A Vida dos Elfos

A Vida dos Elfos Muriel Barbery

Resenhas - A Vida dos Elfos

Eduarda Sampaio 26/03/2016

Uma decepção sem precedentes
Eu queria muito, muito, muito ter gostado de "A Vida dos Elfos" porque "A Elegância do Ouriço" é um dos meus livros favoritos da vida. Considerando que adoro magia, mistério e elfos, pensei que seria quase impossível não gostar desse livro.
Mas não adianta mentir para mim mesma. Sofri para terminar, não consegui me envolver com a história ou com os personagens e detestei a linguagem arcaica/poética/élfica da narrativa, que parece cercar tudo daquela aura incompreensível dos sonhos. Eu avançava lentamente na leitura, desesperada para entender algo, aguardando que algo acontecesse, e me frustava a cada página, a cada pequena e insignificante revelação.
Persisti para conhecer o desfecho, o que não adiantou nada e só me deixou com mais raiva ainda, porque esse vai ser o primeiro de dois livros.
Não lerei o segundo.
ElisaCazorla 29/03/2016minha estante
Puxa, esse é próximo livro da minha lista. Começaria a ler ainda hoje, mas depois do que você escreveu também fiquei desmotivada. A Elegância do Ouriço também é um dos meus livros favoritos e um dos mais belos livros que já li. Espero que eu não fique tão frustrada quanto você. Que pena =/

Ana 06/04/2016minha estante
acho que nem vou tentar. Não sou exatamente uma fã de magia, elfos, duendes e seres imaginários (até meta-literatura me irrita um pouco rs). Mas é uma pena, pq a elegância do ouriço dava credenciais pra autora ser mais ...

Eloiza Cirne 12/07/2016minha estante
Eduarda, minha sensação é a mesma: eu queria muito, muito ter gostado desse livro! Também sofri para terminar e nenhuma vontade de saber a continuação da história.

Erica 28/02/2024minha estante
Eu também tentei. Achei chato demais. Desisti. A Elegância do Ouriço é maravilhoso.

Lusia.Nicolino 27/04/2022

Descoberta!
Eu demorei para me engajar na história e me conectei com ela quase no final do livro. Ainda bem, porque ele terá uma sequência e a lerei com certeza. Mas, aqui, vamos descobrir a menina da Itália e a menina da Espanha. Maria e Clara não nascem, elas aparecem, são órfãs acolhidas e que parecem unidas por laços secretos. Maria vive em uma granja na Borgonha com uma intimidade com a natureza que deixa claro que é um ser místico. Enquanto isso, Clara encanta a todos com a música sublime que extrai do piano em uma pequena aldeia no sul da Itália. O que as conecta? Que batalhas se preparam para enfrentar? Quem se enrosca em seus caminhos e quem pode apoiar e fazer entender o que está acontecendo?
Toda a leveza e delicadeza de Barbery estão nessa narrativa. Ansiosa pelo desfecho da história. Mas, eu ainda prefiro, da autora, A elegância do ouriço.

Quote: "Some-se a isso uma ligeira tristeza, comum às almas cuja inteligência transborda a percepção e que, pelos indícios visíveis em todo canto, mesmo nos lugares protegidos, embora muito pobres,, onde ela cresceu, já pressentem as tragédias do mundo."

Jordanah 11/03/2020

Um sonho
Eu amei! É misterioso, lindo, com descrições imagéticas e sinestésicas... Uma obra prima, uma linda pintura em palavras

Julinho 15/02/2023

Fui ler porque achei a capa lindíssima. Resultado: achei um porre. Daqueles livros sem conteúdo que tentam mascarar a mediocridade com "linguagem poética". Frases bonitas, podem vazias.

adriane 09/04/2016

péssimo livro!! não perca seu tempo!!!
Comprei este livro pq gostei de A Elegância do Ouriço e imaginei que veria mais uma bela obra da autora. Engano meu!! Muito mau escrito, sem explicações, quase não consigo chegar ao fim. Só terminei de lê-lo pq não costumo deixar um livro pela metade, fico no aguardo do que pode ter acontecido e se não ler não vou saber. Mas deveria ter parado a leitura e jogado o livro fora antes da página 50. Nada se salva em suas mais de 200 páginas. No início, pensei que talvez se parecesse com um conto fantástico escrito para o público infanto-juvenil, mas nem isso. Péssimo, péssimo, péssimo!!!

Bruna 31/01/2021

Chato...
Eu não esperava adorar o livro, qie fosse 5 estrelas favoritado nas também não esperava dar de cara com um livro tão chato que empacou toda minha rotina de leitura. Cada vez que eu pegava pra ler ficava ainda menos interessada no que ua acontecer. Prosa muito linda, toda lírica, poética. Só que até demais.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 21/11/2017

Já li
A estória do livro "A Vida dos Elfos" gira em torno de duas protagonistas, que se alternam nos capítulos: Maria e Clara. Em comum, elas tem o fato de serem órfãs e de presenciarem acontecimentos fantásticos desde o nascimento, atraindo a atenção de homens e mulheres dispostos a cuidarem delas, por julgarem que elas são especiais.

O livro começa com Maria, que vive em uma pequena aldeia no interior da França. Ela consegue se comunicar com os animais do bosque e, um dia, recebe a visita de um javali fantástico, que a leva para um outro mundo, onde ela descobre que tem uma missão a cumprir - sem saber qual é esta missão nem quando ela irá aparecer. Maria some por alguns dias, o que mobiliza toda a aldeia para encontrá-la e, ao fazerem, percebem que a menina está diferente, crescida, com um brilho nos olhos que não existia antes. Além disso, a aldeia começa a prosperar nas colheitas e todos atribuem isso aos poderes mágicos de Maria.

"Porém, Maria convivia diariamente com a religião da poesia, quando subia nas árvores e escutava o canto dos galhos e folhas. Compreendera muito cedo que os outros se moviam no campo como cegos e surdos para quem as sinfonias que ela ouvia e os quadros que contemplava não passavam de ruídos da natureza e paisagens mudas." (A Vida dos Elfos, de Muriel Barbery)

Em paralelo, a estória mostra Clara, que vive em uma cidade interiorana da Itália e vê-se forçada a mudar para a cidade grande, onde tem dificuldades de adaptação. Seu tutor rapidamente descobre que Clara tem um dom natural para a música e ela toca piano com perfeição, sem nunca ter feito sequer uma aula. Assim, ela é levada ao Maestro, que tem com objetivo cuidar de Clara e de sua música. A garota acaba chamando a atenção dos poderosos locais, que querem tirar vantagens financeiras de seu dom.

"Não conheciam nenhum adulto que soubesse tocar assim aquele prelúdio, porque aquela criança tocava com uma tristeza e uma dor de criança mas uma lentidão e uma perfeição de homem maduro, quando ninguém, entre os adultos, conseguia mais alcançar o encantamento do que é jovem e velho ao mesmo tempo." (A Vida dos Elfos, de Muriel Barbery)

Conforme Clara é pressionada e encurralada pelo Governador, ela começa a ter algumas visões e, nelas, ela conhece Maria. O Maestro percebe estas visões da garota e decide levá-la ao encontro de Maria, saindo da Itália e viajando para a França. Em paralelo, alguns capítulos curtos e informativos são destinados ao Conselho dos Elfos, onde o leitor descobre que o Maestro (e outras personagens secundárias) são, na realidade, elfos enviados ao nosso mundo para protegerem as garotas. Elas tem uma grande responsabilidade na Guerra que está por vir entre a Humanidade e os Elfos. Por isso, Maria e Clara precisam se encontrar rapidamente, para evitar o desastre iminente.

Maria tem uma personalidade mais melancólica, ao passo que Clara é mais pragmática. Sobre Maria, Barbery diz:

"Some-se a isso uma ligeira tristeza, comum às almas cuja inteligência transborda a percepção e que, pelos indícios visíveis em todo canto, mesmo nos lugares protegidos, embora muito pobres, onde ela cresceu, já pressentem as tragédias do mundo." (A Vida dos Elfos, de Muriel Barbery)

O estilo de escrita truncado de Barbery prejudicou um pouco a minha experiência de conexão com as personagens mas, excetuando isso, gostei de acompanhar a jornada de encontro de Maria e Clara. Barbery exagera nas metáforas e nas descrições e isso torna a leitura cansativa, em alguns momentos, embora, em outros, transforme a narrativa em algo poético.

Acredito que o leitor não possa esperar um desfecho revelador, tampouco ação: embora Barbey insira uma série de elementos fantásticos na narrativa, a sensação que tive foi de que o foco dela é o crescimento emocional das duas meninas, e não promover um fechamento da parte fantástica da estória. Por isso, o leitor precisa ter suas expectativas bem alinhadas antes de começar a leitura, para não se frustrar com o final do livro.

"Depois teve um soluço miserável e, como fazem todas as meninas, mesmo as que falam com javalis fantásticos e cavalos de mercúrio, chorou com soluços desesperados, desses que aos doze anos se gastam sem contar, enquanto aos quarenta é tão difícil que eles cheguem." (A Vida dos Elfos, de Muriel Barbery)

Apesar de ter visto uma série de resenhas negativas sobre esta obra, apreciei a leitura. Alguns pontos de explicação sobre os elfos foram muito interessantes e os elementos surreais do enredo eram bonitos e fizeram minha imaginação voar, nem que fosse por alguns instantes. Maria é uma personagem amável e delicada, e Clara é um excelente contraponto.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2017/11/ja-li-54-vida-dos-elfos-de-muriel.html

Delirium Nerd 29/01/2018

Uma alta fantasia que lembra o universo onírico da Ghibli
A Vida dos Elfos é um livro incrível em vários aspectos. A começar pela autora, Muriel Barbery, mundialmente reconhecida pela sua delicada e tocante obra anterior, A Elegância do Ouriço (que virou filme).

De duas décadas para cá, temos tido um volume gigantesco de séries, trilogias e romances de alta fantasia. O gênero se tornou um nicho certeiro e alguns escritores(a) chegam a produzir dezenas de obras. No entanto, muitas vezes, a qualidade literária destes livros deixa muito a desejar e atingem, no máximo, leitores(a) eventuais e o público infanto-juvenil.

Felizmente, este não é o caso de A Vida dos Elfos. Muriel Barbery escreve de uma maneira incrivelmente bela – tanto que em certas passagens nos pegamos lendo, relendo e suspirando com a beleza das linhas. Algo assim é raro na literatura recente.

Nem sempre é bom comparar, mas se tivéssemos que colocar Barbery em uma espécie de pedestal literário, seria ao lado de Tolkien ou C.S. Lewis. Exagero? Talvez, mas garantimos que a experiência proporcionada pelas páginas deste livro não deve nada a nenhum cânone da alta fantasia e muito menos a qualquer literatura atual.

A tradução de Rosa Freire d’Aguiar consegue manter a delicadeza e beleza em cada linha. Por se tratar de uma primeira edição, há alguns errinhos quase imperceptíveis e que passarão despercebidos pela maioria das leitoras – nada que não possa ser corrigido nas edições posteriores.

A narrativa de A Vida dos Elfos se alterna entre as histórias de Clara e Maria, com intermezzos curtos intitulados de ‘‘Conselho Élfico Restrito”. As meninas são um tipo de personificação ou canal de comunicação entre o mundo dos humanos e o mundo élfico, mas não só isso.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/09/05/a-vida-dos-elfos-muriel-barbery/

Carol 23/03/2016

Neste vídeo conto o que achei do livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=jKs5p6t5Xxw

Mila 07/04/2016minha estante
Ninguém gostou desse livro!

Lara Greco 31/07/2018minha estante
Nossa, também achei chato e pedante

Iza Motta 08/07/2016

Um bom livro
Quem é fã da autora e apaixonado pelo "A elegância do ouriço" da mesma, pode querer começar "A vida dos elfos" achando que vai ser algo parecido. Se você é um desses, desiste... Você vai se decepcionar.
Neste livro, a autora tentou algo bem diferente, agregando elementos mágicos (elfos, visões, poderes...). As reflexões são feitas de forma bem sutil, e em poucas palavras; não há grandes trechos filosóficos como as outras obras da autora. Mas ainda assim, este é um bom livro.
Uma leitura fácil e rápida. Se você está procurando por algo que te distraia, este é um bom livro.
Bia 19/08/2017minha estante
Tive essa mesma impressão!

Thais.Carvalho 16/09/2021

Tive dificuldade com essa leitura. Achei muito prolixa e confusa no início. Foi difícil me.concentrar na história.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Alguns querem o fim dos homens , outros uma aliança , O mal que dividiu a natureza ,pode talvez ser conjurado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535926477