O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

Danyelle22 20/03/2023

Utópico desse jeito, só poderia ser um sonho...
Livro curtinho, bem escrito e com uma narrativa muito envolvente.
Esta é uma provocação levada ao extremo: como seria um Estado governado somente por mulheres? Com um detalhe importante: os homens passariam a ocupar o papel social das mulheres.
O conceito social utópico apresentado, sob o meu ponto de vista, somente é tão extremado por causa do seu ponto de comparação: uma sociedade onde as mulheres são silenciadas em todos os pontos de vista.
Assim, aquele que nunca teve voz, quando tem a oportunidade de ser ouvido, tende a "gritar", ansiando externar tudo de uma só vez (parece que bate um medo de perder aquela liberdade). Só depois, com a constância no "exercício da voz", é que se consegue modular o tom e deixar o discurso mais palatável a todos os ouvintes. Mas isso tudo é somente minha humilde opinião.
Vale muito pela leitura e pela provocação. ?

Sandro.Menoncin 17/09/2023

Você com toda a certeza deve ler esse conto
Uaaaaau que conto incrível me prendeu do inicio ao fim e se tornou um todos meus contos favoritos indico muito a todos.

Marina.Castro.F 07/03/2022

Um conto sobre igualdade de gênero
Mais um conto incrível da Sociedade das Relíquias Literárias. A inversão dos papéis sociais, proposta pela autora muçulmana em 1905 é incrível. O lado ruim é que, até hoje, a crítica do conto é atual.

Lucas 16/01/2021

Um sonho
A breve leitura é deslumbrante e com vários elementos fantásticos. Contudo, se por um lado subjulgar o poder das mulheres é errado, também é equivocada a ideia de se exagerar em elementos que seriam, em tese, características inerentes aos homens como prejudiciais, mostrando um mundo utópico e tecnologicamente avançado quando somente mulheres estão no comando. O mundo ideal é feito por todos, homens e mulheres, cada qual com suas peculiaridades - qualidades e defeitos, mas sempre com respeito um ao outro. Ademais a isso, a história é apenas uma alegoria e, como tal, é bem escrita e descreve belas paisagens, momentos e diálogos gostosos de se ler, é um bom conto.

Rayfobic 29/05/2023

Utopia
Primeira vez que leio um livro indiano, eu tinha baixas expectativas mas me surpreendeu de uma forma boa.

Isabela.Lopes 17/12/2020

Um conto escrito em 1905, onde o país passa a ser governado somente por mulheres enquanto os homens ficam em casa. Alguns pontos que me chamaram a atenção foram a importância dada ao que acontece se nós investirmos no conhecimento das mulheres, a priorização deste ao invés de armas e quando a autora fala que quando nos mantemos ocupados, não temos tempo para desentendimentos.
Karoline67 22/12/2020minha estante
Isabela, onde cê conseguiu a versão ebook?

Isabela.Lopes 24/12/2020minha estante
Karoline, eu financio um grupo no catarse chamado Sociedade das Relíquias Literárias. De tempos em tempos, eles disponibilizam um e-book gratuito para quem está ajudando.

Karoline67 25/12/2020minha estante
Comecei a assinar também ?

Rita 10/11/2020

Um livro sobre um pais onírico onde os homens e mulheres trocam de papel, escrito por uma mulher mulçumana que é uma cultura essencialmente machista (mas qual não é?).

Acho muito onírico mesmo ser colocado que todos os problemas acabaram porque os homens não são mais livres, como se a maldade estivesse contida em um sexo ou gênero.
A verdade é que todas as pessoas podem ser boas e podem ser más, podem ser fortes e podem ser fracas.

No entanto, considerando o universo da história e a realidade da época, é muito boa a história.

Coruja 15/03/2021

Utopia feminista em que um reino - semelhante a países islâmicos mais extremistas na forma como tratam as mulheres - passa por completa revolução após uma guerra desastrada levar os homens a se recolherem à esfera privada, deixando os negócios da vida pública em mãos femininas. Paz, prosperidade e notável avanço tecnológico são apenas alguns dos ganhos com a inversão de papéis.

O conto me fez lembrar bastante de A Rainha do Ignoto, que também li numa edição da Wish. E, embora Hossain leve a situação imaginada a um extremo do qual discordo - preferia uma utopia em que a igualdade de gêneros funcionasse -, posso compreender o objetivo do exagero da autora; especialmente se ela mesma teve a experiência de ser trancada, excluída de toda a vida na esfera pública.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

Letícia 30/11/2020

Muito bom!
Muito bom!
E pensar que um conto de 1905 já traz as mesmas preocupações que nós mulheres vivenciamos ainda em pleno 2020.
Sensacional o caráter onírico da narrativa!
Vamos ter esperança, não é?

Sa 16/12/2023

Descoberta
É um conto em que acompanhamos uma mulher que chega a uma região governada e dominada por mulheres. Na conversa dessa com a rainha da região descobre o que levou as mulheres a dominarem e colocarem os homens em reclusão. Uma inversão de papéis interessantes conseguidas a partir de estratégias bem diferentes às que encontramos no universo masculinizado.

Quando eu li, vi algumas questões tratadas de forma bem ingênua. Porém, ao pesquisar e descobrir a data de publicação, o contexto dela e a biografia da autora, mudei minha percepção geral sobre o livro e a história.
Acho extremamente corajoso essa escrita naquelas circunstâncias. Um grito por participação feminina, um grito contra a forma com que os homens estavam gerenciando o mundo naquele momento, alimentando rivalidades que causariam uma grande guerra (que realmente aconteceu). Além de ser uma obra de uma autora da região de Bengala e que foi a primeira a iniciar uma escola para mulheres muçulmanas.

Kéziah Raiol 13/03/2023

Uma utopia feminista. O livro narra a história de Sultana, uma mulher muçulmana que sonha com uma sociedade igualitária em que as mulheres possuem direitos iguais aos dos homens.

Na narrativa, Sultana é transportada para uma sociedade governada inteiramente por mulheres, onde a tecnologia e a ciência são utilizadas para tornar a vida mais fácil e justa para todos. A obra é uma crítica à opressão das mulheres na sociedade islâmica e um chamado para a igualdade de gênero.

?Um elefante também tem um cérebro maior e mais pesado que o de um homem. No entanto, o homem pode acorrentar elefantes e usá-los de acordo com os próprios desejos.?

Tainá.J 14/03/2023

Deu o que pensar... 4?
Há muito tempo esse livro estava na minha lista de desejos, simplesmente porque gostei do título e da capa, e por fazer parte desse projeto que admiro.

Quando li a sinopse e a vida da autora, percebi que a história seria completamente diferente do que tinha imaginado, mas ainda assim fiquei curiosa, por esse conto utópico, com um mundo de paz e progresso, governado apenas por mulheres!

Vários trechos dão o que pensar, sobre nossa sociedade (ainda) patriarcal, mesmo mais de 100 anos depois de ter sido escrito!

Não consegui compreender todas as "descobertas" científicas citadas, mas pesquisei e realmente o hidrogênio, por ser muito leve, é imune a ação da gravidade... O que me fez pensar que talvez esse conto seja bem mais didático do que parece...

E, apesar de achar essa estória, por vezes, tão absurda quanto a própria protagonista, ficou a pulga atrás da orelha: e se... somente as mulheres liderassem, será que poderíamos mesmo fazer tanto em tão pouco tempo?

?? No momento, o ebook está gratuito pela Amazon.

?? Gostou da resenha? Me siga tbm no Instagram: @autorando.se

Drigo 25/12/2020

Que conto lindo
Conto lindo que mostra uma sociedade utópica e maravilhosa!

Gabi 01/05/2023

Sonho
Inovador para a época em que foi inscrito. Um mundo governado por mulheres, não só governado mas mulheres que exercem inumeras funções que antes seriam designadas a homens.
Há também a troca de papeis, homens que cuidam da casa, filhos, limpam e cozinham entre outras coisas.
De fato, um sonho.