Enamorados

Enamorados Juliane Ivanow

Resenhas - Enamorados

Lorena Miyuki 19/02/2018

Antologia problemática
[a resenha completa está no link]

Vou dar o benefício da dúvida à todas as autoras, mas a coletânea precisa urgentemente de uma revisão e uma leitura sensível, principalmente. Revisão porque há muitos erros de digitação mesmo - travessões fora do lugar, vírgulas sobrando e faltando, até apóstrofes no meio das frases dá pra encontrar, perdidos! A impressão que tive foi que a revisão ficou por conta de cada uma das autoras e depois os textos foram compilados sem que se houvesse uma outra, mais abrangente. E ficou faltando.

A leitura sensível é indispensável mesmo porque todos os textos apresentam estereótipos, falas e atitudes repassadas pelos personagens extremamente problemáticas e que reforçam preconceitos.

Não duvido que todas tenham escrito sem sequer se dar conta da quantidade de problemas de seus textos, principalmente em relação a propagar essas ideias, mesmo que indiretamente, preconceituosas e machistas. Eu disse que os contos se embasam muito no "estilo japonês" de se fazer tais enredos boyslove porque a maior parte dos BL têm como característica principal um casal cuja dicotomia "masculinidade/feminilidade" é muito reforçada, mas por questões culturais e/ou estéticas (no caso dos mangás). Numa coletânea ocidental que em nada fala sobre sua influência BL, isso pra mim é inadmissível. E mesmo se falasse: não acho que tenhamos propriedade para tratar as questões que são tratadas nos mangás yaoi/BL por sermos culturas diferentes e por, em nossa maioria, não sabermos que o nascimento do BL se deu devido à necessidade de intervenção nos pensamentos machistas propagados pelos mangás mainstream. Sim, pesquisem, estudem. Não é simplesmente fanservice, ok?

Em todas as histórias um dos garotos é sempre retratado como frágil, de "aparência feminina" e, portanto, que necessita de cuidados e atenção exagerada da outra parte. Se não fica claro para os leitores menos desatentos, esse pensamento é extremamente machista: por que todas as mulheres, ou seres que se assemelham a elas, têm de ser tratados com delicadeza, têm de ser cuidados porque não conseguem cuidar de si, têm de ser frágeis?! Além disso, reforça todo o estereótipo de que uma parte do casal sempre será "inferior" à outra, que sempre terá alguém "por cima" (naquela dicotomia uke/seme que também é muito problemática, mas que funciona LÁ, no Japão, não aqui) e num relacionamento homossexual isso é extremamente homofóbico e, de novo, machista.

Além disso, muitos textos trazem os protagonistas tratando seus "questionamentos" em relação à sexualidade como algo errado. "Você sempre soube que eu era errado, né?", um dos protagonistas de um conto questiona só porque ele é gay.... Espera, quer dizer que ser gay É ERRADO? É o contrário, é o "fora da lei", é o que deve ser justificado, o que tem que se esconder...

Eu não consigo nem expressar o quanto isso é EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO e INSENSÍVEL de se colocar por escrito numa coletânea de acesso ao público geral e que claramente não passou por uma avaliação desse tipo. E isso está presente, mesmo que de forma indireta, em 90% dos contos (na verdade eu acho que só no primeiro é que esse tipo de questionamento não aparece).

O que mais me deixou chateada, porém, foi saber que todas as autoras são MULHERES e que talvez estejam, infelizmente, tão intrínsecas nessa rede cultural que propagada tais ideais que nem tenham pensado nesses problemas que seus textos trazem/causam. Por isso disse que vou dar o benefício da dúvida para todas, porque sei que é difícil enxergar tais detalhes se o texto não passar pelos olhos de quem consegue enxergar e apontar essas entrelinhas. Mas faltou tato, faltou experiência (sim!), faltou crítica. Para um leitor talvez desavisado e sem preparo, elas passam despercebidas, mas ainda incutem nele tais pensamentos, porque ele os absorve sem pensar - e aí está o maior dos problemas.

Eu só espero que as autoras tenham evoluído desde então porque não podemos deixar que textos com ideais machistas e LGBTQfóbicos tratem desses pensamentos com naturalidade, sem questioná-los, sem trazer soluções ou sequer vê-los como problemáticos. Essa antologia, infelizmente, não faz isso, só os reforça e de forma pouco sensível.

site: http://www.marcadocomletras.com/2018/02/review-enamorados.html