Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Deliramila 22/04/2024

A diminuição das negociações de guerra e de política nesse livro deixaram a história muito mais fluida, focando no enredo principal que é o Geralt e a Ciri, tudo o que passaram separadamente para que pudessem se encontrar, a ligação psíquica entre eles... O destino se mostrou real até mesmo para a pessoa que não acredita em destino!

gutaocontini 15/04/2024

Top
Pra quem começou a ler graças ao terceiro jogo da franquia, esse é o livro que até agora mais lembra a atmosfera criada nele.

Fernanda Bard Chagas 12/04/2024

Batismo de fogo em busca de Ciri
Durante parte da leitura do quinto livro, senti que a história era só uma "encheção de linguiça", mas não me levem a mal: trata-se de um filler muuuito bom e instigante, eu sei que eu devorei esse livro com vontade. E pelo final da leitura eu já não tive mais essa impressão, a aventura que se desenrolou nesse quinto volume, na verdade, mostrou-se tão incrível quanto os demais volumes da saga do Bruxão.
Geralt é tratado pelas driades na floresta de Brokilon após o massacre de Thanedd, lá somos apresentados à arqueiro Milva, meio humana meio druida por ter sido criada por elas desde os 16 anos, quando fugiu de casa.
Tenho que fazer uma ressalva, porque amei a Milva desde o início, uma personagem forte e muito foda no uso do arco, apesar de sempre estar de 'mal humor', acho que é a personagem que mais se destacou nesse livro.
Após sair de Brokilon com Jaskier, e Milva em seu encalço, tudo o que Geralt quer é ir atrás de Ciri, cujos boatos indicam que foi sequestrada por Emyr de Nilfgaard, que pretende se casar com ela.
Ao longo do caminho ele vai adquirindo novas companhias, entre eles, um grupo de anões que escoltam refugiadas, um inimigo que está estranhamente ligado à Ciri após os acontecimentos finais do 4° livro e um barbeiro-cirurgiao misterioso.
Enquanto isso, vemos também alguns flashes da nova vida da Ciri em meio ao grupo dos Ratos. Apesar de eu amar a Ciri, nesse livro ela é uma baita de uma b*stona. Mas acredito que exista algum motivo por trás da crueldade e loucura que ela anda demonstrando.
Em meio a tudo isso, a guerra continua sangrenta e extremamente devastadora. Diversas vezes somos apresentados com cenas bastante terríveis e ao mesmo tempo, como é de costume do escritor e desse universo, irônico e cheio de filosofias ácidas e engraçadas a cerca da política, da guerra, do cerne do ser humano, apesar de não tanto quanto os dois primeiros livros, também vemos muito a questão de que nem tudo o que é considerado "monstro" é ruim, e nem tudo o que é considerado herói é bom!

Mell 18/03/2024

A cada livro a saga fica melhor, Ciro tá se tornando uma personagem mais forte a cada livro impossível não se apegar

Farleyzinia 15/03/2024

"Por coincidência, Geralt de Rívia"
Eu me diverti muito lendo esse. Acho que não vai ter nenhum odiado na saga, aqui nessa parte da jornada o Geralt já está recuperado e junto do Jaskier saí em busca da Ciri, inclusive ela de Rata é interessante, senti um pouco de falta de ter mais do núcleo dela. O livro todo é basicamente só sobre essa jornada de busca do Geralt e como ele vai se sentindo mais responsável pelas situações a cada passo.

É apresentado novos personagens que se unem ao bruxo na jornada e servem um pouco de alívio cômico, além de inserir definitivamente o Cavaleiro do elmo de asas negras, os motivos das ações contrárias dele ainda não sai totalmente esclarecidas, mas como ele se torna parte da equipe de busca acabamos nos afeiçoando a ele.

É dito onde foi parar a Yennefer e o que a impediu de ir atrás da Ciri, além de explorar as questões políticas e como ela pode interferir no curso da magia. E Geralt agora é literalmente Geralt de Rívia.

Enfim eu adorei o livro, dei uns risinhos involuntários na frente de um bando de desconhecido enquanto lia.

Igor Almeida 12/03/2024

......

Jora.Fernandes 08/03/2024

O melhor que já li dessa saga, com bastante ação e personagens novos marcantes. O time formado por Geralt, Cahir, o vampiro e Milva proporcionaram muitos momentos de alívio cômico e enriqueceram o enredo, ainda mais com o acréscimo dos anões.

Achei diferente como em dados momentos ele traz o personagem Geralt relembrando algo que aconteceu nesse livro, como se refletindo sobre algo que acabou de ser contado.

Marcia.Cruz 26/02/2024

Um bom livros, surpreende, reflexivo.

Geralt em busca pela Ciri, se torna um verdadeiro pai preocupado. Assim como Yennefer se torna uma mãe preocupada.

Joyce730 25/02/2024

Um bruxo, uma arqueira, um cavaleiro, um vampiro, um poeta e um anão. Certamente a melhor companhia.

Em diversos momentos desse livro fui tomada por sentimentos de melancolia, indignação e felicidade. O livro é muito bem narrado, as batalhas são bem claras na mente e a maneira como cada personagem se expressa cativa o leitor.

Até então todos os livros lidos dessa saga são meus favoritos, pois mesmo depois de 5 livros, fico ansiosa por cada parágrafo que ainda não li.
Ladybug 25/02/2024minha estante
Uauuuu que resenha!!!!

Joyce730 25/02/2024minha estante
Aaahhhh S2

Amigo Imaginário 02/03/2024minha estante
A jornada da Ciri vem te cativando?

Joyce730 02/03/2024minha estante
Com certeza, Amigo. Eu conheci a saga pelos jogos e gostei bastante, mas não sabia que os livros seriam tão bons. A cada livro eu gosto mais ainda do enredo e dos personagens, Ciri é uma personagem muito boa e que passa por muita coisa.

h4gatha 18/02/2024

Uma grande e maciça ponte
De longe não é meu favorito da saga. Só engrenou depois dos 50% e usou de subterfúgios básicos para favorecer a trama (tipo esconder a yennefer em um decote)

O Geralt só está perdido na maioria do tempo, sem real desenvolvimento da trama como um todo. Por outro lado, o bruxo cresce muito em suas dimensões como personagem e o mundo também é expandido a ponto de me fazer sentir falta de um mapa

enfim, uma ponte para o outro livro, não tem muito conteúdo em si

Icaro.Delgado 10/02/2024

Gostei
Como os livros anteriores, esse mantém o desenrolar da história de forma despretensiosa, sem se preocupar em apressar o desenvolvimento dos personagens principais e seus destinos após o grandioso acontecimento que ocorreu no final do último livro. Apesar disso, não me decepcionei com os direcionamentos dos personagens e não deixei de me surpreender.

Obs.: É muito boa a ironia que ocorre com o Geralt ao final do livro.??

Kalica.Valentin 10/02/2024

A escrita dessa autor é muito diferente, e o sentimento que ele consegue passar é incrível. O livro tem muito senso de humor, mas também fala de temas importantes. A política do reino também é intrigante e nenhum pouco chata.

Dai Solyom 04/02/2024

Declarado Geralt de Rívia
Muito bom! É impressionante como Sapkowski amadureceu sua escrita ao longo da saga, e cada vez entrega um livro melhor.

Idem em relação aos seus personagens, Geralt nem parece o mesmo do primeiro exemplar, o amadurecimento e evolução do personagem é nítido.

O arco dele com seus improváveis companheiros é muito divertido.

Yen teve pouco tempo nas páginas, mas não foi menos importante na trama.

É pelo jeito a Ciri ainda vai dar altos roles antes de descobrir quem ela é.

Essa saga não é tão recente, esse livro foi lançado em 96, entretanto a forma como O autor trata as personagens femininas é muito madura.

Ele aborda em diversos momentos a independência da mulher, o poder de escolha, além de ações que seriam julgadas como unicamente de competências masculinas.

Uma saga de fantasia, ainda mais nos anos 90 dar tanta relevância a personagens femininas me alegra.

Afinal em pleno 2024 ainda temos que discutir, explicar e desenhar as igualdades.

Sapkowski é gênio!

Vivi 02/02/2024

Melhorzinho que o anterior
O livro teve altos e baixos, e demorou pra engrenar. Foi melhor que o anterior, mas ainda muito inferior aos dois primeiros da série?