Desigualdade

Desigualdade Anthony B. Atkinson

Resenhas - Desigualdade

Coelho 08/04/2021

Uma discussão bem fundamentada da desigualdade
O livro apresenta um panorama da desigualdade, contando sua história, expondo propostas e avaliando seus impactos. É nítido que houve muita pesquisa envolvida, e isso deixa o livro rico e pragmático, embora cheio de economês. O maior problema são as seções específicas sobre a burocracia de programas do Reino Unido, que em nada se aplicam ao público internacional. Em geral um livro muito bom pra quem já é da área, mesmo que você não concorde com todas as propostas, é inegável a qualidade da pesquisa envolvida.

Pedro 10/07/2022

Análise fraca
O livro ignora o fato do imperialismo enriquecer os países europeus e tenta trazer uma forma bem social Democrata de resolução das desigualdades dentro do sistema capitalista. Uma análise pouco material, esquece que as desigualdades e a miséria são necessárias para a manutenção do capital. No geral, são políticas interessantes mas não tão efetivas.

Hostyn 05/09/2020

Para pensar
Um livro que serve para pensar. A nota se deve à linguagem extremamente massante e um amontoado de dados que se repetem exaustivamente. Um livro que pode servir de partida para o combate à desigualdade no mundo

Rauecker 15/02/2024

Desigualdade
É muito bom ler estes livros de professores renomados mundo afora, não sei explicar mas dá uma clareada na mente e uma esperança no amanhã sem igual. Pena que nem todas as pessoas estão abertas para certas ideias, por vários motivos.

Um livro sobre economia que aborta a desigualdade no mundo, tanto da maneira filosófica, moral e matemática de fato. O livro é recheado de tabelas e gráficos que provam o ponto do autor que posteriormente ele debate os temas da melhor forma possível.

A Desigualdade deve ser o maior problema do nosso mundo hoje, e com certeza seria impossível abordar por um todo em um único livro, mas as ideias do professor são poderosas e a leitura vale a pena demais.

Sempre satisfatório ler um livro de alguém inteligente e que de fato é economista, muito diferente dos charlatões que temos por aí nos nossos dias.

Citação preferida:

?Economia é, antes de tudo, uma ciência social e moral.?

Livrismo_ | Por Natacha Agata 30/09/2020

Bom, mas bem técnico...
Um livro que traz sugesto?es pra?ticas pra diminuirmos a desigualdade e, consequentemente, a pobreza no mundo. O autor, Atkinson, divide o livro em tre?s partes: explicac?a?o de alguns conceitos, ideias pra?ticas pra resolver o problema e respostas a possi?veis cri?ticas das ideias apresentadas. ?
Na?o vou mentir: e? um livro profundo, com discusso?es que a?s vezes demandam mais concentrac?a?o. Apesar disso, a linguagem e? fluida e, com um pouco de esforc?o, e? possi?vel compreender os conceitos e dados mais complexos.?
Para mim, a leitura foi, de certa forma, reconfortante [estimulante, empolgante]. Ver um renomado economista materializar a diminuic?a?o da desigualdade (algo que defendo em minha vida pessoal) com ideias pra?ticas foi um deleite.?
Se voce? se interessa pelo assunto e quer discutir de igual pra igual com pessoas da a?rea que dizem na?o ser possi?vel haver uma sociedade mais justa e igualita?ria, esse livro foi feito pra voce?.

Para mais conteúdos como este, me siga no Instagram: @livrismo_

Eloísa Cristina Fernandez 24/02/2021

Livro muito denso e necessita de algum conhecimento em economia para entende-lo, o autor apresenta dados precisos e análises interessantes mas as vezes exagera na quantidade de informações tornando o livro difícil para quem não possue conhecimento da área.

Henrique_ 21/02/2019

Muito técnico
O economês permeia toda obra. Então, mesmo que o autor se esforce em evitar a econometria e tornar a leitura mais leve, essa obra não será bem aproveitada por leigos. Essa foi minha principal frustração com a obra. Sem dúvida, para quem trabalha com o assunto ou tem como objeto de estudos algo que envolva desigualdade, esta obra deve estar na cabeceira da cama. Para os demais, há livros mais acessíveis. Aproveita-se muito pouco quem tem uma ou outra noção de economia.

TiagoHelmer 24/02/2021

O livro não é fluido e é muito específico da área de economia.

Barb 29/06/2023

Difícil leitura, mas muitas informações valiosas
Esse livro com certeza seria muito melhor aproveitado por um estudante de economia. Mas contém informações valiosas e me abriu os olhos para tópicos que sequer considerei como um problema difícil de ser resolvido dentro do contexto de desigualdade social.

Para mim um dos trechos mais inesperados foi descobrir que durante a Era de Ouro do pós-guerra, a desigualdade diminuiu (achava em minha ignorância que ela teria piorado).

Um ponto que deixou a desejar é que todas referências e comparações do livro são feitas com países desenvolvidos, pouco é citado sobre países subdesenvolvidos/em desenvolvimento como o Brasil, então fica difícil imaginar como todas as políticas e propostas aconteceriam dentro da nossa realidade.