Elon Musk

Elon Musk Ashlee Vance

Resenhas - Elon Musk

Wellington.Vidal 20/03/2017

Elon Musk!
Antes de ler esse livro, eu não fazia ideia do quanto esse cara tinha contribuído para o mundo.
Eu pensei que ele fosse só mais um Bilionário que quisesse ter lucros nos empreendimentos e tivesse uma visão limita sobre o mundo. Esse não foi o caso do Bilionário chamado: Elon Musk.
Na biografia que Ashlee Vance escreveu sobre o homem por trás do PayPal, da Tesla e da SpaceX, surge a imagem de alguém determinado a fazer a diferença, a mudar o mundo para melhor. Colonizar o espaço, ocupar Marte, são propósitos de quem não se satisfaz com pouco, de quem enaltece o espírito aventureiro acima de tudo. Ser reverenciado pelo fundador da Google, Larry Page, não é para qualquer um, e Musk recebe os maiores elogios do amigo, além de muitos milhões para ajudar em seus projetos grandiosos.
Impossível é uma palavra que parece não existir em seu dicionário. Para o autor do livro, Musk é um sonhador bem-intencionado, membro VIP do clube de utópicos da tecnologia. Se seus sonhos megalomaníacos são apenas devaneios ou não, o tempo irá dizer. Mas o que já podemos afirmar é que, até aqui, o futurista entregou o que prometeu. Sua SpaceX, por exemplo, voltou às notícias recentemente ao mostrar grande feito com seu Falcon 9. Foi a primeira vez que um foguete foi ao espaço e retornou em pouso vertical, um feito inédito na história espacial motivado pelo objetivo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização.
O setor aeroespacial estava há décadas sem grandes inovações, muito por conta da mentalidade burocrática do estado. Musk chegou para mudar o jogo, para introduzir o foco no lucro, para baratear o envio de satélites e torná-lo acessível a mais gente. Suas empresas produziram grandes impactos no setor aeroespacial, automotivo e energético, tudo com inovações importantes. Seu carro elétrico, o Tesla, revolucionou o mercado, demonstrando ser possível unir beleza, tecnologia e velocidade ao conceito ecologicamente correto.
Nada foi fácil ou trivial. Ao contrário: o livro relata em detalhes os momentos mais delicados em que tudo parecia prestes a ir para o espaço – no sentido figurado. Seu império quase foi à ruína na crise de 2008. Após ter ganho milhões com a venda da PayPal, ele apostou tudo nos novos negócios, e os desafios pareciam insuperáveis. Praticamente sem dormir, trabalhando várias horas por dia, incluindo fins de semana, e impondo tal ritmo alucinado a todos que desejavam compartilhar de seus objetivos, Musk deu a volta por cima e provou com seu sucesso sua capacidade de entregar o prometido.
Hoje sua fortuna pessoal está avaliada em torno de US$ 10 bilhões. Mas ela é mérito de seus empreendimentos, que agregaram bastante valor aos consumidores. Empresas podem colocar satélites menores no espaço por uma fração do custo anterior à chegada da SpaceX no mercado. Milhares de aficionados podem dirigir seus belos carros elétricos da Tesla, desfrutando de uma tecnologia ímpar, acelerando de 0 a 100 km/h em pouquíssimos segundos e ainda ostentando o selo de ecologicamente corretos. Milhões de casas usam os painéis solares da SolarCity, empresa que possui em parceria com os primos.
Se ele fosse movido apenas pelo dinheiro, poderia ter parado após a venda de sua primeira empresa, a Zip2, que lhe rendeu algo como US$ 30 milhões – e um McLaren na garagem. Mas esse nunca foi seu principal objetivo, e por isso ele é um multibilionário hoje. Claro, a história poderia ser diferente, ele poderia mesmo ter falido, e perdido inclusive os milhões “garantidos”. Mas esse é o xis da questão: os grandes empreendedores possuem uma tolerância ao risco muito maior do que a média, e parecem dispostos a arriscar tudo por uma ideia. Empreendedores que fazem a diferença pensam grande.
Esse livro foi uma inspiração muito grande para mim e aqueles que sabem que o impossível é apenas uma palavra que tem vários significados no dicionário. Porém, falar é fácil, mas se vc estudar, ter determinação, saber que seu tempo aqui é limitado e que se vc não fizer nada, ninguém irá fazer por vc, irá conseguir ter os mesmo ou resultados tão surpreendentes quanto os de Elon Musk! E vendo Elon ter passado por tudo que passou, depois que terminei o livro, tive uma noção melhor sobre o que quero para o futuro, além é claro, de saber que não vai ser fácil chegar lá. Mas como eu disse, o impossível é só uma palavra e o desafio deve ser sempre procurado para todas as áreas da vida! Recomendo!
fabio 21/03/2017minha estante
Parabéns pela ótima resenha!

Layziane 24/07/2020

O começo do livro eu achei muito bom, mas depois entra em uma parte muito técnica. De qualquer forma vale a leitura para conhecer melhor um pouco desse gênio

Marcelo.Freire 29/05/2021

Tony Stark da vida real
Inspirador! A dedicação e empenho de Elon ao longo dos anos, nos mostra que é possível alcançar todo e qualquer objeto. Recomemdo a leitura.

Alicia 07/08/2022

Trata-se de um livro bem escrito e que detalha muito sobre a trajetória empreendedora de Elon.
Temos, inicialmente, a narrativa da infância de Elon na África do Sul e como foi a sua vida e seus relacionamentos com familiares. Depois disso, o processo de ida para os EUA, sua entrada na universidade, seu viés sempre presente de querer fazer algo significativo e revolucionário, no sentido de algo a mais pela humanidade em geral e que causasse uma mudança na qualidade de vida das pessoas.
Temos ainda de forma muito detalhada o processo de fundação de todas as suas empresas, as dificuldades que ele enfrentou e seu foco maior em fazer algo que revolucionasse o mundo.
Temos em detalhes os bastidores dos seus empreendimentos e o estilho de trabalho que Elon adotou ao longo de sua vida empreendendo.
É uma leitura válida e interessante, porém em muitas passagens me desinteressei porque achei o livro muito técnico e por mais bem explicado que fosse os processo do passo a passo de cada lançamento da SpaceX, por exemplo, achei cansativo e nesses momento quase parei de ler.
Gostei do inicio da trajetória de Elon e fiquei com o sentimento e o desejo de querer saber mais sobre ele em si, sobre a sua vida pessoal. O livro tem uma abordagem mais da carreira e isso sem sobra de dúvidas é bem tratado e faz a gente admirar Elon e perceber que ele é um dos homens mais geniais do momento.
É possível na leitura captar o perfil de Elon, mas ficam algumas lacunas sobre sua vida pessoal. Entendo que é uma exposição que ele não queira e o aceite do livro por ele foi algo que demorou e a publicação do livro só saiu após sua conferencia e aprovação.
Enfim, é uma leitura bacana!

imurah 11/10/2021

Uma maluquice
Como poderia descrever esse livro? Mirabolante
A história do Elon Musk é realmente maluca!
Foram muitas reviravoltas, amigos que enganaram-o! Enfim, tudo que se pode imaginar!
E para você, que não sabe! Ele criou a SpaceX, comprou a Tesla, e adquiriu, dos primos, a SolarCity!
Gente, que biografia perfeita!

Larissa.Manucci 12/12/2021

O livro é escrito por Ashlee Vance, um colunista de negócios e autor americano.
Segundo ele, o seu processo de escrita foi divido em duas partes, a primeira, na qual Musk se recusou a colaborar e Ashlee precisou correr atrás de pessoas e informações de forma autônoma e a segunda, na qual Musk resolveu cooperar e lhe deu acesso a vários funcionarios de suas empresas, a família e a ele próprio.

Eu pessoalmente, conhecia pouco sobre a vida de Musk e sobre suas empresas, sabia que ele era uma pessoa importante e que, tanto a Tesla como a SpaceX tinham uma relevância muito grande no mundo tecnológico.
Ler esse livro foi muito importante pra mim. Eu já tava desanimada de ler não-ficção fazia um tempo, quase não comecei esse, mas essa biografia caiu como uma luva. Muito bem escrita, sem repetições e com muito conteúdo relevante.

O autor traz um livro extremamente completo, desde os antepassados de Musk, toda a sua infância, sua família, seus desafios e a jornada que o levou da África do Sul ao Canadá e, posteriormente, ao Vale do Silício. O mais impressionante é o nível de detalhes no que diz respeito a vida profissional de Musk. Somos levados em uma viagem por todas as empresas que Musk trabalhou ou fundou, conhecemos um pouco sobre o início do PayPal e o papel dessa empresa na vida de Musk (que foi "expulso"). Depois somos levados a criação da Tesla e da SpaceX, todos os desafios envolvidos, a quase falência e, finalmente, o período de ascensão. Além disso, conhecemos a Solar City, uma empresa voltada a captação de energia solar e que, no meu caso, não era tão conhecida e divulgada.
O mais legal é que a gente se depara com as várias facetas de Musk, ele que, apesar de ser um visionário e empreendedor, não se mostra muito empático com os funcionários e fez alguns inimigos nessa trajetória. Ao longo do livro o autor traz uma imagem de Musk como um cara que tem um objetivo muito claro na vida e as suas empresas justificam muito bem isso, todas voltadas a esse desejo de beneficio do homem e do planeta.
O livro é incrível e me ensinou demais! O meu único ponto é que, por ter sido escrito em 2015, já se mostra um pouco desatualizado e me deixou essa sensação de querer saber mais, saber o que aconteceu depois...

Eu super recomendo pra quem curte esse mundo mais tecnológico e tem vontade  de conhecer mais a fundo sobre a Tesla e a SpaceX, além do próprio Elon.

Andalik 05/07/2020

Elon Musk - Resenha em 05/07/2020
Elon Musk não é apenas um empreendedor bilionário, é um gênio, um visionário bem sucedido com ideias revolucionárias que decidiu resolver problemas complexos do nosso tempo, incluindo a colonização de marte.

Ele é o homem por trás dos esportivos elétricos da Tesla, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity, e dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e muito mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais.

O autor demonstra que Elon Musk possui um propósito de vida muito bem definido, alinhado com o desejo de fazê-lo da melhor forma possível, saindo do mais do mesmo.

O livro é um olhar profundo sobre a vida, os problemas e as realizações inacreditáveis de uma lenda viva do Vale do Silício, considerado por muitos como o ?Tony Stark da vida real?.

Uma biografia extremamente relevante!

Recomendação: Público em geral

Henrii 17/06/2021

Gênio
Que livro gostoso, eu não sou fã de livros assim.
Mas o livro é muito em conhecimento, o cara é bom, o cara é uma máquina de ideias, uma leitura fácil, o livro não é grande! Uma ótima aquisição.

Cah_Censi 05/04/2021

Recomendadíssimo!
O que me levou a ler esse livro foi a frase "Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro" e diante disso, tive a impressão de que o livro não valeria a leitura de suas quase 400 páginas, já que no começo o autor foca muito em nos passar o contexto histórico de crescimento de Elon - como é o esperado para qualquer biografia.

Embora eu não seja fã de biografias, esta entrou para minha meta literária.
Diria que como uma "biografia" o autor foi muito bem sucedido e empregou um nível elevado de detalhes da vida pessoal e profissional de Elon - o que algumas vezes pode ser bem maçante durante a leitura , mas foi de extrema importância para "humanizar" a figura do bilionário da SpaceX.

Antes de ingressar nessa jornada literária eu não tinha a menor ideia de como Musk chegara onde chegou e quais suas intenções com o futuro da humanidade do qual ele parece ter planos bem concisos. Esse livro certamente me oportunizou uma grande "viagem" para o mundo por trás do tão famoso "Vale do Silício" - lugar este que aparenta ser uma parada importante para o crescimento dos geniais empreendedores do nosso tempo. Outro ponto interessante foi a quantidade de informações disponibilizadas sobre as várias grandes empresas com as quais estamos familiarizados em ouvir o nome mas nunca as vimos "de perto".

Muito além de uma biografia de um dos homens mais influentes da atualidade, diria que essa leitura é uma ótima forma de você expandir sua perspectiva sobre esse mundo dos negócios futurísticos (que não é tão futuro assim neh!?).

Recomendo a leitura e deixo aqui o aviso de que apesar de o nível de detalhamento ser alto, foi essencial para que o Epílogo e os Apêndices (que na minha opinião foram sensacionais) fizessem sentido e deixassem o leitor imerso na profundidade da existência da Musklândia.

Recomendadíssimo!
Yuri Ian 05/04/2021minha estante
Absorvi do livro a imensurável vontade deixar um legado importante para sociedade. Acredito que deixa bem clara a licão de fazer o que acredita e superar todos os limites, principalmente quando a maioria 'não acredita' na idéia

Cah_Censi 06/04/2021minha estante
Super concordo Yuri! Tive a mesma sensação e acho que vou levar alguns dias para processar essa leitura!

Victor 14/05/2021

Motivação em buscar mais
Excelente livro! Conhecia pouco a história de Elon Musk, após a leitura desse livro fiquei surpreso! Motivado a buscar mais !

Matheus 10/10/2022

Livro do ELON MUSK
Estou achando o livro muito legal, gosto que fala da vida dele e suas ideias. Quero acabar de ler ele logo

Victor, the Reader 24/11/2020

Sonhador ambicioso
Se me pedissem para descrever o Elon em poucas palavras, diria que ele é "um sonhador que persegue seus objetivos ambiciosamente". Para ele não existe o impossivel, mas apenas caminhos que ainda não foram encontrados.

Elon parece ser um cara como qualquer um de nós, alguém comum, talvez na média em termos intelectuais, mas, como descrito pelo próprio autor, é "um homem em uma missão, e de que o modo como procura cimpri-la é muito mais fantástico e intenso do que qualquer coisa que a maioria de nós chegará a experimentar".

Elon Musk, de Ashlee Vance, é uma obra biográfica sobre Elon e, acima de tudo, seus sonhos que se transformaram em grandes empresas.

Caique 28/03/2022

Biografias de grandes personas do mundo dos negócios costumam ser algo que me desperta interesse e ler sobre Elon Musk estava em minhas metas há algum tempo.

O autor disseca de forma precisa a infância de Elon em um cenário caótico na África do Sul, detalhes relevantes sobre sua família e partir deste ponto, os bastidores dos seus empreendimentos, estilo de trabalho e demais detalhes.

Para leitores interessados neste tipo de leitura é altamente recomendável, pois ao tomar conhecimento dos feitos de Musk, podemos tirar ótimas lições de perseverança, foco e visão de negócio, essenciais para profissionais de diversas áreas de atuação.

Apreciem e se inspirem positivamente com a leitura!