Em defesa do preconceito

Em defesa do preconceito Theodore Dalrymple

Resenhas - Em Defesa do Preconceito

Tekytcha 23/11/2023

Uma leitura interessante e pertinente para o presente
Foi minha primeira experiência lendo Dalrymple e acredito que, se seguir na msm linha os outros trabalhos, eu vou gostar bastante de ler os outros livros. O autor tem muita habilidade comunicacional então não chega a ser uma leitura difícil ou cansativa. Apesar disso, ele cita vários filósofos, e saber de antemão sobre esses nomes vai ajudar a compreender os pontos abordados pelo autor. Enfim, eu recomendo o livro.

***

?Temos que ter, ao mesmo tempo, confiança e discernimento para pensarmos logicamente a respeito de nossas crenças herdadas, e a humildade para reconhecermos que o mundo não começou conosco, e tampouco terminará conosco, e que a sabedoria acumulada da humanidade é muito maior do que qualquer coisa que podemos alcançar de forma independente.?

Cristina117 24/08/2023

Boa leitura, mas com certeza, a população não está preparada para as verdades que ali estão escritas ?

Alassë 28/07/2023

Pessoas sem preconceitos não existem
Precisamos ter preconceitos para saber como lidar com as situações do dia a dia e nossas decisões. O problema da vocabulo "preconceito" ter sido indevidantemente colocado como problemático e sinônimo de "racismo" ou "xenofobia" é uma apropriação indevida. Somente a partir do conhecimento das ideias pré-concebias, podemos refletir sobre nossos pensamentos sobre o mundo.

Danielle.Bertagnolli 06/12/2022

Você já imaginou como seria o mundo se, a cada geração, todo conhecimento fosse "zerado"?

O livro traz essa reflexão, entre diversas outras.

O quão necessário é sabermos do passado para moldarmos o futuro?

Será que todo pré-conceito é sempre ruim? Ou por vezes ele nos ajuda a evitar os erros já cometidos?

O livro é curtinho, mas bastante denso. Requer uma leitura atenta e reflexiva, mas com certeza vale a pena.

ricardinho 03/07/2022

Somos todos preconceituosos
Anthony Daniels ou Theodore Dalrymple é um médico psiquiatra e escritor britânico, tendo atuado no Zimbábue, Tanzânia, paises do leste europeu e da América Latina. Baseado na sua vasta experiência e contato direto com presidiários e pessoas com distúrbios, relata o seu conhecimento nos livros que escreve. Dalrymple é o autor por trás de Em Defesa do Preconceito - A necessidade de se ter ideias preconcebidas.
O homem que diz não ter preconceito teme ser visto como intolerante e incapaz, mas ideias preconcebidas são necessárias e servem de guias para a existência. Antes de escolhas difíceis, como ter um filho, por exemplo, seria importante incutir preconceitos na cabeças de jovens (13 anos) e mostrar que a decisão de ter filhos nessa idade, não a tornará mais madura ou acompanhada, e sim que terá que abrir mão de sua adolescência e educar alguém, quando nem a sua personalidade está ainda bem trabalhada.
Atualmente, o termo "preconceito" está distorcido e usa-se apenas com conotação negativa. Daí, surgem os revolucionários de plantão contra tudo e contra todos: "Os transgressores habituais das fronteiras não se opõem tanto a qualquer fronteira em particular, mas à existência de fronteiras enquanto tais. Eles querem uma vida sem fronteiras: a civilização tem sempre os seus descontentes.". Esta citação evidencia o pano de fundo por trás da generalização conceitual do termo e leva à reflexão sobre a busca da igualdade. Seria real ou via de mão única? A resposta está nas palavras do próprio autor "A igualdade de todas as opiniões, desde que sejam as suas". Portanto, alguns se dizem contra qualquer autoridade, quando, de fato, são seletistas e respeitam, realmente, a sua. Assim, o desigual é tangenciado e tenta-se incutir a ideia de que quem faz diferente busca unicamente ser o melhor em algo e deve ser tratado como presunçoso, quando na verdade deve ser elogiado por buscar alternativas não previstas antes.
Dalrymple também chama a atenção para o fato de que as palavras, com o tempo, mudam de significado e aqueles que raciocinam de acordo com o conceito anterior, são condenados. A palavra discriminação é um exemplo.
Diante de conceitos positivos e outros inaceitáveis, é preciso que haja a capacidade de dicernir quando é o momento ou não de abandonar certos preconceitos.
Leitura super indicada e não esqueça de curtir no @photobrincando.

site: @photobrincando

Lucio 23/04/2022

Por um mundo mais preconceituoso - e isso é bom!
Há preconceitos bons e preconceitos ruins. Eis a questão que muitos não conseguem entender. E não se vê as reais intenções dos que discursam contra os preconceitos em geral, e nem a impossibilidade da proposta, bem como seus efeitos nefastos. Para entender tudo isso, veja a resenha que coloquei no meu canal!

Resenha em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pR5Ras10ORA&ab_channel=InstitutoSensoComum
almeidalewis 23/04/2022minha estante
Que bom Lucio, parabéns pela resenha no formato de vídeo vou procurar. Um abraço meu amigo ( virtual literário ????? )

Lucio 23/04/2022minha estante
Fala, Almeida! Lembra de eu te falar que estava escrevendo um livro sobre Chesterton? O dono da editora me pediu pra fazer um canal em nome da editora. E eu fiz. Dá uma olhada lá. Acho que você vai gostar! Será muito agradável ver um comentário teu nalgum dos vídeos!
Abração, meu irmão!

almeidalewis 24/04/2022minha estante
Que bom, ?????. Fico feliz com mais essa sua conquista ????. Darei uma olhada sim, ??

Lucio 25/04/2022minha estante
Se tiver instagram, dá uma olhada na página Chesterton Brasil. É da editora. Tá até rolando uma enquete lá sobre o próximo vídeo!
Até mais, meu irmão!

almeidalewis 25/04/2022minha estante
Tá certo, ??

Andre.Santana 23/02/2022

Theodore Dalrymple indispensável.
Como sempre Theodore Dalrymple colocando o dedo na ferida. Em 29 ensaios o autor destrincha a questão do preconceito e nos monstra como muito pré-conceitos não importantes para a vida em sociedade.

Julio.Henrique 19/02/2022

O preconceito na perspectiva de um conservador
O conservador Dalrymple trata sobre o preconceito contra o preconceito, trazendo a lume que há preconceitos ruins e bons. Ele revela o risco de eliminar ideias preconcebidas boas, necessárias e indispensáveis, a partir da premissa de que um preconceito é substituído por outro que nem sempre é mais virtuoso do que o anterior. Há um importante aspecto civilizador presente em alguns preconceitos, expressos em tradições e convenções sociais, reconhecidamente benéfico para a humanidade e que deve ser preservado. Leitura esclarecedora.

Valeria.Pinheiro 02/02/2022

Livro de fácil leitura. Apresenta o real significado da palavra preconceito, e o porquê da necessidade de se manter alguns.
Gostei muito. Recomendo para quem quer ver uma outra abordagem sobre o tema - algo diferente do que vemos na mídia progressista.

jonathanrausch 19/11/2021

Limpa o pano que passaram
O autor realmente consegue cumprir a meta que propõe, mostrar que o preconceito é de suma importância para a individualidade e sociedade, se bem mantido e adequado racionalmente.

O autor conceitua os preconceitos existentes, desmistifica a completa benevolência dada hoje em dia para quem os enfrenta a risca, e mostra o perigo que paira tanto no conservadorismo reacionário quanto no sujeito que foge ou luta ativamente contra, criando um "novo mundo" na visão deles, pelo menos em tese, sendo o mesmo tão carregado de preconceitos quanto, sendo bons e/ou ruins, mas como o autor retrata, a memória é curta e as funções daqueles comportamentos que parecem progredir contra o preconceito são a favor de preconceitos futuros tão ruins quanto.

A meia estrela jogada no limbo foi pelo autor tentar se manter o máximo imparcial e debater o tema de forma a não ter meta de agradar nenhum dos múltiplos lados, mas ter um prefácio que não conseguiu referir o mesmo na versão brasileira.

Rutinha100czs 14/10/2021

O autor apresenta uma sociedade totalmente contra qualquer tipo de autoridade, uma sociedade que pensa que ser livre é não ter preconceitos ou ideias pré-concebidas. Para ele, é impossível que eles não existam, pois quem nega um preconceito já demonstra um preconceito contra o preconceito....

Marcella.Pimenta 30/08/2021

Ensaios curtos e precisos
Típico título que precisa do subtítulo pra não ser rejeitado automaticamente nos dias de hoje. ??

São 29 ensaios que você consegue ler tranquilamente em um mês. Alguns têm 2 páginas.

A linguagem do autor é bem simples e cheia de ironia, mas de uma forma sofisticada.

Ele mistura a experiência dele como psiquiatra, cita casos, conversas com pacientes para exemplificar como certos preconceitos afetaram a vida daquelas pessoas.

E nem pense "ah, ingleses, os problemas deles são bem diferentes dos nossos". Tem adolescente grávida, homem que bate na mulher, pai que deixa o filho pequeno fazer o que quer...

É um livro essencial para refletirmos sobre as nossas escolhas e sobre o mundo em que vivemos.

Blendinha 22/05/2021

Esse livro é um início de unha jornada pessoal em me tornar uma pessoa política.
Ele me foi muito útil ao me fazer rever alguns posicionamentos que tinha antes e algumas filosofias hipócritas que levava comigo.
A leitura não é simples, mas depois dos primeiros ensaios ela flui. Acaba sendo uma leitura rápida e o autor tenta simplicar o máximo possível com utilização de exemplos cotidianos.
Sobre o título, não se preocupe, o autor vai desconstruir a definição da palavra preconceito que se alinha com todo o propósito do livro.
É um leitura que recomendo para todos, à partir de uns 15 anos já dá para ter um intendimento sobre essa leitura, se vc é mais novo tente os primeiros capítulo e veja seu entendimento para julgar se vai conseguir aproveitar a leitura.