Lágrimas de Emmeline

Lágrimas de Emmeline Gabriella Regina

Resenhas - Lágrimas de Emmeline

Morningstar 04/05/2021

Abuso sexual é um tema extremamente pesado, ainda mais quando se trata do abuso infantil.
O livro trouxe isso de maneira espetacular, o que faz com que o leitor se choque e ainda sim não largue o livro no meio.

Bia 19/11/2015

Resenha Publicada no blog Pequenos Vícios
Mais uma resenha nacional!!! Descobri esse livro totalmente gratuito na amazon. Baixei de imediato!
Nunca havia ouvido falar nem da obra tão menos da autora. Assim, imaginei que seria um drama daqueles bem florzinhas sabem?
E estava redondamente enganada.
Logo nas primeiras páginas, a autora alerta teremos um caso de abuso sexual na infância e adolescência. Já sofremos um impacto somente com o aviso.
Sempre que tenho um livro em mãos com esse assunto, acabo por adiar a leitura. É muito forte, não importa a forma que o(a) autor(a) conduz.
No enredo acompanhamos a vida de Emmeline. Em nosso primeiro contato, ela tem apenas sete anos. Somos apresentados à sua rotina. Tudo dentro da normalidade. Seus pais são pessoas normais, (apesar que, em minha opinião, achei sua mãe um pouco “preguiçosa” em relação à filha).
“Tio Billy” é irmão de sua mãe, e nutre um amor incondicional pela pequena. É super paciente, brincalhão, e faz de tudo por ela. Claro que a garota sente todo esse amor, e o corresponde com muito zelo.
Sabia do tema “abuso sexual”, então já suspeitei de imediato de “Tio Billy” e até mesmo do pai de Emmeline. Num passeio à praia, constatamos então que o amor que o tio tinha pela menina, era o mais monstruoso que pode existir.

“Tio Billy nunca havia encostado nela naquele lugar. Surpreendentemente, ela percebeu que Tio Billy não notou que sua mão estava num lugar que não podia. Eu devo estar suja, ela constatou. Ele deve estar me limpando. Mamãe faz isso.” – posição 190

A autora, em poucas páginas, consegue nos passar como era o relacionamento de Emmeline com sua família e, claro, com o tio. Não fosse eu já saber do tema, jamais iria levantar minhas suspeitas justo com o cara. Poderia jurar que ele seria o protetor, e nunca o estuprador.
E temos uma novidade: geralmente, nos livros que tratam o tema, temos os relatos do que se passa na cabeça do agressor ou da vítima tempos depois do que aconteceu. Neste livro, sabemos o que a vítima pensa e sente no momento do abuso. Outro ponto que merece ênfase é que Tio Billy, fisicamente não é monstruoso. É um homem bonito e charmoso, que não aparenta ter nenhum problema psicológico.

“Mas Tio Billy era seu tio. Era o seu segundo pai.” – posição 204

É uma leitura pesada? Sim, é, porém responde aquelas perguntas que pessoas... humm, como posso apontar sem ser grossa... “aéreas” fazem ao saber desses casos, como: “por que ela não chamou a mãe?” “por que não contou?”

Vemos o quão inocente são os pensamentos e os sentimentos de uma criança. Afinal, é um parente próximo, que demonstra amá-la.
E infelizmente, não foi última lágrima que Emeline derramou. Outras vieram, cada vez piores, cada vez mais silenciosas.

“...se aquilo era amor, ela não queria ser amada por ninguém” – posição 1461

Ler uma história com essa temática tão forte nos deixa pra baixo. Na verdade, não é uma história, é um grito de socorro. É uma forma de fazer com que olhamos mais a nossa volta. Quantas Emelines não derramam rios de lágrimas por dia por sofrerem tais abusos?
É um livro curto, com poucas páginas, mas que, pela carga emocional que carrega, não conseguimos ler de uma vez. Aliás, acredito que estou sendo incoerente em minha resenha, porque oras falo da história oras dos casos reais existentes por ai. Isso porque, a autora nos choca trazendo detalhes de uma monstruosidade. Ela cutuca nossa ferida expondo o que pode acontecer debaixo de nosso próprio nariz.
Uma leitura perturbante que você precisa conhecer. E, o que não me surpreendeu, é que foi totalmente baseada numa história real.

Ana 10/12/2015

> Trigger warning (aviso de gatilho)
Lágrimas de Emmeline não é um livro leve.

Emmeline mora com seu pai e sua mãe, mas eles não lhe dão muita atenção, sempre distraídos com trabalho e preocupações de gente grande. Apesar do núcleo familiar pequeno, Emmeline tem uma infinidade de tias e primas, e tem seu tio favorito, o Tio Billy. Toda a atenção que Emmeline não tem de seus pais, Tio Billy supre, não poupando-a de mimos, presentes e elogios.

Cada capítulo do livro é uma lágrima, um episódio de abuso. O primeiro acontece com Emmeline ainda criança, com sete anos. Ela não entende o que acontece quando Tio Billy à toca no meio das pernas, onde apenas sua mãe e seu pai tocavam quando ela se sujava. “Eu devo ter me sujado e ele está me limpando, é só isso”.

Depois disso, Tio Billy pasou tantos anos morando no exterior que Emmeline até mesmo se esqueceu desta ocasião. Mas tudo indica que Tio Billy não havia esquecido. Quando ele retorna ao país, Emmeline já está no início da adolescência, seu corpo está começando a se formar e logo as investidas de Tio Billy voltaram, cada vez piores.

Ele diz que a ama, mas o que ele faz a machuca, suja e dói. Ela não pode acreditar que o amor seja assim tão ruim.

Como disse no início, este não é um livro leve. A leitura é, assim como os outros livros da mesma autora, fácil e fluída. Mas é difícil deglutir seu conteúdo. O assinto é desconfortável, mas a leitura não. As cenas de abuso são pouco detalhadas, apenas o suficiente para entendermos a dor da personagem e o que está acontecendo, mas não se aprofundam a ponto de tornar a leitura perturbadora.

Senti, entretanto, que o final foi um tanto quanto abrupto. Mas não menos adequado. Eu não esperava que a história se encerrasse da forma que se encerra mas, refletindo sobre, sei que era a melhor forma.

Não quero me alongar demais, já que o livro é curto. Só quero ressaltar que tenham cuidado na leitura e comentários sobre o livro. É sempre importante alertar sobre os avisos de gatilho de assuntos delicados como este.

site: http://quasemineira.com.br/2015/10/lagrimas-de-emmeline/

SAMUEL 14/01/2016

Intenso, belo e brutalmente verdadeiro
Há leitores que facilmente se amedrontam com cenas sangrentas e violentas; outros tremem de medo ante o horror psicológico que pode ser mais brutal que todos. Particularmente, histórias de horror nunca me assustaram, nunca provocaram medo. Se bem feitas, podem me causar tensão, mas, ainda assim, beiram bem mais para o divertimento, posto que sou um amante de coisas sombrias e angustiantes. Contudo, alguns temas conseguem me assustar bastante, e um dos mais intensos e apavorantes é o abuso sexual infantil; esse é o tema de “Lágrimas de Emmeline”.

Com um aviso logo no início do e-book para que pessoas mais “sensíveis” pensem duas vezes antes de iniciar a leitura, “Lagrimas de Emmeline” descreve a jornada da pequena Emme na vida, e como ela se tornou vítima de abuso. Apesar do aviso inicial, e mesmo que trate de um temo pesado — muito pesado —, aqui Gabriella Regina narra tudo com muita sensibilidade e habilidade. Desde o início, é fácil gostar de Emmeline; na verdade, é quase impossível não gostar dela. E tudo acontece gradativamente. Na inocência da criança, ela não percebe o que de fato está acontecendo, o que dá mais realidade à trama, mais verossimilhança e mais empatia por parte do leitor.

Contudo, trata-se de um drama forte, e Gabriella vai te bater, e bater muito forte, não vai parar até que você esteja no chão, chorando e pedindo por arrego. O primeiro golpe é a forma como o abusador é introduzido na história. A autora mostra o que Emme vê, a face mais bela do vilão, fazendo com que nos apeguemos também a ele, para logo em seguida nos mostrar sua verdadeira face. Tio Billy é o porto seguro da menina, a presença reconfortante que os pais não são capazes de protagonizar. E quando esse mesmo tio amoroso e protetor faz rolar a primeira lágrima de Emmeline, é um golpe duplo no leitor.

Durante muitos anos, acompanhamos o crescimento de Emme, seus dramas e inseguranças, a carência afetiva que sofre pela distância dos pais e presenciamos como Billy age, suprindo seu prazer e ainda fazendo a sobrinha acreditar que tudo está bem, que ele a ama e só quer protegê-la e fazê-la feliz. A sensação de impotência diante do que acontece salta das páginas e se arraiga no coração do leitor, provocando grande angústia, mas também tornando impossível abandonar a leitura.

Gabriella soube como narrar sem excessos. Ela não poupa o leitor da verdade, mas também não tenta chocar com exageros. A autora sabe a história que está contando e que os fatos por si só são suficientes para machucarem qualquer um que tenha um coração pulsante no peito. À medida que o livro avança, ficamos cada vez mais íntimos de Emmeline, e sua dor é cada vez mais a nossa dor.

A escrita é simples, sem floreios desnecessários, extremamente fluída e consegue ser doce e brutal ao mesmo tempo. Os personagens são bem construídos, com diálogos verossímeis e situações que qualquer um pode reconhecer. O desfecho é preciso, sabendo que uma história como essa não suporta finais felizes, pois as feridas a que somos apresentados são do tipo que jamais cicatrizam totalmente. Mas, ainda assim, é belo e satisfatório.

Após o término da história, uma nota da autora dá um recado importante sobre a “cultura do estupro”, evidenciando algo que deveria — mas infelizmente não é — absolutamente claro para todos: A CULPA NUNCA É DA VÍTIMA.

Gabriella mostra mais uma vez seu talento e sua versatilidade na literatura, com uma história tocante, intensa e dura.
Leitura super recomendada.

site: http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lagrimas-de-emmeline-gabriella.html

@leiturasdajah 13/04/2018

Uma história que me marcou
Este livro me deixou desolada a cada página que lia me sentia sufocada como se eu estivesse lá dentro sentindo tudo com a Emmeline e ver seu sofrimento me deixou acada, diversas vezes achei que não conseguiria terminar a leitura me senti sufocada pois sei que infelizmente existem muitas Emmelines por aí com medo de abrir a boca e falar de seu sofrimento a forma como a história foi escrita nos faz abrir os olhos para uma realidade que não queremos enxergar.

Yas (@vestigiosdesolitude) 28/05/2020

Dolorosa
Uma história triste e dolorosa demais de ler, me comoveu demais, só para avisar tem muitos gatilhos emocionais então deve tomar cuidado!!

Bruna Ermida 01/09/2021

Triste, mas real
Lágrimas de Emmeline é um livro pequeninho que, em poucas páginas, carrega uma história pesadíssima que te faz refletir em cada capítulo. Será que eu estou atenta ao que acontece ao meu redor? Será que sou igual aos pais de Emmeline que confiam em alguém capaz de fazer uma crueldade daquela?
Seria tão tranquilizador se fosse apenas ficção. Dói imaginar que pessoas passam por isso. Dói, principalmente, imaginar que pessoas próximas a mim podem ter passado ou estão passando por situações semelhantes. Que o livro fique de alerta a todos, tanto na atenção com as crianças, quanto em algo que é óbvio, mas insistem em não entender, a culpa NÃO é da vítima.