Destinos Quebrados

Destinos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Destinos Quebrados

KeniaCandido 15/04/2024

Comovente!
Depois que acompanhar as histórias e os destinos entrelaçados de Paola e André em Sorrisos Quebrados e Emília e Diogo no livro Corações Quebrados, o terceiro volume da série Quebrados, vem para mostrar quem é a mulher por trás da Dra. Rafaela, dona da clínica que vem sendo apresentada aos leitores desde Sorrisos Quebrados.

Em Destinos Quebrados, começa mostrando como Rafaela Petra conheceu Leonardo Tavares, antes dela abrir a clínica. Através do prólogo o leitor descobre durante sua infância, Rafaela sofreu com os problemas psicológicos graves do pai, que foi internado numa clínica, porém não recebia um tratamento adequado e a morte traumática do pai acabou marcando a vida da Rafaela. Desde então, Rafaela apenas contava com o apoio da irmã Joana, pois o relacionamento com uma mãe completamente controladora não era nada fácil.

Após alguns anos, Rafaela embarcou para Portugal para estudar. Ela havia conseguido uma bolsa de estudos e passaria um bom tempo em Portugal especializando-se na sua carreira de psicologia. Foi dessa maneira que Rafaela conheceu Leonardo, estudante de psiquiatria. Na ocasião, ambos não tiveram boas impressões, um do outro. Não se deram nada bem, mas aos poucos foram se conhecendo e tornaram-se amigos e aquela faísca que ter um sentimento a mais era visível entre eles.

Acontece que Leonardo era comprometido em outro relacionamento e Rafaela não desejava ser o motivo do fim do namoro de Leonardo. Logo Rafaela e Leonardo se entregaram numa paixão avassaladora, porém acabaram se desentendendo e Rafaela retornou ao Brasil carregando sua mágoa pelo Leonardo, enquanto ele permaneceu em Portugal. Assim cada um seguiu sua vida com segredos e sentimentos enterrados no passado por aproximadamente dez anos.

Entretanto, Rafaela precisou entrar em contato com Leonardo, por causa da Emília. No livro anterior, Emília conversava com Diogo, paciente do Dr. Leonardo como forma de terapia onde um passava sua experiência de vida para o outro. Então Leonardo aproveitou a oportunidade para aproximar-se novamente de Rafaela, que tentou deixar bem claro para Leonardo, que eles teriam contato apenas profissional. Contudo, reconquistar Rafaela não será uma tarefa fácil para Leonardo, pois Rafaela ainda tem seu coração quebrado e com a presença de Leonardo, as feridas foram reabertas e não consegue perdoa-lo pelo passado. Mas Leonardo está decidido e não vai desistir com facilidade.

Dividido em três partes Destinos Quebrados consegue fazer o leitor embarcar na história como os livros anteriores, de maneira emocionante. Com uma escrita deliciosa, Sofia Silva proporciona uma história fluida e com ótimo desenvolvimento. Digo isso porque passei dois dias entrando a madrugada e dormindo bem tarde por simplesmente não conseguir largar o livro. Não sei explicar direito, os livros anteriores foram ótimos, mas me senti mais apegada com os personagens principais deste livro do que nos outros. Acho que foi curiosidade de descobrir mais sobre a vida da Dra. Rafaela, por causa do seu trabalho maravilhoso na clínica.

Da mesma forma que os livros anteriores, a narrativa intercala entre os personagens principais, mas as histórias deles entrelaçam com os personagens dos livros anteriores e abrem brechas para acontecimentos com os futuros personagens da série. Como foi com Cauê e Liefde, que chegaram à história no livro Corações Quebrados e ganharam um grande destaque neste terceiro livro, pois ambos têm um papel muito importante na vida da Rafaela. Liedfe é uma garota muito dócil e tem síndrome de down. Enquanto seu irmão Cauê mais desconfiado, não permitindo que seja tocado e nem gosta de tocar nas pessoas.

Enfim, a leitura de Destinos Quebrados foi muito rápida e gostosa de apreciar. Eu realmente não tenho do que reclamar da série Quebrados, exceto pelo motivo de que o livro acaba e a editora Valentina ainda não lançou o quatro livro da série, Heróis Quebrados. Se você gosta de ler histórias do gênero drama com temas importantes abordados no enredo, a série Quebrados é uma ótima dica.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/03/destinos-quebrados-sofia-silva.html

Priii Reis 15/04/2024

O livro é bom mas se perde muito no excesso de repetições,de retornos ao passado. Em não ser objetivo ou pelo menos resumir algumas questões.

Nesse drama temos como tema a doença mental,violência seja ela infantil,psicológica e negligência médica e hospitalar em clinicas de atendimento psiquiátrico.

Quando pequena Rafaela e sua irmã mais velha Joana sofreram muito pela ausência do pai,que foi internado por ser esquizofrênico. Em um dia tudo estava certo,e tempos depois os episódios se tornaram frequentes e perigosos.
A mãe que era uma pessoa violenta ficou com a guarda das meninas,e ainda colocou um homem em casa que também as agredia.(ninguém podia saber as ameaças eram infinitas)

Na última visita ao pai quando Rafaela não aguentava mais e implorou para que ele voltasse e que deixassem eles juntos,ele cometeu suic...
Foi o dia mais sofrido para elas de raiva pela mãe ter o internado,e pelas imensas agressões.

Anos depois,Rafaela vai fazer uma especialização em Portugal muito concorrida. Claro como irmã mais velha,Joana,que passou por muitos traumas e ainda levou um tiro no Rio de Janeiro,não a deixaria ir se não fosse pra manter contato sempre.

"Papai iria se orgulhar da mulher que você está se tornando. Onde quer que esteja, ele é o seu maior fã e sei que está contando para todo mundo como a caçula dele vai mudar o mundo. Durma bem. Beijo."

Desse curso surgiu uma sincera amizade que se torna algo a mais por Leonardo,que é também seu mentor na faculdade.
Ele tem uma namorada,e tem ficado cada dia mais difícil separar às coisas.

O propósito do curso era administrar sua própria clínica de tratamentos amplos e alternativos,que ia além do remédio e tratamentos de tortura.
Ela sonhava em ter uma clínica livre onde seus pacientes fossem tratados como pessoas,e não como animais enjaulados tão drogados a ponto de ficar sem sentimentos.

Ela sabia que realizaria seu sonho, mas nunca que não teria sua irmã para vibrar junto seus sobrinhos e cunhado.
A única sobrevivente é a sobrinha mais velha que luta contra a depressão depois de perder tanto emocional e fisicamente.
E desse momento Rafaella retoma contato com seu passado, e ainda faz um bem enorme pra sua sobrinha.

"? O amor não é a sobra, mas o que temos, e mesmo assim queremos partilhar. Damos sem nos preocuparmos com o que ?ica para nós. Não devemos dizer eu tenho amor para os dois ou tenho amor de sobra. O amor é um sentimento único. Amamos ou não, e isso é o importante. Tudo que eu quero é ser feliz, mais nada. E com a Emília aprendi que temos que dizer adeus aos fantasmas do passado para prosseguir."
_________________________
R E S U M O C O M S P O I L E R
_________________________

Quando conhece Leonardo como aluno de Doutorado,que a ajuda como supervisor e este a julga por seu modo de vestir e modos de falar e lidar com compromissos. Passando a debochar de seus planos,ela logo defende com unhas e dentes suas vontades.

"O mundo não se transformou porque todos resolveram fazer algo ao mesmo tempo, mas por pessoas normais que acreditaram nos seus sonhos, até quando outros riram e debocharam das suas ambições."

Leonardo se desculpa depois de um mês,e passa a fazer companhia para Rafaela.
E a entender com profundidade mesmo cheio de pessimismo onde Rafaela quer chegar,ainda que não conheça de onde venha tamanha paixão.

Eu sei o que quero, pode parecer utópico e louco, mas sei que um dia alguém vai sorrir porque encontrou na minha clínica tudo de que precisava.

Quando os amigos começam a falar da Rafaela e um deles diz que a quer de maneira explicita, ele se sente tão mal que vai atrás dela e a encontra em casa chorando e mal.

Em um momento de conversas e abraços ele se convida a ficar com ela e estudar,e percebe como mentiu para a namorada que ia beber com os amigos,e agora para Rafaela dizendo que ia mesmo estudar.
Os dias viram meses,e e eles se tornam próximos e muito amigos.
Quando se perguntam qual seu maior defeito Leonardo diz que o dele é o orgulho,e Rafaela é a dificuldade para perdoar

Leonardo se declara mas em nenhum momento fala em terminar seu relacionamento,
só diz ser impossível ficar sem Rafaela. E ela também estava confusa e preferiu se distanciar emocional e fisicamente dele,a não ser nas aulas e com outros alunos. Mesmo que ele preferisse irritar ela com assuntos polêmicos.
Meses depois ele decide terminar seu relacionamento e ficam juntos.

Retornando ao passado: Rafaella lembra como foi dramático sair de casa,e como a sua mãe tóxica fez de sua vida um inferno.
E lembra de como a irmã chegou a ter que se defender das agressões dela,até finalmente conseguir sair e como foi amaldiçoada pela própria mãe.

"? Rafaela ? o tom de voz é baixo, mas gélido ?, se ousar sair daqui, saiba que Deus vai castigá-la como fará com a outra. Se me der as costas, Ele vai usar o poder que tem. Tudo que acontecerá será por culpa de vocês. As ingratas não merecem uma vida de paz, e muito sangue será derramado, pois Ele, a quem eu entrego a minha existência, castiga quem maus caminhos escolhe."

Num fatídico dia,a irmã Joana,o cunhado com os dois sobrinhos gêmeos perderam a vida num trágico acidente de carro.A única sobrevivente foi a sobrinha mais velha,mas ficou com o corpo todo marcado,tendo que amputar parte de uma perna. Além de perder a família inteira,o covarde do noivo desapareceu de forma vil da sua vida,fazendo-a entrar em depressão profunda. Já se passaram 10 anos desde então...

Rafaela e Leonardo namoraram por 2 anos ele foi o primeiro homem de sua vida,o acidente aconteceu. Ela descobre uma traição,e nunca mais falou com ele.

Um email chega com o caso de um paciente de Leonardo e ela tem a ideia de colocar os dois pacientes trocando mensagens juntos,e dividindo a dor,o experimento seria algo arriscado e um último caso,a sobrinha dela já tentara diversas vezes suicidio.
Ele tenta falar com ela, e conversar sobre a vida mas ela logo o corta e ele não entende o tratamento que recebe.

Acabou que a sobrinha gostou de Diogo,o ex combatente e eles começaram um relacionamento a distância. E apesar de todas as dúvidas a tia sempre reforça que ele é um bom homem e que vai ama-lá exatamente como é.

Rafaella acolhe vários casos de caridade,e quando um garoto chegou com sua irmã nos seus braços ela sentia que os adotava de corpo e alma e faria de tudo para que ninguém mais os ferisse.

Desde então os protege e cuida como seus filhos,e mesmo que Cauê tenha traumas de abuso ele se abre com ela,e permite que ame sua irmã que a mime como uma mãe,desde que se lembre que ela teve uma.
Foram ambos abusados pelo pai a menina teve danos irreparáveis.
Ele foge com a irmã e nas ruas para sobreviver aceitou ser abusado por outras pessoas,e desencadeou Bulimia,automatilação e só quem o acalmava era sua irmã.
Rafaella subornou várias pessoas para que forjassem documentos declarando que ela era a responsável pelos dois.

Leonardo e Rafaella tem uma noite juntos e depois ela diz que foi um encerramento. Ele não satisfeito arranja um jeito de trabalhar na clínica com ela,e uma forma que ela não possa desfazer.

Passa meses,e nada de eles conversarem sobre o passado e se acertarem. A sobrinha dela casa com Diogo,o paciente do Leonardo.

Uma confusão aconteceu e o pai de Leonardo fez ele pensar que o dinheiro que ela tinha para a clínica e que estava processando a mãe,e o avô que lhe deu um golpe era um sinal de que usava os outros. E quando o dinheiro do avô de Leonardo aparece ele encaixa como suspeito,assim como o de Arthur.
Quando Rafaella veio embora,ela estava grávida de uma menina,mas ela...não resiste.
Era um sonho,chegou tão perto e foi mais um sofrimento,fora todos o que passou sozinha...

No fim ela consegue construir sua família com Leonardo,Cauê,Lifted e Felicidade a filha dos dois o pequeno milagre.
Sua sobrinha já tem 3 filhos e é plenamente feliz com seu companheiro.
E a clínica dos seus sonhos continua cada vez melhor.

driliotti 31/01/2024

Surreal.
Dos três livros, esse é sem dúvidas o melhor.
Que história, chorei como um bebê.
Amei e odiei com todas as minhas forças.
Muito bem desenvolvido, muito intenso.
Estou desesperada para ler a continuação.

Sara 19/12/2023

Esse dos 3 livros foi o que mais me deixou emocionada. Muitas pessoas machucadas nesse livro descobrem que o perdão pode trazê-los de volta a luz, e é o que acontece. Apesar de nem todos os personagens conseguirem superar tudo de ruim que aconteceu, eles traçam juntos uma vida que após tantos benefícios em prol de outras, dão resultado em suas próprias.
Gostei bastante

somaisalgumaspaginas 10/12/2023

Emocionante
A cada livro dessa série eu fico mais apaixonada com a escrita da autora. O livro é muito emocionante, em diversos momentos me peguei chorando. Os personagens me cativaram ainda mais, pude entender a estória dos protagonistas e como eles haviam sofrido por conta de orgulho bobo. Super recomendo a leitura dessa série inteira.
Rafaela me mostrou como ser resiliente, mesmo que tudo esteja dando errado, mesmo que as pessoas não acreditem em você, o importante é não desistir. O Leonardo me ensinou, a não deixar o orgulho e a opinião alheia influenciar as minhas decisões.
O arrependimento é preço caro a se pagar, quando se trata da pessoa que amamos.

Josy de Paulo 09/11/2023

Sou tão lerda que demorei um pouco pra perceber que esse livro está conectado com os outros dois kkkkkkkkkkk
Gosto da escrita da Sofia sobre temas tristes, a leitura flui e não dá vontade de parar de ler.
Mas senti que faltou mais profundidade na história do Leonardo. Fiquei com muita raiva das desculpas que ele deu pra abandonar a Rafaela. O avô foi o único sensato.

Lauren.Espilma 07/10/2023

Ótimo livro, leitura muito boa e fácil
Ótima história com uma reviravolta muito necessária pra vira de Rafaela (que eu não imaginava que fosse acontecer). É tudo sofrido, a história dela com a família, com o Leo, com a Esperança e até na clínica. A vida dela sem o Léo ficou sem brilho algum, a volta dele é revoltante mas tudo tem motivo.
Pra mim a parte mais "surpreende" da história é quando ela conta da pulseira Liefed, é a hora que tudo faz sentido.

Amo "Sorrisos Quebrados", por isso as quatro estrelas para esse que, embora seja ótima a reviravolta não chega ao nível do outro ?

Tabitha.Luizi 01/09/2023minha estante
A Sofia Silva é uma escritora maravilhosa né ?????

ClaraMaria13 06/06/2023

Eu ainda estou chorando
Ao longo da nossa vida não viveremos experiências maravilhosas pelo orgulho e pelo preconceito que em nós habita. Vivemos numa sociedade que nos força a valorizar a opinião dos outros sobre o nosso mundo e acabamos por construir algo que não nos faz feliz.

Vivemos o que deve ser e não o que queremos que seja. O Leonardo e a Rafaela são espelhos dessa nossa humanidade, dos nossos erros, julgamentos e decisões. Da nossa fragilidade inquietante. A diferença da nossa vida para a das personagens é simples: num livro conseguimos ver o preciso momento do erro.

Temos a capacidade de analisá-lo ao detalhe e pensar que nunca faríamos do mesmo jeito. Na nossa vida isso não acontece. Eu e você não sabemos se o nosso presente está brutalmente alterado porque num dia, numa hora, num segundo de decisão precipitada pelo orgulho ou pelo preconceito não seguimos o que desejávamos, optando pelo caminho que os outros esperavam que caminhássemos. Não vemos o que perdemos.

É aí que a resiliência mora. Na capacidade de, mesmo com os graves embates que sofremos, conseguirmos nos reerguer sabendo o quão difícil ainda será a batalha.

Marcela.Santos 01/06/2023

Que livro é esse gente ????? Eu chorei demais da metade para o final. Terminei e tô curiosíssima pra saber sobre o Cauê ?

Dayse 26/03/2023

Quebradi ficou o meu coração.
Gente do céu! Pra essa aurora toda desgraça é pouco. ?
Mas sei que na vida real é bem pior, é que ler, por mais doido que pareça, torna as coisas reais.
Aprendi muito com a leitura, é profundo, é triste, lindo, longo, muitos sentimentos confusos contido em tantas páginas.
Mas o amor prevalece.
Só quero saber mais do Cauê.
Terminei com dor de cabeça pra segurar o choro. ???

Cristina.Melo 14/03/2023

Eu gostei taaaanto do primeiro livro dessa série, mas esse... Pqp, a história é desconexa, não anda, fala de 800 tramas diferentes e explora pouco o casal principal. Pulei várias partes repetitivas, AFF!