Sete breves lições de física

Sete breves lições de física Carlo Rovelli

Resenhas - Sete Breves Lições de Física

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza918 11/03/2024

Belíssimo e sucinto
Nesta obra, Rovelli nos apresenta um breve resumo de todo o conhecimento adquirido sobre física através do tempo. De forma clara e objetiva, belíssima e sucinta, Rovelli consegue nos ensinar tanto em tão poucas páginas. Muito bom!

bigoduda 10/02/2024

Incrível
Eu sou uma garota de treze anos que na escola vê muito mais sobre reprodução e puberdade do que qualquer indício de física, que é uma das minhas paixões. esse livro utiliza uma linguagem simples e fácil de entender, ótimo para pessoas mais novas que assim como eu tem curiosidade para entender como o mundo funciona. não vou mentir falando que nunca tinha visto nada sobre algumas dessas lições, mas esse livro as aborda de uma forma muito mais fácil que deixa impossível de ter alguma dúvida. para quem já é bem familiarizado com física não acho que vai ser uma leitura que adiciona muita coisa, mas pra quem não é eu super recomendo. a única reclamação que tenho a fazer é que a conclusão podia ter sido menor, as mesmas coisas foram faladas diversas vezes apenas de formas diferentes para enfatizar o ponto, coisa que eu não achei necessário, mas fora isso é simplesmente perfeito.

Wamarisen 23/01/2024

Talvez a física não seja um bixo de sete cabeças
Albert Einstein é famoso, mas quais foram realmente as contribuições dele ao mundo? É reconhecendo e apresentando o trabalho desse físico e de muitos outros que essa obra se desenvolve.

Temas básicos da física são explicados através de uma fácil linguagem e exemplos didáticos maravilhosos, é um livro voltado para leigos então acredito que a obra cumpra fielmente o que propõe.

A minha experiência foi tão incrível que me senti até mais inteligente ao concluir essa leitura KKKK a editora fez um trabalho tão ótimo (ou talvez o escritor que seja ótimo) que era muito difícil ler os parágrafos e não compreender grande parte deles. Foi como ver um filme de tão bacana que são os exemplos, além disso, os termos técnicos foram abordados sem que fosse algo complexo e mirabolante que costuma dar um frio na barriga.

Essa obra me deixou com sede de conhecimento na área da física.

Theo100 17/01/2024

Simplista mas me fez feliz
Tão lindinho de verdade;
O último capítulo foi clichê? foi
Mas me fez feliz e aguçou a curiosidade, então tá tudo bem!
Física não precisa ser um bicho de sete cabeças sempre.

Namorado da Mi 15/01/2024

Incrível
Livro muito bom, extremamente simples, explica as coisas de uma maneira básica, porém muito útil para todo que querem um norte nos estudos. A reflexão final é muito boa.

Josiastds 08/12/2023

Amei, só que o final é uma enrolação
Se o universo não estiver se expandindo, mas sim, se retraindo.

As ideias e teorias comprovadas ou não, ditados nesse livro, é maravilhoso pois mostra pra quem não conhece do assunto, várias áreas da ciência foram apresentadas e os principais cientistas, a teoria das cordas a que mais gosto foi abordada de uma forma leve.

Maria Eduarda 05/12/2023

O estudo dos buracos negros [...]
Em primeira análise, esse livro foi uma experiência incrível, a física é um dos ramos da ciência que nunca deixa de fascinar, é um cosmo extraordinário e me sinto ótima toda vez que leio. Nesse viés, a exposição trata-se de uma simples introdução a física moderna que revolucionou o século passado, uma obra acessível e extremamente curiosa.
Descreve em sete breves lições as partes essenciais para se entender aos pilares vitais da física, logo sobre as revoluções científicas, se estendendo a relatividade geral de Einstein, a mecânica quântica pelo Werner Heisenberg e o austríaco Erwin Schrödinger, buracos negros, teoria da gravidade por Newton, partículas elementares e outros mistérios da realidade à nossa volta.

Outrossim, sem objeções meu assunto favoritado dentro da física ou astrofisica são o estudo sobre os buracos negros, logo vemos no céu os buracos negros formados pelas estrelas que colapsaram. A matéria dessas estrelas se precipitou para o interior, esmagada pelo próprio peso, e desapareceu de nossa vista.
Mas onde foi parar? Se a teoria da Gravitação Quántica em Laços estiver correta, a matéria não pode ter realmente colapsado em um ponto infinitésimo. Porque não existem pontos infinitésimos: existem somente regiões finitas de espaço. Desabando sob o próprio peso, a matéria deve ter-se tornado cada vez mais densa, até que a mecânica quântica deve ter gerado uma pressão contrária, capaz de contrabalançar o peso. Esse hipotético estado final da vida de uma estrela, em que a pressão gerada pelas flumações quânticas do espaço-tempo equilibra o peso da matéria, é o que se chama uma "estrela de Planck"

Portanto, indubitavelmente esse pequeno e breve livro sobre as lições mais valiosas de física é uma exposição de estudos adequeada para leigos no assunto, de maneira introdutória a obra expõe diversas ramificações de conhecimento acumulado das revoluções e descobertas científicas, mas sinceramente não sei se gostaria do livro se eu não tivesse tido contato com as temáticas antes, é interessante você se habituar na base para tirar proveito da leitura, para leitores de mente aberta e curiosos no assunto, você precisa e merece ler esse livro. Em contrapartida, para um leitor habituado nesse âmbito a leitura será rápido e sentirá falta de mais sobre a tese, mas como o título sugere, são apenas "breves lições", então cumpre oque promete.

Warley Pablo 05/12/2023minha estante
A física é de fato fascinante e é um ramo que te cabe muito bem. Já pensou em trabalhar na área?

Maria Eduarda 06/12/2023minha estante
Quem sabe. Acho a sua cara, se quer saber!

Wamarisen 20/01/2024minha estante
Por onde você leu?

Lucas1575 22/09/2023

Um livro que abrange temas difíceis, e explicando de maneira didática e de um modo que todos possam entender. Recomendo muito o livro

Ariel130 12/09/2023

Livro didático, de fácil entendimento
Esse é um ótimo livro de introdução ao tema. Entender física pode parecer chato e complexo, mas ao ler esse livro você descobre que pode ser mais simples e interessante do que parece. Esquece as aulas chatas do ensino médio, o autor usa outra didática, descrevendo exemplos práticos ele consegue explicar os conceitos da física de modo que todos possam entender.

Guilherme.Gomes 25/08/2023

3/5
No antepenúltimo e penúltimo capítulo, as coisas ficam um pouco complexas demais, mas ainda assim interessantes. Só que aí no derradeiro entitulado "Nós" o bagulho da uma desandada. Vai para um lado de "somos neurônios, e só", nossas escolhas são pautadas somente pelo cérebro e blá blá. Desconsiderando o social e demais influências. Daí zuou o barraco.

Marcelo816 15/07/2023

Bem básico, mas muito bem escrito. Para quem é físico ou familiarizado com a área, não acrescentará nada. Para um leigo interessado, um resumão com ótima didática.

Duda.Righi 28/06/2023

Ótimo para introdução
É um livro ótimo para quem quer começar a entender melhor as atuais teorias da física moderna. Sua leitura é bem acessível e agradável e te prende com as reflexões e filosofia ao lado das teorias.

bia bbs besbi 23/06/2023

A física é um dos ramos da ciência em geral que nunca vai deixar de fascinar, toda vez que leio um livro sobre qualquer parte da física me sinto mais viva e mais curiosa sobro o universo inteiro, a física é uma ciência extraordinária e eu amo saber mais sobre ela sempre!!!

Lucs 30/05/2023

Esperava mais
Não funcionou muito bem pra mim, um leigo em física, a entender mais do que já sabia. Consegue ser curto o suficiente pra não entediar porém não tão didático quanto deveria.

Rafa 30/03/2023

Foi minha primeira vez lendo um livro de ciência, (sem ser pra consulta) e eu AMEI, ganhei esse livro do meu pai para "contemplar meu futuro", como ele diz. Eu acho que isso agregou na experiência e tornou a leitura muito mais gostosa, foi muito bom ler e "MEUDEUS EU AMO CIÊNCIA MESMO" apesar de não entender tudo, o livro é muito didático, mas eu acho que alguns temas tão só soltos. E apesar de saber que é um livro curtinho e introdutório eu senti falta de um desenvolvimento deles.

1 | 2 | 3 | 4 | 5