O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

hagabrielah 09/03/2024

Um conto indiano nos primórdios do feminismo.

Eu queria ter gostado mais, mas a história parece ter sido escrita em forma de lição de moral e na base de trocar os homens e mulheres de lugar. Eu acredito mais em equidade de direitos.

Mas trazer isso em um conto de 1905 na Índia deve ter sido chocante.

May 29/02/2024

Exploração de um mundo utópico
"O Sonho da Sultana", um tesouro revelado pela Sociedade Relíquias Literárias da editora Wish, oferece um conto de rápida leitura, repleto de imaginação e provocação. No entanto, apesar de sua fascinante exploração de um mundo utópico com inversão de papéis de gênero, o conto apresenta soluções extremas que, devido à sua brevidade, parecem mais imaginativas do que plausíveis.

A narrativa aborda a visita da Sultana a uma sociedade governada por mulheres, desafiando convenções e instigando o leitor a refletir sobre as implicações dessa inversão de papéis. A visão utópica oferece uma lente intrigante para examinar as dinâmicas sociais relacionadas ao gênero e ao poder.

No entanto, a crítica reside na falta de tempo para amadurecer a ideia central do conto. A brevidade da narrativa limita a exploração profunda das implicações dessa inversão de papéis, tornando algumas soluções apresentadas mais fantasiosas do que impactantes.

Apesar dessa ressalva, "O Sonho da Sultana" é uma leitura que merece atenção. A provocação central do conto é interessante e incita à reflexão sobre questões de gênero. Recomendo a leitura, embora esteja ciente de que a ideia poderia ter se beneficiado de um espaço mais amplo para se desenvolver plenamente.

Cristiane 19/02/2024

Que leitura agradável!
Um conto super curto, mas que traz uma experiência enriquecedora ao se refletir sobre a história considerando que foi publicada em 1905. Recomendo!!

Nana 22/01/2024

Ok
Lido para a #MLV2024

Conto interessante, curto e simples.
Não gostei nem desgostei, acho que só não consegui me apegar ou surpreender por nada. Não é que seja raso, é apenas curto. Imagino que para a época possa ter sido revolucionário, mas nos dias de hoje é mais uma obra utópica dentre as várias que temos. Ainda assim, é interessante ler sobre a idealização de um mundo perfeito sob os olhos de uma mulher indiana de 1900.

LOLAtrancy 16/01/2024

História simples, mas linda
Eu amei essa história. Ela é curta, mas te faz pensar bastante em como seria o nosso mundo se a mulher fosse mais valorizada.

Patricia Milani 16/01/2024

O conto como o nome sugere narra um sonho que a protagonista Sultana teve, em que ela visita uma utopia de seu país (Índia). Narrativa interessante, recomendo a leitura.

renattomd 12/01/2024

Vendo friamente, é uma história escapista bem simples, mas, considerando os contextos da obra e da autora, entendemos seu valor histórico.

Natacha.Bischoff 25/12/2023

Achei que fosse um livro
Gente não é um livro, acho que não se pode nem chamar de conto, parece uma crônica e achei bem ruinzinho infelizmente.

Sa 16/12/2023

Descoberta
É um conto em que acompanhamos uma mulher que chega a uma região governada e dominada por mulheres. Na conversa dessa com a rainha da região descobre o que levou as mulheres a dominarem e colocarem os homens em reclusão. Uma inversão de papéis interessantes conseguidas a partir de estratégias bem diferentes às que encontramos no universo masculinizado.

Quando eu li, vi algumas questões tratadas de forma bem ingênua. Porém, ao pesquisar e descobrir a data de publicação, o contexto dela e a biografia da autora, mudei minha percepção geral sobre o livro e a história.
Acho extremamente corajoso essa escrita naquelas circunstâncias. Um grito por participação feminina, um grito contra a forma com que os homens estavam gerenciando o mundo naquele momento, alimentando rivalidades que causariam uma grande guerra (que realmente aconteceu). Além de ser uma obra de uma autora da região de Bengala e que foi a primeira a iniciar uma escola para mulheres muçulmanas.

Giulia.Mancini 20/11/2023

Um sonho que todas temos.
A demonstração de um sonho tão irreal e emocionante ao mesmo tempo, que sinceramente me surpreendeu muito e positivamente.
O fato da autora desse conto estar ligada a esse meio tão injusto de ver as coisas deixa tudo mais emocionante e real, o que nos faz refletir sobre tudo o que é dito durante a história.
Um bom conto para refletir e aprender de um jeito simples mas muito bem elaborado.

Mariana113 18/11/2023

Utopia feminista e decolonialista
Nossa narradora encontra em sonho uma terra feita por e para mulheres, onde sua educação é incentivada, não existe crime ou pobreza ou fome, e os homens não representam perigo depois de subjugados. Com certeza não é uma sociedade perfeita, mas muito mais interessante que a sociedade da autora a época. Um sonho com o objetivo de contagiar e expandir seu alcance para que outras mulheres conheçam e trabalhem também para esse objetivo. Um texto que se publicado hoje em dia envolveria muitas polêmicas, mas mesmo assim, ou talvez justamente por isso, necessário.

Também é interessante para perceber como outras culturas enxergam a questão do lugar sociocultural da mulher e do homem.

prinsycho 25/10/2023

Sonho de ser livre
O livro fala do sonho de ser livre que Sultana tem. Vivendo em um mundo machista e com guerras, ela conhece um lugar onde as guerras não existem, um lugar onde mulheres lideram de forma inteligente visando a paz. Essa realidade é custosa pra Sultana acreditar visto que a própria já havia desenvolvido uma mentalidade machista. Ao decorrer do livro ela é convencida de:

"Mas, querida Sultana, é muito injusto trancar as mulheres inofensivas e soltar os homens."

Um livro curto mas repleto de reflexões.

@mari.mdeiros 16/10/2023

??
O livro é bem curtinho, li em 20 minutos. Tem uma leitura bem fluida e agradável. Foi uma boa surpresa

Dlicious_sup 13/10/2023

A pesar de ser curto, é um dos melhores, se não o melhor, livro feminista que já li. Além de vender muito positivamente o ideal de uma sociedade matriarcal, esse livro também faz um paralelo com a situação das mulheres no início do século XX

skcloudity 01/10/2023

Um lindo sonho
Mas pena que é só um sonho. Em algum aspecto poderia ser real em algum lugar do mundo também ??????