HOLLEN

HOLLEN Fernando Raposo

Resenhas - Hollen

dayminyard 02/03/2024

Emocionante
Eu amo histórias de anjos e demônios, então é óbvio que eu gostei. A história, a relação dos anjos tudo foi muito emocionante. Tudo me deixava curiosa, gostei muito.

Marquinhosssss 27/06/2023

Hollen
Gostei de acompanhar a jornada de Hollen, um anjo caído, que busca pela sua redenção. Sua jornada não é fácil, mas Deus já traçou o seu destino. Hollen é um grande personagem, que ao longo de sua jornada teve sua fé reestruturada e fortificada.

Ver a visão de um anjo caído sobre tudo que aconteceu foi bastante interessante, e me deixou bastante vidrado na história. O autor mantém um ritmo alucinante na história, não deixando o leitor piscar por 1 segundo, o que me agradou bastante.

A história tem ótimos personagens, bem trabalhados e estabelecidos. Hollen, certamente foi o meu favorito, mas também gostei de outros, como Lúcifer, Azazel e Anninka; uma personagem com uma história bastante complexa e importante na jornada de Hollen.
Fernando Raposo 14/08/2023minha estante
Oi Marcos, tudo bem? Muito obrigado pela resenha do livro Hollen Anjo Caído! Gostaria de lhe pedir uma ajuda importante. Se desejar, poderia levar essa resenha e também sua avaliação para a página do livro na Amazon?
Seria de grande valia! =)
No mais, deixo o convite para conhecer o restante da trilogia (Hollen Estrela da Manhã, Hollen Espírito da Verdade), os derivados (Criação Divina e TRAGO) como também o conto canônico "Caminho Superior", que se encontra na antologia "Raposódia Vol. 2".
Todos esses títulos estão disponíveis na Amazon!
Bem-vindo ao Raposoverso! =)

Xande 26/07/2021

Uma ótima fantasia feita por um brasileiro
Esse não é o primeiro livro de fantasia, escrito por um brasileiro que eu leio. Bastante satisfeito. Há apenas referências aos escritos religiosos, no tocante aos conhecimentos já difundidos. De resto, é pura fantasia, com bastante liberdade criativa. Anjos que sangram, morrem, se redimem... nada convencional. Se você é sensível ou excessivamente preso às Escrituras, não leia. Irá se ofender. Mas se tem vontade de viver uma boa aventura, aproveite a leitura. Vale a pena!
Fernando Raposo 27/07/2021minha estante
Mantive alguns pilares dogmáticos, mas Hollen Anjo Caído tem muita liberdade criativa.

Xande 27/07/2021minha estante
E vou te falar: isso é o que faz dele um livro incrivelmente gostoso! Como não sou sensível a isso, eu curti demais! As cenas das batalhas são elétricas, dá pra gente viajar muito. Super satisfeito! Parabéns pelo trabalho e por nos presentear com sua criatividade, qualidade e talento! Eu fico feliz demais com os brazucas dando esse show de escrita fantástica!

Fernando Raposo 27/07/2021minha estante
Suas palavras são como um bálsamo. Força para continuar e a certeza que a direção que estou seguindo está correta. Muito obrigado mesmo!!! =)

edu 21/07/2021

diferente
nunca tinha lido nenhum livro com todo esse lance de anjos e tudo mais e eu ADOREI
já até adicionei os outros livros da sequência
Fernando Raposo 24/07/2021minha estante
Opa! Tudo bem?
Você não é a primeira pessoa que menciona o termo "diferente". Recebo como um elogio, ainda mais nos dias de hoje, com tanta coisa igual. Inovar sempre é bom! =)
Muito obrigado pela sua avaliação!

Abs,

Fernando Raposo (autor)

Carla.Ligia 27/05/2021

Aventura fantástica entre anjos e demônios.
Achei a história muito envolvente . Passado e presente se entrelaçam e criam uma aura de aventura e mistério. Nem todos anjos são anjos. Nem todos demônios são demônios...
Fernando Raposo 21/06/2021minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário! Na vida o trigo pode se tornar joio e vice-e-versa... =)
Te convido a ler as sequências, Hollen - Estrela da Manhã e Hollen - Espírito da Verdade! =)
Se puder, não deixe de deixar sua avaliação na Amazon.com.br também!

Abração,

Fernando Raposo

Flavio 28/02/2020

História bastante convincente em relação às percepções dos personagens e nas suas evoluções. Porém, peca diversas vezes em repetições desnecessárias, acontecimentos prolongados e confusos.

Em tese é uma história que prende e chama a atenção, mas tem uma evolução fraca.
Fernando Raposo 17/04/2020minha estante
Oi Flavio, obrigado pelo comentário! O livro recebeu uma nova edição, desta maneira, certas passagens foram percebidas e retiradas. O livro ficou mais robusto e menos repetitivo. Creio que este sentimento fica mais evidente no primeiro terço do livro.

Fernando Raposo 26/08/2021minha estante
Te convido a ler "Hollen - Estrela da Manhã" e "Hollen - Espírito da Verdade"

Lennon.Lima 26/11/2018

Há um aspecto na narrativa que se coaduna com uma característica que vejo irremovível da contemporaneidade: o ritmo acelerado, dinâmico, que não te permiti piscar o olho. Não sou grande fã de ritmo tão alucinante, acho que tem suas virtudes e problemas (que mencionarei abaixo), mas sei que muitas pessoas têm dificuldade de se entreter com a mídia livro por exibir, na maioria dos casos, cadência diametralmente oposta aos canais de entretenimento mais populares. Creio que o trabalho de Raposo pode ser uma porta de entrada para este perfil de leitor que sente mais dificuldade de manter o foco, a atenção em uma narrativa mais extensa e tal capacidade se daria por manter a ação do início ao fim, quase não dando espaço para respirar. Todo trabalho que tenha esse potencial de captar novos leitores, de formar novos públicos leitores merece ter sua relevância reconhecida.

E se a ação é uma das características que mais se destaca na obra, sem dúvida é importantíssimo que seja bem trabalhada, construída. Felizmente é. A maioria dos inúmeros combates travados, principalmente por Hollen contra seus diversos adversários, são muito bem descritas, com detalhes que ajudam a tornar a imersão no embate, na situação de confronto, eficiente. O autor tem talento na constituição de imagens vívidas, cinematográficas.

Das batalhas descritas, menciono o combate entre Lucian e Hollen contra o infernal Moratus, no capítulo nove. É muito bem “coreografado”, rico em detalhes, o que evita que a ação fique monótona.

Achei positiva a estrutura do enredo, da narração. Não segue ordem cronológica tradicional, há duas linhas de tempo. Uma conta os eventos presentes e outra se dedicar a narrar ocorrências passadas que ajudam na compreensão de determinados eventos ocorridos na outra linha temporal. Considerei a escolha por esse tipo de estrutura narrativa bem acertada por ser exitosa em conquistar a atenção do leitor, ao menos, no meu caso, no começo do volume, pois desperta curiosidade, intriga, estranhamento sobre as causas, os mistérios envolvendo a situação vivida pelo protagonista.

Optar por uma estrutura não convencional é sempre um desafio para conseguir manter a coesão do texto, não deixa de ser uma espécie de quebra cabeça, o que sem dúvida gera mais trabalho. O resultado final, nesse aspecto, é bem sucedido.

Destaco também o conhecimento, o bom trabalho de pesquisa sobre a mitologia bíblica. O autor utiliza termos, nomes bem específicos que somente os que têm leitura um pouco mais aprofundada sobre assuntos bíblicos detêm, que não são tão difundidos na cultura católico-evangélica nos dias hodiernos.

Identifiquei originalidade em alguns ambientes de caráter fantástico bem próprio do universo angélico-demoníaco retratado, como a árvore de mulheres reprodutoras.

Leia o restante da resenha no Cartola Cultural. Confira o link abaixo!

site: https://cartolacultural.wordpress.com/2018/11/11/resenha-hollen-anjo-caido-fernando-raposo/
Fernando Raposo 30/11/2018minha estante
Obrigado pela ótima resenha e espero que aprecie a sequência, intitulada Hollen - Estrela da Manhã! Seria uma boa maneira de comparar as escritas, uma vez que existe uma diferença de 3 anos entre o primeiro e o segundo livro.

Abração!

Fernando Raposo 18/01/2019minha estante
Uma das melhores e mais completas resenhas a respeito do meu livro de estreia. O livro tem os seus erros, mas acredito que os acertos conseguem superar os equívocos de um escritor, digamos, iniciante... Convido você a continuar a séria, agora em Hollen - Estrela da Manhã!

Marcos Antonio 15/11/2018

Hollen
Fala que depois da guerra dos céus alguns anjos vê que foram enganados por Lúcifer, porém não tem como voltar atrás, foram confinados no inferno, porém Hollen tem tanta fé em Deus que consegue sua retenção.
Fernando Raposo 21/11/2018minha estante
Obrigado Marcos pela leitura e por sua avaliação! Você sabia que o livro tem uma sequência? Lancei em setembro de 2018, intitulada "Hollen - Estrela da Manhã"!

Fernando Raposo 21/11/2018minha estante
Obrigado pela leitura e avaliação! A sequência foi lançada me setembro deste ano!

Marcos Antonio 21/11/2018minha estante
E qual o nome do livro após esse? Pois procurei pelo nome do autor no Amazon e não encontrei o segundo.

Marcos Antonio 21/11/2018minha estante
Acabei de Baixar o seu segundo livro e está na lista para leitura.

Fernando Raposo 22/11/2018minha estante
Hollen - Estrela da Manhã!

Fernando Raposo 22/11/2018minha estante
Oi Marcos, você deixou sua avaliação na Amazon? =)

Marcos Antonio 26/11/2018minha estante
Sim deixei sim

Fernando Raposo 30/11/2018minha estante
Legal! Obrigado! Espero que aprecie Hollen - Estrela da Manhã!

Marcos Antonio 02/12/2018minha estante
vou sim

Fernando Raposo 06/12/2018minha estante
Legal! Não deixe de avaliar! =)

Marcos Antonio 08/12/2018minha estante
ok

Vanessa 15/10/2018

Resenha Hollen
Hollen é a história clássica do bem contra o mal, ambientada na trama mais antiga que deve existir: Deus vs. Lúcifer. O que não deixa muito espaços para muitas surpresas. Mas o autor Fernando Raposo, abraça isso e cria a sua própria visão da coisa. Ele trás para o enredo personagens clássicos da Bíblia como Adão e Eva, Miguel, Gabriel... ao mesmo tempo que cria novos seres e realidades que podem ser usadas por demônios ou pode habitar mundos como o de Raca e Rama e os Devas.
Como estamos falando de anjos, o autor Fernando Raposo, capricha na linguagem rebuscada. Não estranhe se depois de ler Hollen você se pegar falando "Contenda" por aí. Isso pega. Mas, apesar de os anjos gostarem de falar de uma forma mais tradicional, não quer dizer que o livro tenha uma linguagem cansativa. Pelo contrário, ele flui bem e se encaixa com a história que, alias, não é contada de forma linear. A trama principal é permeada por outras histórias que envolvem batalhas do passado e de outros personagens que de uma forma ou outra, somam informações importantes ao enredo principal (mesmo que isso não fique tão claro de cara).
Hollen é um livro para quem gosta de batalhas (esse deve ter sido o livro com mais lutas e confrontos que eu li, pelo menos esse ano). Aqui não há muito tempo para conversa mole. Hollen entra em todas as lutas e sempre saí vivo, mas por muito pouco. Ele sempre deixa bem claro a diferença do poder do seu oponente para ele. O que me faz pensar que ele ou é muito corajoso, ou não tem noção do poder que tem. O cara também é o típico herói. Mesmo cometendo erros graves no passado, ele é honrado, correto... mas não tem piedade com seus inimigos. E já que estou falando de batalhas, é bom não se apegar aos personagens. Nunca se sabe quando uma espada pode decapita-lo. Isso vale para as histórias paralelas também. Tô até agora pensando na Anninka.
Fernando Raposo nos entrega uma versão - muito mais agitada e sangrenta - da batalha pelo paraíso. Sem muitas surpresas, mas honesta e definitivamente gostosa de ler. Um bom livro para quem gosta de ação, batalhas, anjos e demônios. Agora, o que eu sei é que fiquei muito curiosa do que pode vir na continuação.

site: www.dicadoleitor.com.br
Fernando Raposo 15/10/2018minha estante
Linda resenha! Muito obrigado por dedicar parte de seu tempo à trama! A jornada de Hollen não para por aí, tem a sequência, Hollen - Estrela da Manhã! =)

@livrodores 28/09/2018

Hollen
Minha fascinação por histórias sobre anjos nunca tem fim, não sei explicar o porque, apenas amo esse tema e fico abismada com o quanto me sinto envolvida e tocada se tratando de anjos. Fazia um bom tempo que não me aventurava e essa história veio para me fazer matar um pouco a saudade.
Hollen é um anjo e na grande Guerra do Paraíso ele escolheu o lado errado e foi enganado por Lúcifer. Com uma grande parte dos anjos ele foi obrigado a permanecer no Sheol longe do criador, mas depois de anos e de compreender tudo que aconteceu seu arrependimento é tão grande que chega a ele a oportunidade de se redimir.
É nesse momento que a grande aventura começa a acontecer, ele precisa entender qual é sua missão e para isso é preciso fugir dos que o caçam e tentar ficar ileso entre os mundos e suas lutas.
Diferentemente de outras histórias sobre o tema, nesse encontramos o foco apenas nesse universo entre bem e mal, nos aprofundamos nesses dois mundos e em seus mistérios, conhecemos personagens específicos desses locais, suas forças e principalmente seus sentimentos em relação ao que creem.
Hollen permanece nessa busca insensatamente o que me passou um pouco de pressa, não há momentos de descanso na narrativa e nem para o personagem deixando assim a trama um pouco corrida, o que não interfere em nada na grande história que foi construída para envolver os leitores.
Fernando Raposo 29/09/2018minha estante
Opa! Muito obrigado pela avaliação e pela resenha! Fique à vontade para ler a sequência (Hollen - Estrela da Manhã)! =)

Douglas 28/08/2018

Leia Hollen!
Você provavelmente conhece a história da queda de Lúcifer e de um terço dos anjos que foram expulsos do céu e condenados a viver no Sheol, mas você já imaginou o que aconteceria se um desses anjos se arrependessem? Hollen vai lhe mostrar uma visão da história que você nunca teve.

Heey! Hoje, vamos bater um papo sobre um livro que chegou em minhas mãos através de uma parceria com o autor, Fernando Raposo. Hollen tem como "temática": anjos e demônios Esse é o segundo livro que leio desse tipo de literatura fantástica então não sei muito bem o que dizer o que seria clichê, mas posso garantir que Hollen vai mostrar seu lado original para você.

Depois de ter caído nas palavras de Lúcifer de como seria bom se rebelar contra Deus, Hollen é condenado ao inferno junto com os outros. Mas em determinado momento Hollen sente mais do que um remoso, mas um arrependimento sincero. E digamos que "Deus ouviu suas preces". Ele ganha um novo propósito, mas para alcançar isso e poder se redimir, Hollen vai passar por um caminho estreito. Ele fica perdido e confuso, cheio de dúvidas sobre o que fazer, ou onde, quando e porquê. Até que finalmente ele consegue entender o que está por vim e ele vai descobrindo o seu papel nessa história.

Uma coisa que eu percebi, como eu disse, posso está errado pois não costumo ler livros dessa temática, mas sempre vejo amigos leitores falando de anjos e demônios com um romance e algo do tipo. E Hollen não tem isso, existe um ponto na história, existe um objetivo. Eu prefiro livros que não tenham essa ramificação de romances e triângulos amorosos.

Como cristão, eu amei a visão que o autor me deu. É muito comum termemos mexer naquilo que é considerado sagrado para alguns, mas Fernando foi minucioso em relação a isso e conseguiu, e creio eu, que o livro detalhou muita coisa e deixou até mesmo alguns pontos bíblicos mais fáceis de serem absorvidos. Temos toda a situação da guerra do céu e o pós disso e as motivações de Lúcifer mesmo sabendo que não consegue derrota Deus, continua planejando e buscando voltar e tentar tomar o lugar de Deus.

Foram poucas coisas que me descontentaram durante a leitura, alguns errinhos, e assim, por gosto pessoal, a capa. Eu acho que foi o que me fez demorar a começar à leitura. Não gosto de pessoas em capas. (me julguem). Mas o autor já divulgou a capa da continuação e essa preciso dizer que está belíssima.
Fernando Raposo 30/08/2018minha estante
Muito obrigado Douglas pela linda resenha e pelo apoio! =)

Dani- @literatusoculto 09/05/2018

Uma leitura de tirar o fôlego
Hollen é integrante da terça parte
daqueles anjos que foram expulsos
do paraíso, junto com o anjo mais lindo,
por se rebelar contra Deus.
Mas, milhares de anos depois, por
uma oportunidade do destino, ele começa
a perceber que as coisas no Sheol estavam
tomando um rumo que ele não aprovava,
e quando ele é jogado no abismo para ser
liquidado, percebe que ao invés de deixar
de existir, ele vai parar, na nossa dimensão.
E é aí que a aventura do nosso protagonista começa,
porque nesse momento ele fica sabendo que existe
um próposito e que talvez ele tenha uma oportunidade
de se redimir.
Como uma leitora apaixonada por histórias
envolvendo anjos e demonios, preciso dizer que
fiquei muito curiosa quando recebi esse livro.
Ao contrário dos livros que já li com esse tema,
Hollen não possui nada de romance, muito pelo
contrário é uma guerra atrás da outra, que por
diversas vezes precisei parar um pouco para
tomar folego de tão agitado que é.
Então, fica longe de ser cansativo!
A cada página você só quer saber o que nos espera
a seguir, e fica na euforia de saber onde tudo
vai terminar.
Em muitos momentos tive impressão que aquilo era
real, a história tem como referencia a biblia e
achei muito legal como o autor misturou o biblico
com a ficção, só fez com que eu amasse mais ainda
esse livro.
Como um livro nacional não perde em nada para
os livros de fora, vale muito a pena a leitura
e merece ser conhecido.
Se vocês quiserem ele está no kindle unlimited.
Fernando Raposo 10/05/2018minha estante
Que resenha linda, cheia de paixão! Muito obrigado pelas palavras e pela sua experiência nesta jornada! =)

Mozer 15/03/2018

Fantasia nacional com grande potencial
A narrativa nos apresenta o relato em primeira pessoa de Hollen, um celestial que foi ludibriado por Lúcifer para integrar sua legião na Guerra do Paraíso. Após ser derrotado, a Estrela da Manhã e todos os seus seguidores foram banidos para as profundezas do Sheol, o plano infernal. Arrependido da escolha que fez, Hollen constantemente eleva seus pensamentos em oração pedindo perdão ao Criador. No momento em que o anjo renegado seria condenado a cair eternamente no Abismo, ele enfim recebe uma segunda chance para se redimir, pois uma grande ameaça promete abalar as estruturas do Céu e destruir a humanidade.

O que chama a atenção logo no início da leitura são as bases bíblicas sobre as quais o autor constrói a trama. Isso dá um caráter provocante à obra, o que não é algo ruim, visto que pega algo de conhecimento geral e o expõe sob outro ponto de vista. Em seguida, o que se destaca são as cenas de ação. Todas as batalhas são empolgantes, bem descritas e ambientadas em cenários grandiosos, o que permite que os leitores possam recriá-las perfeitamente na imaginação.

Por outro lado, alguns pontos negativos podem ser observados, a começar pela revisão do texto. Os problemas com pontuação dificultam a leitura em alguns momentos, nos obrigando a ler o mesmo trecho mais de uma vez para compreendê-lo. Alguns personagens com grande potencial também não recebem o merecido desenvolvimento, sendo descartados precocemente. Além disso, não há empatia com o protagonista. Sabemos que Hollen é o herói da história e que ele precisa impedir um grande perigo, mas não há identificação com sua figura. E, por último, as soluções para os conflitos surgem repentinamente, parecendo que a narração está correndo.

Entretanto, todas essas observações negativas podem ser reparadas. Os erros de pontuação se resolvem com uma revisão mais minuciosa; já o desenvolvimento dos personagens e acontecimentos podem ser solucionados dedicando-se mais algumas páginas a eles, algo que enriqueceria o livro.

Assim, Hollen – Anjo Caído, tem grande potencial, bastando apenas que esses detalhes sejam aperfeiçoados. O embate épico entre anjos e demônios é algo que não pode faltar na Fantasia, ainda mais quando esta é nacional.

site: http://leituraverso.com.br/posts/resenha-hollen-anjo-caido/
Fernando Raposo 15/03/2018minha estante
Mais uma vez, muito obrigado por ter dedicado parte de seu tempo na leitura do meu livro! =)

Paula1344 29/12/2017

Hollen - Anjo Caído
Fernando Raposo foi o primeiro autor nacional que me contatou desde que a coluna de livros surgiu. Depois de tantas obras internacionais que passaram por aqui, E muito bom dar valor a algo que saiu de dentro do Brasil - principalmente quando é muito bom! Sempre deixei claro que sou fã de fantasia, sendo esse meu tipo favorito de livro. Quando li a premissa de Hollen - Anjo caído , tinha certeza que iria gostar da trama antes mesmo de começar a lê-la. O assunto envolvendo anjos, demônios e Deus, um diferente daquele que estamos acostumados a ver em assuntos religiosos, me agrada muito! Apesar de Fernando ter me pedido pela resenha, já a traria de qualquer forma para o Ler é Bom, Vai! Estejam prontos ou não, bem vindos ao Submundo!

Você pode achar que já conhece a história do anjo caído - e o nome dele é Lúcifer. Caso seja fã da série de TV, provavelmente irá começar o livro imaginando Hollen com o sotaque britânico e as piadinhas infames que a gente adora. Fiquem tranquilos, a história de Raposo está muito longe disso. Os elementos sobrenaturais transbordam pelas páginas e fiquei espantada com a criatividade do autor. Não é fácil criar algo que nos distancie da realidade cada vez mais, mas Fernando não apenas o faz, mas desenvolve tudo de maneira que faça sentido até para nós mortais.

"A corrupção distorceu a utopia criada por Deus. Sem aceitar o advento do homem, Lúcifer, a Estrela da Manhã, engendrou a maior de todas as traições, e uma guerra sem precedentes mobilizou as hostes celestes. Derrotado, uma ruptura se fez no plano divino, precipitando a terça parte dos anjos à ruína. Arrependido de ter se aliado a Lúcifer, Hollen, um anjo caído, elevou suas orações, clamando pelo perdão. Capturado pelos infernais, foi condenado à morte, sendo lançado no abismo sem fim, fadado a cair por toda a eternidade. No mais desolador dos cenários, percebeu que seus lamentos foram ouvidos, recebendo de Deus uma chance de obter sua redenção. Resgatado das profundezas, encontrou-se no mundo dos homens. O horizonte a sua frente se apresentou nebuloso e os trovões romperam as nuvens, revelando que uma tempestade estava por vir. Cruzando as cortinas que separam os mundos físico e astral e as barreiras do tempo, Hollen terá que lutar por sua vida e pela continuidade da obra divina."

Como é possível perceber, o livro narra a história de um anjo chamado Hollen. que foi expulso do céu e aprisionado no Sheol por toda a eternidade. Seu castigo seria punir os pecadores aqui na Terra, mas o bom coração do anjo o atrapalha. Após implorar pelo perdão a Deus, ele recebe uma chance salvar as pessoas em uma cidade rodeada por acontecimentos estranhos. Para a surpresa do anjo, os responsáveis pelos mistérios são criaturas que ele não desejava ter de voltar a ver: seres infernais que retornaram a vida depois de serem destruídos no Dilúvio. E é aqui que a ficção adquire um pouco de realidade, pois tais demônios retornaram a Terra como humanos - já encontrou algum por aí?
Para entender a ira de Hollen, Fernando nos mostra um pouco de seu passado e o porque da punição que lhe foi aplicada. Durante uma grande guerra ocorrida anteriormente, nosso protagonista cometeu o erro de ficar ao lado de Lúcifer e, consequentemente, contra Deus. Quando a vitória caiu sobre o rival, coube ao mesmo castigar os inimigos - e Hollen estava entre eles. Mesmo atendendo ao seu pedido de perdao, o anjo se encontra perdido na Terra, em forma humana e sem poderes celestiais. Ele resencia sequestros misteriosos de mulheres, que simplesmente desapareceram da cidade sem deixar rastros. A resposta para seus problemas é pior do que ele imaginava e o anjo nunca desejou tanto ter suas habilidades de volta.

Hollen me surpreendeu muito. As expectativas já eram altas após ter lido a sinopse, mas as reviravoltas que surgem no decorrer das páginas somam qualidade no enredo.O leitor pode pensar que não irá entender a história em alguns momentos - acredite, eu o fiz -, mas Fernando nos explica tudo com os mínimos detalhes. As transições entre o passado e o presente alternam a imagem que temos do anjo caído, que cai no gosto do público logo de cara. O que Hollen pode ter feito para merecer tal castigo? Não deixe seu título angelical te enganar, pois assim como todos nós, foram as escolhas erradas que provocaram consequências para o protagonista. E não pense que você estará diante de uma lavagem cerebral contra ou a favor de determinada religião, longe disso. Independente da crença que tenha, este livro certamente irá te encantar desde a primeira página.

Confesso que não sou muito fã de e-books, razão pela qual levei mais do que o tempo necessário para concluir a leitura. Entretanto, em determinado momento do livro praticamente esqueci que estava diante de algo digital. As palavras surgiam na tela e eu só consegui descansar quando finalmente cheguei ao final. 349 páginas irão passar mais rápido do que você imagina, acredite. O autor utiliza os mais diversos elementos de desenvolvimento da trama para nos conquistar, desde pequenos plot twists a revelações chocantes.
Não há como descrever melhor Hollen - Anjo caído sem dar spoilers ou revelar alguma informação importante. A melhor maneira de se deixar conquistar pela história de Fernando Raposo é lendo-a, conhecendo seus personagens e tudo aquilo que gira em volta dos mesmos.
Fernando Raposo 29/12/2017minha estante
O que dizer de sua resenha? Fantástica! Consigo captar todo o seu sentimento ao abraçar esta jornada de redenção. Uma coisa em especial me chamou a atenção em seu texto, e que reflete com precisão um ponto central do livro, "pois assim como todos nós, foram as escolhas erradas que provocaram consequências para o protagonista". Exatamente! O livro aborda isso, nossas escolhas, algo bem humano, que nos aproxima muito deste universo e do protagonista. Muito obrigado pela atenção e pela sua receptividade ao livro! =)

Abs,

Fernando Raposo

Dani 19/08/2017

Hollen
Hollen, Anjo Caído de Fernando Raposo.

Hollen é um anjo, que foi privado de viver junto ao criador quando decidiu tomar o lado de Lúcifer na Guerra do Paraíso, que teve início por conta da discordância de alguns anjos quanto à criação do homem por Deus. Ao serem derrotados, Lúcifer e um terço dos anjos que antes viviam no Shamaym, foram expulsos e relegados ao Sheol por traição.

Hollen é um desses anjos. Após muito tempo de convivência com Lúcifer, o pai das mentiras, ele se vê arrependido de sua escolha e clama ao Criador por perdão. Dentro dele há dor e desespero, porém, ainda há um resquício do caráter como o anjo que ele foi outrora. É esse lado bondoso e arrependido que é ouvido por Deus, que dá a ele uma missão, a qual ele agarra, mesmo sem saber ao certo qual será o seu destino.

Numa batalha intensa entre céu e inferno, ou o Shamaym e o Sheol como são tratados no livro, cercado de ricos personagens, cada qual com sua extrema importância para toda a história da humanidade, o livro nos prende a atenção do início ao fim. Antes de descobrir quais os desígnios de Deus para ele, Hollen passa por diversas situações inesperadas, e em todas elas, os mais diversos tipos de seres nos surpreendem.

O autor nos conduz através de passado e presente, nos trazendo sua própria releitura sobre Adão e Eva e o próprio Lúcifer. Alguns dos personagens me chamaram muito a atenção, e senti por não terem tido um destaque maior na trama, como foi o caso da menina Anninka, que realmente me cativou. Também me cativou o lado humano de Hollen, que apesar de ser um anjo, trava suas próprias batalhas internas, e tem também suas fraquezas e dúvidas.

Um dos pontos negativos que achei na narrativa, foi a escolha por uma linguagem um pouco mais rebuscada por parte do autor, o que não prejudica em nada toda a compreensão da história, mas, achei que dificultou um pouco o ritmo da leitura. Recomendo a leitura para os fãs de histórias sobre anjos, demônios e a batalha entre o bem e o mal.