Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Rosangela Max 18/07/2021

Obra incrível com relatos emocionantes.
Muitas das informações gerais passadas sobre a história da perseguição e extermínio dos Judeus eu já conhecia de outros livros sobre o tema. Mas, mesmo assim, me impressiona toda vez que leio.
Aqui é contado em detalhes o horror que as mulheres passaram nos campos de concentração. Cada situação que é difícil até de imaginar.
As histórias de Priska, Rachel e Anka são emocionantes.
Gostei muito da escrita da autora e da forma que ela estruturou o conteúdo. Trabalho impecável!
Recomendo muito para quem gosta de ler sobre este assunto.
CPF1964 18/07/2021minha estante
Será uma das minhas próximas leituras. Obrigado pela dica

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Acredito que gostará. ??

CPF1964 18/07/2021minha estante
Tenho certeza. Sua resenha foi perfeita.

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Ah, muito obrigada! Sobretudo pela confiança.

Vanessa 25/10/2015

Maravilhoso! Emocionante!
Esse livro é a prova de que o amor é incondicional, e vence as piores atrocidades. Com certeza foi a melhor leitura que fiz em 2015! Recomendo demais!

site: http://depressposlivro.blogspot.com.br/2015/10/livro-41-os-bebes-de-auschwitz-wendy.html
Pollyana Camilo 25/10/2015minha estante
Tô muito afim de ler esse livro.

Vanessa 26/10/2015minha estante
Ele é ÓTIMO, Pollyana! Tem resenha dele lá no meu blog: depressposlivro.blogspot.com.br ;)

Pollyana Camilo 28/10/2015minha estante
Vou conferir ;*

Van 03/06/2020

Às vezes, o simples fato de existir já é um ato de coragem
Assim começa o livro. Em um local e época em que judeus eram indignos de estarem vivos
Como é nascer em um mundo que não deseja que você exista?
Wendy Holden começa nos contando sobre as vidas bonitas de três jovens mulheres judias, recém-casadas e com famílias maravilhosas e como todos tornaram-se pessoas temerosas, aprisionadas, torturadas e famintas no mundo de horrores dos campos de concentração nazistas e nas fábricas alemãs.
O livro nos conta como foi a realidade em vários países europeus na época da 2a guerra. A ascensão de Hitler e todas as terríveis consequências para milhões de judeus, que tiveram suas vidas arruinadas. As novas leis contra judeus, as restrições, humilhações.
“Estávamos embarcando, mas não sabíamos para onde. Estávamos com medo, mas não sabíamos de que”. De repente, estavam no inferno, mas não conseguiam compreender por quê.
Mais uma vez fiquei horrorizada, angustiada, enojada e impressionada com a desumanização das mulheres, privadas de suas identidades e dignidade nos campos de concentração. Muitas situações vergonhosas e inimagináveis.
Priska, Rachel, Anka atravessam os portões de Auschwitz guardando um segredo: esperavam um filho.
Ao longo de meses, as três mulheres desafiam seus perseguidores e conseguem trazer seus bebês ao mundo, sob as condições mais hostis.
Wendy fez um trabalho belíssimo contando três histórias exaustivas, mas surpreendentes, desafiadoras e corajosas de sobrevivência, que trazem um lindo final!
Esau 03/06/2020minha estante
Tu gosta muito dessa temática né. Ficou muito boa a resenha. ????

Van 05/06/2020minha estante
Esaú, tô lendo tanto livro sobre Auschwitz
Vou começar a ler outro hoje, chamado O Farmacêutico de Auschwitz
Poxaa, um elogio seu é um big deal para mim ??

Esau 07/06/2020minha estante
Já ouvi falar desse do farmacêutico, porém está na fila, e a fila é grande... Mas você resenha muito bem, gosto muito de ler... ?

Verô 14/08/2020

O livro conta a história de três jovens judias grávidas enquanto aprisionadas em campos de concentração nazistas e toda a sua luta pela sobrevivência(delas e de seus filhos).
Confesso que estou um pouco obcecada com a Segunda Guerra e sobre entender até onde pode ir a crueldade do ser humano.
No livro há passagens que eu queria ler rápido para acabar logo, e outras que não conseguia ler mais, tamanha a crueldade dos atos que eu estava lendo. Precisei parar um pouco e descansar.
É uma leitura muito válida. "É preciso conhecer a história para não repeti-la."
Priscila 15/08/2020minha estante
Ao mesmo tempo que quero eu evito leresse tipo de livro. Saber que foi parte da história, que foi real, e que existiu me deixa super agitada . Eu fico mal. Fico sem chão, choro e sofro. É esse tema e escravidão. Vivo o misto de medo e curiosidade.

Verô 15/08/2020minha estante
Sem dúvida são assuntos muito delicados. Eu também fico mal, mas a minha curiosidade é maior. É difícil de engolir que pessoas possam se comportar dessa maneira, mas infelizmente é a realidade.

joana 18/11/2015

O melhor no pior
Esse livro é devastador e estamos em guerra como se não tivessemos idéia como já sofremos por essas guerras idiotas.
5 estrelas e um coração partido.
Nadja 18/11/2015minha estante
Quero ler porém não estou bem no clima!

joana 20/11/2015minha estante
Precisa de força. é intenso.

Camilla 17/04/2022

Eu me decepcionei...
O livro não aborda o tema que está no próprio título. A maior parte da história se passa em outro campo de concentração e o foco não são os bebês, e sim as experiências das mães... Achei que o título da obra foi uma grande jogada de marketing que, por acaso, me acatou, porém, desagradou a infidelidade do mesmo. Apesar disso, as histórias retratadas no livro ilustram verdadeiramente os campos nazistas... Nota 3,5!
Maria7609 29/04/2022minha estante
Eu entendo seu ponto!! Mas acho que foi erro dos tradutores mesmo, já que o título original da obra é ?Born Survivors? (que seria tipo nasceram sobreviventes, ou alguma coisa assim).

Camilla 01/07/2022minha estante
Ahh sim, faz sentido, mas mesmo assim o foco não está nos sobreviventes, é mais abordada a vida das mães em si. Mas obrigada pelas suas considerações!! :D

Simone de Cássia 21/02/2018

Não são todos os livros sobre o Holocausto que me agradam...alguns parecem apenas explorar o assunto sem colocar ali o "sentimento" de quem viveu aquele horror, sem falar que costumam repetir muito o que já foi descrito em outros tantos. Esse aqui é muito bom! Traz um assunto que eu já tinha me perguntado e não imaginava como poderia ser possível acontecer: grávidas em meio a esse período de terror... sua "não" nutrição, o medo de ter a gravidez descoberta, o pavor com relação ao futuro do filho, o parto em si... E como extra o livro ainda traz a vida que esses bebês tiveram após o fim da guerra e como constituíram suas próprias famílias. Livro fantástico!
Catarine Heiter 21/02/2018minha estante
Está na minha lista de desejados! Adorei sua resenha

Simone de Cássia 22/02/2018minha estante
Vc vai gostar, Catarine!!

Gabriela 16/01/2021

Muito emocionante
O livro retrata a história de 3 mulheres judias que, durante o regime nazista e a exploração que elas viveram, estavam grávidas e lutaram todos os dias, não pelas próprias vidas, mas pela a dos filhos. Passando pelo gueto, dois campos de concentração (os dois entre os piores que existiram) e uma fábrica de trabalho forçado, elas sobreviveram e deram à luz aos seus filhos.
História muito comovente e cheia de relatos de sobreviventes.
Embora no começo seja um pouco repetitivo, a leitura vale muito a pena pela riqueza de detalhes, e pela linda história das 3 mães e seus bebês.
Campos 16/01/2021minha estante
Fiquei curioso

Tamirez | @resenhandosonhos 10/12/2015

Os Bebês de Auschwitz - Wendy Holden
Em 1944, três mulheres diferentes entre si, mas com um segredo, chegaram em momentos diferentes a Auschwitz. Com o instinto de medo já instaurado e a incerteza do futuro, ao serem questionadas se estavam grávidas, por Josef Mengele, o médico conhecido como o Anjo da Morte, elas mentiram. Essa pequena grande mentira salvou a vida delas e de seus bebês.

“Nenhuma daquelas mulheres assustadas sabia, naquele momento, que uma direção significava vida e a outra poderia conduzir a um destino muito diferente. Que fim terão levado as mulheres escolhidas do Mengele naquele dia, ninguém sabe.”

Em Os Bebês de Auschwitz vamos conhecer a história de três judias, Priska, Rachel e Anka, cada uma vindo de um lugar e cada uma com uma história pra contar. Porém, além da gravidez, as três tinham também outras coisas em comum: não acreditavam em todo o mal do nazismo até serem obrigadas a ir para um campo de concentração e, claro, acreditavam em um final feliz.

Separadas de seus maridos e, em alguns casos, de toda a sua família, elas chegam a Auschwitz para enfrentar o pior momento de suas vidas. E é passando meses em condições precárias que elas vão ter que dar a luz a seus bebês, em circunstâncias inimagináveis e horrendas. Famintas e doentes, seus filhos logo ao nascer já se vêem na mesma condição.

“Muitas prisioneiras desmoronaram naquelas condições pavorosas. Infestadas de piolhos, passavam o dia e a noite se coçando, até se ferir. Delirando de fome, algumas desmaiavam. Outras deitavam de lado, encolhidas, como em Auschwitz. Seus corpos se deterioravam ainda mais debaixo daquela roupas imundas, e toda a esperança de desvanecia junto.

Os mortos eram empilhados num canto, formando um amontoado macabro de membros brancos. Passada a fome, seus olhos vítreos pareciam fixos nas mulheres que lhes tiravam os sapatos dos pés sem vida, antes que fossem rolados para fora, em lugares que não haviam testemunhas.”

É coletando relatos emocionantes dessas três mulheres, seus amigos e família, que Wendy Holden reconstrói passo a passo da vida dessas jovens e de como o destino as colocou no mesmo lugar, passando pela mesma situação, sem que sequer uma soubesse da existência da outra.

CAPA E EDIÇÃO

Essa é uma daquelas capas que só de olhar pra ela já imaginamos que será um livro emocional. Falar de bebês e do Holocausto não é tarefa fácil e acho que esse livro retrata logo de cara o que veio apresentar.

A edição está muito bonita e contém várias imagens que ilustram e recontam um pouco da história dessas mulheres e suas famílias, os lugares por onde passaram e claro, seus bebês. A diagramação é bem boa e o livro só não flui mais rápido, realmente, porque o conteúdo contido nele é pesado e requer total atenção.

MINHA OPINIÃO

Eu sou muito interessada em histórias que envolvam a guerra e principalmente no cenário nazista da Segunda Guerra Mundial. Depois de ter lido livros como o ficcional O Menino do Pijama Listrado e, posteriormente o relato real de Anne Frank e A Lista de Schindler, meu interesse só fez crescer. Quando a oportunidade de ler Os Bebês de Auschwitz em parceria com a Globo Livros se apresentou, minha escolha era óbvia e certa.

Eu sabia que era um livro emocionante, como todos aqueles que envolvem o holocausto são, e fiz toda a leitura com o coração na mão, me entregando às lágrimas em vários momentos.

Acompanhar a trajetória de luta e sobrevivência dessas três mulheres e, posteriormente, de seus bebês demandou persistência, principalmente no início, quando queremos logo ver o que vai acontecer e somos apresentados lentamente a cada uma das protagonistas, desde seu crescimento, casamento e primeiros anos do nazismo.

Isso, de forma alguma, é algo ruim, e acredito ser bastante útil para quem tem pouco conhecimento sobre essa época tão triste de nossa história. Porém, como eu já sou familiarizada por outros livros, acabei me cansando um pouco.

Entretanto, descobri algo muito interessante: o otimismo. Vendo a postura de Rachel, Priska e Anka, percebi que os judeus que viveram nos guetos por muito tempo, não acreditavam ou não sabiam que estavam pouco a pouco sendo exterminados. Eles tinham a crença de que as pessoas que eram colocadas nos caminhões eram levadas para um lugar melhor. E somente quando os transportes se tornaram mais frequentes e com um numero cada vez maior de judeus sendo arrancados de suas famílias, é que a ficha caiu.

Isso me surpreendeu muito. Nunca achei que esses homens e mulheres tivessem tido esse pensamento, mas na realidade faz todo o sentido. Hoje a gente vive em uma era onde a informação é instantânea, mas em 1940 a coisa era bem diferente, e por vezes, demorava meses até que uma notícia chegasse de um lugar para o outro. Além do fato de que no começo tudo era feito bem por baixo dos panos, afinal, acredito eu, o mundo teria dado um jeito de acabar com essa guerra com mais rapidez, se soubesse que Hitler estava matando tanta gente.

Portanto, depois de dizer tudo isso, só posso recomendar para vocês a leitura de Os Bebês de Auschwitz, principalmente se você se interessa por esse período histórico assim como eu. O livro é muito bacana, a edição está muito bem feita e a história, com toda a certeza, vai tocar seu coração.

site: http://resenhandosonhos.com/os-bebes-de-auschwitz-wendy-holden/
Jaide.Tenorio 10/12/2015minha estante
vi teu vídeo. Ja estou de olho nesse livro a um tempo.

Letuza 14/12/2019

Histórias incríveis
Depois de ler Liquidação do escritor húngaro Imre Kertész, que conta a história de B. nascido em Auschwitz , fiquei curiosa e resolvi ler mais sobre isso. E ler Os Bebês de Auchwitz da autora Wendy Holden trouxe um pouco de entendimento do que os judeus viveram durante a Segunda Grande Guerra. Um pouco, pois jamais entenderemos tamanho horror. Este livro incrível, conta a história de de três mulheres judias que foram mandadas para Auschwitz grávidas. Chegando lá se depararam com um horror inimaginável e ao serem ?recebidas? por ninguém menos que Menguele e pela pergunta: ?Você está grávida, moça bonita??, perceberam o tamanho do perigo ao qual estavam expostas. As três negam a gravidez e arriscam tudo para sobreviver. A vontade de viver dessas três mulheres e a esperança de reencontrarem seus maridos e poderem criar seus filhos mantiveram Priska, Anka e Raquel vivas. Os bebês, que nasceram nas mais terríveis condições de fome, insalubridade, ameaças e desumanização, sobreviveram e as mães também. Eles não se conheceram em Auschwitz e foram se encontrar 60 anos depois da libertação dos campos de concentração e do fim da guerra. Os relatos e histórias são emocionantes e impactantes. A superação do povo judeu era diária e os exemplos de força são incríveis. Assim como são lindos os exemplos de solidariedade, mesmo diante de um cenário de horror tão grande. Um livro lindo, emocionante, inesquecível. Vale a leitura para nunca nos esquecermos o que o preconceito, o ódio, a guerra e o extremismo podem fazer com os seres humanos.
#osbebesdeauschwitz #wendyholden #livros #leitura #livroseleitura #amoler #holocausto #vamosler
danimaccedo 14/12/2019minha estante
Primeiro livro que li descrevendo os horrores dentro do campo de concentração foi O tatuador de Auschwitz. É chocante. Quero fazer uma releitura ano que vem. Gostei muito da sua resenha, me deu vontade de ler Os bebês de Auschwitz.

Mayara1111 28/01/2023

Há quanto tempo
não havia eu lido um livro tão triste?

Escrita honesta, livre em detalhes. Confesso que as vezes fiquei um pouco confusa com o que estava acontecendo por como o livro performa as histórias, mas sem sombra de dúvidas um livro incrível.
Sarah 28/01/2023minha estante
Uau. Me convenceu a ler.

Naah.Oliveira 16/07/2018

Vale a pena ler
Esse é um livro que em cada página você chora , um livro que você consegue sentir na pele o que essas pessoas passaram .
Três mulheres, que foram tiradas de sua vida para viver a pior guerra do mundo , uma guerra na qual matou mas de 1 milhão de pessoas ( Judeus, Alemães, Thecos entre outros ) essas três mulheres viveram momentos terríveis nas mãos dos nazistas.
Cada trecho que eu lia , eu fica mas triste , mas apavorada com a covardia desse governo e tudo isso porque ? Pelo poder .
Em pensar que elas perderam tudo é todos , mas com muita coragem consiguiram dar a luz a esses bebês .

Leia esse livro com o coração , feche os olhos e sinta cada momento .
É triste ? Muito mas o final nos faz crer que Deus é maravilhoso
Nati paz 14/09/2018minha estante
comecei hoje a ler !

Sandrow 05/04/2024

Chocante
Relato impressionante da maldade humana. Três histórias numa só, muito bem escrito e estruturado. Vale a leitura!

jullynharj 09/05/2016

Emocionante
Esse livro com certeza entrou para a minha lista de favoritos quando se trata da terrível história da época do holocausto. Os detalhes abordado pela a autora, sobre como os judeus sofreram nas mãos dos torturadores da SS e como as 3 mães conseguiram, apesar de todo o sofrimento , humilhação, falta de comida, frio, agua, enfim, apesar de tudo, continuar com a esperança de sobreviver e de terem conseguindo ter os seus filhos e deixa-los com vida.
É um livro que emociona, revolta, e te faz pensar bastante de como a humanidade pode ser tão cruel.
Uma dica: Não leia se não estiver preparado! Ele mexe bastante com nossas emoções.