Em Busca do Tempo Perdido - Dicionário de Nomes e Lugares

Em Busca do Tempo Perdido - Dicionário de Nomes e Lugares Michel Erman

Resenhas - A Rainha da Neve

Daniel 05/11/2015

O Google do Em Busca do Tempo Perdido
Uma edição muito bem cuidada. Quem ama os livros de um modo geral se encanta com este tipo de capricho. A capa segue o padrão dos outros sete volumes. As fotos internas que recheiam o livro foram de onde saíram os fotogramas que ilustram as capas de cada volume. Assim, este dicionário fica lindo ao lado destes na estante.

Foi o próprio Proust quem falou que seus personagens, com o correr das páginas, se revelarão diferentes daquilo que a princípio imaginávamos, assim como acontece com as pessoas que conhecemos em nossas vidas.

Este guia ajuda não só a localizar quem é quem na história como também a definir quem é importante na trama e quem está só de passagem. Particularmente no terceiro volume, O Caminho de Guermantes, a quantidade de gente que aparece ou é mencionada pode deixar o leitor intimidado. Com este dicionário em mãos, tudo fica mais fácil: o leitor não vai confundir a Duquesa de Guermantes com a Princesa de Guermantes, por exemplo.

O problema deste tipo de dicionário é que ele acaba revelando fatos e destinos dos personagens que o leitor só teria conhecimento no quinto, sexto ou sétimo volume! Então quem está lendo a saga pela primeira vez e não quiser saber spoilers, deve tomar bastante cuidado ao ler as informações neste dicionário.

Completa o volume o Dicionário de Lugares, que lista lugares reais (Paris, Veneza, etc, ora descritos fidedignamente ou de maneira fantasiosa, nos devaneios do narrador) e lugares inventados por Proust como Balbec, Combray, etc. “A memória do tempo é indissociável da experiência dos lugares”.

Na página 167 há uma cronologia de datas importantes. O leitor é situado precisamente quando ocorreram os fatos narrados conforme sua cronologia: por exemplo, em 1880 nasce o narrador e é o período no qual Swann se relaciona com Odete pela primeira vez; o primeiro verão em Balbec ocorreu em 1897 (como descrito nas Raparigas em flor); e assim por diante.

Um presente que fecha com chave de ouro a reedição caprichadíssima da Biblioteca Azul / Editora Globo para esta obra máxima da Literatura Universal de todos os tempos.
Ana 08/11/2015minha estante
Preciso! Rs

Luiz Felipe 29/12/2020

Um excelente guia pra quem deseja se aventurar na obra de Proust. A parte dos nomes ajuda muito, especialmente pro leitor não confundir, por exemplo, quem são a Duquesa de Guermantes (ou Sra. de Guermantes, ou princesa de Laummes ou Oriane) e a Princesa de Guermantes. Outro aspecto importante é a possibilidade de transmissão desses títulos de nobreza, fazendo com que personagens "comuns" possam, ao longo da narrativa, receber outra designação. Importante destacar que o livro pressupõe que o leitor já leu os sete volumes, então está recheado de spoiler. No final do livro tem um guia cronológico de eventos importantes da narrativa que foi extremamente importante pra minha leitura em caráter complementar. Vale a pena o investimento.

Aguinaldo 29/03/2016

dicionário de nomes e lugares
Já há quatro anos pelo menos ouço falar e leio sobre uma nova tradução do ciclo proustiano "Em busca do tempo perdido" para o português; tradução assinada pelo jornalista e escritor Mario Sergio Conti. Recentemente li que o primeiro volume será sim publicado nesse ano. Duvido, mas logo veremos. Todavia foi pensando nesta possibilidade e numa futura reimersão nas maravilhas de Proust que comprei esse "Em busca do tempo perdido: Dicionário de nomes e lugares", de Michel Erman, um professor universitário francês. Trata-se de um bom guia de leitura. Encontramos nele exatamente o que o título promete, a descrição detalhada dos personagens e dos lugares onde se passa a narrativa daqueles livros de Proust. A edição é muito bem cuidada. Inclui uma dezena de reproduções fotográficas; um fundamental índice remissivo para os dois conjuntos de verbetes, o onomástico e o de lugares ou territórios; uma pequena cronologia do ciclo (que vai de 1879 a 1919); uma bibliografia; um ensaio curto assinado por Georges Poulet (uma espécie de apresentação dos livros) e um longo ensaio sobre as traduções das obras de Proust no Brasil assinado por Guilherme Ignácio da Silva, Henriete Karam e Regina Salgado Campos. Um leitor noviço do ciclo certamente se beneficiará caso faça breves consultas aos verbetes deste dicionário, apesar de correr o risco de perder algo do impacto das descobertas e das alegrias devidas às súbitas associações que fazemos quando lemos Proust pela primeira vez. A bem da verdade acredito que esse neófito leitor ganharia mais se apenas consultar esse dicionário após ter terminado sua primeira leitura do ciclo ou em casos excepcionais, onde as impressões pessoais estejam completamente embotadas. O formato do livro lembra o robusto "Reader's guide to 'Remembrance of Things Past'", de Terence Kilmartin", que é de 1984, e também o mais coloquial porém utilíssimo "Marcel Proust's Search For Lost Time", de Patrick Alexander, mas Erman é francês e cita apenas livros de autores franceses em sua bibliografia. Divertido. Erman publicou em 2013 uma biografia de Proust. Talvez seja interessante procurar este livro também. Vamos a ver.
[início: 06/10/2015 - 12/02/2016]
"Em busca do tempo perdido: dicionário de nomes e lugares", Michel Erman, tradução de Carla Cavalcanti e Silva, São Paulo: Editora Globo (Biblioteca Azul), 1a. edição (2015), brochura 14x21 cm., 184 págs., ISBN: 978-85-250-5876-8 [edição original: Le Bottin proustien: qui est qui dans la Reserche? (Paris: Éditions de La Table Ronde, Collection La petite vermillon #355) 2010; Le Bottin des lieux proustiens (Paris: Éditions de La Table Ronde, Collection La petite vermillon #338) 2011]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2016/02/em-busca-do-tempo-perdido.html