Flush Virginia Woolf

Resenhas - Flush

1 | 2 | 3 | 4

Emilly 30/03/2024

Flush
Meu primeiro contato com a Virgina Woolf foi com essa biografia escrita através de um cachorro, e não qualquer cachorro, um cocker spaniel pedigree, da poeta Elizabeth Barret Browning.
Sendo bem sincera, não tenho muito para dizer. O livro é bem escrito, não esperava nada menos de Woolf, já ouvi tanto sobre ela.
O mais interessante do livro é como Woolf utiliza as raças caninas como sátira para aa hierarquias de classe do período em que vivia.

stephanie.2 24/03/2024

Tão fofo, tão envolvente, tão emocionante. Passei toda a leitura admirando a forma como essa mulher conseguiu construir a narrativa pela perspectiva de um cachorro.
Eu leria mais mil vezes. ?

"Não ser nada ? será que, afinal de contas, não é essa a mais satisfatória condição no mundo?"

luisa302 08/01/2024

"leve demais e sério demais"
"Havia uma semelhança entre ele. Ao se observarem atentamente, cada qual sentiu: aqui estou eu."

Comecei minhas leituras de Virginia Woolf pelo clássico "Mrs Dalloway", me apaixonei pela literatura dessa mulher que viveu a tanto tempo e mesmo assim traduz as dores femininas tão perfeitamente. Depois li "Orlando", "um teto todo seu" e agora o "tolo livro 'Flush'".

Para mim Flush é a perfeita mistura dos assuntos sérios, como os problemas de classe da sociedade industrial inglesa, com uma temática mais leve e divertida contada por um cachorro (dando voz para aqueles que não tem, nada é sem querer). Flush é a representação do subordinado ao mesmo tempo que é a representação da nobreza.

O livro é interessante, parece mais simples e bem diferente do resto da autora (mesmo que sua literatura seja muito experimental). A singularidade da abordagem desse texto não apenas oferece uma visão cativante do mundo, mas também ressalta a capacidade da autora de dar voz aos silenciados. Ao explorar essa narrativa peculiar, Woolf proporcionando uma obra que mistura a leveza da história com a profundidade dos temas abordados, mostrando, mais uma vez, sua genialidade literária.

gabi1062 30/12/2023

Eu estava muito ansiosa pra ler esse mas nao tinha muitas expectativas antes de iniciar a obra, mas ela atingiu níveis altíssimos!! pra mim é um dos livros mais acessíveis da Virginia e a leitura fluiu bem rapido. me apeguei ao flush e a sua perspectiva de observar o mundo e os acontecimentos ao seu redor. achei muito interessante como é descrito a percepção dele de cheiros e sentimentos. sem contar com o deboche a sociedade inglesa. obrigada vw por sua genialidade

Teo_0907 06/12/2023

Flush
Simplesmente o pior livro que já li na minha vida.
Chato, sem conteúdo, entediante, cansativo, muita bosta pra poucas páginas.

gabriel.a.brumatto 30/09/2023

Flush - Virginia Woolf
Antes de começar essa resenha, devo ressaltar que irei dissertar sobre um livro maravilhoso, com um enredo bem construído, e de uma escritora que é um fenômeno literário, praticamente um dos maiores símbolos do século XX: Virginia Woolf.
Feita a digressão, vamos ao enredo. O livro conta a história de Flush, um cocker spaniel residente na Inglaterra, que é o bicho de estimação da poetisa Elizabeth Barrett. O cãozinho é uma graça de animal, com as suas pompas aristocráticas e boêmias, vivendo uma vida, digamos, bem tranquila. O mesmo é muito apegado em sua dona, enchendo-a de carícias sempre que pode.
Em determinado momento, ela decide casar-se com Robert Browning, um amigo. No início, foi extremamente difícil para Flush se acostumar com os dois juntos, e sua dona dividindo o amor com outros seres que não sejam ele. Mas, logo tudo isso passa, e os dois tornam-se amigos.
Todavia, nem tudo na vida de Flush serão flores, pois teremos alguns intempéries, como é de praxe. Flush passará por maus momentos, que deixam o leitor "morrendo" de dó do cãozinho, tamanho o apego que o mesmo começa a ter no cãozinho, incluindo uma situação de roubo, que quase mata a sua dona de tanta preocupação, mas que logo é contornada com maestria.
Enfim, termino esta resenha recomendando-lhes esse livro simplesmente perfeito, que também faz-nos refletir sobre temas atuais e importantes, mesmo sendo escrito no século XX, e tendo seu enredo passado na Inglaterra vitoriana. A escrita é fácil e deliciosa, tornando-se uma ótima porta de entrada para as obras de Virginia Woolf.

Pedro.Henrique 24/08/2023

Que livro INCRÍVEL!!!
Nunca imaginei que me apegaria tanto a um livro como me apaguei a esse... Não estava esperando nada, e recebi MUITOS sentimentos!!!

Larissa V 10/08/2023

Um baita livro. A autora conseguiu fazer sutis críticas à aristocracia britânica, de forma leve, tudo pela ótica do Flush e do seu mundinho canino.
Eu achei muito interessante essa correlação que a autora fez entre o mundo canino e o ?mundo real? em sua volta, e de como o ambiente em que ele vive afeta na sua concepção de mundo.
Mas o que eu amei meeesmo foram os momentos de fofura sobre a personalidade do Flush e também os momentos de drama. Quando ele ficava triste o leitor sentia junto a sua tristeza, ô vontade de pegar no colo.
Amei o final e a forma como o livro foi escrito num geral.

camila 04/06/2023

Exatamente como eu imagino meu cachorro
Caramba nunca pensei que eu leria um livro sobre como um cachorro vê a vida das pessoas
virginia woolf maluca da cabeça de ler cartas de dois namorados e pensar "caramba e o cachorro dela heim, como ele se sentiu??" te amo lenda
mas seriamente agora, pra mim, é exatamente assim que funcionam os pensamentos do meu cachorro, não sei vocês, mas quando li os pensamentos do flush e jeito que a cabeça dele viaja, eu pensei "nossa meu cachorro pensaria assim ?"

marina552 01/06/2023

Livro abandonado que resolvi insistir
Infelizmente, no começo tive uma leitura difícil porque não me senti apetecida o suficiente. Acho que parte disso se dá pelas palavras, lugares e pessoas que eu não conhecia e me senti meio cansada de ficar toda hora pesquisando.
Por mais que não tenha sido uma leitura tão envolvente de início, no meio consegui entender melhor até os nomes e me apeguei ao cachorrinho kkkkk
Achei uma proposta interessante, principalmente a ênfase nos cheiros e sensações do Flush.

Diogo310 21/05/2023

Como pode o flush, o cachorro mais nutella do mundo conseguir debochar da sociedade inglesa inteira. (literalmente o meme aiiin tenho medo de fogos)

é um dos mais acessiveis livros da virginia woolf, deve ser ótimo pra quem quer começar a ler a obra dela, pois como sempre consegue falar dos sentimentos e inquietações da forma mais humana possível, mas aqui, sob a perspectiva de um cachorro, o que faz toda diferença, pois não vemos os escrúpulos e a inibição que qualquer outro personagem teria ao falar de sentimentos que conversam tanto com nosso íntimo

,,,,,muiNto lindo"!! se emocionei com o final reprisando uma das passagens mais lindas do começo do livro.

Bru 09/05/2023

Encantador
Flush é o amor em sua versão mais pura. É o primeiro livro que leio de Virgínia Woolf e foi uma experiência incrível. Flush é uma homenagem ao romantismo; uma escrita leve, que mesmo tendo parágrafos extensos, envolve. Aceito indicações de livros da autora

Cibele 18/02/2023

Legal
É um livro legalzinho, conta a biografia de uma cachorro de raça, ao mesmo tempo que conta sobre a história de amor de sua dona, é uma leitura simples, não é o meu estilo preferido de romance.

1 | 2 | 3 | 4