Em defesa do preconceito

Em defesa do preconceito Theodore Dalrymple

Resenhas - Em Defesa do Preconceito

Camilla 16/08/2020

Para sair da caixinha
Esse é meu segundo contato com o autor (o primeiro sendo alguns capítulos que eu li de A Vida na Sarjeta) e eu gosto muito das análises que ele faz. Dalrymple é um psiquiatra britânico que recebe muitos pacientes que sofreram ou cometeram violência, e ele traz muitos insights sociológicos e filosóficos a partir disso.
Em Defesa do Preconceito é uma obra em que ele tenta demonstrar para o leitor que preconceitos são parte da natureza humana, e somente a partir dele os indivíduos possuem virtude social. A aversão ao preconceito muitas vezes é mais danosa que o preconceito em si, e ele dá diversos exemplos históricos para fundamentar sua teoria. Acho uma leitura bastante interessante para quem quer pensar um pouco sobre sociedade e comportamento humano.
Alguns dos meus trechos favoritos foram:
"Um objetivo inalcançável não pode ser visto como desejável."
"Geralmente, fatos inconvenientes nos levam a heroicos contorcionismos retóricos a fim de preservar a nossa visão, em vez de promover uma honesta reavaliação."
"O amor pela verdade, embora exista, é geralmente mais fraco que o amor pelo poder."
"Isso, é claro, torna as leis e, portanto, aqueles que as produzem, os árbitros morais da sociedade. São eles que por definição decidem o que é e o que não é permissível."
Sávio 17/08/2020minha estante
Sensacional, Camila! Fiquei muito curioso pra conhecer essa reflexão do autor! Show! Verei como adquirir esse livro!
Obrigado pela dica!

Camilla 17/08/2020minha estante
Ei Sávio, eu li o ebook em duas sentadas! Ele mastiga muito bem a sociologia e filosofia e escreve de um jeito fácil. Se você gosta desse tipo de livro, tá recomendadíssimo!

Sávio 17/08/2020minha estante
Com certeza! Vai direto pra minha lista de desejo da Amazon! Sabe, Camila, não sou afeito a leitura digital. Uma vez comprei o Lev, da Saraiva. Não deu certo pra mim...kkkkk. Mas talvez tivesse faltado mais persistência minha...verei isso no futuro com um Kindle, talvez.

Camilla 17/08/2020minha estante
Kkkkkk eu gosto muito, mas meu namorado odeia igual você. Ele gosta de segurar o livro e ter na estante. Como eu leio entre 15 e 20 livros por mês, o Kindle acaba sendo muito mais barato pra mim e eu acho mais ergonômico :)

Sávio 17/08/2020minha estante
Nossa você lê bastante, hein!! Leio no máximo uns 8 a 10 livros por mês. Sim, verei se quebro esse paradigma e passo a gostar também de ler em leitor digital. No fim do ano eu compro um Kindle! Qual o modelo do seu?
Camila, você lê de um tudo? Ou tem algum gênero de preferência?

Camilla 17/08/2020minha estante
Eu estou sem faculdade no momento por causa da COVID, então estou conseguindo ler bastante nesse período.
Eu tenho um Kindle Paperwhite, que eu comprei em 2016. É bem ultrapassado mas ainda funciona bem!
90% do que eu leio é ficção, e dentro de ficção eu leio de tudo.

Sávio 17/08/2020minha estante
Eu estou mesmo propenso a comprar esse modelo, paperwhite...
Sim, é bom demais quando lemos um bom livro! Eis aí a melhor invenção do Homem: a escrita!

Alan kleber 16/12/2020

O livro aborda a ideia de que não devemos abandonar os preconceitos pelo simples fato de serem preconceitos, mas sim de mantermos aqueles que fazem sentido e abandonar os que não tem. E só o julgamento lógico pode mostrar quais são os preconceitos que devem ser mantidos e os que não.
Uma mulher não deve ter preconceito com a cultura que a trata como um ser inferior?
Ou um homem não deve ter preconceito com as músicas que descrevem a mulher como uma coisa que o homem usa pra o sexo?
Pri 17/12/2020minha estante
??? gostei.

Julio.Henrique 19/02/2022

O preconceito na perspectiva de um conservador
O conservador Dalrymple trata sobre o preconceito contra o preconceito, trazendo a lume que há preconceitos ruins e bons. Ele revela o risco de eliminar ideias preconcebidas boas, necessárias e indispensáveis, a partir da premissa de que um preconceito é substituído por outro que nem sempre é mais virtuoso do que o anterior. Há um importante aspecto civilizador presente em alguns preconceitos, expressos em tradições e convenções sociais, reconhecidamente benéfico para a humanidade e que deve ser preservado. Leitura esclarecedora.

RALPH 16/05/2020

A tentativa de quebrar o preconceito em ter preconceito
O livro possui uma premissa interessante, exaltar que os costumes adquiridos corroborem as escolhas futuras. O autor desenvolve seu racionio comparando como as mudanças de paradigmas culturaes podem se tornar em uma catastrofe. O livro é razoável achei raso, deveria ser aprofudado.

Dom 06/05/2016

Logica boa, livro ruim
O livro tem uma ideia muito boa ao propor quebrar o preconceito de ter preconceitos, já que para não termos nenhum preconceito teríamos que ter todos os conhecimentos prévios já moldados.
Porém o autor utiliza de citações e exemplos rasos e desconexos, e até refutado por outros cientistas (como o exemplo dos povos I.K). Muitas vezes sua opinião pessoal tenta se valer de argumentos que não são encontrados ou explicados de forma clara.
Acredito que para absorver o lado bom que o livro te passa não seja necessário ler, basta folhear ou ver os resumos, já que o livro é muito raso.

Lerei mais coisas do autor para tentar mudar o opinião sobre ele.
denis.caldas 13/01/2018minha estante
Concordo contigo, Dom! Aconselharam abaixo começarmos pelo livro "Nossa cultura... ou o que restou dela".

Mique 05/04/2018minha estante
Denis, preciso muito ler esse livro. Acho que só assim poderei entender melhor o autor. Comecei a ler "Prazer de pensar", achei o livro interessante mas um pouco cansativo. Abandonei a leitura e o troquei por "Em defesa do preconceito". Achei bem melhor.

Luiz Correa 11/07/2018minha estante
Denis, existe uma ordem para ler todos os livros desse autor?

Pedróviz 18/09/2020

Brilhantes páginas
Nesta obra, através de ensaios breves e acessíveis, Theodore Dalrymple desfaz muitas confusões e traz muita luz a respeito do tema preconceito. Páginas muito proveitosas, que criticam o legado de correntes filosóficas que pregam a total autonomia do indivíduo, à revelia de regras pre estabelecidas. Páginas que deixam clara a diferença entre bom e mau preconceito e que o primeiro é necessário.
Brilhantes páginas.
Cinco estrelas.

Blendinha 22/05/2021

Esse livro é um início de unha jornada pessoal em me tornar uma pessoa política.
Ele me foi muito útil ao me fazer rever alguns posicionamentos que tinha antes e algumas filosofias hipócritas que levava comigo.
A leitura não é simples, mas depois dos primeiros ensaios ela flui. Acaba sendo uma leitura rápida e o autor tenta simplicar o máximo possível com utilização de exemplos cotidianos.
Sobre o título, não se preocupe, o autor vai desconstruir a definição da palavra preconceito que se alinha com todo o propósito do livro.
É um leitura que recomendo para todos, à partir de uns 15 anos já dá para ter um intendimento sobre essa leitura, se vc é mais novo tente os primeiros capítulo e veja seu entendimento para julgar se vai conseguir aproveitar a leitura.

Gabriel 06/01/2017

Primeiras impressões
Após assistir à entrevista que o Roda Viva realizou com o médico psiquiatra Anthony Daniels, mais conhecido pelo pseudônimo de Theodore Dalrymple, senti-me na obrigação de ler algo desta figura que se mostrou tão instigante na condução das respostas às perguntas que lhe fizeram.

Embora o título da obra possa espantar os herdeiros do ?utilitarismo puritano? ? para usar a terminologia adotada pelo Dalrymple ? de John Stuart Mill, ?Em defesa do preconceito? é mais do que um tratado acerca da narrativa contemporânea, que pode ser resumida como a mentalidade acadêmica do ?preconceito contra o preconceito?.

Para além das análises supérfluas e preguiçosas, Daniels traça um paralelo histórico, linguístico e até mesmo estatístico ? com base em suas experiências na área da saúde ? buscando ressaltar a importância do preconceito e da discriminação na sociedade. O autor, é claro, distingue a conotação moderna do termo ?preconceito? em relação à postura que nossos ancestrais tomavam com base em conceitos previamente apreendidos, que foram de extrema importância para a preservação da espécie humana em períodos inóspitos.

Dalrymple finaliza a obra com algumas assertivas espinhosas para muitos adeptos do liberalismo, demonstrando que um preconceito nunca deixa de existir e que, na verdade, ele só pode ser deixado para trás se for suplantado por outro. Com uma preocupação digna de um conservador nos moldes britânicos, Dalrymple atenta para os perigos do culto à originalidade, igualdade e liberdade, destacando que o abandono de certos preconceitos nem sempre será algo individualmente e socialmente bom, tampouco o serão os preconceitos incutidos para substituí-los.

Apesar da ácida ironia que permeia a obra do início ao fim ? inclusive no prefácio do Reinaldo Azevedo, intitulado ?O preconceito faz do lobo o homem do lobo? ? a estilística do texto é agradável e até mesmo convidativa.

Como é impossível reproduzir com perfeição tudo o que consegui absorver nesta primeira leitura de 2017, fiz esta pseudo-resenha-sem-fins-lucrativos para que os interessados no assunto possam acrescentar a obra ao seu acervo bibliográfico.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/04/2018

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580332155

Durães 25/07/2020

Esclarecedor
Eu invejo aqueles que tem a capacidade de analisar e colocar em palavras certos conceitos e pensamentos. É o que o autor faz de forma genial neste livro. O livro conta com vários ensaios demostrando porque as ideias pré concebidas não são necessariamente ruins e como um culto ao estilo de vida "livre de preconceitos" pode ser prejudicial para o indivíduo e a sociedade. Em alguns trechos fiquei confuso, não vou mentir, mas pretendo reler pra tentar entender tudo rsrs. Recomendo.
Pedróviz 06/09/2020minha estante
A política do politicamente correto ao extremo é exatamente o que o autor parece querer combater nesse livro.

Pedróviz 06/09/2020minha estante
Está na minha lista para leitura.

Lucio 23/04/2022

Por um mundo mais preconceituoso - e isso é bom!
Há preconceitos bons e preconceitos ruins. Eis a questão que muitos não conseguem entender. E não se vê as reais intenções dos que discursam contra os preconceitos em geral, e nem a impossibilidade da proposta, bem como seus efeitos nefastos. Para entender tudo isso, veja a resenha que coloquei no meu canal!

Resenha em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pR5Ras10ORA&ab_channel=InstitutoSensoComum
almeidalewis 23/04/2022minha estante
Que bom Lucio, parabéns pela resenha no formato de vídeo vou procurar. Um abraço meu amigo ( virtual literário ????? )

Lucio 23/04/2022minha estante
Fala, Almeida! Lembra de eu te falar que estava escrevendo um livro sobre Chesterton? O dono da editora me pediu pra fazer um canal em nome da editora. E eu fiz. Dá uma olhada lá. Acho que você vai gostar! Será muito agradável ver um comentário teu nalgum dos vídeos!
Abração, meu irmão!

almeidalewis 24/04/2022minha estante
Que bom, ?????. Fico feliz com mais essa sua conquista ????. Darei uma olhada sim, ??

Lucio 25/04/2022minha estante
Se tiver instagram, dá uma olhada na página Chesterton Brasil. É da editora. Tá até rolando uma enquete lá sobre o próximo vídeo!
Até mais, meu irmão!

almeidalewis 25/04/2022minha estante
Tá certo, ??

Mauricio.Alcides 24/01/2016

Um novo herói?
Em defesa do pré conceito - Livro escrito por Anthony Daniel sobre pseudónimo de Theodore Dalrymple. Nada mais que um dos mais novos “heróis” intelectuais dos novos conservadores.
Nessa obra que me foi tanto recomendada e pelo visto pouco ou nada lida por quem me recomendou, Dalrymple nos apresenta algumas verdades que muito ignoramos, o livro nos relembra que o pré conceito sempre ira existir e o mesmo apenas será substituído por novos pré conceitos, ele também demonstra com certa maestria que os nossos hábitos nada mais são do que pré conceitos comportamentais. Mas é só isso,

Quando o autor tenta se aprofundar em suas defesas de pq devemos manter alguns “pré conceitos” ele o faz de maneira demasiada rasa. O autor também parece ter um problema perceptivo de compreender a diferença entre “Pré conceito” e “conceito” … Essa passagem fica devidamente evidente no inicio do ensaio 7 e mais evidente ainda no ensaio de encerramento da obra, 29. Aonde ele por falta de conhecimento ou pela simples trapaça intelectual tenta misturar o “trigo ao joio”. O livro tem sua importância intelectual, ele demostra que o facto de termos pré conceitos é inerente ao convívio social da raça humana, infelizmente o autor parece estar satisfeito com isso e busca justificativas vazias para manter os seus próprios “pré conceitos”. Nota: 6,5
PS: eu mesmo tive pré conceito sobre o livro, antes de abri-lo
Raul 12/02/2016minha estante
Talvez começou pelo livro errado do autor. "Nossa Cultura... Ou o que Restou Dela" é um bom livro.

Ceica.Moura 01/11/2016minha estante
undefined

Mique 05/04/2018minha estante
Eu li o livro e achei muito interessante. Embasa algumas ideias que eu tinha sobre preconceitos ou ideias pré-concebidas e reformula outras, por exemplo, sobre sociedade e a importância de certas ideias pré-concebidas e porque não devemos substituí-las por outras. Alguns pontos são bem argumentados, em outros nem tanto, faltando um pouco de clareza (não sei se por conta da tradução ou porque o autor não achou necessário desenvolver o tema).

Thaylan 13/12/2015

É impossível não ter preconceito

A resenha que fiz é consideravelmente longa e por isso não a copiei aqui, deixando apenas o link para quem de fato se interessar em ler o livro.

Filino 25/11/2017

Contra o lugar-comum dos "desencanados"
Theodore Dalrymple (Anthony Daniels) é um mestre na arte de sacolejar ideias tidas como "verdadeiras" (ou, ao menos, difundidas como tal) e de abalar nossas zonas de conforto. E essa obra é um ótimo exemplo disso.

O autor não poupa argumentos para demonstrar que é, simplesmente, impossível para alguém viver sem qualquer ideia preconcebida - do contrário, os atos mais comuns do dia-a-dia, bem como o próprio conhecimento humano, seriam simplesmente destruídos. E mais: uma atitude negativa perante o preconceito (atitude essa que, em geral, é considerada louvável ou "descolada") pode refletir, em verdade, um egoísmo profundo. E ilustra vários exemplos acerca disso.

A obra é formada por textos curtos e os seus argumentos são simples (mas não simplórios). Em diversos momentos o autor ressalta a necessidade de não se confundir o "preconceito" que ele defende com atitudes execráveis tomadas contra outrem (e tidas como preconceituosas). E também demonstra como uma palavra pode ter seu sentido alterado no decorrer da história, como ocorreu como "discriminação" (que, segundo o autor, há algumas décadas, refletia inteligência, para tempos depois ser associada a algo negativo).

Uma leitura imperdível. E essencial para esses tempos de "bom-mocismo" barato.