A época da inocência Edith Wharton

Resenhas - A Época da Inocência

1 | 2 | 3 | 4

Paula 28/02/2024

A época da inocência
A época da inocência (1920), de Edith Wharton é um romance publicado após a Primeira Guerra Mundial e ambientado na década de 1970, após a Guerra Civil Americana. Constitui um retrato detalhado da sociedade novaiorquina aristocrata. O enredo gira em torno de Newland Archer, um advogado, noivo de May Welland. Quando a Condessa Ellen Olenska, prima de May, retorna da França, fugindo de um casamento infeliz e buscando divórcio, é vista com maus olhos por sua comunidade. Newland Archer, no entanto, acha sua postura interessante e até defende a liberdade de Ellen em sua roda familiar. Assim, ele se vê dividido entre a estabilidade proporcionada por May Welland e a liberdade inspirada por Olenska.
A autora descreve muito bem - e às vezes de modo intencionalmente maçante - o código de conduta social hipócrita, baseado no bom-tom e nas aparências. O Circunstâncias como adultérios, corrupção e falência financeira são acobertados pela sociedade. O conceito de ?vida perfeita? é trabalhado, por Wharton, como uma ilusão, e esse ainda é um tema muito atual.
Boa leitura!

Renata_ Pandora 19/12/2023

Super interessante e inteligente
?ERA A MANEIRA COMO A VELHA NOVA YORK TIRAVA A VIDA ?SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE?: A MANEIRA DAS PESSOAS QUE TEMIAM O ESCÂNDALO MAIS QUE UMA DOENÇA, COLOCAVAM A DECÊNCIA ACIMA DA CORAGEM E ACHAVAM QUE NÃO HAVIA NADA MAIS GROSSEIRO DO QUE UMA ?CENA?, EXCETO A CONDUTA DE QUEM A PROVOCAVA.?

Gabriela.Andrade 03/12/2023

No fim da primeira metade do livro achei que a história deu o que tinha que dar, mas na segunda parte entendi o que a Edith quis passar com a história e só reiterei o que observei ao ler a introdução
Bom livro

cmoiframboise 18/10/2023

Fiz uma excelente escolha de leitira
Comprei esse livro ocasionalmente na bienal e não sabia ao certo o que esperar dele.
Essa obra me surpreendeu positivamente. Fui cativada pela escrita magnífica e pela forma fluída que é narrada a história.
Definitivamente não é mais um clichê de um romance de época datado. É muito mais que isso: uma denúncia da sociedade tradicional de uma Nova York irreconhecível. O que explica bem o título da obra.
Foi interessante ler o livro pensando que o foco seria no casal e, na verdade, a narrativa ser muito mais complexa e envolvente do que uma simples história de amor proibido.
Enfim, as reviravoltas foram muito empolgantes, ainda mais considerando a época em que foi escrito.

Thais 09/10/2023

Final surpreendente
Uma autora que conquistou meu coração com a sua escrita intensa e fluida.
Edith nos apresenta a complexa e fascinante alta sociedade nova-iorquina, onde dentro deste ?mundo? as pessoas precisam se adequar as regras e as imposições sociais, colaborando para não afetar o destino de cada um.
Assim conhecemos Archer, May e Ellen.

bmegso 10/09/2023

O arqueiro mirou a nova terra mas foi alvo da velha Nova York
A época da Inocência é um romance situado no limite da transição do mundo do sec XIX para o sec XX, ou seja, de um mundo marcado por antigos preceitos de moralidade sendo deixado de lado pela modernidade e, principalmente, pela guerra.

Newland Archer, personagem principal, traz o simbolismo no nome, o Arqueiro da Nova terra, culto, rico, noivo de uma bela socialite, mas começa a destoar de seu clã, quando se apaixona pela exótica (e prima da noiva) Ellen Olenska. O rapaz flerta com o "novo mundo" quer tornar o romance com a Ellen real ao mesmo tempo em que pede a proteção da velha Nova York quando implora por adiantar o casamento com sua noiva, May, símbolo da sociedade da época.

Durante o romance vemos Archer entre dois mundos, um no qual ele é livre para viver com Ellen, outro, o mundo conhecido, quase ultrapassado, cheios de regras sem sentido, porém é o mundo no qual ele já tem a personalidade forjada, devido a isso ele não consegue sustentar uma oposição duradoura ao seu ambiente social.

Quando chega ao final e ele, enfim, pode viver esse romance ele percebe que é um homem de sua época e que seu tempo já passou.. nas suas palavras "Diga que sou antiquado, isso basta"

Ao final, quem acerta o alvo é a May, a personagem no qual todos achavam previsível e limitada, mas que conseguiu ultrapassar Archer mentalmente, soube ler como ninguém tudo o que se passava ao seu redor, e, ao contrário dele, souber usar suas armas para consegui o que queria,

Tudo nesse livro é simbólico, não consegui organizar meus pensamentos como eu queria, porém queria deixar algum lampejo do que achei do livro. Por favor leiam essa obra prima.

Marjory.Vargas 24/08/2023

A história se passa na Nova York de 1870. O protagonista, Newland, está prestes a se casar com a jovem e doce May, quando uma prima "polêmica" chega da Europa fugindo do marido, balançando as estruturas da sociedade novaiorquina.

O livro vai muito além do romance, fazendo uma análise e uma crítica acerca dos costumes, preconceitos e comportamento da época.

Ari 18/08/2023

?Diga que sou antiquado: é o suficiente.?
É uma obra sobre amadurecimento, sobre costumes e experiências, compaixões e abdicações: é um estudo social, muito mais do que um clássico romântico. A Época da Inocência é uma grata surpresa, e não tenho muito mais o que dizer além de que amadureci junto aos personagens ? pude rir da ingenuidade das minhas primeiras anotações no livro, decerto da mesma forma que Edith Wharton rira ao revisitar sua juventude escrevendo essa história.

Como Edith apresentou de forma impecável, a busca fundamental pela felicidade plena e o apresso pelas ?tragédias com finais felizes? é típico da fase infantil, de quem ainda é criança. A maturidade longe de buscar a felicidade perfeita e utópica, entende a inevitabilidade das renúncias que sempre acompanharão a satisfação humana. Ao homem, não se pode esperar mais do que uma felicidade possível, dentro dos costumes sociais que nos formaram indivíduos: lutemos contra isso ou não. Nos é comum enxergar a necessidade de mudança nas nossas comunidades como meros agentes externos, como se não pertencêssemos e não fôssemos intrinsicamente moldados por elas. Entender essa verdade talvez seja a maior das lições que A Época da Inocência me proporcionou.

Carol.Scagliusi 04/08/2023

A época da inocência
Em ?A época da inocência?, a história se passa em Nova York de 1870, onde Newland irá se casar com May, porém sua prima polêmica chega da Europa fugida do marido.

A autora descreve em detalhes sobre os costumes, comportamentos, preconceitos e as diferenças de classe da época.

Como na maioria dos clássicos, o ritmo é mais lento, porém quando entra na segunda metade do livro (livro II) toda a trama se desenrola.

Marcal4 30/06/2023

Amei
Que livro bom, marquei ele inteiro. Me deixou com um sentimento único de incredulidade e aceitação. O único defeito desse livro, pra mim, é que demorei para engatar na história, mas passando isso, me vi tão imersa que me surpreendi com minhas reações.

Izabelly52 22/06/2023

A Ellen é uma Augustine
Esse livro é um claro exemplo de como uma pessoa com sensibilidade social sempre vai transparecer sua leitura de mundo em sua escrita. Edith Wharton, descreve uma sociedade em mudança mas com desejo de conservação, por mais que o livro se concentre na alta sociedade de Nova York, ele descreve muito mais do que isso. Aqui podemos observar como a literatura é um mergulho sobre o ser humano e uma tentativa de decifrar suas dimensões mais particulares, é lindo conhecer as camadas que Archer vai desenvolvendo ao longo da história. Tantas sensibilidades sobre as potencialidades da vida são postas diante de nós que é impossível não se emocionar. Para mim, esse livro será uma eterna lembrança de como a escrita tem o poder de traduzir a vida enquanto a torna ainda mais bela.

Daiane316 14/05/2023

A velha Nova York de Wharton
Escrito na década de 20, A época da inocência de Edith Wharton, se passa no fim do século XIX e retrata a alta sociedade Nova iorquina e seus costumes.
Nessa época, Nova York ainda não era considerada a terra da liberdade, ainda predominavam os costumes conservadores, onde o tradicionalismo unido ao preconceito e dando importância a status, moviam os salões e encontros sociais.
Wharton nos apresenta um ponto de vista masculino, Newland Archer, onde ainda que embuído de um tradicionalismo em sua formação, e tendo por vezes uma visão limitada das condições das mulheres, de sua época, cumpre valorosamente seu papel, onde seu crescimento é notável no decorrer das páginas e do tempo da narrativa. A autora vai além de conduzir um belíssimo romance com triângulo amoroso. Não, esse rótulo seria superficial, ela simplesmente aponta um estudo de costumes sociais de uma época, e as mudanças e pontos positivos da que se aproxima e avança. Nos surpreendemos junto com o personagem, as alterações dos pensamentos e ideais de uma década em construção; no equilíbrio e na tolerância.
Não é a toa que esse sublime romance deu à autora (primeira mulher) a ganhar o prêmio Pulitzer em 1921.
Para finalizar, eis uma moldura de uma época conhecendo outra, a velha nova york se tornando uma terra de ideais e liberdade em construção.

Marcos606 12/04/2023

Um retrato da sociedade de classe alta de Nova York no final do século XIX, a história é apresentada como uma espécie de estudo antropológico dessa sociedade por meio de referências às famílias e suas atividades como tribais. Vencedor do Prêmio Pulitzer de ficção de 1921, o romance foi escrito no fragmentado rescaldo da Primeira Guerra Mundial, que Edith Wharton experimentou em primeira mão em Paris.

Newland Archer, o protagonista ambivalente, representa o apogeu da boa criação. Ele é o último "insider" na sociedade pós Guerra Civil de Nova York. Embora noivo de May Welland, bela e adequada membro da sociedade de elite, ele é atraído pela condessa de espírito livre Ellen Olenska, prima de May e ex-membro de seu círculo que vive na Europa, mas deixou o marido, um nobre polonês cruel, em circunstâncias misteriosas e voltou para o ambiente de sua família em Nova York. Seu próximo casamento com a jovem socialite unirá duas das famílias mais antigas de Nova York, mas desde as primeiras páginas do romance, Olenska importa uma intensidade apaixonada e uma misteriosa excentricidade do Velho Mundo que perturbam o mundo convencional da obcecada ordem de Nova York. As esperanças de Ellen de se libertar de seu passado são frustradas quando ela é forçada a escolher entre a conformidade e o exílio, enquanto a nomeação de Newland pela família Welland como consultor jurídico de Ellen inicia um emaranhado emocional cuja força ele nunca poderia imaginar.

Baseando-se no distinto estilo observacional da antropologia, então uma ciência florescente, Wharton narra um romance condenado pelo dever na "Velha Nova York". Embora o olhar de Wharton seja crítico, atento ao sofrimento muitas vezes infligido pela aplicação opressiva e sem imaginação de costumes arbitrários, a equação de maior liberdade com felicidade absoluta não deixa de ser questionada.

Giovana420 13/02/2023

Novos Tempos
?[?] e estremeceu ao imaginar que seu casamento se tornaria igual à maioria dos outros casamentos que via a seu redor: uma insípida comunhão de interesses materiais e sociais mantida pela ignorância de um lado e pela hipocrisia do outro.?

A epoca da inocência é um romance pós Guerra Civil, ambientado na década de 1870, mas concebido para descobrir essas forças culturais que permitiram aos americanos sobreviverem à década de 1920.
O divórcio era considerado um absurdo sem tamanho, o rompimento com as leis cristãs e com o ?bom gosto e bom-tom? da sociedade.
O centro do romance é a busca da verdadeira felicidade, que coincidência com a busca da maturidade, por parte de Newland.

1 | 2 | 3 | 4