O Melhor de Rubem Fonseca

O Melhor de Rubem Fonseca Rubem Fonseca

Resenhas - O Melhor de Rubem Fonseca

Tereza 06/02/2024

Contos de Rubem Fonseca
Rubem Fonseca parece não escrever para agradar. Seus contos tampouco foram escritos para nada fazer sentir.

Você sente. E sente muito.

Realista, cruel, cético e violento: seu contos geram incômodo, ódio, nojo. Suas críticas sociais resultam em um desconforto profundo que torna a leitura pesada.

Seus contos falam sobre violência urbana, sexo explícito, secreções, a sociedade imunda como ela é, personagens marginalizados, injustiças sociais, desigualdades de um jeito tão natural que causa repulsa.

Para quem gosta de choque de realidade é uma ótima leitura.

Não é recomendável para quem usa a leitura para fugir do cotidiano.

Para além dos desconfortos gerados pelas histórias em si, me incomodou bastante a falta de uso de travessão nos diálogos.

Ramon 04/07/2023

Conta aí Rubem Fonseca!
Não sabia que era o autor e foi um prazer conhecê-lo. Os contos são ótimos, não memoráveis, mas naquele instante de leitura me deixou satisfeito.

ArthurAlves 30/09/2022

Rubem
São contos que você não pode gostar. Rubem Fonseca não escreveu pensando nisso, ligou o f*** e pronto. São histórias de rua, de crimes, de pessoas comuns e incomuns, loucas e sãs? Uma linguagem crua e ativa.

Fernando1355 16/08/2022

Incrível
Cada conto desperta um sentimento diferente, desde tristeza ao completo ódio ou nojo. São ótimos contos, impossível de ler sem sentir nada.

Camila Alexandrino 03/08/2022

Chocada e apaixonada pela escrita desse homem
“A escrita é um risco total”. Rubem Fonseca disse isso em um discurso durante o prêmio literário Corrente d’Escritas em 2012. Concordo com ele, escrever é um risco, mas poder apreciar a escrita de alguns autores é um privilégio.

Fonseca foi duro e cru em vários dos contos presentes nesta obra. Não sei exatamente o que eu esperava, mas com certeza fui positivamente surpreendida.

As críticas feitas à sociedade pelo autor são extremamente relevantes, como em ‘Cidade de Deus’. Ele conseguiu ir do dramático, com ‘Laurinha’, que me embrulhou o estômago, e chegou a me fazer rir com ‘Caderninho de nomes’.

Com certeza o que mais me surpreendeu foi ‘Romance negro’. É um dos contos mais longos e acho que poderia ter se tornado um livro de suspense de tão incrível. Por outro lado, ‘Copromancia’ eu achei bizarro em vários sentidos, porém, é incrível também.

‘Axila’ foi outro conto que teve um final inesperado e extremamente controverso do ponto de vista moral, mas gostei muito.

Comecei a enxergar Fonseca com outros olhos. Suas histórias não são para os fracos. Elas são cruéis, duras, um tanto quanto perversas e sádicas. Tenha cuidado ao ler e se tiver coragem, leia com calma. Rubem Fonseca precisa ser digerido aos poucos.

Eu fiz uma lista dos contos que eu mais gostei ou que mais me surpreenderam:

Feliz ano novo;
Laurinha;
Sapatos;
Axilas;
O filho.

Se eu pudesse recomendar três deles para vocês seriam ‘Laurinha’ (pesado e contemporâneo), ‘Romance negro’ (suspense que te prende) e ‘Caderninho de nomes’ (se você quiser dar boas risadas).

Klelber 30/05/2022

O maior
Com certeza maior contista do Brasil, é cada narrativa louca, que no final faz sentido mesmo sem ter...

Joao 13/02/2022

Esse livro foi meu primeiro contato com a obra do Rubem Fonseca e confesso que foi muito diferente de quase tudo que já li.

O livro reúne vários contos de diferentes obras publicadas pelo autor ao longo de sua premiadíssima carreira literária. Os contos abordam diferentes temas sociais e faz, diversas vezes, severas críticas à sociedade brasileira.

Alguns contos são bastante pesados e difíceis de digerir, pois mostram de forma muito direta a crueldade presente na nossa sociedade.

Destaco dois contos que gostei bastante: Mandrake e Romance Negro. Houve também contos que não consegui decifrar a mensagem transmitida bem como alguns que não me agradaram, porém, o conjunto da obra é muito interessante e, sem dúvidas alguma, Rubem Fonseca ocupa um importantíssimo lugar na literatura brasileira.

Juddy.Garcez 14/01/2022

Primeira leitura do ano e foi muito produtiva. Rubem consegue entregar contos que mais se assemelham a grandes histórias em formatos menores. Sua escrita escrachada me parece um misto de Lispector, Bukowski e poesia marginal. É reconfortante saber que um brasileiro consegue imprimir tão bem a nossa sociedade ímpar.

Natália 01/01/2022

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Rubem Fonseca e gostei muito.
De narrativa extremamente fluida, esse livro conta com um compilado de vários contos do escritor. Os contos apresentam linguagem coloquial e o cotidiano das grandes cidades e seu submundo, alguns com temas brutais, como a violência exacerbada e críticas à sociedade, e confesso que alguns desses contos foram difíceis de digerir, um verdadeiro soco no estômago. Gostei de todos os contos e recomendo muito esse livro a quem queira iniciar esse escritor tão consagrado da literatura nacional. Mas deixo um aviso: alguns contos são bem fortes, então, leia se estiver em um bom momento pessoal e leia sem pressa.

Leila 03/09/2021

Que livro fantástico! Que ousadia e erudição popularesca!
Um realismo chocante, não ué muito me agrada. Os primeiros contos são muito longos E não tão interessantes, mas a obra é quase que obrigatória em termos de contos. ?Romance negro? é brilhante! Obra sardônica e de muitos diálogos e referências culturais.

david andriotto 10/08/2021

rubem fonseca revolucionou a literatura nacional ? foi com essa afirmação que comecei a ler a coletânea de crônicas do bom velhinho, infelizmente falecido.

são várias crônicas dentro desse livro, algumas maiores, outras menores, mas todas digníssimas!

umas de destacam pelo humor, pela tristeza, pela crítica social, pelo mistério, e umas que unem tudo isso e muito mais.

"feliz ano novo" leiam e releiam .

MusicBooks_Lover 26/06/2021

Bom livro
Um compilado de vários contos de Rubem Fonseca. Para aproveitá-lo com mais calma, recomendo ler um conto por dia, assim não acaba misturando as histórias.

Gui 11/03/2021

O melhor de Rubem Fonseca
Esta antologia de contos apresenta um panorama muito bom da obra de Rubem Fonseca, um dos maiores contistas da literatura brasileira.

Os meus favoritos foram:
- Passeio Noturno (Parte I)
- O cobrador
- A força humana

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O MELHOR DE RUBEM FONSECA CONTOS E CRÔNICAS
Publicada em 2015, a edição O melhor de Rubem Fonseca Contos e Crônicas buscou reunir uma seleção dos melhores contos e crônicas do autor. Para quem não conhece, Rubem Fonseca foi um grande contista, cronista, ensaísta e roteirisa brasileiro que, infelizmente, faleceu em 15 de abril deste ano (2020).

Durante a faculdade de Letras, o meu professor de literatura sempre recomendava muito a leitura de Rubem Fonseca, chegando até mesmo a ler alguns contos e crônicas do autor para a gente na sala de aula (o primeiro foi "Passeio Noturno - Parte 1" e todos nós ficamos muito chocados). Com tanta "promoção" do autor, finalmente tomei coragem de adquirir o livro ano passado e consegui realizar a leitura recentemente. O sentimento que eu tenho depois de ler essa seleção de contos e crônicas foi: esse autor têm problemas mentais muito sérios.

Essa foi só a primeira impressão, calma! Como boa leitora que sou, sei muito bem que "o poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente" (Autopsicografia, Fernando Pessoa), então sei perfeitamente que o autor não precisa ser um louco para escrever o que eu li. Entretanto, não há como não notar o quão pesados são esses contos e crônicas, algo que molda o tão autêntico estilo do autor. Inclusive, Rubem Fonseca ganhou o Prêmio Camões em 2003, o prêmio literário mais prestigiado da Língua Portuguesa.

O que você encontrará nessa antologia, são contos e crônicas de linguagem pesada e carregada de palavrões, humor negro, estupro, racismo, assassinatos a sangue frio, crimes de todos os tipos, fetiches sexuais inusitados, violência, escatologia e personagens masculinos "canalhas", em outras palavras, as histórias são bastante encômodas. Algumas te farão rir e outras te farão se sentir muito desconfortável.

As narrativas ocorrem em primeira e terceira pessoa, sendo principalmente em primeira pessoa na maioria dos contos e crônicas, o que te aproxima ainda mais da mentalidade perturbada de certos personagens. Algo que chama a atenção também, são os diálogos, que ora estão entre aspas, ora estão jogados no texto e não possuem travessão, ou seja, a narrativa e os diálogos se misturam. Essa técnica, na minha opinião, permitiu que eu, como leitora, me aproximasse anda mais da história narrada. Dessa forma, o autor utiliza de uma linguagem que eu nunca li igual, para te levar ainda mais fundo nos problemas de cada conto e crônica, a fim de te "perturbar" mais, digamos assim.

Com histórias tão cruéis e um jeito ainda mais cruel de contá-las, Rubem Fonseca me proporcionou uma experiência totalmente nova como leitora. Eu nunca tinha lido algo tão pesado, mas que, em muitos momentos, ainda faz críticas e mostra a revolta de classes. Eu ainda não sei se consigo definir muito bem o que a leitura me passou, mas é como se o autor fosse um malandro, só esperando para te dar um soco na cara durante ou depois do que você leu. Eu também acho que ele é simplesmente um gênio provocador e eu adorei! Recomendo muito a leitura para quem está buscando algo totalmente diferenciado na literatura brasileira. Contudo, não esqueça de estar de mente bem aberta e preparado para bombas realmente pesadas (algumas são até bem engraçadas).

Os meus contos/crônicas favoritos do livro foram:

- A força humana;
- Passeio Noturno (Parte I);
- O Cobrador;
- Romance Negro;
- Copromancia;
- Caderninho de nomes;
- Laurinha.

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/07/resenha-o-melhor-de-rubem-fonseca.html