

No primeiro lida com a maneira de como os pais devem iniciar o processo de dar limites aos filhos. Procura traçar os métodos educacionais vigentes e a cultura liberal desta geração com o desafio de reconhecimento da autoridade paterna, algo que não se questionava na geração anterior.

No segundo capítulo trata do início da construção da comunicação entre pais e filhos e a importância de se manter um diálogo em conexão, isto é, de criar e manter pontes de interação mesmo nas situações mais difíceis. Conforme o processo de dar limites se torne necessário o autor frisa que é muito importante sempre manter aberto um canal de diálogo entre as partes envolvidas.

Saber como e quando dar os limites na educação familiar é o tema do terceiro capítulo. Nesta parte Luiz Hanns sugere alguns princípios para dar uma educação aonde os limites vão sendo endurecidos conforme a necessidade exige. Defende a ideia da autoridade paterna sem autoritarismo, mas alicerçada na força moral dos pais. Mais uma vez a comunicação é tratada com muita importância e o autor lembra que só há diálogo em conexão quando todos podem expressar suas opiniões de acordo é claro com a idade e a maturidade dos filhos.

"Praticar uma educação pensada é acima de tudo aprender a se autorizar a
pensar a educação do seu filho ouvindo, intervindo e tendo um senso de
propósito. P403

Finalmente, no quarto capítulo o autor trabalha o resultado que se espera com os princípios abordados nos capítulos anteriores. Educar com limites dá trabalho, mas se houver persistência o hábito fará com que na maioria das vezes valerá a pena o processo de se educar no modelo apresentado. A meta, nas palavras de Hanns “não é insistir em que seu filho se transforme em algo que não é. A meta é conseguir que ele pondere os prós e os contras de suas escolhas”.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:
Este livro longe dos clichês sobre educação de filhos possui uma excelente abordagem para orientar os pais a darem limites para seus filhos. Ele é denso no conteúdo e requer uma leitura cuidadosa para entender os princípios que o autor propõe.

Foi escrito de uma maneira lógica e linear, isto é, seguindo um modelo de abordagem que prioriza o dialogo em conexão. Parte da identificação de um problema disciplinar e vai propondo as ações corretivas conforme a idade e a maturidade dos filhos bem como cada situação enfrentada em graus de importância, desde uma pequena falta até momentos extremos de desobediência ou de atitudes danosas por parte dos filhos.

Hanns trata desde crianças de pouca idade até adolescentes. Quem sabe em um próximo livro ele aborde os filhos adultos que ainda moram com os pais e que são eternos adolescentes no comportamento.

Considero o capítulo três o melhor de todos pois nele consta casos, situações de desobediências e como, segundo ou autor, os pais podem e devem intervir para que haja limites saudáveis para a educação dos filhos. É uma educação pensada e o objetivo é o desenvolvimento de competências de vida.

O livro traz muitas dicas importantes, sendo que o alicerce, como já mencionado é manter um canal de diálogo e respeito. Aqui não poderei abordar todos os assuntos, mas quero ressaltar a necessidade do exercício da autoridade paterna na educação dos filhos. Em uma sociedade frouxa de limites, cabe aos pais serem firmes e fortes, persistirem na educação dos filhos com paciência e sabedoria.

O leitor talvez não concorde com tudo o que o autor propõe, eu mesmo tenho ressalva em alguns assuntos que o livro trata, principalmente em relação ao uso de drogas permitidas, mas isso de forma alguma tira o mérito de ser um ótimo livro para ser posto em prática. Com certeza possui boas ferramentas para procurar promover uma educação com limites com a intenção de auxiliar no crescimento e no desenvolvimento psicossocial dos filhos e assim incentivar a terem autonomia e responsabilidade por suas ações.

Por: Claudio Amarante

site: https://livrosfilmeseseriados.wordpress.com/