Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Amélie 01/08/2022

um dos primeiros livros que eu realmente li e sou apaixonada por ele!! adoro livros sobre a segunda guerra mundial principalmente os que se passam dentro dos campos de auschwitz

Alícia 18/07/2022

Eu não tenho palavras pra descrever esses relatos
Sempre me interessei por livros, relatos e pela história da segunda guerra mundial e mesmo sabendo de muitas coisas, ainda sinto que não sei de nada e todos nós nunca saberemos de tudo que aconteceu lá.
Os relatos dessas três mulheres, Priska, Rachel e Anka, só me mostrou em como nós mulheres somos fortes.
Elas três foram muitos fortes, sobreviveram e tiveram seus filhos, mesmo sem seus maridos, com toda a dor que sentiram, os traumas,...elas conseguiram vencer e cuidar de si e de seus filhos.
Poderia escrever várias coisas sobre as histórias delas, mas não consigo, pois e algo muito forte para mim, a leitura foi muito pesada, mas sei que elas são incríveis.
Seus filhos mesmo depois de anos e anos sem saber que nasceram durante o holocausto, ainda sim, se encontraram e são amigos, na verdade irmãos.
Essa história deve ser mostrada para todos, pra nós sabermos de tudo que aconteceu na nossa história, para numa mais repetimos ela,.
Indico para quem quer saber mais de história, para entender melhor ela e se for forte o suficiente para entender e aguentar tudo.

Angélica 15/07/2022

"Quanto mais pessoas souberem do que aconteceu, menor a probabilidade de que aconteça de novo, assim espero", disse Anka. "Está história serve para mostrar às pessoas que uma coisa dessas não pode se repetir."

De fato, esse é um livro que todos devem ler para que a história não se repita. As consequências de um discurso de ódio são estarrecedoras. Milhões de pessoas assassinadas a sangue frio...

Em Os bebês de Auschwitz, a autora nos conta, com detalhes, os horrores sofridos pelos judeus, em especial as mulheres, nos guetos e campos de concentração.

A história mostra a vida de Priska, Rachel e Anka antes, durante e depois da segunda guerra mundial. Mostra como elas lutaram para manter em segurança seus bens mais preciosos: seus filhos. Mostra como foi voltar para seus países e não achar mais um lar... Mostra como foi tentar recomeçar depois de tudo que sofreram nas mãos dos nazistas. Mostra a que ponto pode chegar a crueldade humana.

É uma leitura impactante e eu super recomendo para quem se interessa pelo assunto e para quem tem o desejo de saber mais sobre uma época tão sombria na história da humanidade.

"As almas de suas mães e de milhões de outras pessoas que morreram durante a guerra merecem que sua história seja contada e recontada, para jamais ser esquecida."

Honeypot 15/07/2022

Um livro para além das palavras.
Mesmo após consumir diversas obras que estão diretamente ligadas ao assunto da Segunda Guerra Mundial, creio que nunca estarei completamente livre da tempestade de emoções que sinto ao ler esses relatos. Este livro não apenas nos traz uma perspectiva normalmente não vista no holocausto, mulheres grávidas que precisavam sobreviver em meio aos horrores que suportavam constantemente, como também trata justamente de um ponto que não pode ser ignorado: antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Não estamos somente lendo uma obra de sobreviventes, mas essencialmente de pessoas. Pessoas que, antes de serem jogadas em um campo de batalha onde não tinham culpa de nada, possuíam sonhos, sentimentos, paixões, hobbies, defeitos. E talvez essa seja a parte mais bonita dessa obra; acompanhar essas mulheres que eram muitas coisas antes de apenas sobreviventes.

Deza Farias 09/07/2022

@???????????????????
?????????????????
?? ?????? ?? ????????? | Wendy Holden | p. 368 | 5/5 ??
?????????????????
Mais um livro tocante da 2GM, é incrível que quando eu penso que eu não vou mais me abalar com um livro dessa temática eu acabo me abalando.

Nesse livro vamos conhecer a história de três jovem: Priska, Rachel e Hanka e o quanto elas sofreram para manter seguro os seus bens mais precisos, os filhos. Nascidos sob o julgo nazista.

A história começa bem antes das restrições nazistas, quando as belas jovens de famílias bem sucedidas poderiam tomar café em restaurantes, passear de mãos dadas em praças.
Mas infelizmente pra elas isso não durariam para sempre.
Algumas ainda conseguiram viver o casamento com um pouco de paz e outras nem tanta sorte tiveram.

Pouco tempo depois aquilo que eles ouviram e não queria acreditar estava se tornando realidade; judeus estavam sendo mandados a campos de trabalho forçado. E foi ai que a luta pela sobrevivência começou. Elas, que era de famílias endinheiradas se viram presas em trens fertidos e lotados, e isso era só o começo.

Assim que chegavam aos campos pelos quais passavam iam para as filas nas quais poderiam trabalhar até morrer ou serem mortas com gás imediatamente. - A jovenzinha está grávida? Elas não sabiam o que responder! Tinham suas dúvidas, mais o que isso acarretaria? Então negaram. E foi assim que conseguiram enganar os nazistas.
Como essas crianças que nasceram em trem, carroça, vieram ao mundo sem doenças graves é um milagre. Porque suas mães sofreram com o trabalho pesado e a alimentação escassa, sem falar da falta de higiene.

Muitos anos mais tarde um desses bebês de Auschwitz, conseguiu se encontrar com os outros através da internet. E mesmo as mães não tendo se conhecidos, mesmo estando nos mesmo campos, os "bebês" trocando experiências das mães e suas lembranças.

O livro tem um trabalho de pesquisa muito bom, que nos mostra o antes e depois da guerra dessas famílias, como eles conseguiram seguir em frente depois de perde tudo.
A escrita do livro é bem fluida, mesmo narrando coisas horríveis. A capa é linda e o livro é repleto de fotografias que nos aproxima dos personagens.

Belquis.Rosson 15/06/2022

Os Bebês de Auschwitz
Um relato intenso e doloroso sobre três famílias nos campos de concentração. Três mães que fazem de tudo para salvar seus filhos. Confesso que muitas vezes tive que interromper a leitura para digerir tamanha crueldade. Indico a leitura para nunca esquecermos do que o ser "humano " é capaz.

deniferreira 07/06/2022

"Quanto mais as pessoas souberem o que aconteceu, menor a probabilidade de que aconteça novamente". Leiam sobre o Holocausto, jamais poderemos aceitar!

Rafaela.Einsfeld 01/05/2022

Os bebês milagres
O livro conta a história de três mulheres: Priska, Rachel e Anka. Três mulheres judias que foram mandadas para campos de concentração. Se não bastasse o horror por si só de para onde foram mandadas, havia algo a mais que as preocupavam. Seus filhos? Que se encontravam em seus ventres?

Vamos as minhas impressões!

A história é incrível. Impressionante. Estas três mulheres de garra deram tudo de si para garantir que seus filhos viriam ao mundo. Um mundo que não os desejavam na época.

Me senti tocada em vários momentos da história. E acho que é impossível ser indiferente aos relatos contidos neste livro.

Entretanto, dois motivos me fizeram dar uma estrela a menos para o livro. E vou dizê-los:

1°) o título é puramente apelativo. Em um primeiro momento as mães realmente vão para Auschwitz, entretanto, suas estadias lá não são tão longas a ponto de parirem lá. Assim, os bebês não chegaram a nascer em Auschwitz. Nasceram em outros locais(que não irei dizer, pois já estou dando spoiler e daí vai ser um spoiler a mais). Uma opinião pessoal minha é: não dê títulos apelativos para histórias reais. O título agora parece uma mentira pra mim ?

2°) Há pontos controversos na história se você prestar muita atenção na leitura. Uma pessoa que conta uma história real (neste caso, três histórias reais) deve cuidar muito a coerência dos fatos. Só para dar um exemplo: em certo trecho do livro é contado que uma prisioneira "X" escapou em determinado momento(não foi capturada novamente). E no capítulo seguinte(que não se passa quase nada de tempo, talvez 1 a 3 dias da fuga da prisioneira "X") é relatado que esta mesma prisioneira estava ao lado de uma pessoa "Y", como se nunca tivesse escapado. Isto coloca em dúvida a veracidade da história. É algo que precisa ser cuidado.

Fora isso, é uma ótima leitura!

Beijus(?????)?

Camilla 17/04/2022

Eu me decepcionei...
O livro não aborda o tema que está no próprio título. A maior parte da história se passa em outro campo de concentração e o foco não são os bebês, e sim as experiências das mães... Achei que o título da obra foi uma grande jogada de marketing que, por acaso, me acatou, porém, desagradou a infidelidade do mesmo. Apesar disso, as histórias retratadas no livro ilustram verdadeiramente os campos nazistas... Nota 3,5!
Maria7609 29/04/2022minha estante
Eu entendo seu ponto!! Mas acho que foi erro dos tradutores mesmo, já que o título original da obra é ?Born Survivors? (que seria tipo nasceram sobreviventes, ou alguma coisa assim).

Camilla 01/07/2022minha estante
Ahh sim, faz sentido, mas mesmo assim o foco não está nos sobreviventes, é mais abordada a vida das mães em si. Mas obrigada pelas suas considerações!! :D

Patricia.Cerutti 11/04/2022

OS BEBÊS DE AUSCHWITZ?
(Wendy Holden)?
Olá pessoal!?
? Hoje é Natal e venho sugerir uma leitura avassaladora, de muita tristeza, mas também de muita esperança e fé!?
???Essa leitura é comovente e surpreendente. Três mulheres judias que são obrigadas a sobreviver em situações sub- humanas e ainda tem que esconder seus filhos dos nazistas. Apesar de toda a crueldade, ainda assim, conseguem encontrar forças e pessoas dispostas a ajudá-las a fazer com que aquelas pequenas vidinhas se desenvolvessem dentro delas.?
?Uma realidade muito dura, mas de muita superação e amor. Não tem como não se apaixonar e surpreender. A prova de como o amor e a esperança podem superar o ódio e a fúria da maldade.?
?Wendy Holden traz à leitura diversas informações de fatos reais ocorridos dentro dos campos de concentração nazistas, aos quais terminam em Auschivitz. Todas essas informações fazem do livro uma leitura ainda mais emocionante e chocante. Vale muito a pena a leitura para quem tem interesse nesse assunto, que convenhamos, mostra muito até aonde o homem (ser ?humano?) é capaz de ir para atingir seus mais incompreensíveis devaneios.?
Minha avaliação é de 5 ???
E você já leu ou se interessou por essa leitura? Conta pra gente!?
? Vamos promover um mundo mais leitor! ??
@afetoliterario @radkeroberta @patriciacerutti?
#leituraeconhecimento #livros #gostardeler #incentivoaleitura #incentivaraleitura

Mariane 08/04/2022

?Quanto mais pessoas souberem do que aconteceu, menor a probabilidade de que aconteça de novo, assim espero. Esta história serve para mostrar às pessoas que uma coisa dessas não pode se repetir.?

Tereza Cristina 22/03/2022

Triste demais
Saber que isso aconteceu realmente é muito triste e lamentável. Quanta intolerância, ganância, ignorância. Mas, quanta valentia, coragem e vontade de viver dessas três mulheres...
Já li alguns livros sobre o assunto, mas em nenhum deles sobre o pós libertação... imaginar que muitas pessoas passaram por tudo isso e morreram após serem libertadas porque simplesmente comeram... é de doer. Além disso, a maioria não tinha mais nada e nem ninguém... Triste demais....