Introdução à Sociologia

Introdução à Sociologia Theodor Adorno

Resenhas - Introdução à Sociologia

Enzo.Baleeiro 24/01/2022

Uma introdução bem diferente
Esta introdução a Sociologia foi diferente de qualquer aula ou texto introdutório a sociologia que já tive na vida. Adorno em vez de traçar uma história da sociologia focando em conceitos de determinados autores, ele se propõe a discutir o conceito da Sociologia em si, e pelo incrível que pareça, ele faz isso o livro inteiro.

Embora o livro esteja o tempo inteiro próximo a filosofia da ciência, após estabelecer uma análise dialética, dizer qual é um bom método da Sociologia e desbravar o seu objeto de estudo (a sociedade no caso, que já adianto Adorno chega a conclusão que não é algo definível e sim um termo abstrato e nada puro), adentra em alguns autores como Weber, Durkheim, Freud... Mas ainda sim de forma severamente crítica e sem nunca sair da base da Sociologia, ou seja, do método dialético de entender a sociedade.

Adorno mudou bastante meu modo de pensar a sociologia e as ciências humanas. Essa foi uma das leituras mais produtivas que tive talvez nos últimos 6 meses. Só cuidado caso alguém ache que esse será um livro para Leigos, notei que existem muitos conceitos que o autor usa sem nem explicar, tive sorte de já ter alguma base. Mas ainda sim não precisa ser o maior entendedor de sociologia ou filosofia para ler. E essa é minha única crítica ao livro, não ter explicado um pouco que seja de alguns conceitos, pois para mim é o que uma introdução deveria fazer.