Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Wercton 25/03/2023

A solidão de Murakami transborda para além dessas páginas
Existe um conforto pra mim muito grande em ler histórias sobre pessoas solitárias - não o tipo de solidão ocasionado pela ausência de pessoas na sua vida, mas uma solidão que vem de dentro e reside lá independente das pessoas que você tem -, a contemplação de que não sou o único e outras se sentem assim acalenta meu coração.

Mais do que a ausência de mulheres na vida dos homens narrados nessa coletânea de contos, aquilo que une todas essas histórias é o profundo sentimento de solidão que assola esses personagens do Murakami. Todos os contos desse livro, em maior ou menor grau, me fizeram sentir um homem sem mulher.

Gostei particularmente dos contos "Drive My Car" (que tem uma adaptação para o cinema que foi uma das melhores coisas que já assisti), "Órgão Independente", "Sherazade" e, o último conto, "Homens Sem Mulheres" que fecha o livro com chave de ouro.

Os diálogos e digressões dos personagens são muito bem desenvolvidos; são personagens não convencionais, que vão na contramão da maioria, que se entregam aos prazeres e são sinceros - pelo menos consigo mesmos - a respeito do que sentem, sem se autoflagelarem com algum falso moralismo. É o tipo de leitura que me agrada imensamente.

Meu primeiro livro do Murakami e o sentimento que fica é que eu e ele ainda vamos trilhar uma longa jornada.
Ricardo 25/03/2023minha estante
Personagens sinceros consigo mesmo são uma das coisas mais belas e poderosas que uma história pode ter ??

Ricardo 25/03/2023minha estante
Vou tentar reler o último conto de novo em algum momento pra ver se vejo ele com outros olhos kkkkj

renata1004 27/07/2022

4. sherazade
5. órgão independente
6. kino
7. samsa apaixonado

dito isso amei todos e obviamente reconheço suas diferenças e semelhanças. o único critério usado aqui foi a minha preferência, mas achei todos fantásticos

Clara 22/07/2016

Leitura para Fim de Tarde
Desafiaram-me a ler uma obra de autor asiático, imediatamente lembrei-me de uma resenha de um dos livros de Haruki Murakami. Sem expectativas, recorri ao livro dele cujo nome me chamou mais a atenção: Homens Sem Mulheres.

Nas sete histórias de ar melancólico e narrativa envolvente, temos como protagonistas não apenas homens, mas um personagem muito interessante: a ausência. Ausência de uma mulher. Mas não se engane, nem todos esses homens foram abandonados - embora quase todos traídos -, muitos deles ainda têm a mulher ao seu lado, mas ao lado não significa necessariamente junto. Nenhuma dessas mulheres entregou-se completamente.

No último conto, em uma das frases mais interessantes, o narrador alega que muitas vezes perder uma mulher, é perder todas elas. Parece algo simples, mas algumas particularidades vividas nos fazem entender o quão legitimamente profunda é essa afirmação.

A escrita, apesar de natural, parece completamente madura, fruto de autor hábil e experiente, o que me trouxe bastante interesse para com outras obras de Murakami. Uma excelente leitura para um fim de tarde, quando a lua começa a aparecer. Talvez com a sua companhia prateada o leitor não se sinta igualmente solitário.

site: http://historiasdawendy.blogspot.com.br

Marcelo217 19/12/2020

Reflexivo
Esse é meu segundo livro do Murakami e é fácil reconhecer a narrativa dele neste aqui. Gostei muito de todos os contos, uns mais que outros, e admiro muito a engenhosidade com a qual ele consegue trazer diferentes perspectivas sobre os "homens sem mulheres".
Muito dificil ser homem e não se identificar com algum personagem no decorrer do livro. Fiquei com a sensação que todos os homens estavam perdidos no quesito de "quem sou eu?", talvez aí esteja o motivo de todos estarem na mesma situação. Achei massa que em todos os cenários a solidão, rejeição e o sofrimento é inevitável.
Li Metamorfose no início do ano e achei muito legal a "repaginada" que ele deu no Gregor Samsa.
Ele dá margem para imaginação do leitor, mas achei que em alguns contos dava para caprichar melhor nos desfechos. Um livro realmente reflexivo.

GilbertoOrtegaJr 11/05/2016

Homens sem mulheres- Haruki Murakami
Este é o sexto livro que leio de Haruki Murakami, e o primeiro que leio em papel, todos os outros quatro foram em e-books. A primeira coisa que noto neste livro é a capa, feita meticulosamente e de muito bom gosto, com algumas linhas, e pequenos círculos que lembram bolhas de sabão, porém em cores preto, branco e rosa (que em mãos formam uma peça linda, como a grande maioria dos livros da editora Alfaguara).

O livro é formado por sete contos, que em comum têm protagonistas solitários, e buscam analisar relações ou momentos passados de suas vidas, quando já estão na meia idade como são alguns dos casos, em outros, ao contrário do que sugere o título do livro, não está em jogo uma história de amor, somente personagens que convivem entre si, sem que necessariamente tenham ou já tiveram um relacionamento passado.

Em Dri my car , um ator contrata uma motorista particular por estar com sua carteira suspensa, aos poucos os dois vão se aproximando e se conhecendo melhor, até que o ator decide contar ao motorista que após o falecimento de sua mulher ele decidiu se tornar amigo do último amante dela.

Yesterdey é o conto onde o narrador relembra um amigo que ele tinha, este amigo mesmo tendo uma namorada linda, vive em conflito por causa da pressão que ele mesmo se exerce para que entre em uma determinada faculdade, e ele acaba pedindo ao narrador para que tenha um encontro românico com sua namorada. E anos depois o narrador se encontra com a ex-namorada do seu amigo, e ambos relembram deste estranho garoto.

No conto Órgão independente um escritor relembra seu amigo Tokai, um cirurgião, que costumava fazer bastante sucesso com as mulheres, mas sem nunca se envolver profundamente de forma emocional. Até que um dia ele acaba se apaixonando por uma mulher, que passa a não corresponder ao sentimento de Tokai, e então ele começa a literalmente sofrer de amor.

Sherazade traz ao leitor a história de um homem que é impedido de sair de sua casa, e cujo único contato com o mundo exterior é a sua empregada, que ele não conhece o nome, e nem nada da identidade dela, mas além da faxina ela faz sexo constantemente com ele, e após o sexo ela acaba lhe contando histórias do seu passado, sejam elas reais ou imaginários.

Kino é de longe meu conto preferido, onde após ser traído e abandonado por sua mulher, um homem decide abrir um bar, este bar não faz muito sucesso, mas tem entre seus clientes está um homem que sempre aparece no bar para ler, e uma misteriosa mulher que se envolve com Kino. Este é um conto lindo, ao menos para mim já valeu o livro todo, onde um dos principais temas é a autodescoberta.

Em Sansa apaixonado Murakami faz o inverso daquilo que Franz Kafka fez em seu livro A metamorfose, neste conto um inseto acorda em forma de humano, em uma casa onde não sabe de nada, e pela manhã ele recebe a vista de uma chaveira corcunda, pela qual ele acaba se apaixonando.

Por fim no conto Homens sem mulheres, que dá nome ao livro, um homem é acordado no meio da noite por um telefonema que o informa que uma de suas ex-namoradas acabou se matando. E isso é o fio condutor para que ele passa a criar uma teoria sobre todos os homens que estão sem mulheres, ou foram deixados por elas.

Eu escolhi este livro para ler, pois conheço o autor e que gosto muito do seu estilo, mas não consideraria este livro imperdível, apenas para quem tem interesse em conhecer a obra toda de Haruki Murakami. Seus contos são divertidos e tem toques inusitados, que nos deixam pensando naquilo que acabamos de ler, valendo a pena como ótimo livro para quem deseja conhecer o estilo do autor antes de se aprofundar na leitura de seus livros.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/05/12/homens-sem-mulheres-haruki-murakami/
Márcio_MX 12/05/2016minha estante
Sim, a editora Alfaguara faz um ótimo trabalho em suas capas do Murakami. A capa de "O Incolor Tsukuru Tazaki..." é de uma sutileza ímpar.
Obrigado pela ótima resenha, esse será mais um Murakami na lista.

GilbertoOrtegaJr 12/05/2016minha estante
;)

Raquel Souza 25/05/2023

Muito bom!
Primeiro livro que leio do Murakami e confesso que estou surpresa por ter gostado tanto. Não é o tipo de livro que leio habitualmente mas foi a escolha do clube de leitura desse mês e para minha surpresa gostei bastante. A escrita do autor é diferente de tudo que já li. São sete contos, todos sobre homens que um dia se apaixonaram e perderam suas mulheres. O que acontece nos contos não é descrito em detalhes. As histórias sempre ficam em aberto de alguma forma. Para quem só consegue ler histórias com começo , meio e fim, pode ser bem difícil a leitura, como no meu caso. Mas confesso que gostei e pretendo ler outras obras de Murakami.

Henrique Fendrich 17/12/2020

O título me seduziu, pois sou um eterno "homem sem mulher", e por isso achei que me identificaria com histórias que fatalmente girariam em torno da solidão, mas a verdade é que não me identifiquei em nenhum momento com os personagens dos contos. Todos eles não eram realmente homens sem mulheres e no máximo passavam um período sem elas, sem que houvesse neles nada de especialmente impeditivo para que continuassem a ter outras mulheres. São, em geral, personagens com dinheiro, de classe média ou alta, que não passam as agruras financeiras que eu passo, o que também contribuiu para que eu não me identificasse com eles. Ademais, a forma como eles vivenciam a experiência amorosa, em alguns casos, me lembrou do que disse uma vez dos contos do Marcelo Rubens Paiva, que praticamente tornavam o amor uma coisa repulsiva. O melhor momento do livro para mim é a história que a personagem Sherazade conta no meio da história principal. Ou seja, a subtrama era melhor do que a trama e lamento que não tenha sido essa a verdadeira história. A história inspirada no Kafka tem lá a sua graça, mas nada como o próprio mestre.
Maria 17/12/2020minha estante
Alguém precisa dar voz aos verdadeiros homens sem mulheres, não é? :p Gostei da resenha, embora discorde das duas estrelas. :p Afinal, sou uma eterna admiradora de Murakami

Henrique Fendrich 17/12/2020minha estante
Mas cê já leu esse?

Li. E curti. Talkey?

Henrique Fendrich 17/12/2020minha estante
Gostei mais do Kafka à beira-mar, pra esse eu dei 4 estrelas.

Maria 17/12/2020minha estante
Eu dei cinco e um coraçãozinho.

jota 21/01/2022minha estante
Não sou fã de Murakami, mas peguei o livro porque queria ler o conto Drive My Car, que deu origem ao filme indicado pelo Japão ao Oscar internacional em 2022. Felizmente é o primeiro da coletânea porque depois de terminá-lo abandonei a leitura logo no início de Yesterday, que é entediante. Drive My Car, o filme, apesar de extremamente longo, conseguiu ser mais interessante do que o conto porque incluiu outros personagens, subtramas e colocou grande parte da peça de Tchekhov, Tio Vânia, dentro do filme, que no conto é apenas levemente citado, uma ou duas vezes. É isso, então.

Fla @fla_books 25/12/2020

Um livro de contos que falam de situações envolvendo mulheres. Um dos primeiros livros da literatura japonesa que li. Gostei da escrita do autor. Cada conto traz pontos marcantes no tratar da mulher na sociedade.

Paulo 10/04/2023

São sete contos... alguns deles são sensíveis e singelos, como "Drive my Car" e "Yesterday". Não foi um livro que amei. Mas, "Kino" e "Um Órgão Independente" com certeza merecem um destaque especial: em mim, eles despertaram, com potência, uma sensibilidade mais visceral e profunda.
Recomendo a leitura!! Foi o primeiro contato com o autor e pretendo ler mais dele.

anabia 08/09/2020

murakami é uma resenha né
me diverti muito com esse! as histórias são curtinhas e de leitura bem fluida.

Felipe.Protti 18/02/2020

Primeiro livro lido do autor
Como sempre, literatura japonesa consegue me agradar de uma maneira muito intensa.
São contos curtos mas que abordando de formas diferentes, a questão da mulher e sua importância.

Thalya 15/12/2021

Homens que se perderam
"Homens sem Mulheres" (2014) de Haruki Murakami é uma coletânea de contos com diversas histórias de amores, paixões desfeitas ou perdidas para o tempo, para a morte ou por outras razões.

A obra apresenta diversos personagens masculinos de diversas idades, lugares, espaços, profissões, todos de alguma forma, ligados pela perda de namoradas, esposas, amantes ou ex-namoradas. Todos de maneiras diferentes, irão demonstrar ou guardar os seus sentimentos: solidão, medo, amor, angústia, falta de pertencimento etc.

O escritor japonês contemporâneo ? muito famoso mundialmente ? consegue com uma linguagem simples, objetiva, desenvolver personagens realistas. Além disso, Murakami desenvolve narrativas curtas muito imaginativas, conectando-as a outras histórias clássicas ? "Samsa Apaixonado" que faz uma relação com "A Metamorfose" de Franz Kafka ? e até com a mitologia. Assim, alguns contos se tornam assustadores, perigosos, fatalistas, complexos, beirando o realismo maravilhoso (ou mágico). Ou talvez, aproximando-se de histórias surrealistas. Ainda que alguns homens tentem escapar de seus "destinos", não conseguirão. Chegam a parecer sonhos dos personagens, como é o caso de "Kino". A partir daí, nós leitoras e leitores podemos perguntar: "o que aconteceu aqui? Foi real ou foi um sonho?"

Como dizem, "a imaginação corre solta", especialmente no presente livro. E sabendo que o autor enfatiza o quanto escrever é sonhar acordado ? em uma entrevista do Elpaís (2019) ?, logo notamos a relação da sua produção com os seus objetivos e com a sua visão da escrita.

E vocês, terão coragem de adentrar nos mundos desses homens sem mulheres? Já leram Haruki Murakami? Se não, deem uma oportunidade.

Jacy.Antunes 26/05/2022

Fool for Love
Os homens do livro do Murakami são incapazes de processar a perda após o fim da relação amorosa. Cada um deles reage de uma forma: ora contando os fatos à motorista no caminho para o trabalho ; ora mudando de emprego e abrindo um bar ou então escrevendo um conto ao saber do suicídio da ex namorada.
Órgão Independente tem o final dramático como àquelas vividas pelos loucos de amor.
Paulo Sousa 31/05/2022minha estante
E é assim mesmo???

Joao366 27/08/2022

É lindo
Fui arrebatado por Murakami, ele realmente invadiu meus ventrículos preenchendo com reflexões profundas e sentimentais. São histórias sem conclusões, e ai que esta a riqueza do Murakami. O importante é o meio, a narrativa, o fim não é consequência.