O Fio da Navalha

O Fio da Navalha W. Somerset Maugham

Resenhas - O Fio da Navalha

1 | 2 | 3 | 4

Marcos 23/09/2010

Misto de relato autobiográfico com biografia de um sujeito em busca do sentido da vida, a obra tem um estilo diferente dos livros convencionais. Maugham conta a sua trajetória e a de seus amigos, especialmente Larry, o que buscam na vida e como conseguiram.

Através de Elliot, conhecemos um pouco a vida da aristocracia do início do século XX, o que desejavam, como passaram pela grande depressão de 29 e como seguiram (ou não) adiante. Isabel e Gray seguem passos semelhantes aos deste personagem, com a diferença de que Elliot era o típico aspirante a nobre inglês, enquanto o casal corria atrás do sonho americano.

Larry, ao contrário, buscou uma vida de desprendimento e evolução espiritual. Um contraste, que provocou uma série de repercussões na vida dos demais personagens, motivo pelo qual pode ser entendido como o personagem principal.

Sophie esteve perto de seguir este caminho, mas já bastante enfraquecida pelas tentações do mundo material, não teve forças para persistir.

É interessante conhecer a perspectiva de Larry, razão pela qual o autor diz ter se sentido motivado a escrever o livro, mas não chega a ser algo surpreendente. A ideia foi bastante abordada na literatura, como nos livros de Herman Hesse. Esperava um pouco mais, mas não é um mau livro.

Pseudokane3 07/09/2010

O que eu fiz com minha própria leitura?!
Acabo de descobrir que a versão deste livro que eu acabo de ler é uma edição reduzida do mesmo, em que a trama foi simplificada visando à disseminação do idioma pátrio do autor... Conclusão: preciso encontrar uma versão integral deste romance para constatar se minhas frustrações em relação à trama estão contidas no original, escritas pelo estilo melancólico do autor ou se fazem parte apenas da deformada edição que apareceu diante de mim...

Do jeito que li, incomodei-me com os julgamentos complacentes que o narrador faz sobre os personagens que o rodeiam, achei que a trama ficou datada. Mas não posso me aventurar a julgar que nem ele o faz... Vou reler... Estou no aguardo.

Acima de todo e qualquer problema, atesto que W. Somerset Maugham está entre os autores que mais me apaixonarão daqui por diante...

WPC>
Simone 20/09/2012minha estante
Vim em busca de uma explicação. Notei que meu livro tem umas 100 páginas a menos. Que pena! Quero relê-lo. Senti que faltou algo. Só agora compreendo. Seja lá o que tenha sido retidrado da narrativa, fez falta.

Luciano Bernardo 18/02/2010

Ótimo livro
Me surpreendeu muito esse livro. Parece uma história boba e despretensiosa, mas que fisga o leitor logo no inicio.

Vários personagens que encaram a vida de maneiras diferentes.

Cada personagem "conta" a sua maneira.

Larry é encarado com o personagem principal, mas os outros possuem o mesmo valor.

Vale a pena!

Tina 25/01/2010

Li o livro e vi o filme. Um livro que trata das escolhas de vida. O autor é um dos personagens. Os diálogos são maravilhosos. Super bem escrito. Amei.

Josi 29/11/2009

O fio da Navalha
Sinopse: Dotado de profunda força interior, Larry Darnell acredita que a verdadeira felicidade está na essência das coisas. Assim renuncia ao longo de sua existência a todas as oportunidades de adquirir posição social, prestígio e riqueza, e decide correr o mundo à procura da sabedoria e da purificação da alma.
Essa incansável busca - fio condutor de um enredo que leva Larry a conviver com personagens multifacetadas e influenciar o destino de muitas vidas - é narrada com sutileza e emoção por Somerset Maugham, um dos maiores ficcionistas da literatura de todos os tempos.

Opinião:O livro é rico em detalhes da época. Conta a decadencia da aristocracia Parisiense. A burguesia ganhando terreno.
[Acho que Paulo Coelho,leu este livro. hummmm. rsrsrs]

Ju Lopes 30/10/2009

Uma viagem, inclusive interior
Livro de fácil leitura, a descrição dos personagens é profunda, com riqueza de detalhes, de modo que você acaba conhecendo todos eles de verdade.
Fiz uma viagem, juntamente com Larry, a muitos lugares e para dentro de mim mesma.
O autor aborda diversas religiões sem a intenção de convencer o leitor de algo, é tudo muito sútil e interessante.
É uma pena, como sempre acontece nos bons livros, terminar a leitura e ter que se desligar dos personagens.

zolotar 27/03/2009

Maravilhoso. Só o capítulo que fala da passagem do personagem principal pela Índia já vale a leitura.

1 | 2 | 3 | 4