Destinos Quebrados

Destinos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Destinos Quebrados

Queria Estar Lendo 30/01/2020

Resenha: Destinos Quebrados
Destinos Quebrados é o terceiro volume da série Quebrados que resenhamos por aqui. Eu ainda não li o primeiro, porém, as histórias são independentes. Esse exemplar foi cedido pela editora Valentina como cortesia para a resenha.

Se você acompanhou a resenha do volume anterior, deve ter visto que fiquei apaixonada pelo livro e muito impactada com a escrita. Este volume não foi diferente. A história dessa vez é sobre Rafaela e Leonardo.

Rafaela é brasileira e foi estudar em Portugal, onde conheceu Leonardo. Os dois tiveram um romance, mas se separaram de forma dolorosa para ambos. Depois da separação, nenhum dos dois realmente seguiu em frente. Rafaela voltou para o Brasil e Leonardo continuou em Portugal, cada um com a sua vida, mas nunca esqueceram o amor que viveram.

"Só valoriza a quantidade quem nunca provou algo de qualidade ou quem já provou e perdeu."

Um belo dia o destino uniu os dois novamente e eles têm muito o que resolver. Esse capítulo da vida dos dois continua em aberto e ele precisa de um fechamento ou uma continuação. Cabe aos dois decidirem que caminho vão escolher.

O livro conta com diversos flashbacks do casal na época em que se conheceram. Por meio deles vemos como foi a primeira impressão de cada um, como começaram realmente a se relacionar e quando a amizade virou mais do que isso.

Cada etapa que vemos desse relacionamento crescendo, nos envolvemos mais. Não é todo autor que consegue prender a gente na história, isso não é algo fácil de ser feito, mas Sofia Silva envolve a gente sem que percebamos.

O envolvimento foi tanto que fiquei dois dias dormindo tarde por simplesmente não conseguir largar o livro. Foi muito difícil me separar da história e continuar a vida. Já não é o primeiro título dela que leio, mas me senti muito mais amarrada nesse do que em Corações Quebrados.

"E, se alguém falar que amor a primeira vista não exite, eu não terei como discordar, porém amor ao primeiro toque é real, porque é o que sinto quando os dedos da Liedfe apanham os meus com toda sua pouca força e ela sorri como se soubesse mais do que todos."

O livro é dividido em três partes, acho interessante quando existe essa divisão no livro. Principalmente porque no caso desse em específico muda o foco da relação de Rafaela e Leonardo. Apesar de parecer estranho, durante a leitura isso é bem fluido e não atrapalha em nada, a história segue seu curso normalmente.

As narrações são em primeira pessoa, então ficamos ainda mais envolvidos com os personagens. Acho incrível essa mudança de narração de um personagem para outro, pois dá para perceber nitidamente as peculiaridades da personalidade de cada um.

Apesar da autora ser portuguesa, isso não influencia a narrativa da Rafaela que tem uma linguagem mais brasileira. Tornaria muito mais fácil para a autora, na minha opinião, usar o Leandro como narrador na maior parte do tempo, mas não é isso que vemos.

Falando da história propriamente dita, os personagens são muito bem construídos e por ser uma história que tem um certo pulo de tempo, é nítido o amadurecimento de cada um dos personagens.

"Você decide se tem espaço na tábua para ele subir ou se solta as mãos dele e o deixa afundar."

Rafaela é uma mulher doce, mas se torna muito “durona” depois de todos os tombos que leva da vida. Vemos como não foi fácil chegar onde ela está hoje e ser a mulher bem-sucedida, exigiu muito sacrifício e dor. Já a vida de Leonardo, apesar de parecer mais fácil e ele tinha tudo para ser um homem mais maleável e sensível, não é bem o que vemos. Os dois são o típico casal oposto, mas que se completa. Por isso acredito que dói tanto ver a separação dos dois e ambos tentando descobrir a vida sem o outro.

Para quem já leu o livro anterior, alguns personagens são conhecidos. Mas para quem não leu, isso não atrapalha e nem ajuda de nenhuma forma. Dois personagens que já tinham aparecido antes e são bem explorados nesse livro são o Cauê e a Liedfe, já que ambos têm um papel muito importante na vida da Rafaela.

Essas duas crianças moram na clínica psicoterápica que a Rafaela montou sozinha, com muito esforço. Muito do que a Rafaela faz não seria muito aceito do ponto de vista ético da profissão, mas ela é muito convicta naquilo que acha certo.

"[...] Não importa o número de vezes que erramos, mas a quantidade de vezes que repetimos a dança."

Esse é um dos pontos que Leonardo distoa totalmente da Rafaela. Apesar de acreditar e ver que os métodos não convencionais de Rafaela funcionam, ele é certinho demais para quebrar essa barreira entre o que é ético e o que é certo.

As duas crianças tem as suas dificuldades e diferenças, são irmãos. Liedfe tem síndrome de down e é uma garota muito doce e simpática, sempre disposta a distribuir o amor que lhe sobra. Já Cauê é um pouco mais arisco, não gosta de tocar nas pessoas e muito menos de ser tocado, com exceção de Liedfe, mas ninguém resiste a ela de qualquer forma.

É muito curioso como facilmente você já está envolvida com os dois personagens e já ama esses dois irmãos a ponto de sofrer junto com eles e ficar feliz a cada evolução. Eu não sei explicar como a autora faz isso, mas a carga sentimental do livro é quase palpável.

"Contudo, amar é felicidade. Amar cura. Amar torna-nos fortes. Amar é tudo que existe na vida."

A leitura foi muito rápida e fluida e eu realmente não tenho do que reclamar, exceto pelo motivo de que o livro acaba. Ele é bem curto, com poucas páginas, talvez a autora pudesse ter explorado um pouco mais o Leonardo e a relação familiar dele. Ela faz isso muito bem com a Rafaela, mas deixa um pouco a desejar quando se trata do Leonardo.

Se você está disposto a se emocionar e se transportar para dentro dessa história, recomendo demais que saia correndo daqui e vá comprar o livro. Mas já deixo avisado para separar a caixinha de lenço, talvez você precise.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/01/resenha-destinos-quebrados.html
Thais 31/01/2020minha estante
Eu simplesmente amei esse livro, até me surpreendi por ter gostado tanto,pq os dois anteriores foram um desastre para mim.....

Bia 14/07/2020

Trilogia Quebrados
Muito emocionante , Rafaela passou por muitas perdas e ainda conseguir ajuda várias pessoas uma verdadeira guerreira. Gostei muito, ainda prefiro o primeiro, mais esse também é muito bom.

Leo e flor .
Agora quero muito ler sobre o Cauê.

Camila (Book Obsession) 01/07/2020

A escrita da Sofia é poética, delicada e mesmo abordando temas fortes e dramas que muitas vezes pensamos que vai ser impossível de resolvê-los, curá-los, sua sensibilidade ao desenvolvê-los é tocante, acolhedora e nos mostra mais uma vez que o tempo é implacável para nos dar clareza, amadurecimento e forças para colarmos os cacos que se espatifaram ao longo do caminho.
Leitura mais que recomendada. Tenho certeza de que irá se emocionar e refletir sobre esse ciclo que chamamos de vida com todas as suas nuances: amor, perdão, cura e recomeços.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/07/resenha-destinos-quebrados-sofia-silva.html

JANA 27/08/2020

Recomendo mil vezes com lenços
Eu li SORRISOS QUEBRADOS e CORAÇÕES QUEBRADOS daí resolvi que leria a série inteira, apesar de chorar não é que eu goste de sofrer é por se tratarem de histórias envolventes tão cativantes.
As lágrimas descem ao recordarem o passado e ao superarem também porque não é por uma fórmula mágica, mas por passinhos lentos de muita emoção.
Façam como fiz e farei leiam todos e em ordem.
Lay 27/08/2020minha estante
Esse Livro é fantástico estou lendo ele em epub quanta emoção, nunca pensei que a Rafaela tivesse passado por tudo isso a Sofia tem mesmo um dom de nos tocar lá no fundo da alma em sorrisos quebrados eu chorei horrores também!

JANA 27/08/2020minha estante
Como não chorar? MARAVILHOSO Lay, acabei sonhos quebrados agora e nem encontrei aqui pra marcar. Vou ler o futuro que nos roubaram e ver se será diferente da série, sem choro.

Taize @viagemliteral 23/04/2020

"Destinos Quebrados" é o 3° volume da série Quebrados da autora Sofia Silva que sempre aparece para fazer de nossos pobres corações milhões de caquinhos.
Mas não é apenas isso, ela também nos ensina que cada coisa tem seu lugar, e mesmo quando se partem, temos que buscar forças para juntar os pedaços e continuar a viver. Isso é a vida, isso é resiliência!

"A vida é uma canção sem coreografia e para acertarmos é preciso falharmos alguns passos. Podemos pisar ou ser pisados..."

Desde a infância Rafaela nunca teve uma vida fácil. Com a partida trágica de seu pai, e a indiferença da mãe, ela passou a sonhar em montar uma clínica para pessoas com problemas mentais e físicas, assim poderiam resistir aos problemas da vida com mais força, e não ter o mesmo fim daquele que tanto amou.
Dedicada e persistente, recebe uma bolsa de estudos em Portugal, e parte sem olhar para trás, afinal, seu sonho estava próximo de se tornar realidade.

Lá conheceu Leonardo, um homem que tinha um perfil frio, mas aos poucos se rendeu a sua doçura.
Eles viveram uma linda e intensa relação, mas algo fez com que tudo se desmoronasse, deixando-os com um oceano de distância entre eles e muitas coisas a serem superadas.

Apesar da mágoa, dez anos depois eles precisaram juntar forças e trabalhar juntos em um caso muito delicado na clínica. Rafaela queria uma relação estreitamente profissional, mas Leonardo necessitava se redimir e provar que se arrependeu de tudo que fez no passado.

"Há um tempo você disse que todos temos o direito de quebrar, mas se esqueceu de dizer que poucos nos ajudam a unir os cacos que ficam soltos dentro de nós."

Existem pessoas que são como fortaleza, e a personagem Rafaela descreve uma delas. Uma mulher que sofreu desde a infância, mas que se fez forte para ajudar as pessoas mais vulneráveis, que fora traída e julgada, mas mesmo assim, não perdeu sua essência e sua força.
Com a escrita linda e poética, a autora toca em nosso mais profundo íntimo, nos arranca lágrimas e nos mostra que é preciso sermos como a fênix e renascer todos os dias possíveis.
"Corações Quebrados" é um livro que nos deixa um rastro de amor e cura.

Carlinha.Frota 23/09/2020

Meu preferido...por enquanto
Obrigada por esse lindo e emocionante livro, sobre a história de amor dá Rafaela e do Leo. Como esperei ansiosa por ele. Confesso que só quis lê-lo, no físico.
Já era sua fã, Sofia, mas nesse terceiro livro da série Quebrados, vc se superou.
Chorei, sorri, amei, tive raiva, chorei novamente, enchi meu coração de amor, deixando -o quentinho.
Obrigada, obrigada, obrigada!!
????????
Recomendo a leitura a todos, não apenas desse livro, mas de toda a série quebrados. Vocês irão se emocionar.
PERFEITO!!

drixza 21/02/2020

Cativante
Como os livros anteriores este é sensível e adorável, com temas fortes que poderiam ser protagonizado por qualquer um de nós. Sofremos, sorrimos e vemos os porquês de atitudes de personagens que já apareceram. Recomendo.

Val 06/04/2016

Simplesmente lindo. Este realmente pode-se chamar de romance.
Ana Pinto 27/05/2019minha estante
Olá tem o livro em formato digital que me possa enviar par [email protected]
Obrigada

diariosdeumleitor 18/04/2020

Bom
Eu fui com muita cede ao pote nesse livro. Eu sabia que seria emocionante, e foi, sabia que seria lindo e mostraria como a vida muitas vezes não é justa com a pessoas boas, e foi tudo isso, simplesmente perfeito o turbilhão de sentimentos que senti. Porém, eu fiquei confusa em muitas partes, a ordem cronológica me confundiu, eu sei que era pra ser o charme do livro, e seu ponto diferencial, mas pra mim n funcionou, só serviu para atrapalhar, tinha momentos que eu não sabia se era presente ou passado ou até como aquela cena terminava??? E do nada começava outra cena q terminava sem explicação, aí pulava para outro flashback, enfim foi muito difícil pra mim, não contou tudo, foi pulando partes, mas ainda ainda assim eu gostei bastante! Esses livros dessa autora, são mais que romances, são ensinamentos, histórias reais e de grandes superações.

Josi 09/04/2020

Infinitamente perfeito

..."as vezes precisamos estar longe de quem nos tocou verdadeiramente para percebermos a dor da sua ausência "...

Liachristo 15/03/2020

Lindo!
Quando gosto muito de um livro, ou quando é um livro que mexe muito com minhas emoções, tenho sempre muita dificuldade de fazer a resenha. E não importa que eu tenha quase nove anos de blog. Que já tenha feito quase 500 resenhas ou mais. Isso nunca muda. Fato.

Tendo dito isso, vou tentar mostrar para vocês não o que a história conta, porque a sinopse e tantas outras resenhas que tenham lido por aí, já devem ter mostrado. O que vou tentar é colocar aqui para vocês os meus sentimentos, pensamentos durante a leitura.

Quem me conhece, sabe o quanto gosto dessa portuguesinha que sabe como tocar nossos corações com suas histórias. Sofia Silva transborda sentimentos, poesia e alento em suas palavras, na construção dos seus textos. Mais uma vez me vejo aqui encantada por um livro seu.

Destinos Quebrados nos conta a história de Rafaela e Leonardo que eu tanto tinha curiosidade para conhecer desde o primeiro livro. Vamos viajar entre o passado e o presente até descobrir o que definitivamente motivou todas as decisões e escolhas deste casal até o momento atual de suas vidas.

Quem leu Sorrisos Quebrados e Corações Quebrados, já conhecia estes dois personagens e já tinha dado para perceber que a história deles seria tensa, triste, e reveladora. Então se você leu, e chegou até aqui, sabe o tanto de ansiedade que eu tinha para saber o desfecho da história deles dois. O tudo que aconteceu em suas vidas antes da construção da clínica, antes mesmo de Rafaela ser a Rafaela que conhecemos hoje. E nisto a Sofia mais uma vez não me decepcionou.

A história deles é sofrida sim, é tensa, é forte, em certos momentos porque não dizer desesperadora. Mas cada um a sua maneira conseguiu desenvolver sua couraça diante da vida, dos problemas, e de tudo aquilo que os destruiu antes. E é lindo e gratificante acompanharmos a destruição desta couraça de proteção que ambos carregam.

Resenha completa no blog Doces Letras.

site: https://www.docesletras.com.br/2020/03/resenha-destinos-quebrados-sofia-silva.html

Lu 07/09/2019

" A vida é uma canção sem coreografia e para acertamos é preciso falharmos alguns passos. "
"Podemos pisar ou ser pisados, contudo, se encontramos o parceiro ideal, não interessa o número de vezes que erramos, mas a quantidade de vezes que repetimos a dança."

Sofia Silva rainha, pro resto nadinha!

Esse último parágrafo desse livro lindo, define o que é vida em geral, e o que é a vida desses personagens.

Prepare-se para uma história muito sofrida, porém, muito comovente e linda.

Como ela consegue transformar tanta dor em algo tão bonito. Não sei, mas agradeço.

Essa história me encantou. Perdi a conta de quantas vezes, ela causou em mim, um arrepio e um sorriso bobo.

Essa autora constrói personagens tão cativantes que fica difícil não se apegar. Ao mesmo que desejamos que fossem reais, e assim fosse possível nos tornarmos amigos, agradecemos não serem, pq é um sofrimento tão grande, que eu não desejo a ninguém. Hahaha

Não vejo a hora do lançamento do último livro dessa série, algo me diz que os arrepios se tornarão lágrimas. Rsrs

Gente, indico esse livro e tudo que essa mulher escrever.

Romances com histórias tristes é com ela. E Finais felizes tb.
joana 07/09/2019minha estante
Sabia que vc ia amar!!!

Lu 08/09/2019minha estante
Joana, amei. E a cena que vc comentou no outro post? Qual foi a sua? Eu tive umas três cenas em q fiquei arrasada. Mas nesse livro e no Corações Quebrados eu já me emocionei tanto com o Cauê. Não sei o q será de mim lendo o livro dele ano que vem. Hahaha

joana 08/09/2019minha estante
Vou enviar no pv.

joana 08/09/2019minha estante
Sobre Cauê. Já estou fazendo todo processo mental de aceitar que vou chorar com esse livro.

Elaine @pagesandseasons 30/08/2020

Emocionante
É impossível não me emocionar com a escrita da Sofia. O seu texto filosófico e reflexivo me toca profundamente.

Mundo da Vavah 17/08/2020

No terceiro volume da série Quebrados, a autora nos brinda com a maravilhosa história de Rafaella e Leonardo, personagens que conhecemos desde o primeiro volume. Vale mencionar antes da resenha que os livros podem ser lidos de forma independente, pois o leitor só consegue fazer as ligações dos demais personagens caso já tenham lido os anteriores, porém eu aconselho muito a leitura da série na ordem, que torna a experiência ainda mais emocionante.

Rafaela é uma jovem brasileira que foi estudar em Portugal, onde conheceu Leonardo. Os dois desenvolveram uma grande amizade que evoluiu para o amor. E mesmo após viverem os momentos mais lindos e felizes das suas vidas, milhares de planos e sonhos, se separaram de forma extremamente dolorosa. Mas uma dor que não conseguiu apagar aquele amor, mesmo distantes.

Até que o destino e a necessidade de fazer o bem, os uniu novamente, provando que eles ainda tinham muito que resolver sobre aquele capítulo da vida que não fora encerrado.

O livro se alterna entre passado e presente e apresenta as lembranças do casal na época em que se conheceram, alternando a narração entre Leonardo e Rafaella. Por meio disso conhecemos como foi a primeira impressão de cada um sobre o outro, como começaram realmente a se relacionar e quando a amizade virou mais do que isso. Entendemos mais a fundo a personalidade de cada, seus medos e seus anseios, bem como a evolução de cada um e como cresceram como pessoas na forma de lidar com seus sentimentos.

Rafaela é uma mulher doce, porém que fecha seu coração após tantos momentos doloridos da vida, através disso entendemos o seu objetivo e como não foi fácil chegar onde ela está hoje, se tornando uma mulher bem-sucedida que comanda a clínica mais completa do país. Já a vida de Leonardo, apesar de parecer mais fácil, onde ele teria tudo para ser um homem mais maleável e sensível, não é bem o que vemos, uma vida um tanto quanto complexa também. Apesar de opostos, se completam de forma única.

A caminhada não será fácil para o casal, mas acompanhar e conhecer essa historia, nos permite sentir por eles e aprender muito.