Tão Insano Quanto Você

Tão Insano Quanto Você Todd Hasak-Lowy

Resenhas - Tão Insano Quanto Você

Raquel.Moller 12/01/2024

Esperava pouco, recebi bastante!
Achei esse livro numa feira na praia por 20 reais. Foi o único que me interessou, mesmo vendo por cima que era uma temática adolescente.

Ele pareceu divertido e rápido de ler, e mesmo sendo tudo isso, fui descobrindo uma profundidade que não esperava. O livro fala sobre problemas adolescentes através de Darren. Paixonites, divórcio dos pais, perceber que o irmão mais velho que ele admirava está perdido na vida etc.

Vale a pena a leitura, ainda mais se você estiver de ressaca literária!

amy lê uns livros 27/09/2023

Veja 500 Dias com Ela, ignore esse livro
Esse livro parte de uma ideia de contar uma história a partir de listas. Em certa medida, acho que é algo que ajuda muito a contar sobre o seu protagonista sem precisar descrever de fato. A ansiedade do Darren transparece por sua mania de listar coisas seja em momentos de certo conforto (a organização funcionando como um lugar de previsibilidade) quanto em situações mais difíceis (descrevendo uma lista extensa de tudo que pode dar errado e inseguranças dele). No entanto, mesmo com essa proposta diferente, o livro consegue ser pouco memorável e nada envolvente.

As espirais de Darren dificilmente acrescentam algo de novo ou mais profundo, que explore mais o caráter do personagem para além do que conhecemos no começo do livro. Por outro lado, os conflitos rasos e os personagens pouco carismáticos fazem com que o leitor pondere o tempo todo por que ainda está lendo essa história quase sem avanços entre a página 1 e a 650.

Contribuindo para essa falta de sal do livro, Darren é um protagonista que não tem muito a oferecer além de sua ansiedade e sua baixa-autoestima. Desse modo, fica difícil entendermos o que nele atrai todas as personagens femininas de sua idade, especialmente Rachel, namorada que ele conhece no acampamento de música na metade final do livro e que em pouco tempo se mostra uma personagem BEM MAIS interessante que Darren.

E nisso fica inevitável comentar sobre Zoey e seu perfil manic pixie dream girl. Tenho críticas a como as pessoas normalmente classificam essa trope, já que muita gente usa o termo para descrever personagens cuja própria história destaca que são complexas e que o personagem masculino que idealiza elas como essas mulheres a serem conquistadas como prêmio e diferentes das outras. Summer (500 Dias com Ela), Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e Margo (Cidades de Papel) são algumas que são falhamente categorizadas como manic pixie dream girls.

NO ENTANTO, Zoey é literalmente uma cópia-e-cola da definição de manic pixie dream girl. Ela é apresentada como essa menina blasé diferente das outras, fumante com piercings e sidecut. Uma rebelde sem causa cuja rebeldia parece mais uma depressão não diagnosticada, que deveria ser discutida e tratada no livro, mas no fim é romantizada pelo protagonista, por quem ela se apaixona depois de passarem um único dia juntos fazendo coisas bem esquecíveis e tendo conversas fracas sem charme.

Zoey some na primeira metade do livro e uma amiga dela diz a Darren que ela foi mandada para um internato pelos pais. Darren então procede ficando um ano inteiro obcecado por Zoey e pensando nela mesmo quando está pegando outras pessoas. No fim do livro, eles retomam contato, se beijam e ele foge com ela de carro para ver as estrelas. É dito que Zoey explica para ele os motivos terríveis de ela ter sido mandada para um internato de adolescentes com problemas, mas isso é somente mencionado ao leitor, nenhum dos motivos é revelado. É meio ridículo, quase como se o próprio autor não soubesse o porquê de ela ter sido mandada para lá ? o que francamente acho bem possível.

Num geral, esse livro serve só para você sentir que leu mais páginas do que leu de fato. A história e os personagens são desinteressantes, não valem muito o seu tempo.

Luiza.Santos 31/05/2023

É um livro que mostra um pouco da visão do que é crescer, crescer e se relacionar com pessoas, que é, no geral, complicado?e bom demais. Muitas vezes achamos que somos os protagonistas de toda uma história, mas a verdade é que cada pessoa é protagonista da sua própria história - acho que, de vez em quando, não conseguimos visualizar esse cenário.

Ir de encontro ao outro e a nós mesmos (ao mesmo tempo) é difícil, e eu gosto da forma de como o autor demonstra que nada disso fica mais fácil com listas.

Gostei bastante, vale a pena a leitura :D

Yago Nogueira 25/05/2023

A Ideia da Narrativa foi Sensacional!
Finalizado em: 24/05/2023 às 23:15.

Sendo Bem Sincero, Esse livro me Pegou de surpresa com sua Narrativa ( não a Narrativa baseada em lista que é um dos grandes diferenciais do livro) Mais sim Pela Desenvoltura do Autor em Exemplificar com Maestria as relações humanas.

A Premissa é bem Simples: Darren de 15 anos é um garoto que não é popular na Escola e Tem suas dúvidas e questionamentos que todo o garoto da sua idade pode ter, Mas que certa manhã recebe uma revelação do seu pai no entanto impactante, e tal revelação irá desencadear todos os principais eventos do livro.

Algumas Pontos super Favoráveis deste livro:

1. O modo de como é descrito como fica uma criança/ Adolescente com a separação dos pais.

2. Os diálogos são rápidos e Super bem aplicados a situação, você pode ficar dias sem ler e a história ainda vai ficar fresquinha na memória.

3. Nate. O Irmão de Darren.

4. Assuntos complicados como: Sexualidade, sexo, Drogas e aparência foram bem apresentados.

5. Artistas Brasileiros são citados na obra.

Pontos Desfavoráveis:

1. Em alguns momentos o Autor enche linguiça com as listas

2. Em algum ponto da história Darren fica insuportável( ao meu ver) mas é proposital do Autor.

3. Personagens bem construídos e que o autor nem se ligou em nos mostrar mais sobre eles: Nate, irmão de Darren, o Pai de Darren, A mãe de Darren e a Zoey.

4. O amor a primeira vista de Darren que foi meio Forçado.

O Final do Livro Ficou em aberto, não se sabe o que acontece com Darren e sua família no final, essa com certeza é a pior parte do livro porque faltou muita coisa a ser resolvida e que o autor se preocupou mais em encher linguiça do que fazer um Final mais interessante.

Por fim a leitura é bem fluida e gostosa de se ler, mesmo abordando temas muito pesados e fora a Narrativa sendo contada em listas, o autor conseguiu um desempenho formidável.

Julia Palmeira 03/03/2023

Razoável
Proposta interessante, um livro em listas, que infelizmente não foi bem desenvolvido. Nessa história, não houve profundidade, os personagens são clichês e a história sem sentido.

1. Darren é um adolescente mimado e birrento. Passou por problemas e pasmem, ele simplesmente se comportou como um ADOLESCENTE.

2. Nate poderia ter entregado tudo, tinha potencial. Poderia ter tido um aprofundamento em suas crises existenciais.

3. Não aguento mais ler listas, embora essa ideia seja genial 600 páginas é complicado né. Se a história prendesse o leitor, se transmitisse alguma importância minha experiência poderia ter sido diferente.

4. Paguei $10 na bienal.
(Quero meus 10real de voltaa)

Não recomendaria.

Yasmin.daniely 02/08/2022

Livro chato
Cansativo e monótono
Personagens sem desenvolvimentos
Acontecimentos sem nexo, irrelevantes para a história
Premissa legal de ser escrito em listas mas só isso

eve. 07/06/2022

caos, surto, desespero
EU ODEIO ESSE LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1!
vamos lá, eu entendo que a proposta é simplesmente uma das coisas mais criativas que eu já vi na vida a ponto de que eu senti inveja do autor por não ter tido essa ideia antes ou algo parecido. e a sinopse nos leva a crer que vai ser uma história super divertida pra passar o tempo, mas não é lá bem o que acontece...
tão insano quanto você trata-se do cotidiano de um garoto de quinze anos em choque e com várias questões particulares quando ele descobre que seu pai é gay...a representatividade do livro é péssima e super desrespeitosa, com vários comentários desconfortáveis do personagem principal acerca a situação. além do mais, mesmo que ele tenha quinze anos, não há propósito algum na história, não há evolução dele, nem com a ajuda dos outros secundários. ele simplesmente é um egoístinha mimado do [*****], insuportável. eu juro que deu até vontade de vomitar em vários momentos dessa história. AI EU ODEIO ESSE LIVRO! tô escrevendo essa resenha com tanto ódio no coração, porque lembro que gastei uma fortuna dele na bienal de sp de 2017 e isso me deixa muito pra baixo.
a ideia pode atrair, a premissa ser criativa e tudo mais, mas não se deixem enganar...é realmente muito ruim! não leiam, não desperdicem tempo com esse calhamaço!

Leonardo991 23/05/2022

Tem uma proposta interessante, mas acaba sendo muito repetitivo e cansativo. No fim, não acontece muito coisa e poderia ser mais sucinto.

Joly 08/11/2021

4. personagens mal desenvolvidos
5. não recomendaria

Karina 17/10/2021

Perda de tempo
Sinceramente, só conseguir terminar a leitura desse livro de quase 650 páginas pelo formato em lista (que, surpreendentemente, é muito interessante e criativo). Em dado momento, o jeito que a história foi se desenvolvendo não chegava a lugar nenhum. Não consegui compreender qual foi o objetivo do autor em certos diálogos e atitudes. E ao mesmo tempo que consigo entender o protagonista, ele me irrita muito com sua passividade. Fora que passei praticamente todo o livro querendo bater no irmão babaca.
Concluindo, não é uma leitura que recomendo.

Adda 28/07/2021

Já xinguei muito esse livro, então vou sintetizar aqui:
Pior protagonista que eu já li na VIDA, e também o pior livro. Legal a ideia das listas, ok, mas pra que se a história é ridícula? Darren é um babaca, malvado com todo mundo que não merece, queria que ele se f*desse o livro todo. Odiei, simplesmente, lol.