Mao

Mao Jung Chang




Resenhas - Mao


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Carlos770 18/09/2023

Como matar 70 milhões de chineses (Speedrun)
Mao gostava de pêras
Mao chorou mais por inimigos do que pelo seu povo
Mao virou parça do Nixon
Mao era mau
comentários(0)comente



Pão 25/11/2022

Viajando pelo passado obscuro.
Conhecia muito pouco da historia do Mao, sabia que ele era um ditador bem frio e que fez muito mau, mas ver como ele chegou ao poder, como ele tinha o poder de convencer as pessoas a fazer o que ele queria, porque carisma ele não tinha.
Interessante tambem ver que a China de hoje é reflexo de todo esse inferno que passaram, fome, falta de liberdade, mortes e mais mortes crueis. Fui a China em 2019 e vejo o quanto de boa eles são com o atual regime, tambem pelo que os antepassados deles passaram na mão de Mao, hoje vivem o paraiso.
Livro mostra todo o governo de Mao ate a sua morte, sua subida ao poder, não entra em detalhes sobre torturas ou mortes os autores falam de forma sem causar impacto forte nos acontecimentos crueis da epoca.
comentários(0)comente



Pedro do Contra 22/09/2022

Para conhecer Mao Tsé Tung sem floreios
O livro definitivo para se conhecer Mao Tsé Tung, o maior genocida do século XX! Se você se assusta com as "demonices" de Hitler, Stálin, Pol Pot e Mussolini, você precisa conhecer quem foi Mao e o que ele foi capaz de fazer por sua visão política. 70 milhões de mortos, é o que podemos afirmar - segundo fontes seguras citadas constantemente no livro pelos autores - o que Mao deixou como espólio de sua política. A biografia mais corajosa e desnuda do ditador chinês já escrito.

Seu grande mérito é, com certeza, não se resguardar em denunciar o que outros biógrafos tendem a florear ou minorar, mas sim colocar sob holofotes tais aporias e bizarrices comunistas; mas também temos que destacar a pesquisa e a gigantesca referência bibliográfica, suas fontes primárias não deixam dúvidas: este é o melhor e mais profundo livro sobre a vida e legado de Mao Tsé Tung.

Se a dúvida é sobre se o livro vale a pena? Apenas digo que li suas quase 800 páginas em um mês, 800 que poderiam facilmente serem 1000, caso a versão econômica que aqui temos não tivesse retirado as notas de rodapé e diminuído os espaçamentos gerais e letras em sua formatação.

Em suma, comprem e leiam sem nenhum medo; para conhecer o que foi o comunismo vale investir na independência e não se restringir a críticos e aduladores do ministram. É o melhor livro que temos sobre o assunto, com certeza.
comentários(0)comente



Vidal 20/04/2022

Cruel demais, livro sensacional
Conhecia muito pouco da historia do Mao, sabia que ele era um ditador bem frio e que fez muito mau, mas ver como ele chegou ao poder, como ele tinha o poder de convencer as pessoas a fazer o que ele queria, porque carisma ele não tinha.
Interessante tambem ver que a China de hoje é reflexo de todo esse inferno que passaram, fome, falta de liberdade, mortes e mais mortes crueis. Fui a China em 2019 e vejo o quanto de boa eles são com o atual regime, tambem pelo que os antepassados deles passaram na mão de Mao, hoje vivem o paraiso.
Livro mostra todo o governo de Mao ate a sua morte, sua subida ao poder, não entra em detalhes sobre torturas ou mortes os autores falam de forma sem causar impacto forte nos acontecimentos crueis da epoca.
comentários(0)comente



Amandita França 28/01/2022

Para àqueles que querem realmente conhecer a história.
Difícil de ler tantas atrocidades num livro só. Mao só pensava em si mesmo e em obter poder. Tudo o que fez foi justamente para alcançar esse propósito. As páginas do livro deixam claro como essa busca indiscriminada por poder matou milhões de chineses e traumatizou outros milhões. As marcas de períodos como a Revolução Cultural são tão profundas que se refletem na própria sociedade chinesa hoje e nos tratos dos chineses com outros (incluindo seus próprios familiares). Definitivamente recomendado para pessoas que estudam chinês e querem entender porquê os chineses pensam e agem de formas tão estranhas para nós, ocidentais. Um livro que não conta só a história de um ditador sociopata, mas a história de um povo marcado pelo terror.
comentários(0)comente



@thereader2408 27/12/2021

Quem foi Mao Tse-Tung
"Mao, a História Desconhecida" é uma biografia feita pela chinesa Jung Chang e seu marido, o historiador Jon Halliday, e tem por objetivo abalar as convicções ocidentais sobre Mao Tse Tung (1893-1976) que foi um dos fundadores do Partido Comunista da China. Em 1921 ele liderou o partido comunista na guerra contra o Japão e na guerra civil contra o Partido Nacionalista de Chiang Kai-shek e em 1949 declarou a fundação da República Popular da China.

De acordo com os autores, Mao foi um sádico, perseguiu e assassinou opositores, teve relações abusivas com mulheres, tinha um profundo desprezo pelas massas que dizia representar e provocou 70 milhões de mortes devido às suas decisões absurdas. A exemplo do Grande Salto para a Frente (1958-1959), campanha de industrialização que causou uma fome que matou cerca de 45 milhões, de acordo com Frank Dikötter, autor de Mao’s "Great Famine". Outro exemplo foi a Revolução Cultural (1966-1976), um expurgo em massa que causou até um milhão de mortes e alterou completamente a vida na China.

Os autores afirmam que Mao foi tão perverso quanto Hitler ou Stalin e tentam derrubar as mentiras contadas por ele para se autopromover. O livro foi muito bem documentado e foi fruto de mais de uma década de pesquisa árdua, apesar de não ser de leitura fácil devido toda violência, guerra e abusos narrados é um bom livro. Um aspecto negativo é o desequílibrio na narrativa dos autores e uma forte parcialidade, não ficou claro para mim como um homem sem apoio popular no início e detestado pelos colegas de partido se manteve tanto tempo no poder. Quem leu "Cisnes Selvages" da Jung Chang vai compreender essa tendenciosidade.

Defnitivamente o papel de Mao como uma figura controversa, odiado por muitos e ainda cultuado por outros será fruto de muitos outros estudos. A sua figura é presente na vida da população chinesa, sua imagem está na entrada da Cidade Proibida, seu rosto aparece impresso na dinheiro chinês, ainda esse ano cômitê olímpico advertiu atletas por usar broches de Mao e recentemente a China conseguiu desenvolver uma tecnologia bélica que nenhum outro país tem, algo que sempre foi o sonho de Mao Tse Tung.

@thereader2408
comentários(0)comente



Kelly Martinez 10/12/2021

Uma biografia de difícil digestão
Terminei hoje a minha aventura literária de 2 meses e meio lendo a biografia de Mao Tse, um líder que viveu plenamente as benesses que o capitalismo pode oferecer, privando todo o seu povo, impondo um sistema totalitário é cruel. Não foi à toa que o próprio Mao declarou que estaria disposto a sacrificar 300 milhões de vidas para implantação de um sistema - ele não chegou a tanto: matou de fome ?somente? 70 milhões(!)
A minha curiosidade história mórbida me levou a essa leitura extremamente difícil onde tive que me impor pausar para tentar digerir tanta informação. Ao longo de quase 1000 páginas ricamente documentadas, me deparei com assassinatos em massa, expurgos vingativos, tirania e promiscuidade que poderiam causar náuseas ao leitor desavisado.

Do meu lado só posso deixar a dica para que vcs estudem história. Não deixem que os fatos históricos se percam e caiam no esquecimento. Não se deixem manipular e cuidado para não se tornarem massa de manobras caindo em discursos ressentidos. Cheque os fatos e seja um agente de informação.
comentários(0)comente



Margallyne 04/10/2021

Uma leitura longa, mas flui bem. São muitos relatos históricos e muita coisa pra contar, mas o resumo perpassa bem por todos os anos.
comentários(0)comente



Ezequiel.Soares 27/07/2021

Desmistificando o Mito
Um LIVRO que revela com uma precisão histórica, a vida de um dos maiores ditadores que o mundo já conheceu. Mao, que em sua essência é mal, matou na China mais de 60 milhões de pessoas, com a implantação do comunismo. É impossível depois de ler esse livro , você ainda defender esse canalha.
comentários(0)comente



Afonso74 01/06/2021

Biografia ou Livro-Denúncia
MAO

Um ditador maquiavélico, hábil nas maquinações políticas mas medíocre em tantos outros aspectos. Um sociopata ambicioso e pervertido, desumano e absolutamente inconsequente.

O aspecto humano da personalidade do ditador chinês depreendido da leitura está em grande parte contido nos (muitos) adjetivos do parágrafo acima.

Mao foi competente em se preservar no poder diante de tantos rivais internos e externos mas um absoluto fracasso em suas ambições políticas de tornar a China uma super potência.

É estarrecedora a forma como o ditador colocava o povo chinês sempre em último lugar em sua lista de prioridades, desdenhando das mortes provenientes da miséria absoluta do povo e das guerras em que se intrometeu. E, embora tenha sido o fundador do partido que segue governando a hoje segunda maior economia do mundo, seu legado para esse “sucesso” é praticamente nulo.

O LIVRO

Grandes biografias se assemelham à um filme no qual o protagonista passa por altos e baixos e tem sucessos e fracassos em função de suas virtudes e defeitos. Seus comparsas, mesmo os mais cruéis deles, parecem emergir mais humanos com seus defeitos e qualidades enquanto Mao é sempre a personificação do mal.

Halliday e Chang são competente em dissecar o personagem mas fica uma sensação (quase uma suspeita) de que trata-se mais de uma obra de denúncia do que propriamente uma biografia dado à absoluta falta de pontos altos, sucessos e virtudes do biografado (salvo sua permanência no poder).

Em suma, é um livro muito bem documentado, proveniente de uma pesquisa muito abrangente mas não entra no rol das grandes biografias.
comentários(0)comente



Flávia 08/06/2020

Tem que ter estômago
Em tempo de tantas discussões e muitas contradições nada como ler, estudar, para poder saber exatamente do que se trata.
Esse livro é uma excelente fonte de informação ... 1000 páginas sobre o que aconteceu na China Comunista sobre os desmandos de Mao Tsé- Tung, já que ele foi tão carismático que enganou grandes personalidades como Stalin e Nixxon.
Ele foi o 1º. Presidente da República Popular da China, liderou o país desde a sua criação em 1949 até sua morte 1976. Com a Contribuição teórica do marxismo-lennismo, criou o maoísmo.
Foi guiado por Stalin, tirou tudo que pode dele, sem ter muito o que dar em troca, prometeu envio de alimentos ao povo soviético. Tinha o tipo comportamento de revolta e submissão a Stalin, da forma mesma que o bajulava, o sabotava.
Ele promulgou a reforma agrária radical, usando de extrema violência e terror para derrubar latifundiários antes de lhes tomar as terras e dividi-las. Sempre tentaram sustentar que ele foi responsável por mudanças muito positivas em 3 décadas, diminuição do desemprego, e inflação, duplicação de pessoas nas escolas, mais acesso a saúde. Tudo isso as custas de 50 a 70 milhões de mortes por fome severa, suicídios em massa, perseguições políticas (culpava a cultura ocidental por danificar a cultura chinesa). Até hoje a China é o país que mais excuta pessoas, respondendo por 72% do total mundial. Não carrega o estigma de ser o maior carrasco Per Capita, lógico devido a ser o país mais populoso.
Milhares de Chineses morreram na Guerra da Coreia, para que ele conseguisse a confiança de Stalin e assim ele começou o processo de transferência das fábricas soviéticas para a China.
Tudo isso teve um alto preço milhares de russos foram mortos pela fome, pois Mao não cumpriu o prometido, mas como não existem fotos, os fãs de Mao dizem que não aconteceu. Graças a esse livro o crime foi denunciado. É um livro para quem tem estômago.
Por cima de milhares de cadáveres e escravos, Mao fez a China uma potência militar. Sempre aparentou menos sinistro perante Stalin, pois muitos de seus próprios comandados iam contra suas ordens o que não acontecia na União Soviética. Após o expurgo das pessoas que iam contra suas ideias e as pessoas de direita foi a vez de expurgar o próprio partido.
Mao e sua maligna esposa transformaram a China num deserto CULTURAL, todos os livros foram confiscados, somente o alto escalão tinha acesso a cultural ocidental.
A Classe dominante possuía privilégios que nenhum grande TIRANO FEUDAL PODERIA IMAGINAR.
Essa biografia foi muito importante para que o ocidente conhecesse os seus crimes.
LIVRO RECOMENDADISSIMO!!!!!
?CONHECIMENTO É PODER ?
#maoahistoriadesconhecida #jonhalliday #jungchang #bibliotecaparticularfláviaschütz
comentários(0)comente



Pablo.Alejandro 27/10/2015

O Grande Salto à Frente?
História de um ditador.
comentários(0)comente



MPontes 15/02/2015

Trabalho de pesquisa impressionante, parcialidade questionavel
O livro tem um louvável trabalho de pesquisa, as informações sobre o partido comunista, sobre o relacionamento de Mao com a URSS e principalmente da grande marcha são no minimo reveladoras, e se não fosse pela parcialidade tendenciosa seria perfeito.
Não acho que Mao era uma pessoa boa, tenho certeza que diversas atrocidades foram cometidas na China, entretanto a mim, parece que o livro aumentou e até criou diversos traços negativos e desprezíveis em sua personalidade e atos. Mao "governou" 1/4 da população mundial por décadas, e apesar de seus crimes só houve uma tentativa de assassina-lo, então penso que ele deveria ter algumas qualidades em sua personalidade e em suas ações que poderiam ter sido incluído no livro para que ficasse menos parcial.
De qualquer maneira, vale a pena ler o livro para conhecer um pouco da historia da China e do "Grande timoneiro".
Gerson 29/09/2019minha estante
Além disso ele apresenta alguns falcões como Nixon e Kissinger como meros pardais engênuos que comiam em sua mão. Sem dúvida foi um genocida cercado por assassinos do próprio povo.

Como falou foi uma tremenda pesquisa, mas só mereceria 5 estrelas se não fosse parcial em alguns pontos.




Paulo Henrique 31/12/2013

História passada a limpo
Tem de ter intestino para aguentar até o final. O link da wikipedia explica melhor.

site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mao:_a_História_Desconhecida
Luiz Gallas 24/12/2016minha estante
undefined




21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR