Sangue e Chocolate

Sangue e Chocolate Annette Curtis Klause

Resenhas - Sangue e Chocolate

Desi Gusson 15/12/2011

Sangue e pêlos.
É tão bom NÃO ler sobre a mocinha tímida, politicamente correta que só quer ser normal, sabe, pra variar um pouco. A Vivian tem consciência de que é linda de morrer morenafatal e que todo mundo concorda. Ok, até ai no problems, mocinhas tem esse direito! Mas a Vivi se orgulha mesmo é de ser uma cadela.

Calma benhê, não é isso que você está pensando, pelo menos, não exatamente isso.

Os loup-garou de Annette C. Klause estão muito mais para lobo que símio, eles existem há séculos e formam uma verdadeira sociedade à parte. Ninguém se torna um lobisomem, é algo de nascença, se você for mordido por um vai ficar com um pedaço a menos e talvez até hidrofobia, mas nenhum pelo a mais. A matilha é capaz de tudo para proteger os seus e pode parecer muito cruel, mas não podemos esquecer que seus instintos falam mais alto do que qualquer outra coisa. Até a mãe de Vivian, Esmé, se parece mais com uma companheira de balada do que com sua mãe. Expressões como acasalar e lutar por um macho são corriqueiras ali.

Não que a garota goste disso.

Na verdade ela fica meio envergonhada pelos modos de Esmé, a fêmea nunca mais foi a mesma depois que seu parceiro, pai de Vivian e líder da matilha, morreu tragicamente em um incêndio. Um incêndio provocado por humanos raivosos depois que os amigos lobos de Vivi saíram do controle e mataram outras pessoas. É claro que ela acha que tem uma parcela de culpa.

Acontece de toda a matilha se mudar para Maryland e Vivian, mesmo ciente das diferenças básicas entre os loup-garou e os humanos, não consegue evitar se apaixonar por Aiden, um adolescente totalmente diferente dos lobos de sua matilha. Ele é sensível, odeia violência, foge de discussões e está à procura de algo místico, qualquer coisa que mude sua vida chata e normal.

Esse relacionamento não passa despercebido pelos outros lobos que, nem preciso dizer, não acham que seja super legal. Ela é praticamente a única fêmea jovem que restou e todos esperam que escolha um parceiro logo. Principalmente Gabriel, o gostosodedoer candidato a próximo líder. Além disso, ela quer muito mostrar a Aiden a criatura magnifica em que pode se transformar e acredita que é a hora certa.

Sim, eu disse a mesma coisa. Vivis, não-faça-isso!

Há, até parece que alguém ia me ouvir

Só que agora ela pegou um coelho muito maior do que pode mastigar. Alguém (leia-se lobisomem) destripou uma pessoa atrás de um bar e Vivian tem todos os motivos para acreditar que foi ela quem fez o serviço. Mesmo sem conseguir se lembrar de nada dos acontecimentos da fatídica noite.

É um livro sexy, repleto de personagens sedutores e acontecimentos marcantes. Li ele em 4 horas e fiquei de DPL, não queria que acabasse tão rápido. Confesso que não vou ver o filme, tenho medo de perder todas as imagens que projetei da história e que ficaram tão bem na minha cabeça.

É um crime não haver um seguimento para Sangue e Chocolate!! Annette, sua tratante, how could you? Como você pode fazer um livro que devoramos igual a chocolate e não escrever uma continuação?!
Grrudolph 03/05/2012minha estante
Nossa! eu tenho e sou apaixonada pelo filme, mas não sabia que vinha de um livro! agora estou louca para comprá-lo!

Juliana 07/07/2012minha estante
Gostei do livro, porém o título nada tem a ver com a história. Cadê o Chocolate?

Desi Gusson 07/07/2012minha estante
Ju, juro que vasculhei o livro e encontrei apenas uma menção a chocolate... o problema é que a editora usou a sinopse oficial (é o que dizem) e ela está mais para sinopse do filme, que é legalzinho, mas não tem NADA a ver com o livro. Dai fica essa coisa estranha.

MaryCMüller 22/10/2012minha estante
O livro tira seu nome de um trecho de O Lobo da Estepe - que inclusive serve de epígrafe pro livro.

?Em pânico, eu me apressei para um lado e para o outro. Eu tinha o gosto de sangue e chocolate em minha boca, um tão odioso quanto o outro.?
-Hermann Hesse, ?Steppenwolf

Tendo a citação em vista e a trama do livro, o título faz bastante sentido na verdade.

MANDI 13/02/2013minha estante
Não assista o filme, porque o filme é sei lá...eu nem li o livro e acredito que ele é muitoo²³ melhor que o filme

Jess.Goulart 01/04/2013minha estante
And e Ju,
na realidade, há mais passagens que falem sobre sangue e chocolate. O título também seria uma alusão ao fato de que Vivian é apaixonada pelas duas coisas. Nota-se isso melhor quando ela está deprimida e devora chocolate desesperadamente, e quando está agitada na forma de lobo e luta para se conter ao sentir o cheiro/gosto de sangue.
É mais subliminar mesmo, mas tem várias partes que combinam, contrastam e falam sobre os dois.
Realmente, tenho o filme aqui e pensei 'O QUE FOI QUE FIZERAM?' mas isso já era de se esperar né?

Jorge 01/12/2013minha estante
O filme é muito bom e bem diferente do livro. Vale a pena assistir.

Nelly 25/09/2014minha estante
Me sinto como vc And após ler esse livro. Tinha assistido o livro a muito tempo, nem sabia que tinha filme (que por sinal da tem haver com o livro da pra assistir e mal notar a semelhança) fiquei sem vontade de ler o livro, mas uma amiga ( obrigada Ana Flavia) me falou que era ótimo e me emprestou o livro. Apaixonei, e desse vez não pelo galã mas pelo livro em si. Adorei a forma como a autora mudou o rumo da historia e nós fez amar seu final, nunca tinha lido livro similar foi ótimo a mudança.

blyef 30/11/2014minha estante
Prefiro o filme. O livro corre desnecessariamente onde poderia se aprofundar e se aprofunda em questões bobas e clichês de literatura para adolescentes estilo fãs de twilight. Really, estraga toda a maturidade que a história poderia ter lançando holofotes nos assuntos errados. Definitivamente o filme me soa melhor e mais saudável para o cérebro do que o livro.

Agatha73 11/04/2021

Eis aqui uma obra que deve ser admirada sem a interferência se outras mídias, sim, eu estou falando do filme de 2007 que além do nome dos personagens e do título, não tem nada a ver com a história. Enquanto eu estava presa as comparações de "isso não era assim no filme" eu não consegui absorver tudo o que a história me apresentava ao decorrer das páginas. Vivian tem 16 anos, faz coisas estúpidas que qualquer adolescente de 16 anos faria, se apaixonar por um humano sendo uma besta capaz de devorá-lo é só uma delas, mas o modo que Gabriel a compreende, mesmo sendo descrito no filme como um puta cuzao de 40 anos, é incrível. Encerro com a reflexão da sinopse: "O que ela é realmente? Humana ou besta? O que tem o gosto mais doce? Sangue ou chocolate?" Mas afinal, que é melhor? O filme ou o livro?! Posso dizer com toda certeza do mundo que assim como Vivian, posso transitar entre os mundos e amar os dois em suas respectivas diferenças.

Naty 04/10/2011

www.meninadabahia.com.br

O que tem o gosto mais doce? Sangue ou Chocolate?
"Gabriel palpitava vida. Ele era sangue doce após uma longa caçada.
Já os beijos de Aiden eram deliciosos e suaves como o conforto breve de um chocolate."
Pág 253

Ela é jovem e linda. Fartos cabelos castanhos. Pele bronzeada. Uma autêntica loup garou. Vivian Gandillon é o que chamaríamos de mulher-lobo.

Com a morte de seu pai, líder da matilha, Vivian, a mãe e seu grupo são obrigados a se mudarem para uma nova cidade. Subúrbio de Maryland é o destino. Para se adequarem à vida humana, Vivian – que tem 16 anos humanos – estuda e trabalha numa loja de chocolates. Mas é preciso escolher um novo líder. Um ordálio será formado. O lobo mais forte será o líder.

Como por trás de todo líder existe uma grande mulher, uma luta entre as fêmeas será travada, a mais forte será destinada a ele. Vivian não quer entrar na luta. Ela quer o direito de encontrar seu parceiro. Infelizmente nenhum homem-lobo a excita.

É no colégio que ela encontra o que pode ser sua alma gêmea. Aiden escreve poemas, sonha com o místico. Ele a entende como nenhuma outra pessoa consegue. Ela quer realizar seu sonho, mostrar que o místico existe. Ela quer se transformar para ele e assim provar que seu amor é verdadeiro.

Mas, assassinatos começam a vir à tona. A polícia acredita que há algum animal feroz à solta. Todos estão em pânico. Quando Vivian finalmente decide mostrar sua magia para Aiden, ele reage da pior forma possível. Acredita que ela é um monstro que anda matando humanos, e por amor, a matará para salvar a humanidade e a livrar desse tormento. Ele entendeu tudo errado!

“Você é um covarde”, disse Vivian. “Eu pensei que você fosse diferente do resto, cabeça aberta, mas você é igual aos pais que você despreza. Foge ao primeiro sinal de algo incomum. Você espalha mentiras sobre mim e faz com que as pessoas me odeiem. Você tira os meus amigos. Você é o monstro, não eu. Eu só queria te amar.”
Ela tirou o colar que ele havia dado a ela e entregou a ele. “Talvez você me tenha feito sua vítima.”
Pág. 189

Pra piorar, ela salva a mãe da morte – durante a luta para ser a esposa do líder - e acaba assim se colocando na mira de ser coroada. Gabriel, o novo líder, a perseguirá até que ela aceite seu destino. Nas sombras, ele a protegerá e zelará por sua vida. Mesmo que isso signifique vê-la com outro, com o humano que lhe destruiu o coração.

Sangue e Chocolate, de Annette Curtis Klause (Underworld, 254 páginas, R$ 39,90), é doce. Explosivo, sensual, saboroso. Vivian não consegue pertencer a nenhum mundo. Metade lobo, metade mulher. Ela quer o amor dos humanos, a sensualidade dos lobos.

Annette Curtis escreveu uma fantástica história de amor. Sangue e chocolate fala sobre virtude, lealdade entre família e a busca eterna pela felicidade. Recomendo!

O livro foi originalmente lançado em 1997 – no Brasil foi lançado esse ano, 2011 -, dez anos depois foi adaptado para o cinema. Assim que terminei o livro corri para ver o filme. Que decepção! O filme é horrível, mudaram todo o foco da história, locais, distorceram fatos, quem era bom virou ruim e vice versa, mudaram o parentesco dos personagens. Bizarro! Como disse Eric Novello, tradutor e revisor do livro editado pela Underworld: "Esqueçam o filme, leiam o livro, é só o que eu tenho a dizer."

LiteraBia 15/03/2021

Impressionante
Se você decidiu ler esse livro porque assistiu ao filme, tenha em mente que um não tem nada a ver com o outro. Me sinto apaixonada pelo Gabriel agora ??

Lidoliver 01/10/2020

Uma boa leitura do gênero
Um dos poucos livros sobre lobisomens que eu já li e reli várias vezes. A mocinha me agradou muito positivamente!

Morgestern 27/06/2021

Sangue e chocolate
Eu amei esse livro, fui ler pensando que era parecido com o filme, é muito diferente.

Vivian não é a típica mocinha tímida que espera seu "cavaleiro branco". Ela é incrível. Sabe que é linda, sabe seu poder e não engole desaforo de ninguém ?.

É uma pena não ter tantos romances que falam sobre a licantropia. Porque é fascinante!!! Depois de ler esse livro me apaixonei por lobos.

Só não entendi o chocolate...

Carol Galvão 27/03/2010

Conta a hitoria de uma menina lobisomem que se envolve com um "menino-carne", humano, e descobre que nem todo conto de fada termina com um final feliz previsivel. A Vivian descobre que todo sentimento que ela achava que o Aiden sentia por ela não passava pela prova da verdade.

Mais uma vez mostra que homens tem medo do desconhecido, se fosse uma mulher que descobrisse isso be provavel que ela aceitasse a situação.
Mas como o Gabriel disse no final e a Vivian sentiu, o que eles precisavam a intensidade do sentimento eles só iam encontrar entre eles mesmo.

Uma historia curta e bem legal.

Paper.Girl 11/05/2023

Se você veio pelo filme?
Se você, assim como eu, encontrou o livro por ter assistido o filme sinto te informar, mas além do nome dos personagens e o enredo de loup garous o filme e o livro são bem diferentes! No início do livro estranhei muito porque a todo momento tentava ligar com o filme porém no livro encontramos uma jovem Vívian ainda no colégio descobrindo sua primeira paixão. Assim como no filme Vívian apesar de nova se mostra uma garota forte, confiante com si mesma e segura de si e do que é: metade loba metade humana. A história se desenvolve bem rápido e achei Aiden bem sem sal parece que ele não cabia na grandiosidade da personagem principal que não se mostra uma mocinha encabulada e com medo de viver o que vai de encontro total com a moral do livro de que para ser amada a outra pessoa precisa te entender completamente e ver você por inteira como realmente é! Algo que Aiden nunca poderia dar a Vivi e por isso que Gabriel, apesar de ter um protagonismo romântico apenas no final, nos cativa com sua paciência e compreensão estando em seu mesmo nível de corpo e alma!

Marina516 12/10/2011

Sangue e Chocolate (mas onde está o chocolate?)
Sou cliente fiel da Saraiva.com e já me acostumei a fazer incursões quase semanais pelas páginas de livros do site. Começo pela página inicial, depois clico em novidades, visito o link que leva a futuros lançamentos e vou, abrindo janelas e mais janelas no navegador.

Numa dessas descobri o livro Sangue e Chocolate, da editora Underworld (a que mais capricha nas capas, mas deixa a desejar na revisão dos textos). Fiquei curiosa com a história da menina-lobo que, segundo a sinopse, trabalha numa loja de chocolates durante o dia e se apaixona por um humano bonzinho.

Não sei bem quem escreveu essa sinopse, porque em parte alguma da história apareceu a tal loja. Primeira decepção, pois, como assim, citar algo que não vai ser mencionado de fato?

Mas deixando esse "pormenor" de lado, vamos à história. Quem estiver procurando um enredo envolvente, que prende o leitor do início ao fim, esqueça. Fiquei dois dias sem pegar no livro depois que já tinha começado a leitura (quem me conhece sabe que não costumo ficar sem ler por tanto tempo). Não consegui me identificar com a personagem principal, Vivian Gandillon, que se acha e vive metendo os pés pelas mãos.

Achei a história óbvia demais, mas não posso revelar o motivo, senão vou entregar o desfecho. Só há um ponto positivo: o Gabriel. Mesmo assim ele não foi tão bem aproveitado na história como deveria ter sido. Uma pena mesmo.
blyef 30/11/2014minha estante
Usaram mais a sinopse do filme do que do livro. E sinceramente, é o filme que eu prefiro, já que o livro dá atenção a detalhes que não valem a pena e deixa de fora o que poderia ser melhor desenvolvido, além da imaturidade forçada dos personagens de forma a empurrar goela abaixo uma identificação da protagonista com os leitores... Mesmo o filme sendo mais corrido e deixar de fora trocentas informações do livro que dariam um tempero a mais, consegue prender mais a atenção do que esse livro.

Suuh 09/08/2016minha estante
Moça você não vende o livro?

Suuh 09/08/2016minha estante
Oi moça vc não vende o livro?

Kammy Krysthin 12/04/2013

A personagem tem total diferença na aparência e comportamento, a loira nos filmes é uma morena com corpo escultural, tão linda que nem tem comparação com atriz do filme, a capa também mostra a beleza exótica dela, o fato de ser estudante e ter conhecido o Aiden na escola em vez da igreja, ele escreve poemas e ela que desenha, o que me surpreendeu foi o final, adorei o Gabriel tão diferente do filme, ele é doce e tem um passado triste, ela tem uma mãe e não uma tia a criando, a família e Os Cinco são essenciais para a história principalmente o Rafe, a Astrid é uma loba que mereceu o que ganhou, além disso a Viv mostrou que pode ser uma Rainha Lobo perfeita.
Realmente me surpreendi com o final bem diferente do filme e gostei mais do livro e da química que ele passa, gostaria que tivesse uma continuação, mas infelizmente foi único esse livro.

Obs.: O nome Sangue e Chocolate não condiz com o conteúdo do livro, que não mostrou nada relacionado a chocolate, apesar de nos filmes terem mudado o contexto para coincidir com o nome da obra.

Carol 01/02/2010

Abaixo das minhas espectativas
Um livro bom tem a dificil tarefa de me prender do início ao fim, quando não o estou lendo, fazer com que eu pense nele, me importe com suas personagens e imaginar o que vem por aí. Infelizmente esse livro não fez isso comigo, eu o lia, mas não via nada, nao pensava nele, ele não conseguiu estreitar suas palavras até mim e me segurar ali. Sou muito volúvel por isso um livro tem que me agarram de corpo e alma.
Comecei a lê-lo depois de ver o filme, e na minha opinião esse é um dos raros casos em que o filme é melho que o livro. Não superou minhas espectativas e por isso me decepcionei muito.

Kézia 22/09/2011minha estante
Haa eu odiei o livro, sei la, o filme é muito melhor.... Mas eu acho que compraria so pela capa que a Underwold criou, é linda! Oo

Nora 17/10/2011minha estante
Já eu achei o filme tão vazio em comparação ao livro. Por que a história do filme é tão previsível que eu adivinhei o final quando vi a capa.

Cris 19/07/2015

Gostei desse livro pois achei que tem uma leitura simples, com uma estória que consegue prender a atenção passando veracidade aos acontecimentos e sentimentos dos personagens.
Mas não vá todo feliz assistir o filme como eu fiz. O filme não tem nada a ver com o livro além dos nomes!

Andréia 24/06/2012

Li esse livro em dois dias devido à minha alta expectativa perante ele, foi melhor do que eu imaginava.
Claro, esse livro tem um pouquinho de romance, mas o que eu gostei foi a forma como a autora abordou o relacionamento entre humanos e lobisomens, já que para esse último grupo há uma grande probabilidade de se apaixonarem por humanos e não por aqueles de sua mesma espécie; mostra que esse tipo de relacionamento/amor sofre muitos obstáculos (não vou dar spoilers).
Eu adorei a Vivian e o seu temperamento, achei bem interessante o enredo, mas até a metade do livro a estória estava um pouco parada e patética. Não é um livro chato, mesmo tendo o começo meio parado, é um dos melhores livros que eu já li com esse tema. Gostei do final. Foi algo que eu não esperava, principalmente pelo fato de eu ter assistido ao filme antes de fazer a leitura e devo dizer, não gostei da adaptação (já que o final, por exemplo, é algo completamente diferente do que foi lido).