Para entender a crise urbana

Para entender a crise urbana Erminia Maricato

Resenhas - Para Entender A Crise Urbana

Ulisses24 25/01/2022

Esse livro é fantástico e todos precisam ler. Simples assim.
Erminia Maricato dar uma aula de como "entender a crise urbana" no Brasil e nos países da periferias do capitalismo.
Marcos.Gomes 26/12/2023minha estante
Finalizei a leitura hoje! E concordo plenamente. Erminia é perfeita, uma grande pesquisadora! ??

danda 23/04/2021

Ótimas reflexões acerca da cidade e suas questões.
O que me incomodou foi a estruturação do livro, que mesclava o formato de escrita entre artigos, entrevistas e comentários.

Milenia 21/05/2020

O combate ao analfabetismo urbanístico
Maricato traz, numa abordagem bem didática e elucidativa, um panorama sobre as lutas nas cidades pelos diversos agentes e como isso impacta na vida urbana.

Gabi 14/10/2020

Importantíssimo para urbanistas, profissionais de toda a área de construção, mas também leigos

Luana Teles 15/07/2020

Meio urbano e países periféricos
O livro traz fatos históricos, dados de pesquisas e informações atuais (2013 em diante), apresentando um panorama sobre a vida nas cidades e a crise urbana enfrentada pelo "países capitalistas periféricos", como é o caso do Brasil.

Há uma breve contextualização sobre a vida urbana e suas diferentes nuances numa perspectiva global, o que nos permite comparar os países capitalistas centrais (PCC) com os países capitalistas periféricos (PCP). Apesar dessas referências aos outros países e às suas particularidades, o livro é mais voltado a apresentar, analisar e buscar caminhos para entender e melhorar a crise urbana no Brasil.

Alguns temas diretamente relacionados à vida urbana são tratados no decorrer dos artigos e da entrevista final que compõem o livro como saúde, educação, saneamento básico, trabalho, entre outros, mas dois deles são um pouco mais enfatizados: a moradia e o transporte.

O que mais gostei no livro foi o fato dele abordar o caos urbano e todas as consequências altamente negativas e desumanas que o crescimento insustentável, desordenado e negligente causa, principalmente, na vida de quem mora na periferias das grandes cidades brasileiras.

A relevância que se dá durante o livro à necessidade da prática, para além de planos estratégicos, planos diretores e legislações urbanísticas que não raro ficam só na teoria, foi outro ponto que gostei bastante.

A obra é bem curta, é um compilado de artigos com temas direta e indiretamente ligados à vida urbana. Não há grandes apronfudamentos, conceitos difíceis ou teorias complicadas. Leitura tranquila que traz muitas informações importantes e ajuda a entender melhor a crise urbana no Brasil, bem como quem são os cidadãos e as cidadãs que mais sofrem com as consequências da viver em cidades que não são plenamente acessíveis e acolhedoras para todos.

Mari 11/02/2021

Críticas a políticas urbanas
Excelentes críticas a políticas urbanas neoliberais e a segregação social. Abre inúmeros caminhos de aprofundamentos e discussões em âmbitos locais e federais.

Cosmo 25/07/2019

Excelente texto e informações importantes

Glê 31/05/2021

ótimo
Ermnia Maricato , sempre pontuado e mostrando as crises que encaramos a segregação urbanísticas, é tanta desigualdade que a cada dia fica nítido ao analisámos os planos urbanísticos das cidades. uma leitura boa para quem gosta de pesquisar sobre HIS ( Habitação de Interesse Social ).

Bruno.Vargas 17/06/2021

Realmente para entender!!!
A autora consegue em poucas páginas, sem tantos rodeios e palavras e sintaxe um tanto complexas (como é comum em alguns livros de base geopolítica que já li), levar o leitor a informação. Há um esclarecimento, baseado em dados e também na sua opinião, como grande estudiosa do urbanismo, sobre o que motiva a reprodução das desigualdades e injustiças sociais observadas nas cidades, especialmente na América Latina. Qual o pacto entre Estado e capital? O plano diretor das cidades não são cumpridos ou são cumpridos com viés para parte da população que financia as obras urbanas? Como fica o serviço e acesso da população mais vulnerável no meio disso tudo? Qual a diferença no grau de visibilidade de políticas públicas para o pobre nos países centrais e países periféricos (i.e. desenvolvidos e subdesenvolvidos/em desenvolvimento)?

O sucinto livro ainda dá conta de abordar um contexto muito importante que tem impactado muito a vida dos brasileiros no século XXI, que foi os acertos e erros do governo Lula e Dilma com relação à justiça social nas cidades. Mais que isso, nos lembra como a elite mais a mídia conseguiram tornar os erros um grande acontecimento sem precedentes, que estaria afundando o país, abrindo margem para o enfraquecimento político do partido, que se expressaria no impeachment da ex-presidente Dilma [esta última parte não tratada no livro, pois foi escrito antes do ocorrido].

Pra quem se considera com carência de informação e esclarecimento sobre os assuntos tratados, é um excelente livro pra começar.

Manu 25/07/2022

O analfabetismo urbanístico
Erminia é simplesmente maravilhosa. Simples e objetiva explora as dificuldades impostas pela agressividade dos processos imobiliários no meio urbano contra os mais pobres. Inclusive quando o Estado deixa de prover a moradia e essas pessoas necessitam se apropriar das periferias para construírem os espaços urbanos que lhe foram negadas.

A autoconstrução de moradias ilegais, o patrimonialismo que está ligado à desigualdade social histórica e a
urbanização com baixos salários.