HOLLEN

HOLLEN Fernando Raposo

Resenhas - Hollen

Marquinhosssss 27/06/2023

Hollen
Gostei de acompanhar a jornada de Hollen, um anjo caído, que busca pela sua redenção. Sua jornada não é fácil, mas Deus já traçou o seu destino. Hollen é um grande personagem, que ao longo de sua jornada teve sua fé reestruturada e fortificada.

Ver a visão de um anjo caído sobre tudo que aconteceu foi bastante interessante, e me deixou bastante vidrado na história. O autor mantém um ritmo alucinante na história, não deixando o leitor piscar por 1 segundo, o que me agradou bastante.

A história tem ótimos personagens, bem trabalhados e estabelecidos. Hollen, certamente foi o meu favorito, mas também gostei de outros, como Lúcifer, Azazel e Anninka; uma personagem com uma história bastante complexa e importante na jornada de Hollen.
Fernando Raposo 14/08/2023minha estante
Oi Marcos, tudo bem? Muito obrigado pela resenha do livro Hollen Anjo Caído! Gostaria de lhe pedir uma ajuda importante. Se desejar, poderia levar essa resenha e também sua avaliação para a página do livro na Amazon?
Seria de grande valia! =)
No mais, deixo o convite para conhecer o restante da trilogia (Hollen Estrela da Manhã, Hollen Espírito da Verdade), os derivados (Criação Divina e TRAGO) como também o conto canônico "Caminho Superior", que se encontra na antologia "Raposódia Vol. 2".
Todos esses títulos estão disponíveis na Amazon!
Bem-vindo ao Raposoverso! =)

Helena Eher 18/10/2015

Hollen é um anjo caído, ou seja, ele optou por ficar ao lado de Lúcifer na Guerra do Paraíso. Apesar de terem perdido essa batalha, eles resolveram continuar agindo corrompendo a alma dos homens.

Em determinado momento que Hollen está no Inferno, condenado a ficar lá para sempre, ele se arrepende, se atira em um precipício e vê uma luz. Ele percebe que Deus lhe deu uma chance e tem algum propósito para ele, mas não sabe qual é. Ele apenas vai seguindo o caminho que vai surgindo, aceitando os desafios que vão aparecendo e tentando superá-los.

Ele descobre, por exemplo, que Azazel, outro anjo caído, está escravizando mulheres para criar um exército de nefilins (seres meio homens, meio anjos), pois outra grande batalha entre Céu e Inferno vem aí.

Em meio a batalhas, descobertas, traições e aventuras, Hollen vai encontrando um jeito de se redimir e, quem sabe, conseguir voltar a ver Deus.

Gostei da história e das pequenas supresas ao longo da narrativa.

Alguns capítulos da história são relacionados a acontecimentos do passado, mas achei um pouco confusa a maneira como foram colocados na narrativa. Tirando isso e alguns erros de escrita que encontrei, acho que é uma boa leitura!

site: http://leitoranaholanda.com.br

Xande 26/07/2021

Uma ótima fantasia feita por um brasileiro
Esse não é o primeiro livro de fantasia, escrito por um brasileiro que eu leio. Bastante satisfeito. Há apenas referências aos escritos religiosos, no tocante aos conhecimentos já difundidos. De resto, é pura fantasia, com bastante liberdade criativa. Anjos que sangram, morrem, se redimem... nada convencional. Se você é sensível ou excessivamente preso às Escrituras, não leia. Irá se ofender. Mas se tem vontade de viver uma boa aventura, aproveite a leitura. Vale a pena!
Fernando Raposo 27/07/2021minha estante
Mantive alguns pilares dogmáticos, mas Hollen Anjo Caído tem muita liberdade criativa.

Xande 27/07/2021minha estante
E vou te falar: isso é o que faz dele um livro incrivelmente gostoso! Como não sou sensível a isso, eu curti demais! As cenas das batalhas são elétricas, dá pra gente viajar muito. Super satisfeito! Parabéns pelo trabalho e por nos presentear com sua criatividade, qualidade e talento! Eu fico feliz demais com os brazucas dando esse show de escrita fantástica!

Fernando Raposo 27/07/2021minha estante
Suas palavras são como um bálsamo. Força para continuar e a certeza que a direção que estou seguindo está correta. Muito obrigado mesmo!!! =)

edu 21/07/2021

diferente
nunca tinha lido nenhum livro com todo esse lance de anjos e tudo mais e eu ADOREI
já até adicionei os outros livros da sequência
Fernando Raposo 24/07/2021minha estante
Opa! Tudo bem?
Você não é a primeira pessoa que menciona o termo "diferente". Recebo como um elogio, ainda mais nos dias de hoje, com tanta coisa igual. Inovar sempre é bom! =)
Muito obrigado pela sua avaliação!

Abs,

Fernando Raposo (autor)

BlogLiteraMente 07/02/2017

#Resenha Hollen – Anjo Caído (Fernando Raposo)
Vocês disseram que gostavam de histórias de fantasia então aqui vamos nós! Sintam-se bem vindos ao submundo. Calma, somos apenas leitoras falando, nenhum outro ser.

Um autor que vocês vão gostar de conhecer é o Fernando Raposo. Super simpático e com uma imaginação enorme. E vocês podem falar português com ele! ~ WOHOOO! AUTOR NACIONAL!~

O Fernando é autor do livro Hollen – Anjo Caído. E é nesse livro que você percebe que a frase “você é um anjinho que caiu do céu” não se trata exatamente de um elogio. Se você gosta de elementos sobrenaturais chega mais! (Se não gosta você é livre para começar a orar.)

O livro fala de um anjo que, após uma guerra, foi expulso lá do céu e condenado a ficar no Sheol por toda a eternidade punindo as pessoas pecadoras ~soa familiar?~. Ele implora o perdão a Deus e recebe uma chance, sendo enviado para uma cidade para salvar as pessoas de acontecimentos estranhos causados pelos seres que foram destruídos no Dilúvio, mas que voltaram à existência. Ele vem para a terra em forma humana.

Inicialmente, Hollen se parece mais uma história de aventura, em um protagonismo bastante comum, em que o mesmo resiste a aceitar seu destino e entendê-lo em uma adaptação da história bíblica sobre a guerra entre o céu e o inferno. Porém, alguns traços conseguem se sobressair na história, como o uso de diversos meios que causam mudanças bruscas a cada capítulo, resultando em uma história mais ágil.

Achou meio creep? Mas a realidade é que o autor consegue tratar o tema com bastante naturalidade, moldando os personagens de acordo com a história bíblica, mas não fazendo essa a real história e sim dando mais atenção à história de Hollen – sim, claro, o protagonista – e como sua fé, o salvou. Se você é leitor de livros como Assassin’s Creed, por exemplo, vai se apegar facilmente a esse livro.

As dúvidas do protagonista são bastante exploradas e fica mais interessante após ele compreender, em partes, o que significa a sua nova chance fora da sua condenação. Suas atitudes tomam direções mais astutas. Apesar de o destaque a sua fragilidade resultando em sua superação fazerem a história parecer mais rotineira e previsível de início, o ritmo do enredo e a aparição de novos mundos e personagens compensam e ocasionam entusiasmo para continuar a leitura.

Outro ponto positivo se dá em relação à construção da história feita com o presente e o passado por meio de flashbacks de lutas icônicas, ou cenas importantes do passado de Hollen, antes e no decorrer da traição de Lúcifer, o que nos ajuda a compreender melhor as características dos personagens e outros aspectos mencionados na história.

Então, se você gosta de anjos, gosta de ação e aventura, curte personagens astutos, interessantes e que te fazem refletir, Hollen – Anjo Caído vai te surpreender.

site: https://literamenteblog.wordpress.com/2017/02/07/resenha-hollen-anjo-caido-fernando-raposo/
Fernando Raposo 08/02/2017minha estante
Mais uma vez muito obrigado pela resenha e pelo apoio! =)

Fernando Raposo 08/02/2017minha estante
YEAH!

Carla.Ligia 27/05/2021

Aventura fantástica entre anjos e demônios.
Achei a história muito envolvente . Passado e presente se entrelaçam e criam uma aura de aventura e mistério. Nem todos anjos são anjos. Nem todos demônios são demônios...
Fernando Raposo 21/06/2021minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário! Na vida o trigo pode se tornar joio e vice-e-versa... =)
Te convido a ler as sequências, Hollen - Estrela da Manhã e Hollen - Espírito da Verdade! =)
Se puder, não deixe de deixar sua avaliação na Amazon.com.br também!

Abração,

Fernando Raposo

Flavio 28/02/2020

História bastante convincente em relação às percepções dos personagens e nas suas evoluções. Porém, peca diversas vezes em repetições desnecessárias, acontecimentos prolongados e confusos.

Em tese é uma história que prende e chama a atenção, mas tem uma evolução fraca.
Fernando Raposo 17/04/2020minha estante
Oi Flavio, obrigado pelo comentário! O livro recebeu uma nova edição, desta maneira, certas passagens foram percebidas e retiradas. O livro ficou mais robusto e menos repetitivo. Creio que este sentimento fica mais evidente no primeiro terço do livro.

Fernando Raposo 26/08/2021minha estante
Te convido a ler "Hollen - Estrela da Manhã" e "Hollen - Espírito da Verdade"

Nah 05/11/2015

Hollen - Anjo Caído
Hollen recebeu uma dádiva confiada a poucos. Na Guerra do Paraíso ele estava entre anjos que apoiaram Lúcifer em sua rejeição a maior das criações de Deus – o Homem -, e junto de todos os seus irmãos que compartilhavam dessa ideia, acabou expulso do Shamayim.

Exilados no Sheol, os anjos-caídos que sobreviviam da energia fornecida pelo amor do Senhor tiveram que arranjar outra fonte de ‘alimento’. Liderados por Lúcifer, eles corromperam Adão e Eva e, com o passar do tempo e crescimento da humanidade, tiraram das dores do Homem a energia necessária para viver.

O Homem é a maior das criações de Deus, a mais amada e por isso é tão odiada pelos caídos. Sendo criaturas tão frágeis, é fácil para os demônios persuadi-los a praticar o mal e manter aquecido de almas pecadoras o Lago de Fogo no Sheol.

Assim como todos os outros, Hollen acatava as ordens de Lúcifer e ajudava a espalhar o caos pelo mundo, no entanto ao longo da história podemos ver o seu caráter interior e assim entender porque ele, dentre tantos caídos, recebeu uma segunda chance do Senhor do Shamayim.

Hollen foi encarregado de uma missão e poderá retornar ao Shamayim caso consiga cumpri-la, mas essa missão está longe de ser fácil. No início ele não tem ideia do que deve ser feito, já que ninguém veio até ele para dizer-lhe quais são os exatos planos de Deus. No entanto, quando Hollen descobre sobre um plano de Lúcifer - algo realmente grande e maligno -, ele sabe exatamente o que deve ser feito.

Hollen é o tipo de personagem que é forte e decidido. É verdade que, em nome de Lúcifer, ele fez algumas maldades depois de ter sido expulso do Shamayim, mas isso não significa que sentisse prazer quando executava alguma tarefa ordenada pelo Senhor das Trevas. Tudo o que ele mais desejava em sua existência era uma nova chance de Deus, mas jamais imaginou que isso poderia acontecer e, quando finalmente acontece, ele está determinado a cumprir a tarefa que lhe foi dada.

A narrativa de “Hollen” é rica em detalhes e inovação. O autor, Fernando Raposo, soube pegar a tão conhecida história de “Adão e Eva” e o episódio da expulsão de Lúcifer do céu, e inserir novos elementos criando algo novo, com momentos surpreendentes. A história vai além de anjos e demônios, apresentando outros tipos de criaturas que aparecem no caminho do protagonista, seja para ajudá-lo ou tentar matá-lo. Vários personagens aparecem no decorrer das páginas e você nem sempre sabe o que esperar deles. É sim, tive algumas surpresas, mesmo que nem todas fossem tão boas - um acontecimento por si só inesperado ou então um personagem que eu gostava e acaba por fazer algo 'louco'.

O livro tem seus momentos que faz o leitor refletir sobre os feitos da vida e o que nos aguarda após a morte. A leitura foi boa e fluiu muito bem. O desfecho foi satisfatório e deixou um gancho para a sequência, que o autor me informou já estar escrevendo. Dessa continuação eu não sei o que esperar, mas faço minhas suposições.

site: http://paixonitesliterarias.blogspot.com.br/2015/04/resenha-hollen-anjo-caido-fernando-raposo.html

Fernando Raposo 18/02/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha e pelas 4 estrelas! =)

Paula Nunes 25/05/2017

Hollen- Anjo Caído
Oi gente tudo bem? Hoje eu trago a vocês a resenha de um livro que me surpreendeu e eu amei: Hollen - Anjo Caído, do Fernando Raposo, autor nacional! Se você gosta de coisas sobrenaturais com toda certeza vai amar este livro!

O livro começa nos apresentando Hollen, um anjo que, após uma guerra ao lado de Lúcifer e contra Deus, foi mandado ao Sheol, um lugar que castiga aquelas pessoas pecadoras. Após sentir arrependimento por tudo que fizera, Hollen pede perdão a Deus e súplica por uma nova chance. Deus decide de fato dar esta nova chance a Hollen que vai parar em uma cidade e fica em uma forma humana e não de um anjo, perdendo assim os seus poderes celestiais. Ele vai para essa cidade com uma missão de salvar as pessoas de alguns acontecimentos estranhos.

Esses acontecimentos estranhos envolve sequestramento de algumas mulheres e, para piorar a situação, não deixam rastros de onde estão e por quem foram sequestradas. Mas Hollen acaba presenciando um desses sequestros e se depara com seres que eram para estar destruídos por conta do dilúvio, mas que de uma forma voltaram a existir e estão planejando algo terrível que irá causar uma destruição catastrófica.

Este é um livro cheio de surpresas e por mais que leiamos a sinopse e acabamos por não criar expectativas já que vamos ficar esperando o que foi descrito na sinopse, estamos extremamente enganados. Eu me enganei em relação a "não surpresas" e acabei me encantando pelo livro por isso, por conter surpresas que nós nem imaginaríamos que iriam acontecer no decorrer da história.

O livro tem uma mistura de presente e passado. Por exemplo, foi mencionado logo acima que Hollen é um anjo caído e que foi mandado ao Sheol - um lugar que castiga as pessoas - e Hollen cai no abismo de Sheol e fica caindo e caindo e eu fiquei me perguntando - O que raios Hollen fez pra parar no Sheol e ser punido? E é aí que entra as cenas de passado, explicando por que Hollen foi parar lá.

O livro tem 349 páginas e eu sou o tipo de leitora lenta (por isso demoro às vezes pra fazer resenhas aqui no blog .-. Sorry), mas com esse livro foi diferente porque é o tipo de livro que você não consegue descansar até saber o que vai acontecer no próximo capítulo, é aquele livro que você diz "Só mais um capítulo, please" e fica até altas horas da noite por que precisa urgente terminar o livro e saber o que vai acontecer no final.

E falando sobre o final do livro, o final... Aquele final incrível. Juro que esse é aquele tipo de livro que eu pretendo ler de novo (com fiz com os livros que eu realmente amei
Fernando Raposo 25/05/2017minha estante
Passei por aqui para agradecer mais uma vez pela leitura e resenha! =)

Dani 19/08/2017

Hollen
Hollen, Anjo Caído de Fernando Raposo.

Hollen é um anjo, que foi privado de viver junto ao criador quando decidiu tomar o lado de Lúcifer na Guerra do Paraíso, que teve início por conta da discordância de alguns anjos quanto à criação do homem por Deus. Ao serem derrotados, Lúcifer e um terço dos anjos que antes viviam no Shamaym, foram expulsos e relegados ao Sheol por traição.

Hollen é um desses anjos. Após muito tempo de convivência com Lúcifer, o pai das mentiras, ele se vê arrependido de sua escolha e clama ao Criador por perdão. Dentro dele há dor e desespero, porém, ainda há um resquício do caráter como o anjo que ele foi outrora. É esse lado bondoso e arrependido que é ouvido por Deus, que dá a ele uma missão, a qual ele agarra, mesmo sem saber ao certo qual será o seu destino.

Numa batalha intensa entre céu e inferno, ou o Shamaym e o Sheol como são tratados no livro, cercado de ricos personagens, cada qual com sua extrema importância para toda a história da humanidade, o livro nos prende a atenção do início ao fim. Antes de descobrir quais os desígnios de Deus para ele, Hollen passa por diversas situações inesperadas, e em todas elas, os mais diversos tipos de seres nos surpreendem.

O autor nos conduz através de passado e presente, nos trazendo sua própria releitura sobre Adão e Eva e o próprio Lúcifer. Alguns dos personagens me chamaram muito a atenção, e senti por não terem tido um destaque maior na trama, como foi o caso da menina Anninka, que realmente me cativou. Também me cativou o lado humano de Hollen, que apesar de ser um anjo, trava suas próprias batalhas internas, e tem também suas fraquezas e dúvidas.

Um dos pontos negativos que achei na narrativa, foi a escolha por uma linguagem um pouco mais rebuscada por parte do autor, o que não prejudica em nada toda a compreensão da história, mas, achei que dificultou um pouco o ritmo da leitura. Recomendo a leitura para os fãs de histórias sobre anjos, demônios e a batalha entre o bem e o mal.

Paula1344 29/12/2017

Hollen - Anjo Caído
Fernando Raposo foi o primeiro autor nacional que me contatou desde que a coluna de livros surgiu. Depois de tantas obras internacionais que passaram por aqui, E muito bom dar valor a algo que saiu de dentro do Brasil - principalmente quando é muito bom! Sempre deixei claro que sou fã de fantasia, sendo esse meu tipo favorito de livro. Quando li a premissa de Hollen - Anjo caído , tinha certeza que iria gostar da trama antes mesmo de começar a lê-la. O assunto envolvendo anjos, demônios e Deus, um diferente daquele que estamos acostumados a ver em assuntos religiosos, me agrada muito! Apesar de Fernando ter me pedido pela resenha, já a traria de qualquer forma para o Ler é Bom, Vai! Estejam prontos ou não, bem vindos ao Submundo!

Você pode achar que já conhece a história do anjo caído - e o nome dele é Lúcifer. Caso seja fã da série de TV, provavelmente irá começar o livro imaginando Hollen com o sotaque britânico e as piadinhas infames que a gente adora. Fiquem tranquilos, a história de Raposo está muito longe disso. Os elementos sobrenaturais transbordam pelas páginas e fiquei espantada com a criatividade do autor. Não é fácil criar algo que nos distancie da realidade cada vez mais, mas Fernando não apenas o faz, mas desenvolve tudo de maneira que faça sentido até para nós mortais.

"A corrupção distorceu a utopia criada por Deus. Sem aceitar o advento do homem, Lúcifer, a Estrela da Manhã, engendrou a maior de todas as traições, e uma guerra sem precedentes mobilizou as hostes celestes. Derrotado, uma ruptura se fez no plano divino, precipitando a terça parte dos anjos à ruína. Arrependido de ter se aliado a Lúcifer, Hollen, um anjo caído, elevou suas orações, clamando pelo perdão. Capturado pelos infernais, foi condenado à morte, sendo lançado no abismo sem fim, fadado a cair por toda a eternidade. No mais desolador dos cenários, percebeu que seus lamentos foram ouvidos, recebendo de Deus uma chance de obter sua redenção. Resgatado das profundezas, encontrou-se no mundo dos homens. O horizonte a sua frente se apresentou nebuloso e os trovões romperam as nuvens, revelando que uma tempestade estava por vir. Cruzando as cortinas que separam os mundos físico e astral e as barreiras do tempo, Hollen terá que lutar por sua vida e pela continuidade da obra divina."

Como é possível perceber, o livro narra a história de um anjo chamado Hollen. que foi expulso do céu e aprisionado no Sheol por toda a eternidade. Seu castigo seria punir os pecadores aqui na Terra, mas o bom coração do anjo o atrapalha. Após implorar pelo perdão a Deus, ele recebe uma chance salvar as pessoas em uma cidade rodeada por acontecimentos estranhos. Para a surpresa do anjo, os responsáveis pelos mistérios são criaturas que ele não desejava ter de voltar a ver: seres infernais que retornaram a vida depois de serem destruídos no Dilúvio. E é aqui que a ficção adquire um pouco de realidade, pois tais demônios retornaram a Terra como humanos - já encontrou algum por aí?
Para entender a ira de Hollen, Fernando nos mostra um pouco de seu passado e o porque da punição que lhe foi aplicada. Durante uma grande guerra ocorrida anteriormente, nosso protagonista cometeu o erro de ficar ao lado de Lúcifer e, consequentemente, contra Deus. Quando a vitória caiu sobre o rival, coube ao mesmo castigar os inimigos - e Hollen estava entre eles. Mesmo atendendo ao seu pedido de perdao, o anjo se encontra perdido na Terra, em forma humana e sem poderes celestiais. Ele resencia sequestros misteriosos de mulheres, que simplesmente desapareceram da cidade sem deixar rastros. A resposta para seus problemas é pior do que ele imaginava e o anjo nunca desejou tanto ter suas habilidades de volta.

Hollen me surpreendeu muito. As expectativas já eram altas após ter lido a sinopse, mas as reviravoltas que surgem no decorrer das páginas somam qualidade no enredo.O leitor pode pensar que não irá entender a história em alguns momentos - acredite, eu o fiz -, mas Fernando nos explica tudo com os mínimos detalhes. As transições entre o passado e o presente alternam a imagem que temos do anjo caído, que cai no gosto do público logo de cara. O que Hollen pode ter feito para merecer tal castigo? Não deixe seu título angelical te enganar, pois assim como todos nós, foram as escolhas erradas que provocaram consequências para o protagonista. E não pense que você estará diante de uma lavagem cerebral contra ou a favor de determinada religião, longe disso. Independente da crença que tenha, este livro certamente irá te encantar desde a primeira página.

Confesso que não sou muito fã de e-books, razão pela qual levei mais do que o tempo necessário para concluir a leitura. Entretanto, em determinado momento do livro praticamente esqueci que estava diante de algo digital. As palavras surgiam na tela e eu só consegui descansar quando finalmente cheguei ao final. 349 páginas irão passar mais rápido do que você imagina, acredite. O autor utiliza os mais diversos elementos de desenvolvimento da trama para nos conquistar, desde pequenos plot twists a revelações chocantes.
Não há como descrever melhor Hollen - Anjo caído sem dar spoilers ou revelar alguma informação importante. A melhor maneira de se deixar conquistar pela história de Fernando Raposo é lendo-a, conhecendo seus personagens e tudo aquilo que gira em volta dos mesmos.
Fernando Raposo 29/12/2017minha estante
O que dizer de sua resenha? Fantástica! Consigo captar todo o seu sentimento ao abraçar esta jornada de redenção. Uma coisa em especial me chamou a atenção em seu texto, e que reflete com precisão um ponto central do livro, "pois assim como todos nós, foram as escolhas erradas que provocaram consequências para o protagonista". Exatamente! O livro aborda isso, nossas escolhas, algo bem humano, que nos aproxima muito deste universo e do protagonista. Muito obrigado pela atenção e pela sua receptividade ao livro! =)

Abs,

Fernando Raposo