Flush Virginia Woolf

Resenhas - Flush

1 | 2 | 3 | 4

Gabriela3420 25/11/2020

Flush
Flush é um cachorro de linhagem nobre, pertencente à raça cocker spaniel e este livro contém a sua biografia fictícia entremeada com a história de amor de Elizabeth Barret (sua dona) e Robert Browning. Flush foi dado como um presente da Sra. Mitford à sua amiga Elizabeth porque esta se encontrava enferma e muito solitária; apesar do estranhamento inicial do cão, afinal ele sai da zona rural e vai morar numa luxuosa rua de Londres, Flush logo se torna companheiro inseparável de sua dona.
Neste livro a autora humaniza Flush, que apesar de ser um cão tem sentimentos de raiva, ciúmes, paixão e inclusive passa por um amadurecimento de sua personalidade no decorrer da narrativa. Para Virgínia Woolf esse livro foi escrito como uma "brincadeira" e uma forma de "descanso", após concluir a escrita do seu famoso romance "As Ondas" a autora passou um período numa casa de campo e levou consigo um compilado de cartas de amor trocadas entre os poetas Elizabeth Barret e Robert Browning onde havia passagens sobre o cão de estimação do casal, Flush.
Este é um livro de leitura leve e divertida, tanto que na época do seu lançamento foi um sucesso de vendas. Depois de abandonar Mrs, Dallowey e Orlando fiquei feliz em finalmente concluir um livro dessa autora apesar de não ter tido uma excelente experiência de leitura, me incomodou um pouco a constante repetição de cenários e situações ao longo do texto e também o tom monótono da narrativa como um todo.
"Flush" está disponível no #KindleUnlimited e acredito que seja uma boa porta de entrada para a literatura produzida por Virgínia Woolf.

Jacy Coelho 01/03/2013

Desafio Literário - Março (ANIMAIS PROTAGONISTAS)
Eu nem sei nem o que dizer sobre Flush. É um livrinho doce. Digo livrinho, porque a vontade é de dar todos os adjetivos no diminutivo, por carinho.

A louca história desse livro, é que Virginia Woolf estava extenuada depois de escrever As Ondas (http://www.skoob.com.br/livro/5949-as-ondas) e encontrou um divertimento relaxante nas cartas de amor trocadas entre os poetas Robert Browning e Elizabeth Barrett Browning. (p.6)

E nessas cartas, o que chamou atenção de Virginia foi o cachorro da adoentada poetisa. Um Cocker spaniel dourado que lhe foi dado de presente por uma amiga, na esperança de que Flush alegrasse um pouco a vida de Elizabeth, que vivia confinada em um quarto, devido à sua saúde frágil.

Daí, que Virginia decidiu dar vida à Flush, numa brincadeira literária.

“Flush é apenas uma brincadeira. Eu estava tão cansada após As Ondas que deitei no jardim e li as cartas de amor dos Brownings, e a imagem do cachorro deles me fez rir tanto que não pude deixar de dar-lhe vida.”

Não pensem que Flush, por ser um cachorro, que Virginia só conheceu por relatos em cartas. é um personagem mais raso. Ela dá emoção e alma à Flush, que aqui é um ser pensante e até possui uma certa complexidade. E aqui eu vou fazer um comentário extremamente pessoal – quem já teve ou tem um Cocker Spaniel sabe o quão humanos eles podem ser. O olhar, os ‘gestos’, a maneira como ‘conversam’ com a gente. Vírginia conseguiu traduzir essa “humanidade” tão bem, que eu chego até a duvidar de que ela só tenha lido cartas a respeito.

Eu não quero me estender muito, não sei como falar da obra sem dar spoiler, já que ela toda é sensações. Mas quero citar duas coisas em especial de que gostei bastante.

Tem uma hora em que Flush se olha no espelho, e a Senhorita Barret observa-o. A diferença entre o que Flush e sua dona pensam nessa cena é tão inteligente que dá vontade de dar um beijo em Virginia.

E quando ela narra como Flush ‘vê’ as coisas através dos cheiros. E de como esses cheiros se transformam em cores e movimentos, uma experiência sinestésica para Flush. Achei incrível, lindo. Genial.

Para concluir, Flush é uma brincadeira deliciosa, um livro pra se ter na estante a vida toda. Recomendadíssimo.
Flávia 03/03/2013minha estante
Ai que fofo. Então a história também é contada pelos olhos do Flush? Mas é triste? Não tenho mais coragem de ler livros tristes sobre animais depois do livro "Marley e eu" e ter perdido meu amorzinho ano passado.
Beijos

Jacy Coelho 03/03/2013minha estante
Não é triste não, Flávia!!!! também fiquei com medo disso, não leio livros com animais porque mexem muito comigo rsrsrsrs, mas vai na fé, que é lindo e não é triste.

Marta Skoober 04/03/2013minha estante
Muito legal sua resenha Jacy.
O seu exemplar você comprou pela internet ou direto na livraria?

Jacy Coelho 04/03/2013minha estante
Pela internet, Marta, na Livraria Cultura, era a única que tinha por encomenda.Pedi pra entregar na loja pra não pagar frete.

Michelle Gimene 06/03/2013minha estante
Owww... os Cockers têm mesmo carinha de "coitado". Tão fofos! Interessante conhecer a visão dos cães. Não conhecia o livro e gostei da dica ;)

FLYRoBrasileira 08/03/2013minha estante
Boa Tarde Jacy, estou como a Flávia... acabei de ler Marley e meu coração tá "cortadinho"... tenho um PET muito doente e está difícil decidir seu destino... e como eu, também tenho dificuldade de escrever resenha e não "contar tudo" - rs... Sendo Virginia Wolf, dá receio mesmo a profundidade do texto... obrigada pela indicação...

FLYRoBrasileira (DL 2013)

LUA 12/03/2013minha estante
Jacy,
Fiquei apaixonada pela sua resenha do livro.Quero me jogar nessa leitura.
Deve ser apaixonante,obrigada ´pela dica, vai para meus desejados.

Indira 19/03/2013minha estante
Aaaawwnnn Jacy!!! Quero muito!!! *---*
Que maravilhosa sua resenha!
E Cockers são mesmos cães muito especiais. Mas sou suspeita, pq amo demais todos os animais. =)

=*

Patty 12/04/2017minha estante
Amo esse livro! Doce e lindo como um flush..

Ludmila 12/08/2020

Livro que parece despretensioso, mas que é profundissimo!!
Em Flush, Virginia Woolf buscando sempre apresentar a relação entre vidas individuais e as forças da sociedade e da história, narra a biografia de um cachorro cocker spaniel. O que parece ser uma obra divertida, na verdade é uma discussão profunda sobre classe, e sobretudo raça. Além de dar voz aos invisíveis e seus pontos de vistas diferentes da corrente hegemônica (pense que um cachorro, pela sua altura, tem um campo de visão diferente do nosso), discute a pureza de raça e sua superioridade. Esse livro é escrito em 1930, período em que o facismo se alastra na Europa.
laloarauxo 19/08/2020minha estante
Adquiri hoje este livro.

camila 04/06/2023

Exatamente como eu imagino meu cachorro
Caramba nunca pensei que eu leria um livro sobre como um cachorro vê a vida das pessoas
virginia woolf maluca da cabeça de ler cartas de dois namorados e pensar "caramba e o cachorro dela heim, como ele se sentiu??" te amo lenda
mas seriamente agora, pra mim, é exatamente assim que funcionam os pensamentos do meu cachorro, não sei vocês, mas quando li os pensamentos do flush e jeito que a cabeça dele viaja, eu pensei "nossa meu cachorro pensaria assim ?"

Juliana. 29/05/2009

Se alguém me perguntasse qual o primeiro livro da Virginia que deveria ler eu não teria dúvidas: Flush. Não só porque foi meu primeiro livro, mas é que é o de leitura mais fácil - e quando você descobre Virginia não resiste e corre logo atrás dos seus outros livros.

Flush não sabe falar, mas tem percepções da sociedade em que vive, das sensações, dos sentimentos (como o amor), tudinho como a gente. Eu terminei de ler e saí para dar um agradável passeio com meu cão, enquanto eu imaginava como eram os cheiros das ruas que ele sentia, igualzinho ao Flush. E, por último, o trecho que mais me chamou atenção: ''Apesar de tudo, ela deve ter pensado, será que as palavras dizem tudo? Será que as palavras dizem algo? Será que as palavras não destroem os símbolos que existem além do alcance das palavras?''

Larissa V 10/08/2023

Um baita livro. A autora conseguiu fazer sutis críticas à aristocracia britânica, de forma leve, tudo pela ótica do Flush e do seu mundinho canino.
Eu achei muito interessante essa correlação que a autora fez entre o mundo canino e o ?mundo real? em sua volta, e de como o ambiente em que ele vive afeta na sua concepção de mundo.
Mas o que eu amei meeesmo foram os momentos de fofura sobre a personalidade do Flush e também os momentos de drama. Quando ele ficava triste o leitor sentia junto a sua tristeza, ô vontade de pegar no colo.
Amei o final e a forma como o livro foi escrito num geral.

Cinara... 23/07/2020

"O amor era principalmente cheiro; forma e cor eram cheiros; a música e a arquitetura, as leis, a política e a ciência eram cheiros. "

gabriela 25/04/2021

por incrível que pareça eu adorei e acho que é uma porta de entrada perfeita pra quem quer começar a ler virginia pq por mais despretensioso que seja tem toda a pegada reflexiva da escrita dela (mesmo que seja do ponto de vista de um cachorro kkkk)

Cristiane 28/12/2021

Flush
Este livro barra a história de um cachorrinho da raça cocker spaniel que pertenceu a escritora Elizabeth Barrett. Virgínia Woolf teve acesso a correspondência desta escritora e percebeu que ela sempre comentava sobre o animalzinho. A partir daí teve a ideia de escrever a história do cachorro: suas impressões, sentimentos, reflexões... Segue desde a explicação do nome desta raça, até às características de um puro Cocker Spaniel. Narra desde seu nascimento e seus primeiros dias de vida no interior até ser doada para Elizabeth. Tendo como pano de fundo a história do cachorro, a autora tece uma profunda discussão sobre classe e raça. Faz um paralelo entre as ruas nobres de Londres e os cortiços onde as famílias miseráveis se aglomeravam. Divertido e profundo.

Kafrancesquetto 23/10/2022

Um fofo que não te prende
Como o título da resenha já diz, esse é um livro fofo e leve, mas que não te prende. Um livro de leitura fácil e rápida. Mostra o olhar e os sentimentos de um cachorro conforme as experiências que vem sendo exposto.

Indicaria essa leitura para um momento de relaxamento, após o término de um livro pesado. Ou para momentos em que a rotina está corrida e você só precisa se distrair com algo tranquilo.

Sunshine 20/07/2021

Li porque minha psiquiatra citou esse livro, mas achei chatinho e monótono.
Mas gostei da forma que a escritora escreve e como conduz a história. Irei ler mais livros dela.

Melissa 02/02/2021

Divertido e com algumas reflexões interessantes sobre classe
"O nariz humano é praticamente não? existente. Os maiores poetas do mundo não sentiram o cheiro de nada além de rosas de um lado e de esterco de outro. As infinitas graduações que existem entre as duas substâncias não foram registradas."

Emilly 30/03/2024

Flush
Meu primeiro contato com a Virgina Woolf foi com essa biografia escrita através de um cachorro, e não qualquer cachorro, um cocker spaniel pedigree, da poeta Elizabeth Barret Browning.
Sendo bem sincera, não tenho muito para dizer. O livro é bem escrito, não esperava nada menos de Woolf, já ouvi tanto sobre ela.
O mais interessante do livro é como Woolf utiliza as raças caninas como sátira para aa hierarquias de classe do período em que vivia.

Eva 21/02/2021

Flush é a biografia de um cão da raça cocker spaniel que pertenceu a Elizabeth Barrett Browning por Virginia Woolf, que teve acesso as cartas que a escritora trocava com seu futuro marido Robert Browning. A biografia de Flush é contada através de sua perspectiva em terceira pessoa. Mostra a percepção de Flush dos comportamentos e sentimentos humanos. Mas, o principal é que Woolf usou a perspectiva de Flush pra fazer críticas a sociedade aristocrática londrina, com suas hierarquias e divisões de classes. Em meio às críticas a gente sente uma simpatia a Flush em suas vivências.

1 | 2 | 3 | 4