Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

cailane.ariadna 14/02/2024

Meu primeiro livro do Murakamiiii, quero ler mais! Botei KAFKA A BEIRA MAR na lista. Nem sabia que tinha o filme de Drive My Car mas fiquei curiosa para assistir depois. Só to fazendo a resenha pra contar no desafio do Skoob 2024, vou colocar os contos em ranking de PIOR pro MELHOR, tirei 1,5 estrelas (3,5 estrelas no final) porque achei a posição dos homens  em serem muito bondosos, cuidadosos, delicados, preocupados, querem só conversar e ir para a cama com alguém é apenas uma boa consequência! Meio super generalizada, todos os homens do conto são maravilhosos? ENTENDI, mas acho estranho que para ter tantos homens incríveis a maioria das mulheres precisem ser adulteras, não confiáveis, grossas? Sei lá, entendi a proposta JURO, amei vários contos, mas é MUITO repetitivo. Enquanto o Murakami coloca todos os homens para ter essa vibe de - Prefiro conversar que ir pra cama com você. Ele, ao mesmo tempo, insiste em fazer menções sexuais em todos as histórias. Entendi já, entendi mesmo!!!  Mas se repetiu tanto que entendi até demais.

NOTAS ATÉ 5 ESTRELAS

7, NOTA DÓ - Yesterday / Vi que muita gente gostou mas detestei. Na verdade não é ruim, mas o personagem seguiu a vida dele normal? Queria que aquela mulher tivesse arrasado com ele.

6, NOTA 3 - Sherazad / Começou legal mas depois caiu um pouco, tava super apaixonada pela a Sherazad até ela começar a falar de quando ela era adolescente e tals. Entendi a proposta, mas achei que esse foi o conto com mais cunho sexual, e tudo bem!!!! Se todos os outros também não fossem assim...

5, Samsa Apaixonado, Nota 4 / Não esperava! Amei acompanhar os primeiros 20 minutos de vida do recém metamorfoseado Gregor Samsa.

4, Homens Sem Mulheres, Nota 4 / AMEI, super poético, profundo, destruidor.

3, Kino, Nota 5 / Adorei DEMAIS, amei o final. Kino seja feliz meu querido!

2, Drive My Car, Nota 5 / Muito massa, adorei as reflexões, como essa mulher abalou a vida desse homem, se cuida fi!

1, Órgão Independente / BABILÔNICO!!!!! Minha gente, o jeito que essa mulher mexeu com a cabeça desse homem não é normal não, ela destruiu a vida dele vey, uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Descanse em paz Tokai!

Angela594 05/02/2024

Bom começo
Meu primeiro Murakami, começando com esse livro de contos pungente. Os contos que inspiraram o lindo filme Drive my car. A delicadeza dos sentimentos intensos na cultura japonesa, como vulcões cobertos de neve. As vezes um pouco machista, admito, mas, afinal, é um livro sobre homens sem mulheres...

27/01/2024

Queria que desse pra dar tipo 3,75
murakami quase passou de ano, escreve muito bem e os assuntos são muito interessantes mas porque tudo tem que ter a ver com adulterio cara? ta querendo conversar?
sem falar que teve um ou outro conto que me deixou ? quando ele falava de mulher, nao é o pior tipo de misoginia mas alguem magoou ele e desde então ele transformou isso num problema de todo mundo

beatriz.6 22/01/2024

3.5/5
Murakami desperta em mim sentimentos curiosos, geralmente uma sensação misteriosa e talvez um pouco assombrosa. Gosto muito de como o autor exemplifica sentimentos, reações e desejos. Nunca antes li desejos descritos dessa maneira, de uma forma agonizante. Em todos os contos, encontro algo que me agrada, especialmente no penúltimo. Senti como se estivesse descobrindo passo a passo como sentir e expressar. O personagem explorava lentamente suas próprias capacidades e reações físicas e emocionais, descobrindo aos poucos como a linguagem funcionava e como reagir a certos sentimentos.

O livro me agradou bastante, embora considere que certas partes, principalmente aquelas de cunho sexual ou relacionadas à existência das mulheres, sejam um pouco exageradas e desnecessárias. Talvez até objetificantes.

No geral, recomendaria a leitura e, provavelmente, o lerei novamente no futuro.
Belizia 07/02/2024minha estante
Nossa, acho super objetificantes. Tem vezes, que sinto que ele é meio incell.

Yarll 12/01/2024

Homens sem Mulheres
Apesar da redundância, Homens sem Mulheres são 7 contos sobre homens sem mulheres. Murakami é ótimo em intrigar o leitor em cada conto para saber mais sobre a história do mesmo. Traduz muito bem o sentimento de homens sós, homens esperançosos, duvidosos, homens tristes, magoados e acima de tudo homens apaixonados. Que por algum motivo, em alguma circunstância, faltou o amor em sua vida.

Bruna.Rafanelly 11/01/2024

Eu gostei. Alguns contos são bem dispensáveis, outros realmente muito bons. Me incomodou um pouco como os homens relatados são sempre coitados apaixonados, enfim, acho que era o que ele queria retratar mesmo.
O jeito do Murakami escrever é realmente muito bonito, ele sabe usar as palavras e as vírgulas.
Pretendo ler mais livros dele, talvez
com outra temática, -pois como disse- eu gostei do jeito que ele escreve.

nani_gomide 09/01/2024

Resolvi começar a ler Murakami por esse livro. Admito que uma reunião de contos não é o formato de livro que mais me agrada e prende, mas a escrita do autor é realmente muito boa. Animada para ler mais livros dele. Meu conto favorito foi Kino, achei brilhante o mistério em torno do sofrimento do personagem.

moni 05/01/2024

Vários contos mornos, alguns incríveis e outros dispensáveis
É muito complexo entender o amor, principalmente descrever o amor pelo outro sexo (nesse caso um homem descrevendo sobre o amor da mulher), e sinto que o autor realmente tem problemas com isso. Vários contos homens são os coitados que sofrem nas mãos de mulheres mas como se elas fossem a causa da tristeza deles. Em compensação, a forma em que ele descreve o amor platônico e dolorido masculino é muito bonita! Como descreve a incerteza, saber que vai perder mas apreciar os poucos momentos do lado, mesmo com fim próximo. Pretendo ler mais livros do autor mesmo com esse grande problema descrevendo mulheres.

Leonardo.Braga 03/01/2024

É interessante aqui como o Murakami trata conceitos fundamentais da experiência humana, como a solidão e o abandono, de uma forma extremamente palpável, mas é impossível desvencilhar o desencadeamento dessas sensações da figura feminina, o que arrasta o autor pra uma área delicada. Como se houvesse uma necessidade dissimulada de propor um maniqueísmo moral da razão, o autor não poderia escolher nenhum outro lado se não o de seus personagens masculinos, padrão repetido até o fim, tornando a experiência um tanto desconfortável.

Destaque pro conto Kino, que possivelmente brilharia mais à parte de uma antologia questionável.

Eliane406 01/01/2024

Um mundo sem mulheres
?Foi um prazer encontrar este livro de Murakami, um escritor recluso que coverte em narrativa o que existe em sua consciência. É uma leitura sutil e sublime. O livro com muita intertextualidade, até a homenagem à Hemingway que está no título. Possui uma narrativa em linha tênue que conduz o leitor direto para uma queda num vácuo, como passagem para outros mundos.

Em "Homens sem Mulheres", o escritor reúne 7 contos que falam de isolamento, solidão, relações amorosas dentro de seu estilo peculiar de falar sobre o ser humano e seu cotidiano. Em particular nesses contos ele discorre sobre a vida de alguns homens quando perdem as mulheres que amam de várias formas, como isso os abala e como seguem o caminho a partir de suas mágoas, em um deles tem até um pouco da própria história do autor.

Por um lado a narrativa construída por personagens masculinos padecem em uma inadequação plácida de solidão dilacerante, que torna incompreensível o universo feminino e por outro lado são enganados, traídos, ludibriados ou simplesmente demonstram a impossibilidade de viverem sem as mulheres.

?"No bar sem nenhum freguês, Kino ouviu músicas que queria ouvir e leu livros que queria ler até enjoar. Aceitou o isolamento, o silêncio e a solidão de forma bem natural, como a terra seca aceita a chuva."página161

Leticia 09/12/2023

Tem tanta mensagem boa. A escrita do autor sempre me dá satisfação, independente de eu estar conseguindo entender para onde a historia esta indo. Ler murakami é um exercicio de quebra de espectativa, ele não facilita nada, parece até que não quer agradar o leitor... mas no fim escreve e descreve suas historias com tanto sentimento que te prende. Gosto muito, mas admito que não é fácil.

julia 04/12/2023

Gostaria parabenizar a mulher que traumatizou tanto o murakami ao ponto de fazer ele escrever esse livro
Marca texto verde 26/12/2023minha estante
Esse comentário me quebrou kkkkk

Belizia 07/02/2024minha estante
Ahahaha sim! Ele é muito traumatizado e super acho que deve enxergar a situação de uma maneira muiiiiiito exagerada.

Livia.Maria 29/11/2023

Todos os homens do livro têm uma vibe meio "sou triste, não tenho uma mulher".

Não fui de todo fã dessa visão de que sem uma mulher, os homens são fracassados e se perdem na vida, mas foi essencial a imagem inovadora da vulnerabilidade de um homem, tão rejeitada hoje em dia.

Quanta criatividade! Quase nenhum conto me levou a imaginar exatamente o final. As histórias surpreendem e te deixam pensando nas reticências que o autor deixa de mistério.

Um toque de realismo mágico elevou mt a conta desse livro pra mim.

kety 23/11/2023

Esse livro foi sensacional, incrível, apenas isso, leiam!! Fiz MUITAS marcações e eu queria que vocês pudessem ler todas e quem sabe os convencerem a ler também, mas eu simplesmente não consigo escolher apenas algumas pra colocar aqui e não posso anotar todas porque ficaria muita coisa. ? Quero muito ler outras obras do autor! Não sei dizer qual conto foi meu favorito, mas lembrei de um que faz referência ao livro "a metamorfose" achei divonico. Gosto muito de livros "melancólicos" que fazem você pensar, e não necessariamente tem um plot, você lê, absorve o que leu e carrega pro resto da sua vida. Foi interessante ler sobre as mulheres na perspectiva dos homens... FAVORITADO demais ?

Belizia 07/02/2024minha estante
Sim, esse aspecto me impactou tbm.
De todos, acho que os que mais me incomodaram foi o conto do Médico cirurgia plástico que morre e o conto homens sem mulheres.
Em ambos, fiquei revirando os olhos.
No último, então, eu bufei.
Pra mim, acho se se espremer esse livro, cai um suco de testosterona.